Assim como o @eduardo_augusto acompanho o forum desde o final de 2020 e não tinha visto postagens que me parecessem geradas por IA. Também estou curioso caso tenha algum exemplo.
No caso então eu preciso transcrever apenas o casamento do meu bisavô?
Seu bisavô foi declarante do nascimento da filha, com menos de 1 ano depois de nascida e não se casou com uma portuguesa. A transcrição do casamento nesse caso costuma ser dispensada.
Sendo assim não é preciso transcrever casamento nenhum da minha vó filha de português, ou da minha mãe (neta do português)?
Como expliquei acima, só se transcreve em Portugal o casamento de um(a) portugues(a).
Se nem elas nem os maridos eram portugueses, não há o que transcrever. Mesmo que vc quisesse muito, não seria possível fazer.
Hoje chegou o meu processo de transcrição de casamento na 1a conservatória do Porto, recebeu alguém com nome de Cláudia. Agora só resta esperar ! Obrigado a todos pelas dicas
Meu processo teve a taxa paga no dia 31/10/2025 (chegou em julho de 2025) e até agora nada. Mandei e-mail ontem e informaram que ainda está a tramitar. Amanhã completa seis meses que enviei o processo.
Em Junho de 2025, enviamos toda a documentação para a transcrição de casamento do meu bisavô. Depois de alguns meses, minha mãe recebeu o e-mail com o link para pagamento, que foi realizado prontamente. Nos meses seguintes, solicitamos atualizações e a orientação era sempre aguardar.
No dia 6 de novembro de 2025, minha mãe recebeu um e-mail que, por engano, entendemos como aprovação do processo. Apenas no dia 8 de dezembro (cerca de 32 dias depois), ao revisar essa mensagem, percebemos que havia um PDF anexado informando uma discrepância nos nomes e solicitando esclarecimentos. Respondemos imediatamente, mas até agora não obtivemos retorno, apesar de novos e-mails enviados.
Sabemos que houve greve geral em Portugal no início de dezembro, além do período de Natal e Ano Novo, o que pode ter causado atrasos.
Ainda assim, estamos preocupados com a possibilidade de o processo ter sido arquivado e de termos perdido nossa posição na fila.
Estamos bastante frustrados com a situação, pela perda de tempo e dinheiro. Alguém teria alguma orientação sobre como proceder?
Comentários
@Detto
Assim como o @eduardo_augusto acompanho o forum desde o final de 2020 e não tinha visto postagens que me parecessem geradas por IA. Também estou curioso caso tenha algum exemplo.
@Larissa_Jordão
No caso então eu preciso transcrever apenas o casamento do meu bisavô?Seu bisavô foi declarante do nascimento da filha, com menos de 1 ano depois de nascida e não se casou com uma portuguesa. A transcrição do casamento nesse caso costuma ser dispensada.
Sendo assim não é preciso transcrever casamento nenhum da minha vó filha de português, ou da minha mãe (neta do português)?Como expliquei acima, só se transcreve em Portugal o casamento de um(a) portugues(a).
Se nem elas nem os maridos eram portugueses, não há o que transcrever. Mesmo que vc quisesse muito, não seria possível fazer.
Obrigada!!
Boa noite pessoa.
Hoje chegou o meu processo de transcrição de casamento na 1a conservatória do Porto, recebeu alguém com nome de Cláudia. Agora só resta esperar ! Obrigado a todos pelas dicas
Boa tarde pessoal, enviei email sabendo sobre o meu processo, E me falaram que estao enviando referencias para processos entrados em Agosto/2025.
Olá,
Meu processo teve a taxa paga no dia 31/10/2025 (chegou em julho de 2025) e até agora nada. Mandei e-mail ontem e informaram que ainda está a tramitar. Amanhã completa seis meses que enviei o processo.
Boa tarde a todos !
Sobre a Transcrição do Casamento de meu filho :
Recebido em 07/07/2025
Taxa paga em 03/11/2025
Enviei um e-mail hoje para casamento.civil.porto@irn.mj.pt perguntando sobre a situação do mesmo.
Responderam 15 minutos depois. Informando que o mesmo foi iniciado no sistema em 04/11/2025 sob. numero 136XX/2025.
E que terei que aguardar a notificação da senhora conservadora quando o mesmo ficar concluído.
Amamhã completa 6 meses . Creio que já deve estar a caminho junto com a devolução dos documentos. Assim espero.
@RoseMoraes A demora tá absurda, desde o dia 04/11/2025 tramitando sem nenhuma expectativa de emissão da transcrição.
Boa noite, amigos.
Em Junho de 2025, enviamos toda a documentação para a transcrição de casamento do meu bisavô. Depois de alguns meses, minha mãe recebeu o e-mail com o link para pagamento, que foi realizado prontamente. Nos meses seguintes, solicitamos atualizações e a orientação era sempre aguardar.
No dia 6 de novembro de 2025, minha mãe recebeu um e-mail que, por engano, entendemos como aprovação do processo. Apenas no dia 8 de dezembro (cerca de 32 dias depois), ao revisar essa mensagem, percebemos que havia um PDF anexado informando uma discrepância nos nomes e solicitando esclarecimentos. Respondemos imediatamente, mas até agora não obtivemos retorno, apesar de novos e-mails enviados.
Sabemos que houve greve geral em Portugal no início de dezembro, além do período de Natal e Ano Novo, o que pode ter causado atrasos.
Ainda assim, estamos preocupados com a possibilidade de o processo ter sido arquivado e de termos perdido nossa posição na fila.
Estamos bastante frustrados com a situação, pela perda de tempo e dinheiro. Alguém teria alguma orientação sobre como proceder?
Muito obrigado.