Busca pela certidão do meu avô português

Boa noite! Solicito ajuda para encontrar a certidão ou assentamento de batismo do meu avô. Ele veio para o Brasil com 15 anos,

Nome: Manoel do Vale Figueiredo de Oliveira (talvez tenha adicionado o Oliveira aqui no Brasil)

Nascimento: 02/12/1895

Óbito: 02/09/1982

Pai: José Domingues Figueiredo

Mãe: Maria Rosa do Vale

No Brasil se casou com Magdalena Marques de Oliveira e teve meu pai, Manoel Marques de Oliveira, e minha tia Ieda. Minha irmã lembra dele comentar sobre o Porto e Aveiro. Acreditamos que ele tenha entrado no Brasil pelo Rio de Janeiro, depois veio para o Rio Grande do Sul. Agradeço qualquer informação que possam me conseguir.

Comentários

  • @Mag

    batismo de Manoel em 14/11/1894; nascimento em 02/11/1894:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019463&FileID=277329

    Freguesia de Vila Cova, concelho de Barcelos, distrito de Braga

    Pai José Domingues Figueiredo de Oliveira

    Mãe Maria Luiza do Vale (em cada batismo de filhos ela aparece com nomes um pouco diferentes, mas no de alguns irmãos está como Maria Rosa do Vale). Dá para ver que é a mesma pessoa pelos avós maternos Manoel Felix do Valle e Maria Luiza. Um exemplo com a irmã Umbelina:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019464&FileID=541919

    Aqui o passaporte dele para vir ao Brasil emitido em 28/10/1912, com 17 anos (bate com o batismo acima). É o primeiro da imagem:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194983&FileID=515576

    O intrigante é que no batismo de Manoel tem uma anotação de uma decisão judicial de 1971 dizendo que foi determinada a "morte presumida com data de 02/02/1927"

    Há várias possibilidades da razão de alguém em 1974 ter solicitado essa declaração de morte presumida. Talvez algum inventário da família onde ele fosse herdeiro etc.

    Não sei se essa anotação de óbito enrosca algo, seria interessante ver a opinião de outros.

  • editado June 2023

    .

  • @Carlos ASP

    Muito obrigada!

    Ele não mantinha contato com a familia em Portugal, talvez por isso a situação de morte presumida, ele era analfabeto e veio muito jovem.

  • Agora outra pergunta...onde solicito a certidao de batismo dele?

  • @Mag

    Como é do distrito de Braga, é uma exceção ao link que a colega colocou acima.

    Tem que pedir por email à Universidade do Minho:

    http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabid=10&pageid=34&lang=pt-PT

    Mande os nomes, datas e o link acima para facilitar achar. Braga é um pouco mais demorado, pois é tudo feito por email, outro método de pagamento (eles vão informar) etc

    Você vai fazer processo de neto ou filho?

    Como dito, não sei se essa anotação de óbito presumido enrosca algo, pois possivelmente vai se chocar com as informações aqui do BR - o casamento dele, nascimento de filhos etc. Quando ele se casou e seu pai nasceu - antes ou depois desse óbito presumido?

    Seria bom saber a opinião de outros @mabego @texaslady @eduardo_augusto

    Se fosse eu, e um processo de neto (que demora até analisarem), eu mandaria assim como está, mas ao mesmo tempo (em paralelo) investigaria do que se trata - caso seja motivo de algum questionamento.

    Eu começaria contatando a conservatória de Barcelos por email, anexaria esse batismo e mencionaria a anotação que eles fizeram e perguntaria se eles tem a documentação que deu origem a essa anotação de óbito:

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Barcelos

  • @CarlosASP @Mag

    Desculpe pelo erro... não me atentei que era BRAGA.

    @Admin pode remover meu post acima? para não confundir?

    nunca me deparei com esta anotação: de morte presumida... interessante e ao mesmo tempo... inusitado.

    Não tem pq dar problema... suponho.

  • texasladytexaslady Beta
    editado June 2023

    @CarlosASP . @Mag ,

    Realmente seria interessante solicitar um esclarecimento da conservatória com relação a anotação da morte presumida. Eu acho que se não existe nenhuma suspeita sobre a identidade do português, não haveria problema, e tendo a certidão de casamento e óbito para confirmar que não estava morto naquela ocasiao a tal "morte presumida" não teria sustentação.

  • @mabego @texaslady @CarlosASP

    Bom dia! Segui a orientação de vocês e enviei um e-mail para a conservatória de Barcelos solicitando uma explicação sobre o registro de morte presumida. Quando obtiver resposta publico aqui. Segue uma foto do meu avô com sua primeira esposa, da qual herdei o nome, e sua primeira filha Rosa. Esta foto é da década de vinte. Ambas, mãe e filha, morreram de tuberculose, o que era muito comum na época.


