Busca de Certidão BR

Alguém saberia me ajudar com essa informação? Preciso da certidão de NASCIMENTO do meu pai do RIO DE JANEIRO mas não sei o cartório. Como faço essa busca? Obrigado

«1

Comentários

  • Existem vários meios...


    Seu pai tem CNH? tenta a consulta do DETRAN-RJ:


    https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=certidao_nascimento


    Sabe o local onde ele nasceu? Os cartórios são divididos por área, tenta ver qual cartório atende a área onde ele possivelmente foi registrado.

    Se ele tiver certidão de casamento, pode constar essa informação lá também, ou em documentos como RJ, etc..

  • Olá

    Estou procurando a certidão de nascimento do meu pai. Ele é brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, tem 81 anos e segundo ele foi registrado no cartório de cascadura no Rj- 11° circunscrição, chamada Freguesia de Inhauma. Porém, as certidões mais antigas, estão no Arquivo Nacional. Já procurei lá, mas não consigo encontrar. No RG dele consta informações da certidão de casamento. Já fui até no quartel onde ele serviu procurar sem sucesso. Será que tem algum outro lugar que eu possa procurar. Alguém saberia me informar? Desde já, agradeço. Segue as informações:

    Walterlino Paes de Figueiredo

    Nasc: 26/05/1942

    Pai: José Paes de Figueiredo

    Mãe: Maria da Ascenção de Oliveira Figueiredo

    Cônjuge ( já falecida): Marilene Baptista de Figueiredo

  • @Mcfg_2023

    Acredito que alguém tenha te passado alguma informação incorreta, ou talvez você não tenha entendido corretamente.

    Se você sabe a data de nascimento do seu pai e o cartório em que ele foi registrado, assim como os nomes dos pais dele, você só precisa se dirigir ao cartório (RCPN 11ª) e solicitar uma via da certidão de nascimento dele, em inteiro teor, reprográfica e apostilada, conforme instruído no nosso guia: Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Olá eduardo_Augusto

    Já fui ao cartório correspondente, mas me informaram que os registros de nascimentos antigos, não estão mais nos cartórios. Tanto é que consegui achar o da minha tia, irmã do meu pai.

  • @Mcfg_2023


    Os livros de registro permanecem nos cartórios. Eu obtive cópia do registro de nascimento tanto do meu avô (1916) quanto da minha avó (1919) nos cartórios, também na cidade do Rio de Janeiro.

    Se o cartório está te dizendo que os livros de registro não estão lá, eles tem obrigação de te informar onde estão.

    Estritamente falando, isso nem é problema seu, é problema do cartório. A pessoa foi registrada no cartório X, tudo que você tem que fazer é pedir ao cartório X para emitir uma via. Eles não podem simplesmente dizer "os livros não estão aqui, sinto muito."

  • Olá eduardo_augusto

    Então vou voltar ao cartório novamente. Inclusive já pedi buscar de certidão e eles me disseram que não encontraram nada lá.

    Muito obrigada pelas informações.

  • eduardo _augusto

    Outra pergunta:

    Se s pessoa não foi registrada no momento do nascimento, digo tempos depois, como faço para achar? Tem alguma forma mais fácil de achar?

  • @Mcfg_2023


    Se você foi no cartório e pediu uma certidão e eles disseram que "'não tem os registros antigos", é uma falha grave deles.

    Se você foi no cartório e pediu para procurarem uma certidão e eles não encontraram, a situação é diferente.


    Você tem que ser mais clara em descrever o que aconteceu.

    Como você já deixou os dados do seu pai aqui, vou marcar algumas pessoas que tem experiência na busca de certidões brasileiras, talvez possam te ajudar. @mabego @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

  • eduardo _augusto

    Obrigada pela ajuda, mas estou usando as informações que meu pai me dá e ele está com a memória fraca. Por isso, conforme ele vai se lembrando, vou acrescentando às informações.

