Dúvida sobre o processo de atribuição a nacionalidade

editado January 2023 em Processos de Atribuição

Olá Poderiam me ajudar com estas dúvidas? Pois não sei como iniciar a atribuição devido o meu caso.

Não sei se posso fazer este tipo de perguntas, se não puderem me responder, vou entender. :)

Minha Bisavó nasceu em Portugal em 1881, já localizei atraves do forum o distrito, concelho e freguezia onde ela nasceu (vila Cova - Vila Real). Ela veio para o Brasil em 1891 desembarcou no Porto do Rio de Janeiro e se casou com brasileiro em 1903. Minha vó nasceu em 1921, e quem fez o registro tardio de nascimento da minha vó em 1937, foi a própria mãe (minha Bisa), devido o marido já ter falecido - O registro de nascimento no Civil foi feito na mesma época que minha vó se casou com meu vó, no Brasil. Minha vó com 102 anos :) ... e meu pai ainda estão vivos.

Minhas dúvidas são:

Sobre o assento, pesquisei e vi varias informações: Neste caso tenho que pedir em Portugal o assento de batismo original e pedir para enviarem para o Brasil, apostilado ou só informar o numero do assento no formulario 1D? Como faço para encontrar este número?

Sobre trancrição de casamento: tenho que transcrever o casamento da minha Bisavo em Portugal devido ter se casado aqui no Brasil? E o da Minha vó também, devido o meu pai ter o sobrenome do meu avó ? Se sim, em qual momento tenho que fazer, e por onde?

Neste caso tenho que atribuir a nacionalidade para meu pai primeiro, depois que sair o processo dele atribuo para mim?

Sobre ter que comprovar vinculo com Portugal, há necessidade ou só comprovar que fala o idioma? Vi esta infomação em sistes e videos.

As certidões que tenho que encaminhar neste caso, as de nascimento do meu pai e da minha vó, de casamentos da minha Bisavó e avó? todas tem que ser digitalizada em Inteiro teor e também em Repografica fotocopia do original? As 4 nestas duas modalidaes?

Desculpem ter muitas dúvidas e estar perdida, mas realmente não sei como começar e por onde.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.