@Wilson, meu processo demorou 50 dias. Chegou à conservatória em 08/05 e foi concluído dia 26/06. Agora estou no aguardo do assento chegar pelo correio.
Pessoal , boa tarde. Meus avós são portugueses (ambos nascidos em Portugal), e vieram morar no Brasil, nasceram meu pai e meu tio (ambos no Brasil). Meus avós não transcreveram o casamento, e nem levaram a registro em Portugal o nascimento do meu pai e meu tio. Minha avó é viva, mas meu avô é falecido. Meu pai é vivo. Para meu pai conseguir a cidadania, primeiro tenho que transcrever o casamento dos meus avós e quando chegar a documentação no Brasil que tenho que pedir a atribuição do meu pai? Pretendo fazer a transcrição no 4º CRC PORTO e a atribuição no ACP Porto. Por fim, preciso entrar em contato com esses órgãos ou só mandar a documentação e pagar a taxa? Grato e aguardo ansioso as respostas. Jean
olá, desculpe se a pergunta parecer boba, mas precso reconhecer o documento no consulado? Em São Paulo eles disseram que seria só reconhecer firma do solicitante no cartório e enviar os documentos que eles pedem. alguem enviou recentemente para este lugar e pode me ajudar?
Bom dia pessoal. Minha transcrição de casamento foi concluída. Meus documentos chegaram em Portugal dia 18/05/2017 e o vale foi descontado no último dia de validade 03/06/2017. Não me informaram a data exata que foi concluído, só me disseram que estava pronta desde final de junho. Bjs e boa sorte a todos.
@Vlad Pen, obrigado amigo. Você já deve ter lido essa pergunta algumas vezes, mas existe algum manual aqui de como preencher esse documento, tipo que existe para o formulário 1C? Fiquei com dúvidas sobre o 1o e 2o nubente, e se o próprio for solicitar se é necessário preencher todos os dados do primeiro parágrafo.
@Vlad Pe ou alguém por aí..me tira uma dúvida para eu poder ajudar o meu primo. Português falecido. Casou no Brasil. A filha quer obter cidadania por atribuição. É necessário transcrever o casamento do pai dela em Portugal sendo ele o declarante da certidão dela?
@Denise, se a esposa do português falecido for tb portuguesa, terá que transcrever o casamento.Se ela for brasileira, não será necessário de fizer a Atribuição por ACP ou VNGaia.
Estou preparando os docs de transcrição da minha avó, sabem informar no caso da certidão de nascimento do cônjuge brasileiro se pode ser apenas uma certidão simples apostilada ao invés de inteiro teor?
Outra dúvida essa transcrição seria do primeiro casamento dela, onde na mesma consta averbado desquite e divórcio, isso daria problema, eles ignoram a informação de desquite e divórcio e transcrevem apenas o casamento para que seja solicitado o cartão cidadão e etc...?
@Vlad pergunto pois via consulado pedem apenas uma certidão simples do cônjuge Brasileiro e como já estou com ela em mãos e o cartório que enviou fica em um estado diferente do meu, queria ter total certeza, pois para solicitar uma de inteiro teor, só aceitam se o próprio avô enviar a solicitação de requerimento com firma reconhecida, nunca vi disso...
Gente encontrei o requerimento para transcrição aqui mas seria para quando um terceiro pede, no caso quero pedir a transcrição do meu casamento mesmo. Há um modelo pra isso? Queria mandar a transcrição para ponta delgada
Comentários
Minha avó é viva, mas meu avô é falecido.
Meu pai é vivo.
Para meu pai conseguir a cidadania, primeiro tenho que transcrever o casamento dos meus avós e quando chegar a documentação no Brasil que tenho que pedir a atribuição do meu pai?
Pretendo fazer a transcrição no 4º CRC PORTO e a atribuição no ACP Porto.
Por fim, preciso entrar em contato com esses órgãos ou só mandar a documentação e pagar a taxa?
Grato e aguardo ansioso as respostas.
Jean
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
Minha transcrição de casamento foi concluída.
Meus documentos chegaram em Portugal dia 18/05/2017 e o vale foi descontado no último dia de validade 03/06/2017.
Não me informaram a data exata que foi concluído, só me disseram que estava pronta desde final de junho.
Bjs e boa sorte a todos.
bjs
voces tem algum modelo preechido para enviar? sou neta e farei a transcrição dos meus avós
estou começando agora e também estou cheia de duvidas.
Obrigada
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
poderia criar uma pasta de exemplos de processos, ainda mais com essa nova de leia de laços,
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p1
Estou preparando os docs de transcrição da minha avó, sabem informar no caso da certidão de nascimento do cônjuge brasileiro se pode ser apenas uma certidão simples apostilada ao invés de inteiro teor?
Outra dúvida essa transcrição seria do primeiro casamento dela, onde na mesma consta averbado desquite e divórcio, isso daria problema, eles ignoram a informação de desquite e divórcio e transcrevem apenas o casamento para que seja solicitado o cartão cidadão e etc...?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Li o começo desse tópico e não entendi mais nada.
"efectuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português mais próximo da sua cidade"
"O requerimento deve vir acompanhado com a certidão de casamento de inteiro teor, legalizada no Consulado português"
Esses dois trechos pedem para legalizar e reconhecer os documentos no Consulado Português. Isso é necessário ou é informação antiga??
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view