Eu ainda tô na minha saga aqui... meu vale vence dia 27/03 e até agora nem sacaram! Muito menos tive meu processo concluído! Eles devem estar muito cheios, mesmo. Pq não mandei pra ponta delgada?
Isso, lá na 4crc Porto! Quando liguei para lá antes de enviar, eles deram um prazo de 8 a 15 dias. Minha documentação chegou dia 07/03 e até agora nem o vale foi sacado, muito menos tenho o processo concluído
@Karina Isso não parece típico, pois outros processos estão andando. Acho que é caso para entrar em contato com a conservatória, se você tem certeza de que o vale não foi sacado...
Karina, acho que você devia cobrar uma posiçao deles. Então eles só sacam o vale quando deu tudo certo. Quem respondeu meus emails foi a sra Filomena e no andamento do sedex diz que ela recebeu. Mas não recebi email nem mandei depois disso.
Pois é, eu estou achando estranho demais! Entrei em contato com aquele formulário do CTT e a menina informou que não foi sacado até agora. Segunda-feira às 6h00 da manhã estarei ligando para eles. A partir de amanhã a diferença de fuso entre Brasil e Portugal aumenta para 4h.
Eu nessa de não mandar e-mail para não perturbá-los acabei deixando rolar e aguardando. Agora chegou nessa situação. Alguma coisa eles precisarão me alegar segunda. Assim que eu souber, conto aqui para vocês!
@Karina já ligou na Linha Registos para saber se está concluído? O fato da certidão não ter chegado ainda não signifca que o averbamento não está concluído.
A questão mesmo não foi o fato da certidão não ter chegado, mas sim algo bem antes disso: meu vale tinha vencimento pra hoje e ainda não tinha sido sacado. Eu ia ligar para a linha registros, seria meu próximo passo, massss...
Trago boas notícias
Tentei ligar hoje, desde 5h da manhã, o dia inteeeeeeiro lá pra 4Crc, e ninguém me atendia! Já estava revolts rs Nesse meio tempo mandei e-mail pedindo socorro (rs) e quando foi 14h daqui (18h de lá) responderam meu e-mail dizendo que o processo foi concluído!
Então, para registro, segue meu cronograma sobre o processo de transcrição de casamento na 4 CRC Porto:
Envio da documentação: 24/02/2017 Data da chegada em Portugal (peguei carnaval nesse interim): 07/03/2017 E-mail recebido com a conclusão do processo: 27/03/2017.
Acho que 20 dias corridos está um prazo ok! Boa sorte, povo.
PESSOAL, estou com um probleminha preciso saber se alguem ja passou por isso.
Vou fazer a transcrição de casamento do meu pai portugues com a minha mae brasileira pessoalmente em porto, Nesse caso preciso da certidão de nascimento de inteiro teor da minha mae certo? Mas oque acontece, minha mae nasceu no interior da Bahia e hoje moramos em Belo horizonte. O problema nao é ser longe. O problema é que liguei para o cartorio que ela foi registrada e a moça me disse que lá eles nao dao uma certidao de nascimento de inteiro teor igual as daqui, que as de lá tem menos informação e nao sao fotocopia do livro, nas palavras dela ´´quase a mesma coisa que a certidao que voce tem com algumas informações bem basicas a mais e nao tem a fotocopia´´.
Alguem sabe se terei problemas lá na conservatoria? Se eu explicar o problemas pra eles será que vao aceitar??? Pq nao vou ter outra opção a nao ser levar a que eles estao me disponibilizando, vou pegar ela e apostilar aqui em BH.
vou dar entrada no processo de atribuição do meu pai agora e já tenho todos os documentos encaminhados, inclusive casamento do meu avô averbado.
Queria adiantar o meu, então, alguém poderia me informar quais serão so documentos e formulários necessários para averbar o casamento dos meus pais? Vi que o primeiro post tem tudo mas é de 2016, continua a mesma coisa?
@Erick vidal, você precisa aguardar sair a atribuição do seu pai para depois transcrever o casamento dele. Só depois da transcrição do seu pai poderá fazer a sua. Segue docs para transcrição:
certidão de casamento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida certidão de nascimento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida do oficial que assina cópia do RG autenticada do seu pai requerimento de transcrição assinada por autenticidade(assinar no cartório) Vale postal internacional de 120 euros
@MAdelaideVelloso, mesmo ela dizendo que a inteiro teor é ´´diferente´´ das que eles fazem aqui em BH? Só de ta escrito inteiro teor no cabeçalho eles vao aceitar certo? (espero que sim!!!!)
pergunto a vcs, a 4 crc exige a transcrição do óbito? pergunto isso pois a de Ponta Delgada exigiu a trancrição dos óbitos de 3 casamentos que preciso realizar, não é cobrado, mas sem isso não daram continuidade nas transcrições, A 4 CRC pede esse procedimento?
não exige transcrição de óbito. Somente o consulado exige. PD provavelmente exigiu a certidão de óbito, para poder dissolver casamento e poder transcrever o outro, não foi esta a situação?
somente se for nesta mesma situação, para dissolver um casamento pela viuvez e transcrever o segundo. Isso não é exigência, é o processo. Como você conseguiria transcrever um segundo casamento, sem provar que houve a viuvez?
