Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1121315171830

Comentários

• @Carolina, o prazo para carta registrada é de 14 a 20 dias úteis.
  • Mei, vc enviou tem muito tempo? E Eles não te mandaram nenhuma resposta?
    Nem sabe se chegou lá...
  • Pois é...
    Mas vai dar tudo certo. Mande notícias quando conseguir.
    bjs
  • Vcs sabem como consultar para ver quando o vale postal é descontado?
    Obrigada
  • editado May 2017
    @Carolina Toledo, escreva para o CTT pedindo informação. Eles demoram a responder!! Vc precisa colocar os dados de quem enviou e dados de envio.
    Hoje é feriado em Portugal!! O Papa foi visitar Portugal, Santuário de Fatima.
  • editado May 2017
    @Mei

Este é o formulário:

https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3

No campo de "qual sua dúvida e comentário?", vc vai dizer que deseja saber se seu vale postal foi sacado, inserindo as seguintes informações para que eles possam procurá-lo:

Nº do vale:
    Valor:
    Data de emissão:
    Loja emissora: (qual agência dos correios, cidade/estado)
  • Alguém me ajuda? por favor.

Eu sou neta de portugueses, e meus pais tem a cidadania também. Mandei todos os documentos para Tondela, incluindo assento dos pais, certidão de casamento dos dois. E os mesmos ja possuem o casamento registrado em Portugal, pois precisaram fazer para vender o imóvel do meu avô em Portugal e fizeram tudo por la. Mas agora me mandaram um email cobrando a transcrição de casamento deles, e eu não tenho nenhum documento para provar isso, e não sei porque isso seria realmente necessário se o casamento já é registrado la, ambos conseguiram tirar a cidadania ano passado. E eu fui declarada pelo pai português.
  • @luisa, ja respondida sua pergunta no outro tópico, favor não duplicar a mesma pergunta..
  • aparecidaaparecida Member
    editado May 2017
    Alguém sabe se PD ou 4 CR PORTO aceita CNH do requerente para transcrição de casamento?
  • Mei, desculpe a curiosidade mas vc teve que enviar a sua atribuição pra que? No caso a transcrição não é para fazer o cartão cidadão?
    Será que eu consigo fazer o cartão cidadão somente com o número de assento que eles enviam por email ou preciso aguardar em casa chegar pelo correio?
  • Obrigada Mei...
    boa sorte
  • Olá! Alguém tem ideia de como esta o tempo para darem entrada no processo? Enviei documentos e Vale postal tem exatamente 2 semanas e nada. Enviei no modo rápido, Estranho! minha atribuição depende disso!
  • @luisafpg, responda o e-mail informando que o casamento dos seus pais já foi transcrito e aguarde!!
  • @carolineccc, estou na mesma situação que você. Minha documentação foi entregue dia 08/05 e até agora nada... O ctt me comunicou hoje que o vale ainda não foi sacado..
  • @carolineccc e adrjulio, as conservatórias estão cheias, calma que ainda está no tempo, Eles monitoram esse tempo do vale.
    Qual foi a conservatória que deram entrada?
  • Oi @Maria Adelaide ! Enviei a transcrição de casamento dos meus avós no dia 03/05, foi recebido na 4ª CRC do Porto em 08/05 e soube hoje pela ctt que o vale não foi sacado. Estou preocupada por causa do vale...
  • Pra deixar o coração de vcs acalentados, fiz a transcrição do casamento dos meus avós em março por lá e eles sacaram meu vale exatamente no dia do vencimento! Deu um medo e tanto mas foi tudo certo! Mas não deixem de acompanhar.
  • @maria adelaide Demos entrada no processo na 4 CRC Porto. Enviei tudo em modo expresso, a documentação chegou dia 20/05. assim como o vale! Vou aguardar! Obrigada ... A ansiedade é grande.. rs
  • @carolinecc, é pouco tempo!! Eu sei que a ansiedade é grande. Após a chegada dos documentos precisa dar pelo menos 15 dias e depois ligue ou passe e-mail. Como essa conservatória só faz transcrição pode escrever pra eles.
  • Olá a todos!

