Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1103710381040104210431549

Comentários

  • @gsilvestre

    Desculpe a demora em responder. É 86 anos ou mais.

    Veja a resposta a consulta: A cidadãos nascidos antes de 1935, e deve ser feito num cartório, aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256154/#Comment_256154

  • @gandalf isso.. obrigado!

  • Bom dia a todos, espero que estejam bem.

    Estou a conferir os documentos obrigatórios de modo a não entrar em exigência.

    Poderiam acompanhar-me na checagem?

    Certidão de nascimento do progenitor português(mãe) retirada no Civil Online - OK!

    Transcrição de casamento de pais portugueses realizados no Brasil, transcrito em Ponta Delgada - OK!

    Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do filho de português apostilada - OK!

    Pagamento dos 175 Euros - OK!

    Formulário preenchido e assinado no cartório por autenticidade - OK!

    Envio por DHL para o ACP - OK!


    Seriam estes os documentos mandatários?

    Desde já, muito obrigado!

  • @jonathasbr

    Que bom que aceitaram a carteira da OAB mesmo CNH vencida. A @Leticialele tinha razão no otimismo dela. Não achei que passasse. :-)

    Vários processos dessa data estão sendo concluídos. Se importaria de mencionar a data que aparece na linha logo abaixo das bolinhas coloridas? Ali diz que uma notificação foi enviada em xx/xx/2021 para a morada do requerente. Essa é a data do assento.

    A data vai aparecer também no texto do assento. Pode ser a mesma data ou ter uma pequena diferença de 1-2 dias.

  • @joaopedrocrsimoes

    Se o requerente for homem, e tem entre 18 e 85 anos, e é filho de português (art-1C), está certo. Apenas alguns detalhes.

    Talvez seja possível dispensar a transcrição caso não tenha feito ainda. Se já fez, mande que é melhor. Se não fez, informe.  https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

    O pagamento é por cartão de crédito (de qualquer pessoa), tendo o app do banco aberto no celular, pois haverá uma confirmação ao final: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande uma cópia impressa do e-mail que receberá como confirmação após o pagamento.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 384

  • Boa tarde,

    @gandalf

    Já foi realizada a transcrição de casamento em Ponta Delgada.

    Muito obrigado por responder!


    Ótima semana!

  • @Leticialele, muito obrigada! Farei como me orientou. Vc é 10!

  • @gandalf

    Então fui informa a alguma tempo que se mandasse a transcrição e a nacionalidade de menores, em um envelope apenas mas com processos separados conseguiria fazer tudo junto... posso ter falado a cidade errada? ou tudo esta errado. !!...kkkk....

    Foram tantas informações que posso ter feito confusão.

    Muito obrigada qto a informação de ACP... Seis meses esta melhor que aqui, com certeza...

    Um ótimo final de semana a todos.

  • Pessoal, boa tarde!

    Meu processo de atribuição já está no ACP desde o final de julho/21. O documento de identidade que utilizei foi a minha carteira funcional, pois a minha CNH estava vencida, meu RG mais de 10 anos e o meu passaporte não possui filiação. Ocorre que no mês passado consegui ir ao Brasil e agora já possuo novo RG.

    Por esse motivo, pensei em enviar uma cópia autenticada, já prevendo possível exigência. Aconselham isso ou seria melhor aguardar?

    Muito grato por esse fórum existir.

    Abraços,

  • @Diego Bayma , não se precipite. Mande apenas se cair em exigência, o que não creio que vá acontecer.

  • @MARI F , Tondela aceita que seja mandada a transcrição de casamento junto com os processos de atribuição de menores.

    ACP não faz transcrição de casamento.

  • editado October 2021

    Estamos fazendo o processo de filho do nosso avô, os documentos deles estão como BENEDICTO, nos documentos da filha dele esta com BENEDITO, no processo dela, esse erro passa sem precisar retificar?

  • @MARI F

    Sim, Tondela aceitaria, mas está demorando 1 ano para fazer transcrições em baixíssima prioridade.

    ACP não faz transcrição. Se mandou pra lá, não sei como reagirão. Provavelmente vão devolver os documentos da transcrição. No entanto, se for possível a dispensa, podem aceitar os documentos e fazer sem ela. Veja no link alguns posts acima.

  • @Leticialele muito obrigado :-)

  • @Leticialele O registo da minha filha já foi feito e comunicado hoje por e-mail - ACP. Meu filho mora aqui no Brasil e a data mais próxima disponível no Consulado de São Paulo para CC e passaporte é no início de agosto de 2022!!!!

  • @Cristina Dalva de Jesus, 2022 ??? Socorro!!!

    Tem que ficar tentando sempre para ver se aparecem vagas em datas mais próximas!!

  • Pessoal, uma sugestão pra planilha:

    Colocar uma coluna pra filtrar os pedidos de menores e os de urgência. A ideia é facilitar a visualização dos processos "comuns".

    Agora uma dúvida, estou vendo vários novos com status de "análise", mas não deveria ser "numeração"? Entendo que enquanto estiver na bolinha 1 é numeração. Análise é só quando começam a pegar na papelada, entre as bolinhas 2 e 5.