Olá pessoal, eu estou com uma dúvida, li o post e não encontrei...
No caso da Minuta para Transcrição de Casamento da 4 do Porto, no primeiro campo pede-se: "Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa - email"
Nesse caso, estou a preparar esse documento para minha avó, para a transcrição do seu casamento logo após sua atribuição ficar pronta, nesse caso, como devo colocar a nacionalidade dela?
Olá, estou com uma dúvida. Meu processo de cidadania deve ser concluído em 3 meses e após ser concluído irei me casar com meu noivo. Posso fazer a transcrição do meu casamento enquanto o CC fica pronto no consulado? Ou preciso esperar ele ficar pronto? E hoje, A 4CRC Porto está mais rápida que PD? Agradeço a ajuda!
@Carla A Batista, Faça o CC após casar e após a transcrição de casamento, assim seus dados ficam atualizados. Se vc pensa em ir à Portugal com o seu esposo precisa transcrever o seu casametno para que ele tenha o direito de ficar lá com vc. Se vc não vai morar em Portugal é só para viajar, vc pode atualizar depois o CC. Mas se pode esperar transcrever o casamento para depois fazer o CC é melhor.
Pessoal, tenho muitas duvidas e necessito de ajuda!!!!
Estou transcrevendo o casamento do meu pai, brasileiro (com nacionalidade portuguesa adquirida por atribuição através dos pais dele portugueses), casaram-se no brasil, meu pai e minha mãe, sendo ela também brasileira.
Duvidas:
1) posso eu, filha assinar o pedido reconhecendo minha firma? não encontrei um requerimento desta forma para enviar ao porto.
2) como preencher a parte do requerimento perguntando a nacionalidade, já que ele tem a dupla?
3) como saber se eles fizeram pacto antenupcial? tenho somente um termo de casamento religioso e uma certidão de casamento do cartório? devo enviar os dois?
Desculpe se estou fazendo uma pergunta que pode ser considerada "idiota", mas, sou leigo nesses assuntos. Vamos aos fatos:
Minha futura esposa adquiriu a nacionalidade portuguesa (via naturalização), com o estado civil de SOLTEIRA.
Eu sou brasileiro (sem nenhuma nacionalidade adicional), com o estado civil DIVORCIADO (com 1 filho do outro casamento)
Minha dúvida é a seguinte:
Mediante ao fato da resposta da 4CRC Porto abaixo especificada
"Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior. Com os melhores cumprimentos."
Eu, brasileiro, sendo divorciado, terei que fazer alguma "transcrição" do meu divórcio em Portugal mesmo não competindo a eles (pois não tenho nacionalidade portuguesa)?
A interpretação do e-mail não especifica (de forma lógica, pelo menos para mim) se a transcrição é somente da pessoa que tem nacionalidade portuguesa ou se é pra todos...
Ciente da ajuda de todos, subscrevo e aproveito para reiterar meus votos de estima e apreço;
Comentários
Que bom que deu tudo certo!
Eu ainda tô na minha saga aqui... meu vale vence dia 27/03 e até agora nem sacaram! Muito menos tive meu processo concluído! Eles devem estar muito cheios, mesmo. Pq não mandei pra ponta delgada?
Quando liguei para lá antes de enviar, eles deram um prazo de 8 a 15 dias.
Minha documentação chegou dia 07/03 e até agora nem o vale foi sacado, muito menos tenho o processo concluído
Ainda nem sacaram meu vale postal!
Isso não parece típico, pois outros processos estão andando. Acho que é caso para entrar em contato com a conservatória, se você tem certeza de que o vale não foi sacado...
Pois é, eu estou achando estranho demais!
Entrei em contato com aquele formulário do CTT e a menina informou que não foi sacado até agora.
Segunda-feira às 6h00 da manhã estarei ligando para eles. A partir de amanhã a diferença de fuso entre Brasil e Portugal aumenta para 4h.
@Fabio
Eu nessa de não mandar e-mail para não perturbá-los acabei deixando rolar e aguardando. Agora chegou nessa situação. Alguma coisa eles precisarão me alegar segunda. Assim que eu souber, conto aqui para vocês!
A questão mesmo não foi o fato da certidão não ter chegado, mas sim algo bem antes disso: meu vale tinha vencimento pra hoje e ainda não tinha sido sacado. Eu ia ligar para a linha registros, seria meu próximo passo, massss...
Trago boas notícias
Tentei ligar hoje, desde 5h da manhã, o dia inteeeeeeiro lá pra 4Crc, e ninguém me atendia! Já estava revolts rs
Nesse meio tempo mandei e-mail pedindo socorro (rs) e quando foi 14h daqui (18h de lá) responderam meu e-mail dizendo que o processo foi concluído!
Envio da documentação: 24/02/2017
Data da chegada em Portugal (peguei carnaval nesse interim): 07/03/2017
E-mail recebido com a conclusão do processo: 27/03/2017.
