Transcrição de Casamento - CRC do Porto

1272829303133»

Comentários

• @Detto

Assim como o @eduardo_augusto acompanho o forum desde o final de 2020 e não tinha visto postagens que me parecessem geradas por IA. Também estou curioso caso tenha algum exemplo.

• editado December 2025

@Larissa_Jordão

No caso então eu preciso transcrever apenas o casamento do meu bisavô?

Seu bisavô foi declarante do nascimento da filha, com menos de 1 ano depois de nascida e não se casou com uma portuguesa. A transcrição do casamento nesse caso costuma ser dispensada.

Sendo assim não é preciso transcrever casamento nenhum da minha vó filha de português, ou da minha mãe (neta do português)?

Como expliquei acima, só se transcreve em Portugal o casamento de um(a) portugues(a).

Se nem elas nem os maridos eram portugueses, não há o que transcrever. Mesmo que vc quisesse muito, não seria possível fazer.

• Boa noite pessoa.

Hoje chegou o meu processo de transcrição de casamento na 1a conservatória do Porto, recebeu alguém com nome de Cláudia. Agora só resta esperar ! Obrigado a todos pelas dicas

• Boa tarde pessoal, enviei email sabendo sobre o meu processo, E me falaram que estao enviando referencias para processos entrados em Agosto/2025.

• Olá,

Meu processo teve a taxa paga no dia 31/10/2025 (chegou em julho de 2025) e até agora nada. Mandei e-mail ontem e informaram que ainda está a tramitar. Amanhã completa seis meses que enviei o processo.

• Boa tarde a todos !

Sobre a Transcrição do Casamento de meu filho :

Recebido em 07/07/2025

Taxa paga em 03/11/2025

Enviei um e-mail hoje para casamento.civil.porto@irn.mj.pt perguntando sobre a situação do mesmo.

Responderam 15 minutos depois. Informando que o mesmo foi iniciado no sistema em 04/11/2025 sob. numero 136XX/2025.

E que terei que aguardar a notificação da senhora conservadora quando o mesmo ficar concluído.

Amamhã completa 6 meses . Creio que já deve estar a caminho junto com a devolução dos documentos. Assim espero.

• @RoseMoraes A demora tá absurda, desde o dia 04/11/2025 tramitando sem nenhuma expectativa de emissão da transcrição.

• Boa noite, amigos.

Em Junho de 2025, enviamos toda a documentação para a transcrição de casamento do meu bisavô. Depois de alguns meses, minha mãe recebeu o e-mail com o link para pagamento, que foi realizado prontamente. Nos meses seguintes, solicitamos atualizações e a orientação era sempre aguardar.

No dia 6 de novembro de 2025, minha mãe recebeu um e-mail que, por engano, entendemos como aprovação do processo. Apenas no dia 8 de dezembro (cerca de 32 dias depois), ao revisar essa mensagem, percebemos que havia um PDF anexado informando uma discrepância nos nomes e solicitando esclarecimentos. Respondemos imediatamente, mas até agora não obtivemos retorno, apesar de novos e-mails enviados.

Sabemos que houve greve geral em Portugal no início de dezembro, além do período de Natal e Ano Novo, o que pode ter causado atrasos.

Ainda assim, estamos preocupados com a possibilidade de o processo ter sido arquivado e de termos perdido nossa posição na fila.

Estamos bastante frustrados com a situação, pela perda de tempo e dinheiro. Alguém teria alguma orientação sobre como proceder?

Muito obrigado.

• Pessoal,

Um help pelo amor de Deus.

Acabei de receber essa notificação:

FICA NOTIFICADO

O pedido de nacionalidade não foi acompanhado dos documentos necessários para comprovar os factos que constituem fundamento do pedido -  artigo 27.º, n.º 2 do RN/artigo 41.º, n.º 1 do RN

Certidão Casamento, Prova ligação Portugal.

Mais se informa que o não cumprimento do solicitado nos itens assinalados, no prazo de 30 dias úteis a contar da presente notificação, acarretará a decisão de indeferimento liminar do pedido.

Porque está a receber esta notificação

Está a receber esta notificação porque na análise do processo de nacionalidade foi identificado que há documentos em falta, o que impede que o processo possa ser avaliado e determina o seu indeferimento liminar.

O que acontece se não responder

Enquanto não responder com os documentos pedidos, o processo estará parado.

Após 30 dias úteis, sem que todos os documentos em falta sejam recebidos, o processo será liminarmente indeferido e arquivado. Não haverá outras notificações para juntar documentos.

O que devo fazer

Pronunciar-se, por escrito, sobre as questões suscitadas e juntar documentos.

Prepare os documentos em falta e, caso estejam escritos em língua estrangeira, a respetiva tradução, que tem de ser certificada.

Envie os documentos para a morada da : . Não há qualquer pagamento adicional.

O que vamos fazer quando recebermos os documentos em falta

Logo que possível será retomada a análise do processo, a que se segue uma avaliação dos fundamentos do seu pedido.

Logo que houver projeto de decisão/parecer ou decisão, o que pode demorar alguns meses, receberá uma notificação.

Informações complementares

O requerimento deve ser instruído com os documentos previstos para cada fundamento legal, sem prejuízo da dispensa da sua apresentação nos termos do artigo 37ºdo RN.

