Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1101113151630

Comentários

• @Fabio, Não entre em contato agora, aguarde uns 15 dias. Na quarta fica pronto entorno de 20 dias, mas isso depende do volume de processos.
  • @Fabio

Que bom que deu tudo certo!

Eu ainda tô na minha saga aqui... meu vale vence dia 27/03 e até agora nem sacaram! Muito menos tive meu processo concluído! Eles devem estar muito cheios, mesmo. Pq não mandei pra ponta delgada? :(
  • @Karina, na 4ª? O que aconteceu??
  • Isso, lá na 4crc Porto!
    Quando liguei para lá antes de enviar, eles deram um prazo de 8 a 15 dias.
    Minha documentação chegou dia 07/03 e até agora nem o vale foi sacado, muito menos tenho o processo concluído :(
  • @Karina, ja viu seu email? Olha o spam, quarentena para ver se mandaram algum email.
  • Nada, olho todo dia toda hora kkkk
    Ainda nem sacaram meu vale postal!
  • @Karina
    Isso não parece típico, pois outros processos estão andando. Acho que é caso para entrar em contato com a conservatória, se você tem certeza de que o vale não foi sacado...
  • FabioFabio Member
    Karina, acho que você devia cobrar uma posiçao deles. Então eles só sacam o vale quando deu tudo certo. Quem respondeu meus emails foi a sra Filomena e no andamento do sedex diz que ela recebeu. Mas não recebi email nem mandei depois disso.
  • FabioFabio Member
    Eu fiz pelo Porto por ser um lugar mais central. E achei o formulário mais claro. Mas essa demora que vc relatou me desanimou agora.
  • @Cynthia

Pois é, eu estou achando estranho demais!
    Entrei em contato com aquele formulário do CTT e a menina informou que não foi sacado até agora.
    Segunda-feira às 6h00 da manhã estarei ligando para eles. A partir de amanhã a diferença de fuso entre Brasil e Portugal aumenta para 4h.

@Fabio

Eu nessa de não mandar e-mail para não perturbá-los acabei deixando rolar e aguardando. Agora chegou nessa situação. Alguma coisa eles precisarão me alegar segunda. Assim que eu souber, conto aqui para vocês!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Karina já ligou na Linha Registos para saber se está concluído? O fato da certidão não ter chegado ainda não signifca que o averbamento não está concluído.
  • @David

A questão mesmo não foi o fato da certidão não ter chegado, mas sim algo bem antes disso: meu vale tinha vencimento pra hoje e ainda não tinha sido sacado. Eu ia ligar para a linha registros, seria meu próximo passo, massss...

Trago boas notícias :)

Tentei ligar hoje, desde 5h da manhã, o dia inteeeeeeiro lá pra 4Crc, e ninguém me atendia! Já estava revolts rs
    Nesse meio tempo mandei e-mail pedindo socorro (rs) e quando foi 14h daqui (18h de lá) responderam meu e-mail dizendo que o processo foi concluído! :)
  • Então, para registro, segue meu cronograma sobre o processo de transcrição de casamento na 4 CRC Porto:

Envio da documentação: 24/02/2017
    Data da chegada em Portugal (peguei carnaval nesse interim): 07/03/2017
    E-mail recebido com a conclusão do processo: 27/03/2017.

Acho que 20 dias corridos está um prazo ok! Boa sorte, povo.
  • PESSOAL, estou com um probleminha preciso saber se alguem ja passou por isso.

Vou fazer a transcrição de casamento do meu pai portugues com a minha mae brasileira pessoalmente em porto,
    Nesse caso preciso da certidão de nascimento de inteiro teor da minha mae certo? Mas oque acontece, minha mae nasceu no interior da Bahia e hoje moramos em Belo horizonte. O problema nao é ser longe. O problema é que liguei para o cartorio que ela foi registrada e a moça me disse que lá eles nao dao uma certidao de nascimento de inteiro teor igual as daqui, que as de lá tem menos informação e nao sao fotocopia do livro, nas palavras dela ´´quase a mesma coisa que a certidao que voce tem com algumas informações bem basicas a mais e nao tem a fotocopia´´.

Alguem sabe se terei problemas lá na conservatoria? Se eu explicar o problemas pra eles será que vao aceitar???
    Pq nao vou ter outra opção a nao ser levar a que eles estao me disponibilizando, vou pegar ela e apostilar aqui em BH.
    :(
  • Pessoal,

vou dar entrada no processo de atribuição do meu pai agora e já tenho todos os documentos encaminhados, inclusive casamento do meu avô averbado.

Queria adiantar o meu, então, alguém poderia me informar quais serão so documentos e formulários necessários para averbar o casamento dos meus pais? Vi que o primeiro post tem tudo mas é de 2016, continua a mesma coisa?

