Boa tarde, estou tirando cidadania da minha mãe como neta, o avô dela português casado no Brasil com uma brasileira, mas não conseguimos encontrar o nascimento dela o cartório disse que não está lá, mas só existia esse cartório no ano de 1888, ela também casou lá em 1914, no casamento diz que ela tinha 27 anos, brasileira e natural de Araraquara. Pedi para desarquivar o casamento pra saber qual documento foi uado, o cartóro informou que não foi apresentado o nascimento e sim um PROCESSO DE HABILITAÇÃO, procurei na familysearch não encontrei.
1-Pergunto: se o português resgistrou o pai da minha mãe quando ele era bebê, o pai daminha mãe registrou ela ainda bebê, mesmo assim ainda precisa de transcrever o casamento? caso tiver que transcrever não tenho certidão de nascimento e nem mais onde procurar, tem alguma opinião para encontrar.
2-Como os pais dela também eram portugueses penso que talvez ela tenha nascido em PT e vindo pra cá pequena, mas não sabemos de onde eles eram.
Tem alguém que já passou por isso e foi resolvido, aceito sujestões.
@Silvana20 , se foi seu avô português casado com uma brasileira que declarou o nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.
Boa tarde! Estou iniciando no pedido de cidadania, seguindo as dicas aqui do forum. Pedi no Arquivo Distrital de Viseu os registros de nascimento dos avós de meu marido (1888 e 1903), já falecidos, que se casaram aqui no Brasil em 1927. Sei que tenho que fazer a transcrição desse casamento, mas fiquei na dúvida se isso já foi feito enquanto eram vivos. Não há qualquer anotação nos registros recebidos do Arquivo Distrital, somente a cópia do livro mesmo. Tenho como saber? A avó casou-se em Portugal em torno de 1915 ou 1916 (não descobri a data), veio para o Brasil e casou-se novamente aqui.
Salvo engano...Para que você possa transcrever esse segundo casamento da Avó...Terá que primeiro atualizar o estado civil dela em Portugal...Pois se ela casou lá antes de vir para o Brasil...Deve existir um Assento de Casamento em nome dela...
Você já tem em mãos a Certidão de Casamento de 1927...Se sim...Qual é o Estado Civil dela nesse documento...???
Bom dia! Consegui a imagem da certidão do casamento no Brasil no Family Seach e já sei onde pedir essa certidão. Nesse segundo casamento ela era viuva e casou-se com separação de bens porque haviam filhos do primeiro casamento e não tinham feito inventário. Como uma filha nasceu Portugal em 1916, estou acreditando que esse casamento esteja registrado já no sistema atual. Não encontrei nada no Arquivo Distrital.
Contando com sua ajuda para continuar caminhando nesse processo.
Boa tarde, @Leticialele. Tudo bem? Eu, minha irmã e minha prima queremos pedir a cidadania portuguesa, gostaria de saber se é preciso que todas façam a transcrição do casamento dos nossos avós ou somente uma e será validado para todas. Obrigada.
@Lulu , basta fazer a transcrição uma única vez! Depois, cada uma coloca uma cópia da certidão de casamento que será gerada após a transcrição em seu processo.
boa tarde a todos o foristas ! como eu consigo verificar se uma transcrição de casamento foi feita em Portugal. cheguei a ver que se pedir a certidão de nascimento do português pelo civil on line aparece mas no meu caso a certidão é de 1902.
Então o primeiro casamento foi extinto pelo óbito do cônjuge Português...E ela se casou em segundas núpcias com um Português...Dessa vez aqui no Brasil...
A questão do 1º casamento está esclarecida...
Se esse 2º casamento foi transcrito em Portugal...Creio que...Pelo ano do ato...Seja possível conseguir uma via no civilonline,pt...
"Então o primeiro casamento foi extinto pelo óbbito do cônjuge Português" - Tem algum procedimento a fazer quanto a isso? Tentar conseguir a certidão de óbito do falecido? A certidão desse casamento lá de Portugal?
Penso que esse primeiro casamento eu devo conseguir no Civilonline, pela data de nascimento da filha (1916).