  • editado July 2023

    @Mcfg_2023

    Pelo Family Search, eu vi o registro de 6 filhos do casal; o nome da mãe aparece de várias formas:

    gêmeos Waldemiro e Waldemar: registrados por um terceiro no atual 4 RCPN; nascidos em 23/02/1926; registrados em 18/03/1926; mãe: Maria Assumpção Figueredo

    Oswaldo: registrado pelo pai no atual 5 RCPN; nascido em 25/01/1929; registrado em 06/02/1929; mãe: Maria da Assumpção

    Jorge: registrado pelo pai na freguesia de Inhaúma (atual 11 RCPN); nascido em 18/09/1935; registrado em 27/09/1935; mãe: Maria de Assumpção Paes de Figueiredo

    Anazuan: registrada pelo pai na freguesia de Inhaúma (atual 11 RCPN); nascida em 11/11/1938; registrada em 03/07/1939; mãe: Maria da Assumpção de Oliveira Figueiredo

    Expedita: registrada pela mãe na freguesia de Inhaúma (atual 11 RCPN); nascida em 09/10/1943; registrada em 31/10/1943; mãe: Maria da Acenção Oliveira Figueiredo

    Se seu pai é de 1942, faria mais sentido ser no 11 RCPN mesmo (mas nunca se sabe). Mas note que Anazuan levou vários meses para ser registrada - diferente dos outros filhos.

    Tem ao menos mais um possível filho - Sebastião - mas desse só achei o batismo em 1924 (nascido em 1923) na Gávea (que bate com o 5 RCPN do registro do Oswaldo). Nesse batismo os pais aparecem como José Paes Figueiredo e Maria d'Assumpção Oliveira Mendes (e eu vi em alguns registros que o nome da mãe da Maria às vezes aparece como Rita Mendes ou Rita de Jesus ou Rita Fernandes de Oliveira).

  • Olá CARLOS ASP

    A Expedita que o sr achou com nasc: 09/10/43, e minha tia, irmã do meu pai. Eu consegui achar o registro de nascimento dela. Minha avó Maria da Ascenção, teve 4 filhos:

    Waldemar

    Walter

    Walterlino

    Expedita

  • CarlosASP

    Eu já procurei na circunscrição da Freguesia de Inhauma, Freguesia de Inhauma sucursal até os 11 anos de vida de meu pai walterlino. Como disse, a memória de meu pai está fraca e conforme ele lembra de algo, acrescento nas informações. O obito da minha avó Maria da Ascenção já encontrei tb. Agora falta o registro de nascimento de meu pai e o registro de nascimento dela que está em Portugal ou do meu avô. Só que dele eu só tenho o nome dos pais, nem a data de nascimento sei.

    Muito obrigada mesmo pela ajuda. Estou mais esperançosa com vcs me ajudando.

  • @Mcfg_2023

    Eu achei o registro do Walterlino. Se você autorizar, eu coloco aqui o link da imagem (não coloco direto para pessoas que estão vivas). Aí pode imprimir e levar no 11 RCPN - assim eles não tem como dizer "não achamos".

    Mas já te passo os dados. Quem sabe com isso é suficiente para o 11 RCPN achar.

    Ele foi registrado apenas em 13/03/1956, na freguesia de Inhauma (atual 11 RCPN). O registro foi feito pelo mãe,

    data de nascimento: 26/05/1942

    número do registro: 28378

    Livro: parece ser A443

    O local do nascimento aparece como "Estrada Velha da Pavuna", Inhaúma.

    Nomes dos pais no registro: José Paes de Figueiredo e Maria da Ascenção de Oliveira Figueiredo. Aparecem como "casados em Portugal"

    Sobre a idade do José Paes de Figueiredo: no registro do filho Oswaldo, ele declarou ter 29 anos, o que colocaria o nascimento dele por volta de 1899 até o início de 1900. Mas nem sempre essas idades declaradas em documentos aqui no BR correspondem à realidade em PT. O nome dos pais dele aparecem como: José Paes de Figueiredo e Maria Rosaria de Jesus

  • Olá carlosASP

    pode enviar o link da certidão sim por aqui. Eu te agradeço muitíssimo mesmo.

  • Olá carlosASP

    Consegui achar o registro de nascimento de meu pai Walterlino com as informações que o sr me deu. Entrei no arquivo nacional e localizei a certidão.

    Muito obrigada pela ajuda. Não imaginava que meu pai tinha sido registrado tão tarde. Deus abençoe muitíssimo sua vida.

  • Olá carlosASP

    Fiquei 6 meses procurando o registro de nascimento de meu pai Walterlino, sem achar e o sr talvez em minutos conseguiu. Poderia me ensinar? Preciso da certidão de nascimento do meu tio Walter Paes de Figueiredo, irmão de meu pai, pois o nome de minha bisavó na certidão de meu pai é de minha tis estão diferentes e na certidão de obito da minha avó Maria da Ascenção consta Rita Mendes. Eu não sei qual sobrenome está certo. Poderia me ajudar tb nisso?

