Viajar a Portugal somente com assento de nascimento

12357

Comentários

  • Bom dia pessoal!

    Estou com viagem pra ver minha mãe em Portugal agora em novembro " minha mãe é portuguesa" e vou com minha esposa e filho.

    Eu tenho apenas o numero do meu assento que consegui ano passado. Será que é viável mostrar na imigração que farei em Madrid?

    Estamos vacinados com as 2 doses "coronavac" e vamos com o PCR, 700 euros na mão e mais 300 euros numa conta internacional que tenho, passagens de ida e volta e a carta convite da minha mãe.

    Uma outra duvida que tenho.

    Tinha agendado para tirar o C.C e Passaporte português no consulado mas só consegui agendar para maio/22 e depois ainda resetaram minha conta e perdi meu agendamento e agora só consegui pra junho/22. É viável tirar esses docs lá em Portugal? Ficarei de 13/11 a 28/11/2021.

  • editado September 2021

    @rafael_rodrigues Como você irá via Madri, sua entrada na Europa ocorrerá pela Espanha, portanto eles não terão acesso para consultar no sistema deles, peça um assento no Civil Online para apenas ressalva em caso de perguntas.. Mas isso não é impecílio, caso irá entrar com duas doses da vacina COVID.

    Lembre-se que para entrar com a vacina na Espanha, a segunda dose deve ter sido administrada a pelo menos 14 dias ou mais antes da viagem. O certificado da vacina tem que ser aquele emitido pelo aplicativo Conecte SUS e imprimir a versão inglês ou espanhol. Deve preencher também o formulário online do link https://www.spth.gob.es/

    O teste PCR será usado para efetuar o trecho da Espanha para Portugal, com isso certifique se ele possui 72h entre coleta e partida do voo da Espanha para Portugal (para exames PCR) OU 48h entre coleta e partida do voo da Espanha para Portugal (para exames antígeno).

    Não esqueça de preencher o formulário para Portugal também: https://portugalcleanandsafe.pt/en/passenger-locator-card

    Uma pergunta. seu filho possui menos de 12 anos? Se sim, ele pode acompanhar (sem vacina) os vacinados para a entrada.

  • @lucasbitte Boa tarde! muito obrigado pelas dicas.

    Sim meu filho tem apenas 5 anos e está dispensado dos testes.

  • @patimartin

    Assim como a Leticia informou, mande um pedido de urgência documentado.

    Eu segui as orientações aqui do forum e felizmente deu tudo certo.

    Irei listar abaixo como foi o meu pedido, pelo que me lembro, ok?! Lembro que imprimi tudo em colorido e organizei as documentações da maneira a ficar tudo fácil e simples para a conservadora. Lembrando que facil e simples, não quero dizer que não tenha sido fundamentado e ausente de capricho.

    1 Requerimento formal de urgencia (tem modelo no google) com pronomes de tratamento corretos e tudo o mais. (apostilado)

    2 Declaração (documento formal, papel timbrado da empresa que me foi enviado por email) da empresa com a oferta de emprego que deixe explicito a data de inicio, condições de trabalho, salário e a necessidade da cidadania portuguesa e assinado pelo responsável do RH ou area

    3 Para reforçar o pedido, imprimi e enviei junto o email do RH informando todo o meu processo de aprovação e recrutamento. Achei importante este anexo, uma vez que a origem do endereço de email era oficial da empresa.

    Pelo que me lembro, foi isso.

    Organiza tudo a deixar bem caprichado e fundamentado. O meu funcionou, lembro que no meu caso, o pedido chegou no dia 5 e no dia 7 o processo já se encontrava 100% concluído. 10 dias após, eu ja estava aqui em Portugal.

    Boa sorte!!!

  • @patimartin

    Eu já tinha lhe respondido aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260316/#Comment_260316

    Não tem nada a perder em tentar. A sua carta tem 3-4 linhas, e é só um pedido simples que considerem prioridade por oferta de emprego.

    A oferta de trabalho deveria ser em papel timbrado da empresa, como lhe expliquei. Mas se o @Neto87 disse que imprimiu o e-mail e mandou, eles devem ter mecanismos de verificar essa informação junto a empresa.

    O tempo depende um pouco do estágio em que seu processo está, e se ainda depende de consultas externas. Vá com confiança.

  • @rafael_rodrigues

    Leve uma certidão de casamento em inteiro teor, apostilada com você.

