Viajar a Portugal somente com assento de nascimento

12467

Comentários

  • @lucasbitte @Leticialele sim,a TAP de SP está sempre acompanhando diretamente junto aos órgãos Portugueses todas as atualizações sobre fronteira.

  • @LeandroFonseca não se esqueça que voos vindo do Brasil por enquanto são obrigados a fazer quarentena. Portanto, você só pode fazer esses documentos depois da quarentena.

  • editado August 2021

    @LeandroFonseca

    Quando o funcionário lhe perguntar: Qual o motivo da viagem?

    Resposta: Estou indo a Frankfurt com minha esposa para assumir um trabalho que me foi oferecida, e antes preciso fazer meus documentos portugueses. Não haveria tempo hábil para fazê-los no Brasil.

    Não vejo nenhum problema nisso. Sim, deve levar uma cópia da carta de oferta de trabalho, impressa em papel timbrado. Pode estar em português ou inglês, se se achar necessário tenha uma tradução junto (Pode ser Google Translate). Dificilmente lhe pedirão essa carta. Talvez precisasse dela para entrar na Alemanha, mas aí já terá seu CC e PEP.

    Quanto a sua pergunta "Essa passagem para Frankfurt já seria suficiente para o SEF deixar minha esposa entrar comigo?". NÃO. A viagem teria que ser para um país fora do Espaço Schengen.

    https://ec.europa.eu/home-affairs/sites/default/files/e-library/docs/schengen_brochure/schengen_brochure_dr3111126_pt.pdf

    Em qualquer situação sua esposa é brasileira, acompanhando o marido com nacionalidade portuguesa, e (se não fosse a pandemia) pleno acesso aos países da União Europeia. Contudo, sendo estrangeira, ela deve se preparar com todos os requisitos básicos de seguro saúde (PB4 e/ou de viagem), dinheiro suficiente, e passagem de volta. O seguro só pode ser feito antes de embarcar, e se não fizer em até 24h de comprar as passagens a cobertura já não é igual. Quanto antes melhor.

    Se não tiver alguma dessas coisas, não é o fim do mundo, mas indicaria um mal planejamento de sua parte. Não creio que teria problema em entrar nos dois países, mas deve sim se preparar para essas coisas, porque emergências acontecem. Se ela tiver um apendicite, o que você faz? Se atrasarem os documentos dela? Já ter dado entrada no processo de nacionalidade da esposa seria muito adequado. Você apenas responderia: minha esposa esta em processo para a nacionalidade. Facilita muito as coisas, e você tem um plano-B.

  • @LeandroFonseca Excelente comentário do @gandalf . É isso! Planejamento e segurança.

  • @gandalf @SandraP @lucasbitte obrigado pelas respostas.

    @gandalf Providenciarei as cartas com meu chefe. Acha que pedir pra ele colocar algo na carta falando que com minhas condições contratuais temos condição de solicitar reagrupamento familiar seria uma boa?

    Sobre o seguro, uma dúvida, sei que ela precisa de seguro, mas e eu? Preciso ou tenho alguma cobertura por ser português? Estou pensando em fazer meu seguro até por garantia.

  • @LeandroFonseca

    Pra você apenas um seguro de viagem. Para cobrir eventuais problemas durante a viagem e estadia inicial, até você conseguir seu CC e número de utente. Durante a transição você vai ficar no limbo por 3-4 semanas (15 dias só da quarentena), e por isso um seguro que te cubra por 30 dias até chegar em Frankfurt seria suficiente.

    Tem que ver com seu contratante na Alemanha que tipo de seguro saúde você terá, se cobre também a família, e a partir de quando.

    Você já deveria estar com tudo isso no seu planejamento. Quanto melhor seu planejamento antes mesmo de por o pé no avião, menor será o sofrimento depois para a adaptação. Você está mudando de país, de costumes, de língua, de casa, de amigos. Tudo é difícil no início. Pelo menos tenha tranquilidade nessa parte. Depois os relacionamentos vão se construindo e facilita.

    Vai receber muita informação errada... Quem já vive no país (geralmente os companheiros de trabalho) não sabe os problemas de quem vem de fora. E quem é de fora, muitas vezes fica quieto, na dele, porque não te conhece ainda.

  • Oi gente!

    Alguém pode me ajudar com algumas dúvidas?

    1) Posso entrar em Pt apenas com minha certidão de nascimento emitida pelo Civil Online, certo?


    2) Se sim, preciso fazer quarentena de 14 dias em algum endereço previamente informado, certo?


    E 3) Só consigo fazer meu pedido do CC e passaporte depois da quarentena. Correto?

  • @MariaHernandes

    1) Posso entrar em Pt apenas com minha certidão de nascimento emitida pelo Civil Online, certo?

    Em partes, se possuir a certificada (aquela que recebe por Correios) seria melhor e para qualquer companhia aérea, para a TAP pode conseguir com a do Civil Online impressa.

    2) Se sim, preciso fazer quarentena de 14 dias em algum endereço previamente informado, certo? Sim, obrigatório.

    E 3) Só consigo fazer meu pedido do CC e passaporte depois da quarentena. Correto? Sim.

  • @lucasbitte Obrigada, Lucas!

    Mas nossa... Tem chances e eu ir pra lá e não me deixarem entrar? (Conhece algum caso q foi com a certidão e não deixaram?)

    Acho que logo minha certidão certificada chega pelo correio (eu espero)

  • @MariaHernandes O problema não é a entrada em Portugal, pois você é portuguesa e até consultando online eles conseguem atestar isso. Não há caso de negativas lá se a intencão for ficar no país. Digo isso pois viagens a turismo não pode neste momento.

