Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1114211431145114711481459

Comentários

  • @Rogeriof Confere os Selos de Fiscalização Eletrônico. rsrsrs.

  • Oi Pessoal!!

    voltei aqui e agora com meu processo.

    recebido em Porto: 09/03/22

    senha de acesso e bolinha 1: 18/03/22

    Processo 371xx/2022

  • @Reginasacrini Oi só vi agora sua pergunta, sim foram 2 dias da bolinha 2 para 4.

  • Muito obrigada pelos esclarecimentos, Leticia!

    Queria tirar mais duas dúvidas. =)

    Sobre o pagamento com cartão de crédito, eu já havia imprimido, preenchido e assinado com reconhecimento por autenticidade o formulário 1C.

    Ao pagar com cartão, tenho que fazer isso de novo no formulário que eles vão enviar?

    E por último, vi uma pessoa falando o seguinte: "* formulário 1C recebido nesse e-mail, a cores, impresso a cores, frente-e-verso na mesma página, levar já preenchido sem rasuras, e assinar presencialmente diante do oficial no consulado português e pedir para notarizar"

    A impressão tem que ser realmente a cores? Se imprimir em preto e branco eles não aceitam?

  • @Leticialele quero muito te agradecer por sua ajuda no meu processo. Hoje recebi que foi aprovado e só falta emissão da certidão.

    *******O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    enviado DHL e recebido AC Porto em novembro de 2021. Entro todos os dias para ver e de ontem para hoje pulo do 4 para 7 marrom.

    Feliz Demais. Meu processo era simples, filha de portugues vivo e declarante na minha certidão. Acho que por isso andou bem rápido.

    Agradeço por sua ajuda, Leticia !!! Logo, vou tirar as dúvidas sobre como tirar das minhas filhas menores, assim que eu receber a minha certidão.

  • @Sandracac parabéns!

    Seu processo está na planilha? Não consegui identificar...

  • editado March 2022

    Pessoal, verificando o comentário da @Beatriz Bonfim fiquei com uma dúvida. Meu sobrenome é D'Almeida, assim consta na minha certidão de nascimento. Porém, todos meus outros documentos pessoais estão constando D Almeida ("espaço" no lugar do apóstrofo). Será que pode cair em exigência? No assento do meu pai também está tudo com d'Almeida. Ainda não mandei o processo, estou organizando as documentações.

  • @ingrid_maia1988 , o ideal é imprimir colorido, é um modo que eles têm de identificar os tipos de processos.

    Se você preencheu e reconheceu a assinatura por autenticidade em um formulário genérico, junte o que tem o recibo no cabeçalho (não precisa preencher) e um print do email que o encaminhou.

  • Valeu @Destefano , já nos últimos detalhes, aguardando o apostilamento da cópia da identidade.

    Sim @eduardosilva4 hahahahaha, depois de ver tantas confusões, verificarei todas antes de mandar.

    Abraço amigos.

  • editado March 2022

    Mais dois processos na Planilha

    Raquel (Irmã @isabelfontinha) e Isabel (Eu @isabelfontinha)

    • Enviado por DHL em 03/03/2022
    • Recebido na ACP no dia 09/03/2022 (Margarida Tavares)
    • Senha por email Em 18/03/2022
    • Pagamento: Credito

    Já incluidas na Planilha, se alguém puder colocar na sequencia agradeço.

  • @Carolm Juntas com certeza, que venha Agosto com boas noticias para nós. Agora aguentar a ansiedade kkkkk

  • Olá. A requerente foi registrada por terceiros com menos de 1 ano, mãe portuguesa e pai brasileiro, casamento dos pais transcrito. Será que isso é motivo para exigência? Os documentos já foram enviados.

  • @Nandalobao obrigada !

    Eu não sei mexer nessa planilha kkk acho mega complicada kkk se alguém quiser se habilitar para preencher eu mando as datas

  • @Sandracac rsrsrs eu também não sei mexer, mas tem os meninos que são sempre muito gentis e prestativos que fazem sempre que alguém, como nós, tem dificuldade.

    Manda os dados que eles acrescentam, essa planilha é uma ferramenta importante.

    Número do processo (ex.22xxx/21)

    Data do envio, recebimento e entrega da senha.

    Forma de pagamento

    Data das movimentações das bolinhas.