    Muito obrigada.

  • O nascimento de meu tio Walter é 27/09. O ano pode ser: 1937 ou

    1938 ou

    1939 ou

    1940

    Em 2020 ou 2021 ele faleceu. Segundo informações não confirmadas, morreu com 85 anos.

  • @Mcfg_2023 /// @CarlosASP


    O que aparece na certidão de outras pessoas da família é irrelevante para o seu processo de nacionalidade, @Mcfg_2023 .

    A única coisa que você precisa se certificar é que os nomes das pessoas relacionadas ao seu processo estejam alinhados. O que aparece nos documentos de seus tios, primos, etc., não faz diferença. A certidão de óbito muito raramente é solicitada.

  • Ok então. Estou mais aliviada. Vou continuar então a minha busca quanto ao registro de batismo/nascimento da minha avó Maria da Ascenção. Falta esta certidão para dar entrada na cidadania de meu pai, mesmo porque ele já tem 81 anos.

    Muito obrigada mesmo.

  • Não consigo encontrar a certidão de casamento de minha vó que era portuguesa com um brasileiro.

    Já realizei buscas sem sucesso.

  • @Raquelmenezes

    se quer ajuda, poste os dados de quem vc procura

  • @Mcfg_2023

    Eu achei todos esses filhos do casal através do Family Search. É uma questão de fazer a busca de várias formas, ir mudando os parâmetros (por exemplo, buscar pelo nome do pai, da mãe, do avô etc). Muita gente faz a busca usando um parâmetro só. não acha e desiste.

    https://www.familysearch.org/search/

    Sobre o nome da mãe dele, coloquei todas as variações encontradas pois cada variação é um parâmetro de busca diferente. Um filho pode estar registrado com a mãe de um jeito, outro de outro - e pode só aparecer nas buscas se usar um parâmetro ao invés do outro. Também mencionei pois o nome dela em PT pode estar de forma diferente (exemplo Ascensão versus Assumpção) do que está no nascimento do filho no BR.

  • Boa tarde! Estou buscando a certidão de casamento do meu avô portugues com minha avó brasileira. Procurei na nossa cidade mas não encontrei nada. Contam meus primos que minha vó era do Rio de Janeiro, talvez tenham casado lá.

    Vou precisar desta certidão de casamento para montar meu processo de cidadania como neta, certo?

    Nomes deles e de seus pais:

    Manoel do Vale Figueiredo de Oliveira (Maria Rosa do Vale e José Figueiredo de Oliveira)

    e

    Magdalena Marques de Oliveira (Maria Catarina Marques e João Marques Henriques).

    Desde já grata!

  • Sim!!! Minha vó, na mesma cidade onde meu pai nasceu, e eu também. Mas não consigo localizar o casamento dela com meu avô.

  • @Mag

    sem data do casamento não consegui achar nada.

    Sabe a data do nascimento do primeiro filho do casal?

    Poste aqui os nomes dos filhos, fica mais fácil a busca

  • @Mag

    a. Além do batismo de sua avô que a @mabego achou, aqui está o registro civil de nascimento dela, mostrando que ela realmente nasceu em Rio Grande:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9392-36LY-G?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPQW-XQRK&action=view&groupId=M9Z6-269

    Aqui o registro de Yedda, outra filha de Magdalena:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-P3V7-1SVM?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6JTS-8CYW&action=view&groupId=TH-7761-97379-1668-65

    Tem um casamento de um provável irmão dela:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XN29-MZG

    Tudo isso em Rio Grande; não parece ter nenhuma conexão com Rio de Janeiro. Note que há variações nos nomes das pessoas nesses registros; nas buscas em cartórios, mencione todas essas possibilidades. O nome da Magdalena como solteira poderia ser por exemplo Magdalena Marques Henriques (como esse irmão do casamento acima).

    Já buscou em todos os cartórios de Rio Grande? Quando nasceu filho mais velho do casal? Isso dá uma ideia de quando podem ter casado.

    b. sobre se realmente precisa do casamento de Manoel e Magdalena:

    Seu avô PT declarou o nascimento de seu pai (ou mãe; quem for o filho/a dele) antes de um ano de idade? Se ele fez isso, e não há divergências entre os nomes nas certidões da 3 gerações (o PT, o filho/a BR e você), talvez não haja necessidade desse casamento.

