Viajar a Portugal somente com assento de nascimento

13567

Comentários

  • editado July 2021

    @Wcampos o que o @lucasbitte está te alertando está correto. Isso acontece agora somente por conta da pandemia, onde brasileiros só podem entrar em Portugal por motivos “essenciais” e turismo não é essencial. Portanto, se você não der um motivo razoável, pode ser que tenha problemas na imigração. Não fosse a pandemia você poderia dizer que estava indo passear e tal, sem problemas. Mas agora não pode.

    Esse alerta é somente por conta da sua esposa ser brasileira. Você não terá problemas em entrar em Portugal, mas pode ser que ela tenha problemas se não for por reagrupamento familiar (moradia).

  • Neto87Neto87 Member

    Oi @Juliano84.

    Me perguntaram o motivo da minha viagem, quanto tempo eu ficaria, se tinha trabalho e residencia pra ficar.

    Respondi dizendo que eu fui transferido para Portugal devido ao trabalho, mostrei os documentos que tinha separado e entreguei ai rapaz da imigração.

    Os documentos foram: Passaporte, assento português, declaração da empresa e algumas outras coisas suporte que comprovam minha ligação com a empresa, mas tenho a impressão que só olharam o assento português e logo depois de localizarem minhas informações no sistema, me liberaram.

    Foi bem tranquilo

  • @Neto87

    Tendo usado um passaporte brasileiro, o oficial deve ter carimbado nele o seu período de permanência.

    Lembro a ambos, que não tendo um PEP nem CC, você deve deixar PT usando o mesmo passaporte que usou para entrar, para fechar o ciclo. Senão sua entrada fica em aberto. Pode lhe causar problemas depois. Outra opção é ir ao SEF (ou equivalente), e registrar o status, fechando a entrada anterior. Depende do que o oficial escreve na sua entrada.

    Entrar é uma coisa. Permanecer é outra. Permanecer é o prazo do carimbo, que não existiria se você usasse o CC ou PEP na entrada.

    Na pergunta original, levando a família, isso fica ainda mais evidente porque não têm nacionalidade nem residência. Se permanecer além do prazo, pode criar dificuldades no futuro.

  • Neto87Neto87 Member

    Oi @gandalf

    Muito obrigado pela explicação, não sabia deste detalhe. Vou procurar me informar para fechar este ciclo, como dito.

    O oficial realmente carimbou meu passaporte com a data de chegada dd/mm/aa e um numero 16 depois, que não sei se corresponde ao tempo que ele colocou, embora eu o tenha informado da minha mudança definitiva.

    Obrigado

    Neto

  • Nossa sensacional esse Tutorial muito obrigado !!!

  • De nada, que bom que gostou!

  • drildril Member

    Olá pessoal. Sou casada com cidadão português ao qual já se encontra em Portugal. Em setembro iremos eu e minha filha. Ela já tem a cidadania, passaporte e CC e eu só tenho o casamento transcrito. Vcs acham que posso ter algum impedimento para entrar em Portugal? Não consegui atualmente nenhum voo direto para Portugal. Todos vão para Campinas/Lisboa.

  • editado July 2021

    @dril

    Não vejo maiores problemas, se for um vôo sem escala em outros países. Também desde que você viaje acompanhada de um membro da família e não diga que está indo a turismo. Você está indo com a filha para se juntar ao seu esposo, e requerer sua residência em PT.

    Seria útil se você já desse entrada em seu processo de nacionalidade antes de ir. A maioria dos documentos você tem que certificar no BR. Transcrição na mão, processo de nacionalidade em andamento, endereço fixo. Não terá dificuldades.

    Passagem de ida-e-volta, seguro de viagem, e dinheiro suficiente. Vá com todos os requisitos básicos para sua manutenção nos primeiros dias.

  • drildril Member

    @gandalf muito Obrigada. Isso me tranquiliza bastante. Já dei entrada no meu processo em novembro 2020. Ainda há uma longa jornada pela frente. Em breve estarei em Portugal. Mais uma vez obrigada.

  • Boa noite pessoal,

    Pretendo ir para Portugal dia 21 de Agosto agora com minha esposa, vou para fazer meu CC lá, já que não há tempo hábil de fazer no Brasil.