    Não ficou claro se você vai fazer imigração em Madrid, ou apenas uma escala, aguardando na ala internacional, e seguindo para Portugal onde faria a imigração. Isso pra você faz muita diferença, porque não tem os documentos ainda. Há restrições de viagem diferentes em cada país pela pandemia. Uma entrada na ES pode te forçar a fazer um novo PCR ou quarentena, antes de ir a PT. Não olhei as regras. O @lucasbitte sabe isso melhor.

    Seu filho só pode embarcar em companhia dos dois, pai e mãe, ou precisará de uma autorização de viagem desacompanhado na PF. Aconselho a fazer essa autorização antes de ir, que daria direito ao filho de viajar em companhia de qualquer dos pais. Se houver algum contratempo, o filho pode seguir com um ou com outro.

    Talvez queira dar entrada na nacionalidade da esposa enquanto estiver lá. Leve a certidão de nascimento da esposa em inteiro teor apostilada, e demais documentos. Lá pode fazer a transcrição de casamento pessoalmente na hora. Se quiser, pode depois usar esses documentos para dar entrada na nacionalidade pela CRCentrais, pelo correio.

  • editado September 2021

    @rafael_rodrigues o @gandalf está correto. Ótimas dicas, contratempo sempre pode ocorrer, mesmo em uma viagem de "turismo".

    Mesmo chegando pela Espanha e ficar na sala de embarque, a imigração é realizada no primeiro país do espaço Schengen (na Espanha no caso). Somente a alfândega que será em Portugal (caso seja chamado). Sua documentação deve estar completa já no primeiro Aeroporto que embarcar no Brasil (testes válidos e tudo mais).

    Antigamente 1 ou 2 meses era uma data próxima para viagens, com a pandemia e as regras eu já considero longe, pois a cada dia costuma mudar cada país. Portanto com uma semana de antecedência volte e confira se essas restrições ainda permanecem ou estão diferentes. Como hoje na Espanha só a vacina é suficiente, amanhã pode não ser.

  • Estou indo de férias em junho/22 pra Portugal e queria aproveitar pra tirar o meu CC e passaporte português lá. Minha pergunta é pra quem já tem esses dois documentos. Pra viajar fora do espaço schengen, quem tem esses documentos, fica dispensado o visto? Porque tirando isso, já me disseram que não vale a pena gastar pra tirar esses documentos.

  • @Aline Matos tirar o CC te dispensa de outros documentos para viajar dentro do espaço Schengen. Com o passaporte português dispensa o visto somente a países que dispensam visto para Portugal. Por exemplo, para ir ao Japão: Com o passaporte brasileiro necessita de visto, já com o português não necessita, então ao fazer imigração em tal país você usaria o passaporte português para entrar.

    Tem casos que o passaporte brasileiro vai compensar e as vezes até uma emissão de visto compensaria, tudo mediante a quantidade de vezes que vai viajar ou o tempo que vai ficar.

  • Obrigada @gandalf e @Neto

    solicitei documento formal pra empresa já, assim que chegar farei isso.

    mais uma vez, obrigada!!!!

  • Obrigada @lucasbitte , por exemplo, ouvi dizer que se eu quiser ir passar férias em NY com passaporte português não precisaria de visto. E que se eu usar o passaporte português pra viajar, terei que levar o brasileiro também, pq caso contrário, ao regressar pro Brasil, teria que passar na migração. Isso?

  • editado September 2021

    @Aline Matos Não precisaria de visto, mas precisaria do ESTA (é como se fosse um visto), faria ele eletronicamente. Se vai viajar, deve sempre levar todos qual tiver, pois no Brasil sairá com o brasileiro (assim como para entrar).

    Se vai fazer apenas uma viagem e curta, o passaporte português compensaria. Mas se depender de custos, tudo tem que colocar na ponta do lápis e o motivo da viagem. Com o visto B1/B2 a validade é de 10 anos e pode permanecer por 6 meses, já com o ESTA vale por 2 anos e pode ficar até 3 meses. Além de riscos de visto negado.

  • Bom dia, pessoal! Tudo bem?

    Quero contar um pouco da minha situação e ver se alguém sabe ou já passou por algo parecido!

    No começo do ano fiz o processo de atribuição do meu pai, filho de português, e a cidadania dele saiu em 3 meses. Depois disso dei entrada no meu processo de atribuição, só que o processo está demorando mais do que o normal pois infelizmente eu fiz por Almada.