Os documentos em língua estrangeira devem apresentar-se acompanhados da correspondente tradução certificada - artigo 49.º do Código do Registo Civil, aplicável por força do artigo 37.º, n.º 2 do RN e têm, obrigatoriamente de ser legalizados pelas entidades consulares de Portugal no país emitente, nos termos do disposto no artigo 37.º, n.º 9 do RN e artigo 440.º do Código de Processo Civil Português, ou com a apostila aposta pela autoridade competente, prevista na Convenção de Haia, relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Atos Públicos Estrangeiros, concluída em Haia, em 5 de Outubro de 1961 - artigo 37.º, n.º 3 e 9 do RN.

As traduções devem ser efetuadas, nomeadamente por cartório notarial, consulado português, consulado que represente em Portugal o país onde os documentos foram emitidos, conservatória do registo civil, advogado ou solicitador. Podem ainda ser feitas por tradutor idóneo devendo, neste caso ser certificada pelas entidades acima mencionadas, nos termos dos artigos 44.º e 68.º do Código do Notariado e artigo 49.º do Código do Registo Civil.

Não são valoradas as certidões ou outros documentos traduzidos e certificados pelo mandatário constituído no processo, conforme Parecer CG n.º 54/2010, do Conselho Geral da Ordem dos Advogados.

LN – Lei da Nacionalidade Portuguesa (Lei nº 37/81, de 3/10, na sua atual versão)RN – Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14/12, na sua atual versão)

Dei entrada na transcrição de casamento em março de 2025. Em maio recebi um e-mail da Conservatória do Registo Civil do Porto, solicitando uma nova certidão, pois a que eu tinha enviado não possuía dados como regime de bens. Em junho de 2025, encaminhei para a CRC Porto a certidão nova com os dados solicitados. Hoje recebi essa notificação.

Pela minha experiência com outros processos, a transcrição de casamento já acontecia quase de forma automática. Bastava enviar, que o sistema integrava o documento no processo de nacionalidade. Pelo visto, ou entendi errado, ou mudaram os procedimentos.

De qualquer maneira, minha pergunta é o que devo fazer agora, pois tenho receio desse prazo tão curto, pois não estou nem no Brasil, onde casei, nem em Portugal, para onde devo enviar o documento, portanto tenho sempre de levar em consideração o tempo do correio.

Será que eu consigo obter a certidão portuguesa pelo civil online? Ou terei de fazer o processo de transcrição todo novamente?

Obrigado desde já, pessoal!

Diego Bayma

• @Adriano_Azevedo

Para qual e-mail você mandou a solicitação de informação?

Foi o casamento.civil.porto@irn.mj.pt?

• Pessoal, estou bem desanimado com a situação. O processo chegou lá dia 03/07/2025 e até agora não obtive retorno. Semana que vem completa 8 meses de tramitação e nada. Enviei e-mail pedindo a desistência, para poder enviar ao RJ, mas informaram que não é possível. Alguém teve algum retorno de transcrição de casamento de junho do ano passado?

• @keketuga Um parente próximo realizou o pedido em novembro de 24 e só foi concluído em julho de 25. Mais de 8 meses de espera, infelizmente terá que aguardar. Não tem cabimento uma simples transcrição levar tanto tempo para ser concluída.

O que podemos fazer é orientar os membros do fórum a realizarem o processo via consulado, que tem prazos muito melhores. As assessorias e escritórios de advocacia quase nunca orientam a seguir por essa via.

• @keketuga tô na mesma situação que você. Na verdade, um pouco pior até. Mandei o processo em março, mas daí em maio eles pediram uma certidão com mais detalhes, o que fiz em junho de 2025. Desde então, estou nessa. Já mandei e-mail e sem qualquer tipo de informação.

• @keketuga

Acho que a minha situação é ainda um pouco pior que a de vocês. Enviei meu processo em set/24, paguei a taxa em out/24. Atendi uma pendência em fev/25 e até agora nada. O último e-mail que recebi foi em novembro informando que o processo seria analisado por ordem de entrada.

• Diego BaymaDiego Bayma Member
    editado January 27

@Filipe Cara, que absurdo!!!

Você chegou a tentar contato por e-mail com eles?

• @Diego Bayma,

Sim. Diversos e-mails. A cada 2 meses envio um para tentar saber se houve evolução no status do processo. Não envio todo mês porque eles estão cheios de serviço e não quero agravar a situação. Depois da resposta de nov/25 enviei outro e-mail agora em janeiro/26, mas esse último ainda não responderam.

• Boa tarde,

Alguém sabe onde posso fazer alguma queixa ou denúncia decorrente da demora?

• @keketuga

Poder vc pode, mas a menos que vc consiga provar que estão passando na sua frente outras transcrições que entraram depois, a chance de realmente conseguir alguma coisa é bem baixa. Eles estão demorando pq o volume aumentou muito. Não sei quanto tempo está o seu caso mas me lembro que em 2023 o consulado de Santos estava levando entre 10 meses a 1 ano apenas para transcrever casamento.

• keketuga, minha experiência basenado-me no processo do meu pai !

Eu acho que se calhar o teu processo já deve ter saido, apenas não recebeste o assento ! Meu conselho, peça no civil online !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.