    A minha pergunta é relativa ao assento de nascimento. Eu tenho o digital, retirado pelo civilonline, ele é suficiente (no caso o código que me dão dele e ele impresso) para poder ir para lá? Se não é, como posso conseguir meu assento com o selo branco em tempo hábil?

    @Flaf uma perguntinha, voce falou que utilizou seu endereço do Brasil para fazer o cartão cidadão, mas aí a carta com o pin foi envaida para o Brasil? Eu tenho data marcada em Albergaria-a-velha para fazer meu CC, pretendia dar o endereço do airbnb em Porto que estarei e assim que chegar a carta e for para uma residência definitiva, mudar o meu endereço em alguma loja do cidadão ou algo parecido, isso funcionaria será?

  • @LeandroFonseca se você pedir o seu cartão com urgência, no dia a seguir você pode retirá-lo juntamente com a carta pin. Se você pedir sem urgência, daí sim vai para o endereço indicado. Você pode usar o endereço que vai ficar no Airbnb e depois faz a alteração de morada para o novo endereço. Faça essa alteração on line https://eportugal.gov.pt/servicos/alterar-a-morada-do-cartao-de-cidadao com um leitor de cartão + seu CC + carta Pin ou agendando para alteração no mesmo site que fez o agendamento.

    Depois precisa confirmar a alteração de morada aqui https://eportugal.gov.pt/servicos/confirmar-a-alteracao-de-morada-do-cartao-de-cidadao

  • Neto87Neto87 Member

    @LeandroFonseca

    Pode entrar sim com o assento de nascimento. Eu entrei agora no fim de julho.

    @SandraP Anteriormente vc tinha dito que seu sobrinho foi no Palacio da Justiça em Lisboa fazer o CC, certo? Ele foi as 6AM sem precisar agendar e deu tudo certo?

    Obrigado

  • editado July 2021

    @Neto87 Sim, deu tudo certo. Ele foi no Campus da Justiça https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Identificacao-Civil-Campus-de-Justica-Parque-das-Nacoes deu entrada primeiro no Cartão Cidadão, pegou no dia a seguir juntamente com a carta PIN. No outro dia (no 3o dia) ele pediu o passaporte e retirou no final do dia no aeroporto de Lisboa as 17h.

    Ele chegou as 6am, foi atendido e pediram pra ele voltar as 09:30h. Então foi passear, tomar um café e voltou no horário indicado. As 10h já tinha feito o CC.

    Neste espaço é justamente para quem não fez ou não conseguiu agendamento. Tem que chegar bem cedo pq as vagas são limitadas e se chegar mais tarde, não consegue.

  • Neto87Neto87 Member

    Oi @SandraP

    Que legal, vou seguir essa orientação e fazer o mesmo.

    Muito obrigado pelo suporte!

    Neto

  • editado August 2021

    Boa noite pessoal!

    Sou casado com uma cidadã portuguesa e estamos no Brasil. Nós pretendemos ir a Portugal semana que vem resolver algumas coisas pessoais.

    Voces acham que posso ter algum problema para entrar em Portugal?

    No dia da viagem pensei em mostrar a nossa certidão de casamento daqui do Brasil. Seria suficiente para provar que sou da familia e conseguir entrar?

    Tambem já solicitamos a transcricao em Portugal, mas ainda não ficou pronta.

  • @lucasbitte e @SandraP, minha esposa e eu estamos em uma situação parecida com a do @Wcampos. Será que vocês poderiam tirar uma dúvida?

    Minha esposa (cidadã portuguesa, já com passaporte português e cartão cidadão) recebeu uma proposta de emprego e precisará se mudar para Portugal no final de setembro. Pelas respostas neste post, entendo que eu (brasileiro) poderia viajar com ela e também entrar no País por reagrupamento familiar (moradia).

    Minha dúvida é se há algum documento, além da certidão de casamento apostilada, que devemos providenciar antes da viagem para comprovar essa condição. Algum tipo de visto? Comprovante de moradia? Comprovante da oferta de emprego?