    Como eu pensei que sairia antes do prazo, eu vim morar na Barcelona com a minha namorada, que é alemã. Acontece que eu entrei na Europa, teoricamente, com a permissão de turista, para ficar 3 meses, esperando que o meu processo fosse sair nesse meio tempo e eu pudesse ficar aqui depois desses 3 meses.

    No começo de outubro o meu tempo de permanência como turista vai acabar e só recebi a senha do meu processo em Almada há 1 semana. Com isso, visto o tempo que as coisas estão acontecendo lá, acredito que até Dezembro a cidadania sai.

    A questão é: Eu consigo permanecer aqui até o processo finalizar sem muitas complicações? Alguém sabe os prós e contras dessa situação? Preciso dessa informação para decidir se permaneço por aqui ou tenho que voltar para o Brasil.

  • @danspv Primeiramente, por qual país você entrou na Europa? Directamente pela Espanha?

    Há duas formas, uma seria retornar ao Brasil ou algum país Não-Schengen por alguns dias, mas isso leva a ter gastos elevados e perde tempo. Além de que podem lhe questionar o motivo de breve retorno, neste caso você explicaria.

    Outra forma seria aguardar a sua nacionalidade e após isso ir regularizar a sua permanência no órgão fronteiriço do país que deu entrada. Neste caso você corre o risco de precisar voltar com urgência ao Brasil e não ter ainda saido a sua nacionalidade.

    Não é ideal lhe direcionar, pois somente você pode avaliar seus custos e riscos. Talvez alguém do fórum possa ter uma outra ideia, porém essas são quais já vi acontecerem, inclusive os riscos.

    Uma terceira forma seria formalizar sua união com a namorada e pedir um reagrupamento familiar, você não possui união estável ou casamento?

  • lucasbitte Valeu pela resposta.

    Sobre meu país de entrada: Meu voo era inicialmente para Alemanha, com escala em Amsterdã. Então entrei na Europa pela Holanda. Fiz quarentena de duas semanas na Alemanha e viemos para Barcelona.

    Fazendo essa segunda possibilidade, eu corro o risco de na hora que eu for me regularizar, eles verem que eu fiquei um tempo "não regular", e me deportar? Mesmo já tendo a cidadania nesse caso?

    Até pensamos em fazer o documento da união estável aqui na Espanha, mas com a minha cidadania quase saindo achamos que não vale o dinheiro gasto...

  • @danspv Não podem lhe deportar por ser nacional, no momento você estaria regularizada, é apenas informativo, não precisaria ter pressa nesse caso.

  • Se nao me engano o brasileiro so poderia ficar no espaco schengen por 3 meses a cada 6 meses. Se ja ficou 3 meses, so pode reentrar apos 3 meses, portanto a opcao de sair do espaco schengen e voltar dias apos, nao funcionaria, correria o risco de ser impedido de entrar. Alguem poderia confirmar essa regra.

  • @athneto Exatamente, dentro dos 6 meses, mas há casos que dão certos (casos únicos), bem lembrado.

    Creio que o mais coerente para @danspv seria aguardar e regularizar estando em solo. Há casos também de relato de passageiro que regularizou na imigração no momento da saída, mas não seria o mais viável.

  • Bom, finalmente comprei a passagem pra Portugal e vamos em novembro. Como já comentado antes, estou indo com o assento de nascimento original Português e minha família com documentos brasileiros, só com passagem de ida, certidão de casamento brasileira apostilada. Planejo entrar todos comigo pela imigração europeia e vou informar que estamos indo para o reagrupamento familiar.

    Vamos ficar num AIRBNB por 30 dias, e então arrendar um imóvel. Vou sem emprego em Portugal, mas tenho empresa no Brasil, o que me garante uma renda. Já temos PB4 pronto.

    Minha dúvida é: Estou correndo risco de ser barrado na imigração por não ter passagem de retorno para minha família? preciso de algum documento a mais para comprovar alguma coisa? De repente uma carta convite? Alguém já passou pela mesma situação que a minha? Será que devo comprar as passagens de volta da família para garantir?

