Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1141517192030

Comentários

• @Wilson, meu processo demorou 50 dias. Chegou à conservatória em 08/05 e foi concluído dia 26/06. Agora estou no aguardo do assento chegar pelo correio.
  • Outra pergunta assim que o processo for numerado voce já pode dar entrada no Consulado para obtenção do Cartão Cidadão? Eu ja tenho a atribuição.
  • Pessoal , boa tarde. Meus avós são portugueses (ambos nascidos em Portugal), e vieram morar no Brasil, nasceram meu pai e meu tio (ambos no Brasil). Meus avós não transcreveram o casamento, e nem levaram a registro em Portugal o nascimento do meu pai e meu tio.
    Minha avó é viva, mas meu avô é falecido.
    Meu pai é vivo.
    Para meu pai conseguir a cidadania, primeiro tenho que transcrever o casamento dos meus avós e quando chegar a documentação no Brasil que tenho que pedir a atribuição do meu pai?
    Pretendo fazer a transcrição no 4º CRC PORTO e a atribuição no ACP Porto.
    Por fim, preciso entrar em contato com esses órgãos ou só mandar a documentação e pagar a taxa?
    Grato e aguardo ansioso as respostas.
    Jean
  • @Jean, primeiro vc faz a Transcriçao de Casamento dos avós e depois de concluida,vc faz a atribuiçao do seu pai, e depois a sua.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
  • @Vlad Pen, obrigado!!
  • mel409mel409 Member
    olá, desculpe se a pergunta parecer boba, mas precso reconhecer o documento no consulado? Em São Paulo eles disseram que seria só reconhecer firma do solicitante no cartório e enviar os documentos que eles pedem. alguem enviou recentemente para este lugar e pode me ajudar?
  • editado July 2017
    mel409, explique melhor o que voce pretende fazer. Qual documento precisa reconhecer?
  • @Wesley essa certidão ou assento é do seu pai português, se for tem validade sim.
  • @Wesley Alves, Ponta Delgada não exige que tenha menos de 6 meses, aceita com até 1 ano. Faça em PD
  • Bom dia pessoal.
    Minha transcrição de casamento foi concluída.
    Meus documentos chegaram em Portugal dia 18/05/2017 e o vale foi descontado no último dia de validade 03/06/2017.
    Não me informaram a data exata que foi concluído, só me disseram que estava pronta desde final de junho.
    Bjs e boa sorte a todos.
  • Obrigada Maria Adelaide por toda ajuda que me deu. Vc me deu as dicas certinhas...
    bjs
    :)
  • olá @Carolina Toledo e @Maria Adelaide

voces tem algum modelo preechido para enviar? sou neta e farei a transcrição dos meus avós

estou começando agora e também estou cheia de duvidas.

Obrigada
  • obrigada

poderia criar uma pasta de exemplos de processos, ainda mais com essa nova de leia de laços,
  • @Vlad Pen, esse documento deve ser preenchido a mão ou pode ser preenchido no computador?
  • @cxe6494. Pode preencher a mão em letra de fôrma.
  • @Vlad Pen, obrigado amigo. Você já deve ter lido essa pergunta algumas vezes, mas existe algum manual aqui de como preencher esse documento, tipo que existe para o formulário 1C? Fiquei com dúvidas sobre o 1o e 2o nubente, e se o próprio for solicitar se é necessário preencher todos os dados do primeiro parágrafo.
  • @Vlad Pen, sensacional! Nossa, tem tanta informação aqui no fórum que a gente até se perde. Obrigado!
  • @Vlad Pe ou alguém por aí..me tira uma dúvida para eu poder ajudar o meu primo. Português falecido. Casou no Brasil. A filha quer obter cidadania por atribuição. É necessário transcrever o casamento do pai dela em Portugal sendo ele o declarante da certidão dela?
  • @Denise, se a esposa do português falecido for tb portuguesa, terá que transcrever o casamento.Se ela for brasileira, não será necessário de fizer a Atribuição por ACP ou VNGaia.
  • Jura??? Que beleza.. Se economiza uns euros né? @vlad Pe.
  • @Mei ou @Vlad

Estou preparando os docs de transcrição da minha avó, sabem informar no caso da certidão de nascimento do cônjuge brasileiro se pode ser apenas uma certidão simples apostilada ao invés de inteiro teor?

Outra dúvida essa transcrição seria do primeiro casamento dela, onde na mesma consta averbado desquite e divórcio, isso daria problema, eles ignoram a informação de desquite e divórcio e transcrevem apenas o casamento para que seja solicitado o cartão cidadão e etc...?
  • @apartme, a certidão tem q ser de inteiro teor apostilada.As conservatórias transcrevem somente o casamento.
  • @Vlad pergunto pois via consulado pedem apenas uma certidão simples do cônjuge Brasileiro e como já estou com ela em mãos e o cartório que enviou fica em um estado diferente do meu, queria ter total certeza, pois para solicitar uma de inteiro teor, só aceitam se o próprio avô enviar a solicitação de requerimento com firma reconhecida, nunca vi disso...
  • karol12karol12 Member
    editado July 2017
    Gente encontrei o requerimento para transcrição aqui mas seria para quando um terceiro pede, no caso quero pedir a transcrição do meu casamento mesmo. Há um modelo pra isso? Queria mandar a transcrição para ponta delgada
  • Bom dia galera!

Li o começo desse tópico e não entendi mais nada.

"efectuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português mais próximo da sua cidade"

"O requerimento deve vir acompanhado com a certidão de casamento de inteiro teor, legalizada no Consulado português"

Esses dois trechos pedem para legalizar e reconhecer os documentos no Consulado Português. Isso é necessário ou é informação antiga??

• @vinicius3 informação antiga, agora é feito o apostilamento nos cartórios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.