  • editado August 2021

    @dpassos Se sua viagem for a Portugal, sem conexões, basta a certidão de casamento original e apostilada ou seu casamento transcrito. Sua ida, devido a pandemia, deve ocorrer junto com ela. Por ainda não possuir a nacionalidade portuguesa, pode lhe ser cobrado a passagem de retorno. Se atente as demais regras quanto ao exame covid e quarentena... Qualquer coisa tire a sua dúvida aqui :)

  • @dpassos

    A transcrição demora 2-4 semanas. Antes do final de Setembro você já conseguiria ter sua transcrição de casamento pronta. Faça isso.

    Com a transcrição feita, já pode dar entrada em seu processo como cônjuge. Seria melhor dar entrada antes de ir, porque os documentos e autenticações só faz no BR.

    Se está se mudando, seria bom ter seu RG atualizado, porque só pode ser feito em solo brasileiro. Um dia você pode precisar dele e não ter.

    Não se esqueça de fazer o PB4: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18562/pb4

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247346/#Comment_247346

    Você tem que fazer na Receita sua declaração de saída definitiva do país, e tem prazos pra cumprir.

    Muita coisa pra aprender: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13846/cartao-azul-para-parente-de-cidadao-portugues/p1

  • @lucasbitte @gandalf

    Muito obrigado por todos os esclarecimentos e ponteiros!

  • Sei que estou insistindo nessa questão, mas os casos que foram citados aqui foram de pessoas que foram (ou vão) com trabalho, ou outras situações... nunca morei nem visitei Portugal, não tenho endereço de residência nem trabalho por lá. A intenção é imigrar e recomeçar a vida mesmo.

    Resumindo: Estou recebendo meu assento de nascimento Português agora, vou me mudar para Portugal com minha esposa e filhos (Brasileiros) pra logo. Como já foi comentado, na imigração devemos ir na fila de Portugueses, com meu assento original, a certidão de casamento apostilada e o passaporte da esposa e filhos comprovando a relação comigo e os exames da covid. Devemos dizer que estamos indo por motivo da reunião familiar e morar em Portugal.

    É simples assim? Então, mesmo sem um endereço fixo, nem contrato de arrendamento, nem a passagem de volta? Claro que vamos ter um airbnb nos esperando, mas é suficiente?

    Já vi no site do SEF que o motivo de reunião familiar é viagem essencial, mas não vi lugar nenhum falando sobre alguém que nunca morou em PT e está indo de mudança, hehe! Alguém conhece quem tenha entrado em PT numa situação parecida com a minha?

    Obrigado pela ajuda de todos. O fórum me ajudou muito em todo o processo de cidadania e continua ajudando!!

  • @Wcampos , é simples assim! Você é cidadão português, com todos os ônus e bônus!!

  • @Wcampos Simples é como a @Leticialele disse. Para você que já é Português, mas cuidado que pode ter surpresas se seus filhos e esposa não possuirem passagem de retorno. Mais pela companhia aérea do que para a migracão, pois eles ainda não são portugueses e as regras prevalecem.

  • @Neto87

    O Assento de nascimento que vc usou para entrar em Portugal foi o que o @LeandroFonseca citou acima?

    Aquele que recebemos o link quando pegamos pelo site civilonline?

  • @digoakio , só pode ter sido, o assento de nascimento é informatizado, e todos têm o mesmo modelo.

  • @digoakio Nesse momento de pandemia as regras de entrada em cada país estão a mudar muito, dentro dessas regras há inúmeras possibilidades e cada caso é único. A parte da migração em Portugal já estando lá, até se dissesse de boca e pesquisassem no sistema iriam encontrar que é português, e isso não seria o problema.

    Precisamos identificar a primeira barreira e a exigência dela, que é com a companhia aérea.

    Um simples assento do civil online não certificado pode não ser aceito, a mesa que os aeroportos tem com os representantes de fronteiras existem e eu já vi muitos sendo negados por isso e inclusive já vi INAD/DEPU nessas situações, são muitos acreditem.

    Por exemplo, seu Zé tem assento do civil online e uma carta de trabalho de uma empresa em Portugal. Nesse caso ele foi aceito devido ao emprego.

    Seu Joaquim tem o assento do civil online e a mãe que mora em Portugal. Ele foi aceito pois mostrou a documentação da mãe e morada.

