Dúvida sobre o processo de atribuição a nacionalidade
Olá Poderiam me ajudar com estas dúvidas? Pois não sei como iniciar a atribuição devido o meu caso.
Não sei se posso fazer este tipo de perguntas, se não puderem me responder, vou entender. :)
Minha Bisavó nasceu em Portugal em 1881, já localizei atraves do forum o distrito, concelho e freguezia onde ela nasceu (vila Cova - Vila Real). Ela veio para o Brasil em 1891 desembarcou no Porto do Rio de Janeiro e se casou com brasileiro em 1903. Minha vó nasceu em 1921, e quem fez o registro tardio de nascimento da minha vó em 1937, foi a própria mãe (minha Bisa), devido o marido já ter falecido - O registro de nascimento no Civil foi feito na mesma época que minha vó se casou com meu vó, no Brasil. Minha vó com 102 anos :) ... e meu pai ainda estão vivos.
Minhas dúvidas são:
Sobre o assento, pesquisei e vi varias informações: Neste caso tenho que pedir em Portugal o assento de batismo original e pedir para enviarem para o Brasil, apostilado ou só informar o numero do assento no formulario 1D? Como faço para encontrar este número?
Sobre trancrição de casamento: tenho que transcrever o casamento da minha Bisavo em Portugal devido ter se casado aqui no Brasil? E o da Minha vó também, devido o meu pai ter o sobrenome do meu avó ? Se sim, em qual momento tenho que fazer, e por onde?
Neste caso tenho que atribuir a nacionalidade para meu pai primeiro, depois que sair o processo dele atribuo para mim?
Sobre ter que comprovar vinculo com Portugal, há necessidade ou só comprovar que fala o idioma? Vi esta infomação em sistes e videos.
As certidões que tenho que encaminhar neste caso, as de nascimento do meu pai e da minha vó, de casamentos da minha Bisavó e avó? todas tem que ser digitalizada em Inteiro teor e também em Repografica fotocopia do original? As 4 nestas duas modalidaes?
Desculpem ter muitas dúvidas e estar perdida, mas realmente não sei como começar e por onde.
Comentários
@Ika85
sobre o assento: em geral, somente assentos de nascimento depois de 1911 estão informatizados e teriam o tal número. Como o caso é de batismo de 1881, tem que pedir no Arquivo Distrital a cópia física:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Olhe aqui sobre a diferença de fazer como filho (no caso, primeiro sua avó e depois dela para seu pai) ou como neto (seu pai):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22697/processo-de-neto-ou-2-processos-de-filho#latest
O fato de sua avó já ter 102 anos deve ser levado em consideração.
Sobre o registro tardio de nascimento de sua avó: deixo para outros comentarem.
Sobre língua portuguesa: não precisa mandar nada; informação está desatualizada pois desde o fim de 2020 o conhecimento é presumido para quem nasceu em país onde a língua oficial é português. Caso tenha nascido em outro lugar, aí muda de figura.
Aqui os guias para se decidir fazer como filho e neto:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#
Como bisneto você não pode pedir direto: apenas netos e filhos podem pedir. Mas uma vez que um deles tenha "virado" português, você passa a ser neto (ou filho) de português e passa a ter direito.
@CarlosASP Obrigada por me ajudar.
@CarlosASP , bom dia, poderia me ajudar, por gentileza?
Estou enviando o Formulario 1C, com dados do meu passaporte, junto com meu passaporte apostilado... mas no meu passaporte ainda havia meu nome de casado do primeiro casamento. hoje ja me divorciei e assino com nome igual de solteiro.
tem problema eu enviar copia do passaporte assim? com formulario citando o passaporte? ou devo enviar um documento com nome de solteiro?
estou enviando tambem uma via apostilada da minha certidão de casamento, com averbação do primeiro divorcio e o segundo casamento, com meu nome atual. Tem algum problema?