Estou com dúvidas para encaminhar as documentações para Portugal a fim de dar entrada no meu processo de atribuição. Preciso fazer primeiro a transcrição do casamento de meus pais, que são ambos portugueses mas se casaram no Brasil. Entrei em contato com o CRC de Tondela mas o que foi informado parece que se refere ao casamento entre um português e um estrangeiro, o que não é o caso de meus pais. Se possível, poderiam me orientar como proceder ou caso exista um passo a passo aqui no fórum?

Desde já agradeço.

André.
  • editado May 2017
    @André Abraão, bom dia!!

Realmente, dois portugueses casados no Brasil precisa sim transcrever.
    Faça por Ponta Delgada, tem sido mais rápido, lá só faz transcrição.

Vc vai precisar da certidão de casamento dos seus pais de inteiro teor apostilada e com sinal público.
    Requerimento de transcrição preenchido de acordo com essa certidão de casamento
    Vale postal de 120 Euros pago no correio no dia do envio dos docs., lembrando que precisa colocar uma cópia do vale junto com os docs
    RG cópia autenticada de quem solicita, pode ser um dos seus pais ou vc como filho pode solicitar
    Se tiver o assento dos seus pais coloque uma cópia simples junto, se não tiver precisa saber os detalhes como local de nascimento freguesia e conselho.
    Envia para Ponta Delgada e dentro de no máximo 30 dias vai ter a transcrição pronta.
    Posso te enviar o requerimento de transcrição.
  • editado May 2017
    @MariaAdelaide( ajudinha)

@André , requerimento para Transcriçao de casamento

https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
  • Oi pessoal!

Pode ser enviada cópia simples do assento de nascimento dos portugueses para a transcrição? Desculpa se a pergunta for repetida mas eu tenho acompanhado bastante aqui e não tinha essa informação!

Para o processo de atribuição pode também ser enviada cópia simples dos assentos?
  • Pessoal, obrigado pela ajuda.

@MariaAdelaide tenho todos os documento que você informou. Pelo consulado no RJ é cobrado um valor maior se o casamento for com pacto antenupcial, será que o valor de 120 euros teria acréscimo neste caso?

@Vlad Pen já baixei o documento. Não têm nenhum logo referente a Tondela, posso preencher e encaminhar assim mesmo?

• @MariaAdelaide quando você diz sinal público significa reconhecimento de firma correto?
  • editado May 2017
    @André, esse requerimento serve para outras Conservatórias, por isso não tem o logo.
  • @Vlad Pen ótimo, obrigado!
  • @Beta Mendes,

Para a transcrição do casamento pode ser cópia simples do português.
    Para a atribuição pode mandar cópia simples do português ou até apenas informar o número do assento do português. Para as certidões brasileiras precisam de Inteiro Teor por cópia reprográfica (cópia do livro) e apostiladas.
  • Pessoal, boa noite.
    Estou lendo a respeito do assunto, pois estou com um processo de atribuição e transcrição de casamento da minha mãe (filha do português) em fase de "despacho" em OVAR.
    Logo que sair pretendo dar entrada ao meu processo de cidadania também, e lendo os tópicos aqui me surgiu uma dúvida:
    Se eu serei cidadão português e sendo casado aqui com uma brasileira (20 anos de casados), preciso mesmo assim transcrever meu casamento em Portugal para entrar com a solicitação de cidadania da minha filha (sou o declarante na certidão de nascimento dela) ??
  • @OVicente
    Se mandar para Vila Nova de Gaia não precisará transcrever o casamento POR ENQUANTO. É a última conservatória que não exige a transcrição. E mesmo assim pode mudar de ideia a qualquer momento...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.