Obrigado!
  • @Pollyanna, para transcrição não é cópia do livro(reprográfica), basta só de inteiro teor.
  • @Erick vidal, você precisa aguardar sair a atribuição do seu pai para depois transcrever o casamento dele. Só depois da transcrição do seu pai poderá fazer a sua.
    Segue docs para transcrição:

certidão de casamento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
    certidão de nascimento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida do oficial que assina
    cópia do RG autenticada do seu pai
    requerimento de transcrição assinada por autenticidade(assinar no cartório)
    Vale postal internacional de 120 euros
  • @MAdelaideVelloso, mesmo ela dizendo que a inteiro teor é ´´diferente´´ das que eles fazem aqui em BH? Só de ta escrito inteiro teor no cabeçalho eles vao aceitar certo? (espero que sim!!!!)
  • @Pollyanna Fernandes,

sim. Vão aceitar.
  • pergunto a vcs, a 4 crc exige a transcrição do óbito? pergunto isso pois a de Ponta Delgada exigiu a trancrição dos óbitos de 3 casamentos que preciso realizar, não é cobrado, mas sem isso não daram continuidade nas transcrições, A 4 CRC pede esse procedimento?
  • @leonardo01,

não exige transcrição de óbito. Somente o consulado exige.
    PD provavelmente exigiu a certidão de óbito, para poder dissolver casamento e poder transcrever o outro, não foi esta a situação?
  • pode ser pois pediram a certidão dos 3 óbitos, a 4 crc também faz essa exigência?
  • @leonardo01,

somente se for nesta mesma situação, para dissolver um casamento pela viuvez e transcrever o segundo. Isso não é exigência, é o processo. Como você conseguiria transcrever um segundo casamento, sem provar que houve a viuvez?
  • Olá pessoal, eu estou com uma dúvida, li o post e não encontrei...

No caso da Minuta para Transcrição de Casamento da 4 do Porto, no primeiro campo pede-se:
    "Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa - email"

Nesse caso, estou a preparar esse documento para minha avó, para a transcrição do seu casamento logo após sua atribuição ficar pronta, nesse caso, como devo colocar a nacionalidade dela?

Grato
  • Olá, estou com uma dúvida.
    Meu processo de cidadania deve ser concluído em 3 meses e após ser concluído irei me casar com meu noivo. Posso fazer a transcrição do meu casamento enquanto o CC fica pronto no consulado? Ou preciso esperar ele ficar pronto?
    E hoje, A 4CRC Porto está mais rápida que PD?
    Agradeço a ajuda!
  • @Carla A Batista,
    Faça o CC após casar e após a transcrição de casamento, assim seus dados ficam atualizados.
    Se vc pensa em ir à Portugal com o seu esposo precisa transcrever o seu casametno para que ele tenha o direito de ficar lá com vc.
    Se vc não vai morar em Portugal é só para viajar, vc pode atualizar depois o CC. Mas se pode esperar transcrever o casamento para depois fazer o CC é melhor.
  • Obrigada, @M Adelaide!
  • Pessoal, tenho muitas duvidas e necessito de ajuda!!!!

Estou transcrevendo o casamento do meu pai, brasileiro (com nacionalidade portuguesa adquirida por atribuição através dos pais dele portugueses), casaram-se no brasil, meu pai e minha mãe, sendo ela também brasileira.

Duvidas:

1) posso eu, filha assinar o pedido reconhecendo minha firma? não encontrei um requerimento desta forma para enviar ao porto.

2) como preencher a parte do requerimento perguntando a nacionalidade, já que ele tem a dupla?

3) como saber se eles fizeram pacto antenupcial? tenho somente um termo de casamento religioso e uma certidão de casamento do cartório? devo enviar os dois?

Aguardo a ajuda de vcs!

• FabioFabio Member
    Meu processo foi recebido dia 24 de março, pelo andamento dos Correios. Não recebi nenhum email, nem responderam aos que eu mandei.
  • Olá a todos,

Desculpe se estou fazendo uma pergunta que pode ser considerada "idiota", mas, sou leigo nesses assuntos. Vamos aos fatos:

Minha futura esposa adquiriu a nacionalidade portuguesa (via naturalização), com o estado civil de SOLTEIRA.

Eu sou brasileiro (sem nenhuma nacionalidade adicional), com o estado civil DIVORCIADO (com 1 filho do outro casamento)

Minha dúvida é a seguinte:

Mediante ao fato da resposta da 4CRC Porto abaixo especificada

"Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior.
    Com os melhores cumprimentos."

Eu, brasileiro, sendo divorciado, terei que fazer alguma "transcrição" do meu divórcio em Portugal mesmo não competindo a eles (pois não tenho nacionalidade portuguesa)?

A interpretação do e-mail não especifica (de forma lógica, pelo menos para mim) se a transcrição é somente da pessoa que tem nacionalidade portuguesa ou se é pra todos...

Ciente da ajuda de todos, subscrevo e aproveito para reiterar meus votos de estima e apreço;
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.