Tratamento médico em Portugal

Olá pessoal. Eu já tenho nacionalidade portuguesa e minha filha de 5 anos também, mas não temos ainda Cartão Cidadão, apenas os assentos de nascimento. Demos entrada no processo de nacionalidade da minha esposa em março/2021, então ainda terá mais um ano e meio pela frente, no mínimo. Estamos planejando fazer uma viagem à Portugal, a turismo mesmo, entre setembro/2021 e janeiro/2022 (ainda sem datas definidas, vamos aguardar o fim da exigência da quarentena), conforme postei em 'Entrada em Portugal somente com assento de nascimento, como turista, com a família'.

Acontece que recentemente minha esposa precisou iniciar um tratamento médico em que terá que tomar uma injeção Benzetacil a cada 20 dias, por 2 anos. Por conta disso nossas opções de datas ficariam sempre limitadas a 18 dias de estadia em Portugal, entre uma injeção e outra, mas, fiquei pensando se ela poderia tomar a injeção lá.

Aqui no Brasil ela tem uma receita brasileira e temos plano de saúde, então ela chega no hospital, apresenta a carteira do plano e a receita e eles aplicam a injeção. Eu já li em alguns sites que em Portugal eles aceitam receitas médicas brasileiras nas farmácias para comprar remédios, por exemplo, mas não sei como seria nos hospitais. E também eu teria que emitir o PB4 antes de irmos para garantir que minha esposa seja atendida na saúde pública pelos custos cobrados aos cidadãos portugueses e não com os custos para estrangeiros.

Alguém já teve alguma experiência parecida e saberia dizer se é possível e como funcionaria?

Comentários

  • @PedroGaspar

    Não entendi qual é o seu ponto.

    Você quer saber, de uma forma geral, como ela pode conseguir tratamento médico nessa transição? PB4

    Você quer dar continuidade ao tratamento? Ela pode levar consigo uma quantidade razoável de medicamentos (baseado na estadia como turista de 90 dias mais algum tempo extra, digamos 120 dias), e tomar as injeções lá, desde que leve a prescrição médica. Aplicar a injeção (ou pica, como dizem), pode ser feito na farmácia, ou em casa.

    Até ela ter residência, o status dela é de turista, como esposa acompanhando o nacional português. Os direitos são muito limitados, e se restringem ao seguro de viagem e/ou PB4 para hospitalização, obtidos no país de origem. Quando ela tiver um cartão de residente dela, então terá acesso a todos os recursos e médicos locais.

  • Olá @gandalf!

    Meu ponto é podermos ficar em Portugal, a turismo, por mais do que 18 dias (uns 30/40 talvez), mas para isso temos que garantir que minha esposa conseguirá tomar a injeção lá, porque ela precisa toma-la de 20 em 20 dias.

    Somos novatos no assunto, minha esposa só tomou a primeira dose e tomará a segunda agora, então, para ser sincero nem tinha pensado na possibilidade de comprar o remédio e levar! Não sei nem se é possível compra-lo assim facilmente, mas vou pesquisar.

    Com relação a pedir para o remédio ser aplicado em qualquer farmácia, acho que isso seria um risco grande porque a Benzetacil, embora seja super popular aqui entre nós brasileiros, é uma injeção que requer vários cuidados na hora da aplicação, e uma aplicação errada pode trazer consequências graves, por isso é sempre melhor que seja aplicada em um ambiente hospitalar mesmo (até porque se houver algum problema é mais fácil para socorrer o paciente). Bom, pelo menos essas foram as conclusões da minha esposa depois que ela fez bastante pesquisa sobre o assunto!

  • editado May 2021

    @PedroGaspar

    Quem já tomou Benzetacil não esquece... E no traseiro é pior que no braço... (nem vou traduzir para a forma lusitana) Hehe

    A menos que ela tenha alergias graves, e risco de choque anafilático, não vejo maiores problemas. Eu tomei em casa duas séries, minha tia aplicava. Injeções intramusculares de base oleosa são dureza. Mas faz mais de 30 anos. Tem certeza de que não surgiu algo mais moderno?

    Um enfermeiro registrado pode aplicar, sabendo dos riscos, e tendo algum hospital por perto, alcançável em 10 minutos, ou tendo uma atropina pronta.

    SIM, ela pode comprar uma quantidade maior, desde que o médico especifique assim, justificando que é por motivo de viagem, pois vai se ausentar do país, para dar continuidade ao tratamento. Pergunte na farmácia o que precisam, e peça ao médico.

  • Por incrível que pareça eu nunca tomei Benzetacil, ufa! Mas conheço a fama! E já conheço essa tradução, hahaha...

    Pois é, também pensamos a mesma coisa, que já houvesse algo mais moderno, mas ela pesquisou bastante e consultou um bom cardiologista (ela foi diagnosticada com febre reumática, uma doença autoimune) e todos disseram que atualmente o único jeito é a Benzetacil mesmo. Ficamos até esperançosos de que em Portugal já houvesse um tratamento mais avançado, mas não descobrimos nada por enquanto. Talvez estando lá e passando no médico de lá, quem sabe.

    Antes de você responder eu fiz uma pesquisa rápida e realmente parece que dá pra comprar a Benzetacil sim, e, não estava achando com esse nome em Portugal, mas descobri que o princípio ativo é penicilina G benzatina, e aí achei alguma coisa lá pelos sites europeus, então creio que eles tenham por lá também.

    Vou passar essas informações para ela para tomarmos uma decisão. Obrigado @gandalf, o cinzento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.