Já o casamento aqui no Brasil, tenho os dados para pedir a certidão. Cogitei de já estar averbado pelo fato de essa certidão mencionar que o casamento se realizou com separação de bens pelo fato de haver filhos do primeiro casamento sem ter feito o inventário. E parece que ela esteve em Portugal para resolver esse inventário.
Agradeço qualquer colaboração para seguir nas minhas buscas.
Como mencionei acima...Pela data do 2° casamento...Se ele foi ou não transcrito em Portugal...(Me parece essa a dúvida que resta)...Não deve ser difícil de consultar...
Creio já ter visto algum comentário sobre a possibilidade de consultar a informação através de um dos e-mails conhecidos aqui no Fórum...
Caso não haja essa possibilidade...Acredito que a maneira de ***consultar seria solicitando uma certidão pelo civilonline.pt...
Obrigada @Nilton Hessel ! Acho que vou pedir a certidão no civilonline.pt. Acho que mesmo que não esteja, devem cobrar os 10 euros, mas creio que vale à pena para tirar essa dúvida. Caso esteja averbado, já posso partir para tirar as certidões de nascimento brasileiras, da filha e do neto, e o resto dos documentos necessários para a cidadania.
@Lulu , primeiro tem que fazer o processo de transcrição de casamento de seus avós. Só depois de concluído o processo, mande o seu processo , juntando a certidão de casamento portuguesa que será gerada ao término do processo.
A certidão de batismo de sua avó tem que ser a original certificada pelo Arquivo Distrital.
"...Pra ter certeza, peça para buscarem pelo assento de casamento. Forneça os dados que possui, como o localizador da certidão de batismo. Vai lhe custar €10, mas se não existir, eles devolvem o dinheiro. Demora mas devolvem..."
Boa noite! Recebi a resposta do civilonline de que o registro do casamento dos avós não foi localizado. Já entrei em contato com o cartório onde o casamento foi celebrado e pedi a certidão inteiro teor, para juntar às certidões recebidas de Portugal e enviar tudo para o consulado do Rio, onde moro.
Obrigada @Nilton Hessel e @Leticialele pelas dicas. Perguntei sobre o valor pago e me informaram que o processo é demorado mas que entrarão em contato para solicitar os dados para devolução do valor pago quando for liberado para o setor de contabilidade (menciona "caso tenha conta bancária em Portugal". Vamos ver, pois paguei com o cartão de crédito internacional).
Em uma situação semelhante eu preferi indicar uma conta de uma amiga em Portugal para receber o depósito...Pois não compensava pedir que o reembolso viesse para minha conta no Brasil...Tinha uma taxa a ser paga... : (
Mas não consigo lembrar se era do civilonline.pt ...Creio que tenho o comprovante salvo por aqui...Se encontrar eu confirmo o destino do pagamento negado...
No caso citado combinei com minha amiga e ela ficou de me pagar um Lanche na Casa Guedes + um Imperial quando eu for ao Porto e assim ficamos quites...
Boa tarde pessoal. Gostaria de compartilhar minha experiência. Como não estou no Brasil, decidi arriscar e mandar a solicitação de transcrição sem assinatura reconhecida ou autenticada para Santos (dei um migué e mandei com assinatura eletrônica). Eles receberam por correio no dia 28/01/2022 e finalizaram o processo hoje, 18/02/2022.
Não recomendo que seja feito, mas se alguém não tiver outra alternativa, pode ser uma tentativa...
O assento da minha avó saiu em agosto e chegou por correio pra gente. Alguém saberia me informar se esse papel já é válido para enviar cópia do registro de assentamento para a transcrição do casamento dela?
@gangandalf Obrigada pela dica do consulado do Rio de Janeiro. Eu não tinha pensado nisso e tenho endereço lá tb!
Vc sabe qnt tempo demora uma transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro? É possível acompanhar o processo?
Tenho uma bebê de 30 dias. Vc acha que a transcrição é impeditivo para que eu envie o processo de nacionalidade dela para Porto? O pai dela é o declarante da certidão de nascimento.
Sobre o prazo das certidões, de acordo com o site do consulado de Belo Horizonte, sao aceitas certidões brasileiras com validade de até 1 ano, mas no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde são feitos os agendamentos para transcrição, a orientação é de validade de 180 dias.
