Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1103610371039104110421462

Comentários

  • editado October 2021

    @Edup

    Essa pessoa que chegou no dia 30/09 e recebeu a senha no dia 30/09 parece não ser fidedigna. Isso porque, se você notar, a correspondência foi mandada da Franca, por uma amiga dessa pessoa. Muito provavelmente ela não sabe a data do envio, a data do recebimento e quem recebeu. Só menciona que foi entregue em uma semana. Quando ela recebeu a senha, colocou os dados que tinha. O que me parece ruim. Não acredito que tenha recebido no mesmo dia em que foi enviada a senha. Pode acontecer? Acredito que pode. Vai depender do trabalho e de quem está recebendo as correspondências no dia.

  • Boa tarde, uma dúvida:


    A lista de documentos para processo de atribuição mãe para filho, sendo que o casamento dos pais já está transcrito, seria esta?

    - Certidão em inteiro teor, em cópia reprográfica e apostilada, do menor (10 anos de idade)

    - Impressão simples do assento português da mãe

    - Impressão simples do assento português de casamento dos pais

    - Cópia autenticada do RG do pai brasileiro

    - Cópia autenticada do RG da mãe

    - Formulário preenchido e assinado com firma reconhecida de maneira presencial, por ambos os pais.


    Falta algo? Fiquei em dúvida se as cópias dos RGs devem ser apostiladas ou não, se serve apenas a autenticação em cartório. Os RGs dos pais foram emitidos há cerca de 4 meses.

    Obrigada.

  • Pois é @Destefano , também estranhei essa informação da planilha.

  • @thiellymanias , sim as cópias dos RGs tem de ser autenticadas e apostiladas

    Me parece que os demais documentos estão corretos.

    O documento da mãe portuguesa acho que dever ser cópia do Cartão do Cidadão.

  • @Rogeriof , @thiellymanias não precisa do cartão da mãe!! Apenas cópia simples do assento do civil online. Quando forem verificar a autenticidade, o casamento estará averbado.

    O restante dos documentos está correto.

  • Olá, pessoal!

    Fiz o envio da documentação do meu pai no dia 30/04/21 e, sem pretensão, fui olhar agora como está e vi que já foi aprovado. Agradeço a todo o apoio aqui do fórum!

    Tentei atualizar a planilha, mas não sei exatamente a data em que foi para a bolinhas 6 e 7. Devo esperar algum e-mail de ACP com o registro? ou já posso solicitar por aquele site que emite as certidões de nascimento?

  • @jonathasbr se ele só foi aprovado, e a bolinha 7 ainda não está verde, tem que esperar a criação do assento

    se a bolinha 7 estiver verde, já pode pedir no civilonline.

  • obrigada, @leticia !

    @Rogeriof a mãe ainda não tem cartão cidadão, ela tem dupla nacionalidade e o agendamento pra passaporte e cartão do cidadão estão distantes

  • @Leticialele recebi a senha dia 16/09, acredito que esteja cedo.

  • Sim @thiellymanias , como bem disse a @Leticialele , não precisa do cartão.

  • Bom dia!!


    Hoje recebi o assento por e-mail concluindo meu processo. Obrigado pela ajuda, foram 1 ano e seis meses de preparação de documentos e 2 atribuições feitas. :)


    Processo nro 491**/21

    Recebido: 27/04/21

    Bolinha 2: 02/09/21

    Despacho: 16/09/21

    Conclusão: 06/10/21

  • Bom dia @lcvitoria , parabéns pela conquista. Legal que já mandaram o assento por e-mail.

  • Bom dia pessoal, vi algumas pessoas falando que para atribuição de menor, não há necessidade do RG dos pais serem apostilados, somente uma copia autenticada.


    Procede essa informação ?

  • @Vlad Galvão

    Menor de 14 anos não precisa de identidade.

    As cópias dos documentos dos pais devem ser autenticadas e apostiladas.

  • @Destefano

    Então, porém no manual de como preencher o FORMULARIO 1C para MENORES. Está dizendo o seguinte:

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada

  • @Vlad Galvão esse não é um ponto pacificado aqui no fórum. há quem diga que precisa, como há quem diga que não precisa.

  • @Vlad Galvão , na dúvida, eu apostilaria, é uma economia que pode causar grande transtorno.

  • Boa tarde pessoal! Estou ajudando agora a mãe do meu namorado a tirar a atribuição, porém consegui pelo site do arquivo distral de Aveiro, a certidão de baptismo dele e imprimi gratuitamente, porém a impressão não tem uma boa visualização. A dúvida é, pode mandar essa cópia praticamente ilegível para o pedido de atribuição dela, ou quando pede-se a atribuição a certidão de baptismo tem que ser solicitada a esse arquivo? Como faz isso pelo site deles... não estou entendendo muito bem como prosseguir.

    Outra dúvida tem que ser sempre essa certidão de baptismo? Porque ela tem bastante documento do pai como, registro de inscrição, passaporte português, bilhete de identidade, certificado de registro criminal quando ele tinha 19 anos e tirou em Portugal pra poder vir pro Brasil, enfim. Independente desses documentos que ela tem do pai, pra atribuição dela(filha), tem que ser somente o assento de nascimento do português ou certidão de baptismo? pq se for isso ela terá que solicitar no site do arquivo distral de Aveiro, certo?