    Hoje, por exemplo, está um pouco confuso saber qual é o mês que o ACP tá trabalhando dos processos "comuns".

    []'s

  • @pprado se já tem chave de acesso, já foi numerado e, na planilha, considera-se "em análise"

  • editado October 2021

    @gsilvestre

    Pra mim, se ganhou chave é numeração, status atual. Análise seria o status seguinte.

    O meu, por exemplo, está na bolinha 1 há 3 meses, que representa numeração. A ACP ainda não iniciou a análise do documento, tanto que escreve no site da Justiça:

    "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido."

    Em análise, pra mim, seria apenas quando estivesse entre as bolinhas 2 e 5.

    Em despacho, quando estivesse na bolinha 6.

    Concluído, quando estivesse na bolinha 7.

    Desculpem, se estou fazendo zona, só fiquei um pouco confuso lendo a planilha.

  • @pprado @gsilvestre

    Eu acho que funcionaria melhor colocar uma coluna para mudar apenas em qual bola está e a sua respectiva cor ou coloca 7 colunas para indicar as cores atuais de cada bola. A visualização iria ser mais fluida.

  • plzplz
    editado October 2021

    O processo da minha esposa está na bolinha 07 marrom desde o dia 12 de agosto ate agora , tem alguém nesta condições ?

    Será que atrasou por causa das férias dos funcionários da conservatória ?

  • @plz , o processo está no ACP? É pelo art. 1C? Muito estranho!

  • Boa noite pessoal.

    Eu estava analisando a planilha, rsrsrsrs, nem olho muito seguido, hahaha, mas tenho uma pergunta que me deixou intrigado:

    Porque, em alguns casos, a senha e número de processo é enviado durante o final de semana, sábado e domingo?

  • @leticia@Leticialele está sim na ACP e é 1C.

  • @plz , teve alguma exigência?

    Pode ser que o Conservador tenha entrado de férias, mas a esta altura, o registro já deveria estar pronto!

    Mande um email para eles e pergunte se houve algum problema

  • @Leticialele cai sim na fase 4 .

    Me pediram outra cópia repografica no tempo

  • @Leticialele Agora pela manhã, por volta de 7H30 , tentei reagendar e consegui !!!! Apareceram vagas de 18 a 22 de outubro !!! Vou comemorar meu aniversário em frente ao Consulado ! Mais uma conquista !!!! Obrigada, Letícia !!!!!

  • @Rogeriof

    Não deveria haver informes em final de semana, porque a Conservatória está fechada. Por isso fica em vermelho, para destacar que a suposta data está errada. Mas as pessoas continuam informando datas em final de semana. Também fica vermelho para data no futuro.

    Vejo algumas possibilidades:

    • erro de quem anotou (alerta-se mas não se altera dados informados por outra pessoa)
    • a pessoa só teve tempo de olhar no final de semana, viu a notificação e pôs a data do dia
    • o sistema só conseguiu mandar o e-mail com senha no final de semana, por algum motivo técnico

    Uma vez que questionei alguém que tinha anotado que o assento saiu no final de semana, ele apresentou o texto da consulta em que a data do envio para a morada era de fato no final de semana. Entretanto, mais tarde quando recebeu o assento, a data nele era de quinta-feira. Conclui-se que pode haver um atraso no lançamento de dados de 2-3 dias. O mesmo pode ocorrer com o envio das senhas.

    Ser online não significa necessariamente ser em tempo real.

  • @pprado

    A planilha tem razões históricas. Ela já existia muito antes das bolinhas coloridas, que só iniciou a partir de julho/2019.

    Numeração sempre foi o período em que o processo estava aguardando a numeração, entregou, sacaram o VP, mas ainda sem número.

    Análise é depois de numerado, quando o processo passa a existir.

    Ao final da análise, ou recebe o Despacho de aprovação, ou há Exigência de documentação adicional e volta pra fila.

    Concluído é quando recebe o número do assento.

    Esses são os eventos principais. O restante são etapas internas na Conservatória e só servem pra você ver que está se movendo.

    A planilha reflete o estado do processo, de forma simplificada, mas não tem uma correlação 1:1 com as bolinhas, nem com os nomes que vieram a adotar. Em planilhas mais recentes foi tentado mapear o estado das bolinhas, mas sinceramente ninguém atualiza.

    A maioria das pessoas nem entende como funcionam as fases. Certamente o seu processo não está na bolinha-1 como você pensa. Você só acompanha online depois que o processo estiver na bolinha-2, quando "Foi numerado". Já pensou nisso? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260029/#Comment_260029

    Após a consulta online, passou-se a adotar a data de recepção como referência (pelo rastreio do correio/DHL), e a data da chave de acesso (pelo e-mail de notificação) como o início da Análise, porque é quando se obtém o número do processo. Essas duas datas são mais confiáveis, por serem uma aproximação razoável dos eventos, com uma data de referência documentada e verificável.

  • Bom dia @gandalf

    Obrigado pelo esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.