  • @CarlosASP @texaslady @mabego

    Tenho outra dúvida. Como eu e minha irmã queremos solicitar a cidadania, seria dois processos separados? tenho que solicitar duas copias do assentamento de batismo? e o que seria melhor? solicitar como netas, ou primeiro solicitar a cidadania do meu pai e depois as nossas?

  • @Mag

    Como eu e minha irmã queremos solicitar a cidadania, seria dois processos separados?

    sim, aconselho fazer duas pastas separadas e enviar no mesmo envelope.

    Existe a apensação, mas ainda não tivemos retorno positivo deste procedimento.

    tenho que solicitar duas copias do assentamento de batismo?

    no caso, sim.

    e o que seria melhor? solicitar como netas, ou primeiro solicitar a cidadania do meu pai e depois as nossas?

    vc pode decidir.

    De netos, está demorando 2 a 3 anos.

    De filhos, está demorando 1 ano.

  • @Mag

    Existe hoje uma ferramenta chamada "apensação", na qual processos ligados podem compartilhar documentos. Por exemplo, se você e sua irmã tem os mesmos avós portugueses, poderiam mandar apenas 1 cópia do assento e pedir a apensação. No entanto, essa ferramenta é nova e não sabemos se ela permite que os processos andem mais rápido ou mais devagar. Assim, a recomendação tem sido mandar os dois processos separados, com todos os documentos.

    Sobre a outra pergunta, se seu pai é vivo, é melhor pedir a cidadania dele primeiro. Embora saia um pouco mais caro fazer dessa forma, é muito melhor em relação ao tempo. Processos de neto demoram de 24 a 29 meses, enquanto um processo de filho leva de 8 a 12.

  • Vejo que essa averbação da morte presumida tem potencial sim para gerar exigencia no processo. Não sei como “cancelar” essa averbação… mas talvez uma saída seja tentar transcrever o casamento e o óbito verdadeiros dele… vamos ver o que dizem os mais experientes…

  • @CarlosASP @texaslady@mabego

    Boa tarde! A Conservatoria de Barcelos me respondeu que:

    "Os assentos de óbito desta Conservatória, até ao ano de 1991, estão também no Arquivo Distrital de Braga, pelo que deverá voltar a contactar esse serviço para conseguir as informações que precisa."

    Portanto vou entrar em contato com o Arquivo distrital de Braga. Vocês tem o contato deles?

  • É o mesmo onde pedimos o assentamento de Batismo?

  • editado July 2023

    @Mag

    Sim, tudo de Braga é feito por aquele email da Universidade do Minho.

    Escreva um email bem claro e conciso para não receber de volta uma resposta genérica. Em PT as pessoas só respondem literalmente ao que você perguntar.

    Algo como: "Procuro obter os documentos que geraram a anotação de óbito presumido feita em xx/xx/xxxx no assento de batismo xxx de Fulano, conforme imagem em anexo:

    [link da imagem]

    Segundo comunicação da Conservatória de Barcelos, os assentos de óbito desta Conservatória, até ao ano de 1991, estão no Arquivo Distrital de Braga, pelo que me foi indicado a contactar esse serviço para conseguir as informações que preciso."

    Talvez ele digam que tem apenas o assento de óbito em si; se for isso, pediria apenas uma imagem dele (pois é mais barato) para ver se tem algo a mais do que foi anotado no batismo.

    Se não tiver nada mais, aí o jeito seria tentar via o "Tribunal Judicial de Barcelos"; na anotação consta a data que a sentença foi proferida. Talvez alguém aqui saiba como se faz isso. Acho que esse poderia ser um contato:

    Juízo Local Cível de Barcelos

    Morada: Palácio da Justiça, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro - 4750 -297 Barcelos

    Telefone: 253808330

    Fax: 253081109

    email: barcelos.judicial@tribunais.org.pt

    Competência Territorial:

         Município de Barcelos

  • @CarlosASP @texaslady@mabego

    Bom dia! Esta foi a resposta:

    "Exma. Senhora,

    Em resposta à sua mensagem informamos o seguinte:

    1 – Consultados os índices dos registos de óbitos efetuados em 1971 e 1972 do fundo da Conservatória do Registo Civil de Barcelos, não foi localizado o óbito de Manoel do Vale Figueiredo de Oliveira. Poderá confrontar esta informação com as imagens dos mesmos disponíveis em: http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1680357;

    2 – Poderá consultar presencialmente, na nossa sala de leitura, os seis livros de registo de óbitos que compreendem os anos mencionados. Caso encontre o óbito, poderá igualmente consultar o documento que lhe deu origem.

    2 – O Arquivo Distrital de Braga não custodia o documento que serviu de base ao averbamento. Presumimos que o mesmo se encontre na Conservatória do Registo Civil de Barcelos.

    3 – Poderá também solicitar a consulta da sentença mencionada junto do Tribunal que consta no averbamento."

    Portanto acho que vou entrar em contato com o Tribunal Judicial de Barcelos mesmo. Está difícil desenrolar isso...

  • @Mag

    proceda como indicado, e anexe a resposta no pedido.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.