    O problema é mostrar a companhia aérea qual viaja que realmente é portuguesa, apenas com o assento de nascimento do civil online. Seria o mesmo que pegar uma cópia da sua certidão de nascimento brasileira e dizer que ela é verídica. Já com a certificada (qual receberá dos correios), essa prova já é eficaz.

  • @MariaHernandes , TAP em São Paulo aceita o assento de nascimento numa boa no momento do check in e não temos visto ninhum cidadão português que viajou com assento voltar como INAD.

  • Ah, agora entendi! Problema seria apenas comprovar pela companhia aérea!

    Vou comprar passagens pela TAP, então!

    Muito obrigada pela dica, pessoal! =D

  • Pessoal, a quem interessar meu relato de entrada em Portugal hoje com o assento do civil online.

    Bom, está tendo a greve do SEF, cheguei e estava uma fila enorme que entrei pois não tenho o passaporte ainda. Quando vi que iria perder meu voo de conexão pra Porto eu chamei um rapaz das ajudas (coletes azuis) e expliquei que era cidadão mas ainda não tinha os documentos, só o assento. Ele me mandou pra fila da União europeia, avisei que minha esposa era brasileira e ele deixou ir comigo. Chegando nossa vez ele viu meu assento e pareceu conferir linha a linha no computador e também conferiu linha a linha a transcrição do meu casamento. Perguntou o que eu iria fazer e expliquei que iria emitir os documentos para ir trabalhar na Alemanha, nem precisei mostrar a carta do meu futuro chefe, avisei que não havia tempo hábil pra fazer os documentos no Brasil. Ele carimbou nossos passaportes e é isso.

    No Brasil, o check-in nem quis ver meu assento, só avisei que tinha e fui tirando da pastinha, ele bateu o olho enquanto ainda estava na pasta e falou que não precisava dar pra ele, super simples também.

    Agora é quarentena aqui no Porto e depois resolver minhas documentações pra seguir pra Alemanha.

    Obrigado galera que me deu as dicas e respondeu minhas dúvidas, fiz questão de usar todas as dicas recebidas pra maior chance de meu êxito.

  • @LeandroFonseca fico bem feliz que tudo tenha corrido conforme planejado. Desejo boa sorte e que tudo corra bem sempre!

  • @LeandroFonseca , parabéns!! Muito sucesso e grandes realizações no novo emprego!

    • Galera, boa tarde !! A partir do dia 01/09, a Loja de cidadão atenderá sem agendamento e presencialmente. Pelo que vi no site (justica.gov.pt), cartão de cidadão pedido extremamente urgente sai no mesmo dia ou dia seguinte. Pedido extremamente urgente para maiores de 25 anos, (com levantamento apenas no balcão do Campus da Justiça de Lisboa e na Loja do Cidadão do Porto no próprio dia do pedido ou no dia seguinte): 53 euros


  • Boa noite @LeandroFonseca ,vc acha que só o assento foi suficiente para a entrada,ou a justificativa do que estava indo fazer tb ajudou?

  • @Juliano84 , basta o assento. O máximo que vão fazer é procurar no sistema para ver se é legítimo. Você é português, com todos os ônus e bônus, não podem impedir sua entrada em Portugal.

  • @Juliano84 para eu entrar apenas o assento, mas acho que a justificativa foi necessária para minha esposa entrar comigo, ela não tem a cidadania.

  • Uma pergunta para quem entrou apenas com o assento de nascimento,como está a questão da quarentena? Estão tendo que preencher aquele formulário eletrônico do SEF, lá pede o número do cartão do cidadão ou passaporte,oq fazer nesse caso?

  • @Juliano84 caso não tenha BI , CC ou PEP, inserir número de passaporte brasileiro. A quarentena por ser obrigatório até então, há casos que o DGS liga para o telemóvel informado, há casos (poucos) que vão pessoalmente na morada e casos (maioria) que não fazem nada, mas confiam na sua sinceridade.

  • @Juliano84 saiu hoje que voos vindo do Brasil estão dispensados de quarentena e os brasileiros já podem viajar a turismo. Isso vale até dia 16/09, mas acredito que se mantiver o cenário positivo em relação a pandemia, poderá se estender por mais tempo. Aqui é analisado a cada 15 dias o cenário da pandemia.

  • @Juliano84 Agora é festa, só teste Covid e formulário de saúde kkkkkkk as coisas mudam muito rápido né? 23:59 é uma coisa 00:00 já é outra.

  • Alguém sabe se pode entrar em Portugal só com as 2 doses da vacina Pfizer ou precisa ter também o PCR negativo?

    A partir de qual idade é exigido o teste de Covid para a entrada em PT?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Wcampos Mantém-se a obrigatoriedade de realização de teste PCR ou antígeno, com 72h ou 48h de antecedência, respetivamente. Não é exigido para crianças menores de 12 anos https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/#sec-1

  • @Wcampos Por momento está como o @gsilvestre comentou. Porém o certificado de vacinação brasileiro ainda não é aceito para entrada em restaurantes, hoteis, etc. (não é a marca da vacina, é o certificado). Para isso, a exigência é sempre realizar o teste e portar o mesmo para acessar esses lugares (dependendo se é PCR ou antígeno, o tempo de validade do teste pode variar).

  • Oi @Neto87

    queria tirar uma dúvida sobre o pedido de urgência, recebi uma proposta de emprego e estou em dúvida se deixo passar ou se vou atrás pra pedir urgência , já que a proposta exige a cidadania.


    pode me ajudar por favor?

  • @patimartin , se você tem a proposta de emprego condicionada à cidadania portuguesa, mande um pedido de urgência, documentado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.