  • @Nataly

    Esse link é muito antigo e obsoleto. Não mudaram os fatos gerais, mas mudou um pouco o entendimento do funcionamento, os detalhes.

    O filho é maior ou menor de idade? Quem foi o declarante na certidão do filho (o PT, o BR, ou ambos são PT, ou outro), e com que idade?

    Se for filha, é casada ou solteira?

    Uma lista mais moderna aparece aqui nesse post, mas há outras, personalizadas para casos específicos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281485/#Comment_281485

    mais completa e detalhada: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276485/#Comment_276485

    ou aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273181/#Comment_273181

  • @Rogeriof

    Isso não é hora de "fazer homenagem", mandando documento que eles não pedem. Ele fica anexado ao processo, e em caso de alguma divergência entre os documentos, pode ocasionar uma exigência no seu processo.

    Use a certidão de sua mãe para fazer a transcrição de casamento dela com o português, e isso garante a ela o direito a nacionalidade dela própria. Pergunte se ela deseja se tornar portuguesa, e poder entrar na Europa a passeio com você, como cidadã. Isso sim seria homenagem.

  • @rbarbosa

    O ACP aceita e tramita processos de Sefarditas. Em geral é bem mais rápido do que a CRCentrais.

    No entanto, se seus documentos estão em Francês, para o ACP terá que traduzir, certificar, e apostilar tanto o documento como a tradução. Exceto se você conseguir emitir em formato internacional multilíngua, mas isso somente ocorre para certidões. Teria que traduzir os antecedentes criminais.

    "As certidões e os documentos redigidos em língua estrangeira devem ser acompanhados de tradução feita ou certificada nos termos da lei; salvo se estiverem redigidas em língua inglesa, francesa ou espanhola e o funcionário competente dominar essa língua."

    Se entregar na CRCentrais, não será preciso traduzir documentos.

    Então você considere qual seria o melhor para o seu caso.

  • @rbarbosa

    Pode agendar, ou pode apenas ir bem cedo, e ficar na fila esperando a sua vez. Eles atendem algumas poucas pessoas na fila, encaixadas.

    Abre as 9:00, mas deve chegar lá como 7:00 ou 7:30 para garantir ser atendido(a) na fila. E ficar vendo os advogados passar na frente porque têm prioridade para entrega. :-)

  • Hahahahaha, @gandalf eu gosto da tua sutileza.

    Mas tu está certíssimo, tem que orientar o correto pra não dar exigência desnecessária, embora no meu caso e de meus irmãos não tenha nenhuma divergência entre a certidão de minha mãe e as nossas.

    Mas tá valendo o alerta, muito oportuno. Obrigado.

    Abraço.

  • Boa noite, enviei hj os processos dos meus dois filhos menores para ACP. Meu filho de 11 anos não tem o sobrenome português ( laranjeira) , será que terá algum problema?

  • @Sandracac

    Magoei! :-)

    O que fez a diferença no tempo foi uma documentação completa e um processo bem montado, sem faltar nem sobrar documentos, e sem divergências. Parabéns!

    A planilha é muito mais simples do que aparenta. Basta você ir na última linha e ir preenchendo os dados que possui da esquerda pra direita. O objetivo dela seria fazer a previsão de quando seu processo seria esperado. Veja que processos em Nov/21 estão sendo aprovados junto com o seu. Você vai preenchendo, e ela vai fazendo a previsão para o seu caso, baseado em outros recentes.

    NºProcesso 1234xx/AA

    Nome: Sandra CAC

    DataRecepção (olhe no rastreio DHL/EMS e escreva a data) 08/11/21 ?

    DataSenha (verifique quando recebeu o e-mail com o código de acesso). 16/11/21 Plim! ele calcula a prox coluna de quanto tempo levou.

    Como recebeu a senha? (em geral por E-mail, basta selecionar na caixinha)

    Como pagou? (Em geral CartãoCrédito, basta selecionar na caixinha)

    STATUS: Aprovado (Basta selecionar na caixinha, 6-Verde)

    DataAprovação: Escreva data que foi aprovado 18/03/22


    Quando concluir (a previsão seria em 14 dias), mude a caixinha de STATUS para Finalizado (7-Verde), e escreva a DataFinalização

    Em algum momento, quando estiver escrito ali no final, ele seria movido por alguém, e apareceria por ordem de chegada na Conservatória.