    Estou receoso de não ser aceito em Portugal por não ter emprego nem endereço fixo lá. Nessa hora começa a dar um nervoso hehehe

  • @Wcampos Você, sendo português, jamais será barrado por entrar no seu país. Isso seria completamente fora de regra, é seu direito. Quanto aos outros riscos, é risco, ele sempre vai existir. Toda gente corre esse risco, sendo turista, indo ilegal ou o que for que seja (com exceção dos nacionais), mas tudo tem seu planejamento.

    Por exemplo, um turista brasileiro para entrar na Europa, teria de ter passagem de ida e volta, seguro viagem, dinheiro suficiente, hospedagem. Mas das muitas vezes eles não pedem esses documentos, mas podem pedir. Há vezes que o turista mesmo apresentando tudo, acaba sendo barrado.

    Mas não vem ao caso de sua esposa e filhos. Eu iria com a documentação completa com o intuito de provar tudo. O risco haverá sempre, tendo a passagem de retorno ou não, mas se no momento não for viável a compra de um retorno, pelo menos tenha prova que teria o capital suficiente que poderia arcar com os custos para este fato.

    Dê uma lida no artigo 11 e seu parágrafo único da Resolução 400 da ANAC e talvez seria uma forma de comprar o retorno e reembolsar 100%, caso queira seguir nesse detalhe, já tire a dúvida de qual é o meio para esse caminho com a companhia aérea que for viajar.

    https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/resolucoes/resolucoes-2016/resolucao-no-400-13-12-2016/@@display-file/arquivo_norma/RA2016-0400%20-%20Compilado%20at%C3%A9%20RA2017-0434.pdf

  • editado September 2021

    @danspv

    Você vem cometendo vários erros de planejamento, começando por fazer seu processo em Almada. Mudança de país exige planejamento.

    Mas vamos às soluções.

    1. voltar ao BR e aguardar o assento, ir a PT, e fazer seus documentos portugueses
    2. Pedir uma extensão de permanência de 3 meses em Barcelona, enquanto aguarda seus documentos portugueses
    3. ir a PT, pedir uma extensão de visto ao SEF baseado em seu processo de nacionalidade em curso. Talvez procurar a conservatória e explicar a situação, entrando com um pedido de urgência por oferta de trabalho (em qualquer país da UE, devidamente comprovado)
    4. o casamento não vejo como opção. Será visto como casamento de conveniência. Pode afetar sua vida futura. Não haveria o prazo mínimo legal para preparação e para correr os proclamas.


  • Oi pessoal

    Minha situação esta parecida com a do @Wcampos, vamos lá:


    Estou indo em novembro dia 4 com o Meu assento e passaporte brasileiro, com airbnb, sem emprego em Portugal;

    Minha esposa com certidão de casamento apostilada e passagem só de ida:

    Minha filha com certidão de nascimento apostilada e passagem só de ida:


    Uma duvida minha esposa está gravida, eu sendo português tenho o direito de ter meu filho em Portugal? posso disser na imigração que estou indo para morar? e ter meu filho em Portugal?

    Já temos PB4

  • Pessoal mais uma pergunta.

    Eu tomo remédio controlado, para hipotireoidismo puran t4, posso levar o remédio? Peço receita para minha endócrino?

    Como eu procedo?

  • editado September 2021

    @cassiopedro Esposa e filhos podem ter de apresentar passagem de retorno. Quando digo aqui no fórum que podem, é que a regra é essa, podem não questionar no momento da imigração, como também podem questionar e você ter de explicar tudo e mesmo assim ser barrado. Não quero impor medo e nem insegurança, mas quero ser claro e franco com os riscos. Poderia muito bem dizer que não vão pedir nada, mas se pedirem não adianta dizer que no fórum um membro disse que não precisava.

    Diga sempre a verdade, não omite nunca e nem mascare nada, mas acho que a questão de dizer sobre ter o filho em Portugal não entra como motivo no caso, apenas diga que está de mudança para seu país e sua família o acompanha para requerer reagrupamento familiar, não estão para ouvir toda história, apenas o básico.

    Quanto ao medicamento, não sei se é proibido pela UE, mas creio que não. Poderia talvez conseguir essa informação no site da DGS. Sua receita médica brasileira teoricamente não vale como receita médica na UE. O que eu faria no seu caso, seria levar uma quantidade regular de medicamentos do Brasil para seu uso e chegando lá irá se inscrever no médico da família e realizar uma consulta, para assim obter a receita de lá.

    Viagem de mudança, não é igual ir até ali, esteja preparado para tudo e toda documentação, pesquise bem tudo quanto as suas dúvidas em relação a médicos e tudo mais.