Acho que 20 dias corridos está um prazo ok! Boa sorte, povo.
Vou fazer a transcrição de casamento do meu pai portugues com a minha mae brasileira pessoalmente em porto,
Nesse caso preciso da certidão de nascimento de inteiro teor da minha mae certo? Mas oque acontece, minha mae nasceu no interior da Bahia e hoje moramos em Belo horizonte. O problema nao é ser longe. O problema é que liguei para o cartorio que ela foi registrada e a moça me disse que lá eles nao dao uma certidao de nascimento de inteiro teor igual as daqui, que as de lá tem menos informação e nao sao fotocopia do livro, nas palavras dela ´´quase a mesma coisa que a certidao que voce tem com algumas informações bem basicas a mais e nao tem a fotocopia´´.
Alguem sabe se terei problemas lá na conservatoria? Se eu explicar o problemas pra eles será que vao aceitar???
Pq nao vou ter outra opção a nao ser levar a que eles estao me disponibilizando, vou pegar ela e apostilar aqui em BH.
vou dar entrada no processo de atribuição do meu pai agora e já tenho todos os documentos encaminhados, inclusive casamento do meu avô averbado.
Queria adiantar o meu, então, alguém poderia me informar quais serão so documentos e formulários necessários para averbar o casamento dos meus pais? Vi que o primeiro post tem tudo mas é de 2016, continua a mesma coisa?
Obrigado!
Segue docs para transcrição:
certidão de casamento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
certidão de nascimento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida do oficial que assina
cópia do RG autenticada do seu pai
requerimento de transcrição assinada por autenticidade(assinar no cartório)
Vale postal internacional de 120 euros
sim. Vão aceitar.
não exige transcrição de óbito. Somente o consulado exige.
PD provavelmente exigiu a certidão de óbito, para poder dissolver casamento e poder transcrever o outro, não foi esta a situação?
somente se for nesta mesma situação, para dissolver um casamento pela viuvez e transcrever o segundo. Isso não é exigência, é o processo. Como você conseguiria transcrever um segundo casamento, sem provar que houve a viuvez?
No caso da Minuta para Transcrição de Casamento da 4 do Porto, no primeiro campo pede-se:
"Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa - email"
Nesse caso, estou a preparar esse documento para minha avó, para a transcrição do seu casamento logo após sua atribuição ficar pronta, nesse caso, como devo colocar a nacionalidade dela?
Grato
Meu processo de cidadania deve ser concluído em 3 meses e após ser concluído irei me casar com meu noivo. Posso fazer a transcrição do meu casamento enquanto o CC fica pronto no consulado? Ou preciso esperar ele ficar pronto?
E hoje, A 4CRC Porto está mais rápida que PD?
Agradeço a ajuda!
Faça o CC após casar e após a transcrição de casamento, assim seus dados ficam atualizados.
Se vc pensa em ir à Portugal com o seu esposo precisa transcrever o seu casametno para que ele tenha o direito de ficar lá com vc.
Se vc não vai morar em Portugal é só para viajar, vc pode atualizar depois o CC. Mas se pode esperar transcrever o casamento para depois fazer o CC é melhor.
Estou transcrevendo o casamento do meu pai, brasileiro (com nacionalidade portuguesa adquirida por atribuição através dos pais dele portugueses), casaram-se no brasil, meu pai e minha mãe, sendo ela também brasileira.
Duvidas:
1) posso eu, filha assinar o pedido reconhecendo minha firma? não encontrei um requerimento desta forma para enviar ao porto.
2) como preencher a parte do requerimento perguntando a nacionalidade, já que ele tem a dupla?
3) como saber se eles fizeram pacto antenupcial? tenho somente um termo de casamento religioso e uma certidão de casamento do cartório? devo enviar os dois?
Aguardo a ajuda de vcs!
Desculpe se estou fazendo uma pergunta que pode ser considerada "idiota", mas, sou leigo nesses assuntos. Vamos aos fatos:
Minha futura esposa adquiriu a nacionalidade portuguesa (via naturalização), com o estado civil de SOLTEIRA.
Eu sou brasileiro (sem nenhuma nacionalidade adicional), com o estado civil DIVORCIADO (com 1 filho do outro casamento)
Minha dúvida é a seguinte:
Mediante ao fato da resposta da 4CRC Porto abaixo especificada
"Chamamos ainda a atenção para a circunstância de que, se esse não for o primeiro casamento, deve ser previamente transcrito o anterior.
Com os melhores cumprimentos."
Eu, brasileiro, sendo divorciado, terei que fazer alguma "transcrição" do meu divórcio em Portugal mesmo não competindo a eles (pois não tenho nacionalidade portuguesa)?
A interpretação do e-mail não especifica (de forma lógica, pelo menos para mim) se a transcrição é somente da pessoa que tem nacionalidade portuguesa ou se é pra todos...
Ciente da ajuda de todos, subscrevo e aproveito para reiterar meus votos de estima e apreço;