    Normalmente há duas razões para se precisar do casamento. Uma é quando é necessário transcrever o casamento para perfilhar o filho/a do PT:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade

    No exemplo do Manoel Marques que a @mabego achou e da Yedda, não precisaria de transcrição do casamento, pois foi o pai PT que declarou o Manoel e a Yedda poucos dias depois do nascimento.

    A outra é quando o PT só tem assento de batismo, só com o prenome (imagino ser o seu caso pelas datas). Se usa muito o casamento para "fixar" o nome completo dele na idade adulta, mas o óbito também serve. Em geral se evita o óbito pois pode ter muitos erros e divergências. Já tem o óbito de Manoel? Também pode usar o passaporte PT que a pessoa usou para emigrar para o BR.

    Finalmente, há gente que não manda nada para "fixar" o nome. Em alguns casos, o conservador pode achar que as certidões apresentadas já bastam para confirmar que é a mesma pessoa; em outros vai cair em exigência exatamente pedindo algo para "fixar" o nome completo. Vai de você decidir se quer arriscar ou não.

  • mabego CarlosASP

    O nome dos filhos:

    Manoel Marques de Oliveira (1933)

    Yedda Marques de Oliveira (1930)

    Rosa Marques de Oliveira (mais velha)

    Os registros de nascimento e óbito do meu pai já tenho. (meu avô é o declarante)

    Tenho também a certidão de óbito do meu avô português. Vocês já localizaram o batismo dele em Braga. Estou solicitando o registro. Tenho também a carteria dele de estrangeiro.

    Se não conseguir localizar o casamento vou montar o processo assim mesmo.

    Já disse que vocês são maravilhosos?

  • @Mag

    Só agora associei esse pedido ao outro tópico; facilita se você deixar tudo num lugar só:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23881/busca-pela-certidao-do-meu-avo-portugues

    É aquele caso que tem a anotação no batismo de um óbito presumido por uma sentença judicial de um tribunal PT.

    Você deve olhar, entre outra coisas:

    • na certidão de nascimento de seu pai: como estão os nomes do pai dele (seu avô Manoel) ali, e dos pais dele (seus bisavós)
    • na sua certidão de nascimento: como está o nome de seu avô Manoel e de seu pai.

    Esse óbito não bate muito com o batismo de Manoel (tem divergências nos nomes do pai e da mãe); o passaporte PT dele parece estar mais alinhado (o nome do pai bate exato com o batismo). E ele ainda aparece no óbito casado com uma Theophila (segunda esposa?) e não com a Magdalena. Eu não enviaria o óbito; acho que só vai atrapalhar.

    Se seu pai é o Manoel do link de nascimento que a @mabego postou acima, há divergências entre os nomes do José e Maria Rosa no nascimento dele e no batismo do Manoel PT. Você disse que seu pai é Manoel Marques de Oliveira, mas no registro de nascimento dele só aparece Manoel Marques. Como está o nome dele no seu nascimento?

    Tem ainda a coisa de Maria Rosa do Valle versus Maria Luiza do Valle,

    Me parece que há muitas "pontas soltas" nesse processo do jeito que os documentos estão, por conta das várias divergências.

    Passaporte do avô Manoel:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194983&FileID=515576

    Batismo do avô Manoel:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019463&FileID=277329

  • editado July 2023

    @CarlosASP

    @Mag

    é a história da "morte presumida"...

    Como ficou isso????


    nos matrimônios de Rio Grande, tem livros até 1930.

    A Magdalena deve ter se casado antes de 1930... de 1925 a 1929.

    Procurei casamento nos livros online, que vão até 1930 e não achei.

    @Mag

    vc tem os seguintes cartórios para enviar email procurando este casamento:

    https://cartorio.info/oficio-de-registro-civil-das-pessoas-naturais-e-tabelionato-de-notas-cassino-10-088-3/

    https://cartorio.info/oficio-de-registro-civil-das-pessoas-naturais-e-tabelionato-de-notas-povo-novo-10-100-6/

    https://cartorio.info/oficio-de-registro-civil-das-pessoas-naturais-2a-zona-10-020-6/

    https://cartorio.info/oficio-de-registro-civil-das-pessoas-naturais-1a-zona-09-879-8/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.