    Boa sorte, vai ocorrer tudo bem :)

  • @lucasbitte Muito obrigado pela orientação, vou comprar ida e volta para elas, e irei me informar no DGS

  • @cassiopedro não sei quanto ao seu medicamento propriamente. Mas vou contar a minha na experiência. Eu tomo remédio controlado até mesmo no Brasil. Meu médico ainda é do Brasil e faço consultas on line. Ele passa a receita do Brasil e vou em qualquer farmácia, envio a receita por e-mail e consigo o remédio sem problema nenhum. A mesma coisa meu filho e meu marido, todos fazemos isso. Mas como disse o @lucasbitte traga consigo o remédio para no caso de não ser assim tão simples, como acontece comigo, você tem tempo de se inscrever num posto de saúde para conseguir sua receita daqui. Seguro saúde aqui é bem mais barato que no Brasil. Então as vezes compensa fazer o seguro e depois de 30 dias já pode usar. Eu pago 145 euros para nós 4 (2 adultos e 2 crianças). Tanto no público como no privado você tem que pagar coparticipação.

  • @cassiopedro Ah esqueci de mencionar, você pode usar o seguro saúde para consulta, mas para parto etc vc precisa cumprir carência da mesma forma que no Brasil. Não sei em que região vai morar, mas em Lisboa, tem o Hospital Santa Maria, que é público e tem um atendimento muito bom. Já utilizei algumas vezes. Você tem todo direito de ter seu filho aqui. Ele ja nasce português, não precisa fazer nenhum processo pq vc já é português.

  • Bom, enquanto não passar pela imigração, o medo sempre existe.

    Então, liguei pra companhia aérea (Azul) e expliquei minha situação. A atendente informou que, à princípio, tendo todos os documentos em mãos, não haverá nenhum problema para o embarque.

    Não satisfeito, em uma das muitas das minhas pesquisas sobre essas questões, encontrei este documento no site do SEF, que fala sobre "direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União e dos membros das suas famílias no território dos Estados-Membros". Acredito que seja muito interessante consultar e entender bem os direitos e algumas exigências, pois esclarece muitas dúvidas. Não é um documento Português, mas um acordo de todos os países da UE. Entendo que se aplique às questões deste tópico.

    Segue o link do documento.

    Se tiverem interpretações distintas, é interessante levantarmos as questões. Obrigado pela ajuda de todos!

  • @danspv considerando tudo o que o Gandalf disse e já concordando com ele, existe essa possibilidade de pedir extensão do seu visto de turista por mais 3 meses, mas nesse caso vc não teria livre circulação na Europa, ficando restrito ao pais que lhe deu a extensão da permanência...não conheço os detalhes desse pedido, mas já li sobre a existência dele. Boa sorte.

  • cassiopedrocassiopedro Member
    editado November 2021

    [imagem removida pela moderação]

    Olá Pessoal (leia-se com sotaque)

    Estou muito feliz, estou em Portugal, no Porto.

    Cheguei ontem dia 03/11/2021

    Meu vôo teve conexão em Madri, vim com minha família todos com passaportes brasileiros, esposa e filha.

    Passei na imigração de todos os passaportes o de cidadão europeu estava fechado.

    O agente de imigração pediu os passaportes... Bom vou contar exatamente como foi.

    Agente de imigração: " próximo, passaportes"

    Eu: "aqui estão"

    Agente de imigração: "pleq, pleq pleq(barulho do carimbo nós três passaportes), podem prosseguir"

    Foi exatamente o que aconteceu, sem perguntas.

    Não mostre assento nada, nada mesmo.

    Imigração tranquila. Até estranhei achei q ia ter outra mas não foi só isso.

    Uma maravilha. Quando Deus está na frente tudo flui como água de uma calmo riacho.

    Gloria a Deus.

    Ao chegar no Porto peguei um táxi até o arbnb, depois fui comprar um Chip de telemóvel (Vodafone), passei na frente da loja do cidadão e fui perguntar como faria o CC e Passaporte, só fui perguntar, mas como Deus está na frente, já estou com meu CC pedi com urgência paguei €53 e retirei hoje, o Passaporte pedi sem urgência paguei €65 e retiro dia 15.

    Atendimento rápido em 20 min fiz tudo tirei foto as digitais e assinatura.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.