@carolina_pcastro , a transcrição no Consulado do Rio é super rápida. Leva menos de 15 dias.
As certidões brasileiras são válidas por 1 ano entre a emissão e a entrada do processo.
Registre sua bebê no Consulado, como portuguesa! Até 2 anos, não precisa de processo. Mas seu casamento tem que estar transcrito, pois o pai foi o declarante.
No Consulado do Rio: "REGISTRO DE LACTENTES (MENOS DE DOIS ANOS DE IDADE)
Tendo em vista facilitar o atendimento e registro de recém-nascidos, o Consulado-Geral decidiu criar um novo endereço eletrónico exclusivo de apoio ao agendamento de bébés com menos de dois anos de idade, para os utentes com dificuldade em agendar pela plataforma eletrónica de agendamento.
Os pedidos de apoio deverão indicar o nome completo do lactente e dos pais, e o contacto mais direto dos mesmos, sendo acompanhados da certidão de nascimento brasileira do bébé.
A partir do próximo dia 2 de maio de 2019, os utentes terão assim ao seu dispor a seguinte caixa de correio eletrónico: registronascimento.cgrio@mne.pt"
Preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avós, finalmente estou conseguindo os documentos e tenho um conhecido no Rio q pode enviar e receber os documentos.
Minha dúvida é :
pelo que eu entendi o requerimento precisa ser assinado presencialmente em cartório, posso assinar , reconhecer firma e apostilar no cartório em Minas ?? Alguém já fez assim?
Comentários
Boa tarde, estou tirando cidadania da minha mãe como neta, o avô dela português casado no Brasil com uma brasileira, mas não conseguimos encontrar o nascimento dela o cartório disse que não está lá, mas só existia esse cartório no ano de 1888, ela também casou lá em 1914, no casamento diz que ela tinha 27 anos, brasileira e natural de Araraquara. Pedi para desarquivar o casamento pra saber qual documento foi uado, o cartóro informou que não foi apresentado o nascimento e sim um PROCESSO DE HABILITAÇÃO, procurei na familysearch não encontrei.
1-Pergunto: se o português resgistrou o pai da minha mãe quando ele era bebê, o pai daminha mãe registrou ela ainda bebê, mesmo assim ainda precisa de transcrever o casamento? caso tiver que transcrever não tenho certidão de nascimento e nem mais onde procurar, tem alguma opinião para encontrar.
2-Como os pais dela também eram portugueses penso que talvez ela tenha nascido em PT e vindo pra cá pequena, mas não sabemos de onde eles eram.
Tem alguém que já passou por isso e foi resolvido, aceito sujestões.
Obrigada!
@Silvana20 , se foi seu avô português casado com uma brasileira que declarou o nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.
Boa tarde! Estou iniciando no pedido de cidadania, seguindo as dicas aqui do forum. Pedi no Arquivo Distrital de Viseu os registros de nascimento dos avós de meu marido (1888 e 1903), já falecidos, que se casaram aqui no Brasil em 1927. Sei que tenho que fazer a transcrição desse casamento, mas fiquei na dúvida se isso já foi feito enquanto eram vivos. Não há qualquer anotação nos registros recebidos do Arquivo Distrital, somente a cópia do livro mesmo. Tenho como saber? A avó casou-se em Portugal em torno de 1915 ou 1916 (não descobri a data), veio para o Brasil e casou-se novamente aqui.
@raquelmedeiros1961 ...
Salvo engano...Para que você possa transcrever esse segundo casamento da Avó...Terá que primeiro atualizar o estado civil dela em Portugal...Pois se ela casou lá antes de vir para o Brasil...Deve existir um Assento de Casamento em nome dela...
Você já tem em mãos a Certidão de Casamento de 1927...Se sim...Qual é o Estado Civil dela nesse documento...???
Bom dia! Consegui a imagem da certidão do casamento no Brasil no Family Seach e já sei onde pedir essa certidão. Nesse segundo casamento ela era viuva e casou-se com separação de bens porque haviam filhos do primeiro casamento e não tinham feito inventário. