Preciso de ajuda

Oi deixa eu me apresentar sou a Juliana
sou bisneta de Portugueses
Pelo Consulado Portugues em Curitiba já conclui a cidadania da minha Bisavó
E agora ate o final do mês a da minha Avó já está pronta
Eu já tenho ate o numero do Otente dela (acho que esse é o nome).
Com a lei de atribuição sei que posso pedir a minha nacionalidade por naturalização
Minha duvida é essa
Alguem já deu entrada desta maneira, e se todas estas informações que tenho estão certas.Tambem descobri que posso mandar toda a documentação aqui do Brasil mesmo para Lisboa.
Será que é perigoso



Por favor me ajudem tenho muitas duvidas...

Obrigada
bjusss
«13456

Comentários

  • Ju

    Se da sua Avo logo estara pronta, sugurio que faca tambem de quem e Filho(a) dela, por Atribuicao e depois a sua.
    Sera melhor e mais vantajoso, alem de garantida se fizer assim, pois voce depois podera passar para seus filhos.
    Se optar por Naturalizacao... veja outros topicos aqui que tratam desse assunto.
    Alias, o Alex desta comunidade ja consegui a sua por Naturalizacao.
  • Ju

    Prazer em recebe-la, entendi suas perguntas. A pessoa que ganhou a Nacionalidade Portuguêsa por Naturalização aqui na Comuna sou eu. Entrei desse modo devido a meu Pai ter falecido em 1992 e não ter pedido para Ele, ja que seus Pais(Meuas avós) eram ambos portuguêses. Portanto puxei direto do meu avô para mim. Mas nesse tipo de processo você não pode mais atribuir para seus filhos pois é processo de Aquisição, não de Atribuição, como você fêz com sua bisavó para avó. Aconselho você fazer seu (Pai/Mãe), virar português, por assim depois você tira o seu e posteiromente seus filhos.
    Aconselho você também pesquisar nossos tópicos, tem resposta para suas perguntas de diversas formas diferentes.
    O Nome é certo é Assento, kkkkk...Estamos felizes em poder ajuda-la. Tem o Paulo que tirou por Atribuição que saca bem de mandar pelo correio, ele mandou de Londres e deu tudo certo.
    Benvinda
  • SENDO SUA AVÓ PORTUGUESA.

    Olá minha amiga .
    Passando a ser a sua avó portuguesa por nascimento ou não, isso não faz diferença, pois ela passou a ser portuguesa por atribuiçao, sendo assim o melhor seria fazer a atribuição de seu pai ou mãe que seja filho da sua avó.
    Caso o seu pai ou mãe não estejam vivos ou não queiram adiquirir a nacionalidade portuguesa, você podera fazer por via de naturalização, mas seus descendentes maiores de idade não teram direito, apenas seus marido depois de 3 anos.

    Enquanto a enviar por correio aguarde um pouquinho que pessoas aqui da comunidade que fizeram desta maneira poderão te responder melhor.

    Qualquer outra dúvida não exite em perguntar.

    Jorge Tavares
  • [APAGADO]
  • chegou a da minha Avó

    Muito obrigada pelas dicas...
    A minha mãe vai continuar fazendo a cidadania dela aqui pelo Brasil ela naum tem pressa de ir para Portugal.
    Eu naum tenho filhos e pretendo morar em Portugal e ter meus filhos lá...naum aqui no Brasil.
    Oque vcs me recomendam...
    a nacionalidade da minha Avó fiz pelo Consulado de Curitiba gastei mais ou menos 2,000 e demorou 1 ano e 3 meses...
    Este é um dos motivos que achei mais facil e bem mais barato fazer a de avo para neta ..
    Naum sei se todas as informações que tenho estão certas mais:
    O custo é de 175 euros e demora mais ou menos uns 7 meses .
    todas as informações que sei são de comunidades que eu pesquisei.

    obrigada ....me ajudem quero dar entrada na minha papelada o mais rapido possivel

    Bjussssss
  • outra coisinha...

    Naum sou oficialmente casada moramos juntos a 3 anos.
    oque é melhor eu casar antes dar entrada nos meus papeis ou caso depois...

    obrigada pela paciencia...

    bjusssss
  • Ju

    Casar agora ou nao, muda pouca coisa no seu processo. Voce sera Portuguesa de qualquer jeito.
    Voce podera qdo for casada fazer a transcricao do seu casamento, mas isso depois da sua cidadania pronta.
  • Paulo

    Agora eu q pergunto tu sabes quais documentos praaverbar casamento e como deve ser a declaracao pra averbar o casamento?e como eu pago? quero mandar de londres pra lisboa!
  • Paulo

    Bom então oque vc me aconselha ...
    sei que preciso :
    - Requerimento modelo próprio- com assinatura reconhecida presencialmente.
    Que vc conseguirá no site www. Dgrn.mj.pt.

    - Certidão de nascimento do interessado de inteiro teor, devidamente legalizada no Consulado próximo da sua casa.

    - Certidão de registro de nascimento do avo/ ou avó português, de inteiro teor.

    - Certidão de nascimento do progenitor pai ou mãe filho do português, de inteiro teor, devidamente legalizada no consulado próximo da sua casa.

    - Certificado de habilitação de escola portuguesa ou de língua oficial portuguesa, comprovativa da conclusão de qualquer ano de escolaridade com aproveitamento ( histórico escolar) original e não precisa ser legalizado.

    -- Antecedentes Criminais da Policia Federal, não precisa ser legalizado.

    e mais 175 euros

    É só isso ou está faltando algo

    obrigada

    bjussss
  • Paulo

    O papel que chegou do Consulado diz que a averbação do casamento da minha avó já está certa..
    e ela já tem o Utente.(que eu nem sei oque é)...rsrsrsrsó me passaram um numero.
    Preciso da certidão dela ou mando todos os dados pois ela esta inscrita na Conservatória em Lisboa.

    obrigada Bjusss
  • certidões

    Precisam ser reconhecidas no Itamaraty
    uma amiga mandou td pra Lisboa só autenticada pelo Consulado e o processo dela já está em fase final
    Desculpe pela minha ignorancia tô meia perdida a conclusão da minha avo chegou ontem e naum sei por onde Começar a minha

    me ajude
    obrigada
    bjusssss
  • Jorge Tavares

    Vc está tirando a sua de que forma
    Naturalização ou como ???
    E quanto tempo vc já deu entrada na sua

    Bjusssss
  • Ju

    Eu passei as certidoes somente pelo consulado. nao passaei nenhuma pelo itamaraty
  • Dani

    Obrigada já estava esquentando a cabeça com o Itamaraty...
    Vc deu entrada na naturalização em Lisboa tbm
    E como anda seu processo...
  • Gente

    Calma.. voces estao muito apressados(as) e dando tiro para todos os lados.
    Primeiramente, voces tem que saber se querem fazer por ATRIBUICAO ou NATURALIZACAO.
    Se fora a 2a. opcao seus filhos nao terao direito a cidadania.

    Todas as certidoes de nascimento para fins de cidadania devem ser legalizadas pelo Itamaraty . Isso esta no site de Lisboa.
  • Dani

    Os documentos para avefbamento sao CERTIDAO DE CASAMENTO E CERTIDAO DE OBITO.
    |Esses nao precisam de legalizacao do Itamaraty.
  • oi paulo, eu passei as certidoes pelo consulado de SP , onde elas foram chanceladas ai nao precisa ir para o itamaraty. No meu caso e atribuicao , aquisicao so se meu pai deus me livre fosse falecido!

    Mas entao quero averbar o casamento do meu pai, mas ele ta vivo hehehe entao seria a certidao dele de casamento e nascmento da minha mae, mais a certidao portuguesa, mas o q querop saber e como as pessoas estao enviando o dinheiro e se o meu pai precisa fazer alguma declaracao ou procuracao!?
  • Paulo

    NATURALIZACAO.
    Mais meus pais ainda graças a Deus estão vivos e eu ainda naum tenho filhos
    Entendi que por atribuição é bem melhor só que se continuar a da minha mãe quanto tempo demora para depois poder fazer a minha.
    Optei por fazer por Naturalização por acho que é mais rapida
    Já fui tão enrolada pelo Consulado de Curitiba
    Que naum vejo a hora de nem precisar mais mexer com eles.
    Tenho todo os numeros das certidões da minha Avo e o Utente dela o numero da averbação na Conservatória de Lisboa .
    Agora sei que é só fazer a da minha Mãe
    Só que via Consulado a moça me disse 1 ano e 3 meses para ficar pronta a dela
    Vejo comentarios que em São Paulo demora 3 meses
    Porque será que esse Consulado enrola tanto a gente.
    Desculpe o Desabafo mais to estressadissima
    Me diga oque faço a da minha mãe primeiro ou por Naturalização pretendo morar fora e ter meus filhos lá tbm .
    Me ajudeeeeeeee....

    obrigada...
  • outra duvida pra variar...

    O Consulado de Curitiba naum me mandou nenhum Documento da minha Avó
    me mandaram uma carta dizendo o numero do Utente(oque é isso)
    e cumpromentando a minha Avó que o assento de casamento n°.... referente a ela e meu Avô se encontra integrado na Conservatória do Registro Centrais de Lisboa sobre o n°....., conforme comunicado daquela Conservatória.
    Isso significa que a parte da minha Avó já foi concluida?
    Oque está acontecendo é o seguinte
    Meu tio começou a fazer a da meu Bisavô e começou a da minha Avó e desistiu de continuar
    Então peguei o Bonde andando e ele se mudou e naum ajuda e me informa oque está acontecendo.
    Por esse motivo to perdida
    Só sei que o Consulado manda carta pede documento e dinheiro e demora muito pra dar retorno
    meu caso é esse
    Por favor me ajudemmmm

    bjussss
  • Ju

    Se eles te prometem 1 e treis mêses por abrituiçao então sera treis anos para Naturalizaçao. Se eu fazendo diretamente por Lisboa durou 7 mêses, enquanto que por atribuição dura 40 dias, imagina ai...Com certeza gastaras menos tempo fazendo de sua avó pra sua mãe e depois para você (Atribuição de Nacionalidade). Tem menos documentos.
    Diretamente por Aquisiçao por Naturalização você tem 5 docs dai do Brasil e mais treis oficiosos que eles mesmo pedem em PT. Dai só cha d cadeira.
    Pense no futuro, Naturalizado não é Natural, seu filhos gostariam de ter e se você se Naturalizar um abraço pra eles.
    Ore a Deus, ele abre as portas como abriu pra mim, com certeza passei mais sufoco aqui buscando meus direitos quando ainda nem os tinha, a lei é nova para netos (lei 237-A é de dezembro de 2006).
  • Telefone

    00351 21 3817623, esse numero é das Centrais de Lisboa, procure resolver com eles, esquece Consulado, eu nem dei bola pra Eles, resolvi tudo com portugal via Email, o seu caso é mais facil, ela ja tem certidâo la, pede um Email especifico para nao gastar muito dinheiro com telefonemas
  • Desculpe entrar na conversa, mas acho que seria melhor atrvés da atribuição mesmo, mesmo pq a naturalização pelo que disseram pode demorar tanto ou mais.
    Através da atribuição vc pode passar para as próximas gerações, caso vc tenha um filho no Brasil, vc já imaginou seu neto correndo atrás da papelada igual a vc e ainda descobrir que não tem direito, através da atribuição vc passará esse direito para seus filhos e netos sem problema.
    Acho que se vc tiver urgência em ir para Portugal ou outro país da Europa, arrume um visto de trabalho mesmo e deixe a papelada rolar aqui no Brasil.

    Boa sorte para todos nós
  • Certidões on line

    www.portaldocidadao.pt, se inscreve e pede quantas certidões na seçao certidões on line, outra coisa, você precisa fazer o BI da sua avó antes de tudo, é documento importante. Com a certidao averbada com o casamento dela você tira, depois entra com de sua mãe diretamente em portugal, tem tópicos aqui na Comuna que ensinam como mandar pelo Sedex, da certo
  • Alex

    Agora surgiu uma dúvida, compensa eu pedir umas 3 certidões de uma vez já que tenho q fazer todo processo pro meu pai, pra mim e pra minha irmã ou será que é melhor eu esperar sair a do meu pai já que eu não sei quanto tempo isso levará e a certidão tem validade de um ano?
    E qual é o tipo de certidão que devo pedir, integral, para estrangeiro ou narrativa?
    Obrigado
  • Alex

    então me ajude
    Se for fazer a da minha mãe direto em Lisboa
    Qual a documentação que preciso para mandar e dar entrada na dela por atribuição?
    E quanto tempo demora mais ou menos para a dela ficar pronta para eu depois fazer a minha?
    Quero ir lá pelo começo do ano que vem ?

    Muito obrigada...
  • Alex

    Deixa eu ver se eu entendi.
    Se eu fizer por atribuição a da minha mãe
    demora mais ou menos 40 dias??
    e depois faço a a minha por atribuição tambem .
    Outra coisa como peço esse tal de BI..da minha Avó
    Tá sentindo que sou leiga no assunto ....rsrsrsr
    Obrigada pela paciencia...
    Bjusssssss
  • Dani

    Nao sei se voce disse ou nao, mas nao sei se seu Pai e Portugues ou e o seu Avo.
    Se seu Pai e Brasileiro e vc deseja fazer a Atribuicao de Nacionalidade dele, voce devera encaminhar -
    - Certidao de nascimento do Portugues
    - Certidao de Nascimento do seu Pai (legalizada pelo Itamaraty e pelo Consulado)
    - Cheque nominal a conservatoria no valor de 175 euros.

    Depois da cidadania dele pronta, encaminhar -
    - Certidao de Nascimento dele Portuguesa, ou informar dados da mesma
    - Certidao de Casamento brasileira + Certidao nascimento da sua mae
    - Cheque nominal a conservatoria no valor de 130 euros.

    Como enviar o dinheiro = Enviar num envolope cheque nominal + documentos

    Seu pai precisara de procuracao pra voce , caso voce queira fazer o processo no lugar dele, Atribuicao ou Averbamentos, entendeu !!

    Abraco.
    Se nao respondi o que vc quer saber, escreva de novo.
  • Documentacao - ATRIBUICAO DE NACIONALIDADE.

    Documentacao para ATRIBUICAO DE NACIONALIDADE.
    ( para quem e Brasileiro e filho(a) de Portugues(a).

    - Certidao de Nascimento de Inteiro Teor Brasileira, legalizada pelo Itamaraty e Consulado, nesta sequencia.
    - Certidao de Nascimento do(a) Portugues(a)
    - Documentos Comprobatorios de identificacao, - RG + Passaporte (se houver) + Titulo de Eleitor. Esses em Xerox autenticado pelo Consulado.
    - Requerimento modelo C1 preenchido e reconhecida assinatura pelo Consulado.
    - Cheque Nominal em Reais no valor conrrespondente de 175 euros no nome da Conservatoria de Portugal. (Recomendo colocar um pouco a mais para a diferenca de cambio de Portugal ).

    O Requerimento pode ser pego no site www.dgrn.mj.pt
  • Prazos

    Nao podemos garantir prazos de processos de cidadania, pois cada processo tem suas particularidades.
    Somente a Conservatoria pode ter uma ideia de prazo, mas eles NUNCA informam isso, pois nao podem prever o final do processo.
    Pode ocorrer greve, ferias de pessoal, feriados, etc. Portanto eles e nos nao podemos dar prazos.
  • Ainda sobre Prazos

    Sei de processos que foram concluidos em mais ou menos 30 dias.
    Sei tambem de processos identicos que levaram 60 dias.
    E tambem de processos que ainda estao la em andamento a mais de 60 dias.
    A cada dia, aumenta o numero de solicitacoes e acredito que o numero de funcionarios seja o mesmo. Portanto, tenham paciencia e aguardem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.