    Outra dúvida ela fez 79 anos agora em outubro, precisa de prova de vida?

    desde já agradeço muito!

  • Boa tarde a todos, espero que estejam bem.

    Cá estou eu, de novo.

    Peço desculpas antecipadamente pela pergunta trivial.

    Quanto tempo demora para recebermos a confirmação do pagamento de 175 euros?

    Gostaria de finalizar todos os trâmites na segunda-feira e enviar a documentação no mesmo dia, para isso já preciso ter a confirmação de pagamento e formulário preenchido.

    Desde já, obrigado pela paciência e predisposição em ajudar.

  • Boa tarde pessoal, estou no aguardo do processo do meu pai, enviamos dia 07/05 recebi a senha dia 18/05 mas até agora não saiu da bolinha 1, estou começando a ficar preocupado, pois vendo alguns comentários aqui ja deveria ter saido. Alguém sabe dizer se é normal essa demora?

  • @Vlad Galvão

    Não entendi a observação. Eu falei algo diferente disso?

    Então, porém no manual de como preencher o FORMULARIO 1C para MENORES. Está dizendo o seguinte:

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembrando que a Certidão de Nascimento do menor precisa ser por Cópia Reprográfica apostilada

  • @prispb precisa pedir a cópia certificada ao Arquivo Distrital https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    sim, somente serve o assento de baptismo. os demais documentos não servem para o processo de nacionalidade.

    sobre a prova de vida, não estou recordando agora a idade a partir da qual é exigida... mas tenho a impressão que é para maiores de 80 anos (ou mais ainda...) @gandalf qual o ano a partir do qual exigem mesmo?

  • @joaopedrocrsimoes normalmente, cerca de 1/2h... mas pode demorar mais um pouco

  • @caiquehenriques sim, é normal. não há com o que se preocupar

  • Oi gente, boa tarde!

    Vou enviar meu processo de atribuição pelo artigo 1-C para a ACP, porém estou com uma dúvida. Recebi as minhas certidões de nascimento brasileiras do cartório apostiladas por Haia e autenticação por SEMELHANÇA... Vocês sabem se a autenticação das certidões (inteiro teor e cópia repográfica) precisa ser por autenticidade (se é que faz sentido isso?) como é a do formulário?

  • @gsilvestre, muito obrigada! Fiz o pedido no arquivo distrital de Aveiro, e parece que demora um mês para enviarem, como a mãe do meu namorado já está com 79 anos, existe a possibilidade de já ir enviando a documentação dela pra atribuição, para ACP, e depois o arquivo distrital enviar direto para ACP a certidão de baptismo?

    Vi algum comentário desse por aqui no forum... mas, caso haja essa possibilidade, tem como reverter a opção na solicitação? pq antes de ler isso coloquei o endereço pra entregar na minha casa a certidão de baptismo...

    Outra dúvida... na solicitação tinha a opção "data do ato/documento" coloquei a data que foi registrado a celebração do batizado... começa assim o documento: dia 25 de setembro de 1910 nessa igreja paroquial foi batizado etc etc..., porém o nascimento dele é dia 2 de setembro de 1910, escrevi a data do nascimento em notas. Preenchi com a data da celebração. Fiz errado? O resto das informações estão preenchidas corretamente, pelo menos eu acho ;) Segui as instruções do link que me enviou.

    Fiquei preocupada, de ter feito errado ... nunca tinha pedido uma certidão de baptismo, isso é novo pra mim.

    última dúvida:

    Posso também enviar em envelopes separados, no mesmo sedex, o pedido da atribuição e o pedido da transcrição do casamento dela?

    Ou seja, pagar os dois serviços atribuição e transcrição do casamento via cartão de crédito, e enviar toda a documentação necessária para esses dois processos para ACP e adiantar? Porque, assim que ela virasse portuguesa, já averbaria na certidão dela o casamento e logo em seguida meu namorado já poderia pedir a atribuição dele?

    Desculpa tantas perguntas, mas quero me certificar de fazer tudo certinho. Rola uma ansiedade rs

    Grata desde já pelo apoio!! ;)

  • @gabriellimarj , a firma de quem assina a certidão é reconhecida por semelhança! Imagine se os escreventes tivessem que comparecer pessoalmente para autenticarem cada certidão que assinam?

  • @prispb , aguarde a certidão chegar da Conservatória. Não peça para o Arquivo Distrital mandar para o ACP, você não tem o número do processo, a certidão ficaria perdida por lá!! Mande o processo completo, para não cair em exigência.

    Primeiro, precisa aguardar a conclusão do processo de atribuição, até a criação do registro, e, só depois, fazer o processo de transcrição de casamento.

    ACP não faz transcrição de casamento!

    Faça tudo corretamente, sem atropelar as etapas.

    Primeiro, ela tem que ser portuguesa e ter a certidão de nascimento portuguesa.

    Depois, terá que transcrever o casamento, ou em um Consulado ou em Ponta Delgada, antes de mandar o processo de atribuição do filho.

  • @Leticialele Olá, Letícia! Atualizando : hoje (0610) recebi e-mail comunicando a criação do registo de nascimento de um dos meus dois filhos que obtiveram a aprovação do pedido de nacionalidade em 27/09. Aparentemente, 10 dias após aprovação.

  • @Cristina Dalva de Jesus , parabéns! O registo do outro filho deve sair até 6a feira!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.