    Seu fulano tem o assento do civil online apenas. Fulano não foi aceito por provas insuficientes. Mas também houve algum fulano que foi aceito.

    Portanto tudo depende da situação completa da documentação, não apoiar somente em um fato, mas ele como um todo. Acreditem, tem gente que já até falsificou o assento de civil online, falsifica exame PCR, etc.

    Mas a tendência é aliviar as restrições, portanto esse comentário está para a exigência de hoje.

  • Boa noite a todos irmãos e irmãs portugueses


    @lucasbitte ,eu trabalho no handling da TAP do aeroporto de Guarulhos, pelos menos por aqui os acentos tem sido válidos como único documento comprobatório português para embarque.Por Guarulhos não se tem notícias de INAD's com essas justificativas,mas toda a via, a imigração é que dá a palavra final,e cada caso é um caso,não se esquecendo que o SEF também é imprevisível.

    Estou nessa situação, tenho um assento de nascimento emitido pelo consulado de São Paulo, aquele que chega via correria com folha de rosto do consulado e o assento junto, agendamento para o CC+PP só para 10/02/2022 no consulado de São Paulo.Tenho intenção de viajar o ano que vem, provavelmente em setembro ou antes até,mas se até lá no tiver o CC+PP vou só com o assento do consulado mesmo, tendo em vista que é aceito pela própria TAP de São Paulo.

  • @Juliano84 , sendo português, não podem impedir seu ingresso no país, a não ser que esteja com documento falso, cometendo algum crime, o que não é o caso.

    O SEF pode exigir, de acompanhantes de portugueses (esposa e filhos sem a cidadania), a passagem de volta OU aceitar o argumento de que o português irá pedir reunião familiar. Falar a verdade é sempre de bom tom, nessas situações.

  • editado August 2021

    @Juliano84 Estou na mesma situacão, porém na congenere. Especifiquei aqui a comentários anteriores o motivo de uma companhia aérea aceitar e a outra não. Se a TAP aceitar algo falho não irá perder a rota por já ser portuguesa, se a Latam, Azul ou outra mandar, além da multa corre o risco de perder a rota. Um exemplo também é que a TAP só aceita a certidão de casamento apostilada, as demais não exigem, então teremos diferencas. O que não sabemos é por qual caminho as pessoas que auxiliamos no fórum vai, por qual comprou a passagem mais barata. Com isso vale a pena aconselharmos da forma mais segura possível.

    Vejo passageiros perderem viagens por falta de documento, pois um órgão negou, etc. Uma vez passou aos meus olhos uma certidão de nascimento do civil online que ao final de uma linha continha apenas dois asteríscos **, e não três como deve ser o original. Essas ocorrências faz que o olhar clínico seja cada vez mais intenso.

    O assento certificado não há problema (aqueles originais que recebemos), o problema são os somente simples.

    Um exemplo é que temos casos de processos de nacionalidade que passaram sem transcrever casamento, outros necessitaram, portanto as dicas de orientacão é sempre para se fazer, conforme a regra exige. Casos também que uma conservatória aceite sem transcrever o casamento e a outra não. O mesmo para passagens de retorno de não portugueses, a regra é ter bilhete de retorno, pode passar? Pode, mas se acabar sendo INAD , não pode reclamar. Uma companhia pode aceitar, a outra não. Com isso é sempre importante ver cada caso do forista para não passar estresse mental nem financeiro.

  • Pessoal, o que acham de meu caso?

    Vou com meu assento do civilonline, tenho marcado em albergaria-a-velha para fazer meu CC.

    Vou de TAP, SP -> Lisboa -> Porto

    Vou com minha esposa que não tem cidadania. Mas nosso casamento já está transcrito e vamos com, alem da transcriçao, a certidao apostilada.

    No caso estou indo pois preciso tirar os docs portugueses a tempo de assumir uma vaga na Alemanha, então tenho passagem já comprada de Porto para Frankfurt.

    Essa passagem para Frankfurt já seria suficiente para o SEF deixar minha esposa entrar comigo?

    Recomendam que eu leve algum documento que comprove a minha vaga na Alemanha? Que documentos mais vocês recomendam?

  • Ah sim, estou indo dia 21 próximo já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.