  • @Carloskw79

    Sendo o filho brasileiro, ele segue as regras da legislação brasileira. É como consta na certidão de nascimento.

    Se fosse pela lei portuguesa, o apelido poderia ser tomado de um ou de ambos os progenitores. Pode ser tomado dos avós ou bisavós, e nesse caso, se não consta no nome dos progenitores, tem que fazer a prova da origem do apelido, enviando documentos que comprovem.

  • Carloskw79Carloskw79 Member
    editado March 2022

    @gandalf

    Quais seriam esses documentos? Vou tentar ser mais claro, meu pai era português com sobrenome laranjeira, consegui esse ano minha cidadania pelo artigo 1 C tenho o sobrenome laranjeira. Minha mãe é filha de japoneses e registrei meu filho com sobrenome japonês e não com o laranjeira do meu pai.

    Então, existe a chance de cair em exigência o processo do meu filho menor pela falta do apelido laranjeira do meu pai português?

  • Boa noite!

    @Leticialele ou @gandalf, olha eu pedindo mais uma ajuda aqui no fórum…

    A transcrição de casamento na certidão do meu pai foi concluída no dia 16/03 (chegou em Santos em 14/02) pelo consulado em Santos. O meu processo já havia sido enviado em fevereiro desse ano e aguardo, porém no meu caso como meu pai foi o declarante do meu nascimento na minha certidão eu nem precisaria da transcrição.

    No caso, fiz a transcrição do casamento dos meus pais, pois para a minha irmã como meu avô foi o declarante na certidão de nascimento dela precisava. Agora vou preparar o processo dela, mas fiquei com uma dúvida. Ela é casada e mudou o nome de solteira, no formulário eu coloco o nome de solteira ou de casada dela? No RG está o nome de casada…

    obrigada!

    dani

  • editado March 2022

    @Leticialele

    Boa noite, agora que minha atribuição foi aprovada, vou começar a providenciar os documentos para solicitar a atribuição para minha filha de 13 anos ( fui o declarante dela com menos de 1 ano ), gostaria de saber se minha lista de documentos está correta.

    * cópia simples do assento do Português

    * certidão de nascimento do requerente ( minha filha) por cópia reprográfica e apostilada

    * formulário 1C impresso frente-e-verso a cores ( reconhecer assinatura por autencidade do pai e da mãe.)

    * cópia autenticada do RG ou Passaporte (válido e com menos de 10 anos) de ambos os pais ( sem apostilar)

    Enviar para : Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Seria essa lista de documentos ?

  • Bom dia pessoal.

    Vou seguir o bom conselho do @gandalf e, como o meu pai português foi o declarante no nascimento meu e de meus 2 irmãos na certidão de nascimento antes de completar um ano, não vou enviar a certidão de minha mãe. Segue a relação dos documentos a enviar:

    1- Assento do pai português em cópia simples ( que veio pelo e-mail) ele foi o declarante dos 3 antes de um ano;

    2- Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor e certidão por cópia reprográfica do livro, ambas apostiladas;

    3- Cópia impressa do e-mail que veio o comprovante de pagamento da taxa de 175 euros;

    4- Cópia reprográfica da carteira de identidade, com menos de dez anos de emissão, devidamente apostilada;

    5- Formulário 1C que veio com a taxa paga, preenchido e com firma reconhecida por autenticidade.

    Mandaremos para:

    Arquivo Central Do Porto

    Endereço: R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-498 Porto, Portugal Telefone: +351 22 557 3840

  • Prezados, vou dar inicio ao processo de atribuicao de pai para filho.

    1. Ha algum topico atualizado sobre os documentos necessarios na ACP porto?

    2. Posso mandar dois processos no mesmo envelope?

    3. O que devo escrever no envelope?

    4. SeSe o pai portugues foi o declarantes e o filho era menor de 1 ano à época, nao precisa averbar o casamento dos pais?

    5. Como e feito o pagamento e a obtençao do formulario?

  • editado March 2022

    ( ! )

  • Boa tarde, tem muitos anos que tirei a minha cidadania (atribuição) e gostaria de saber se os documentos continuam o mesmo pra atribuição de filha (maior e casada) de português? E se no Porto está sendo o lugar mais rápido?

    obrigada desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.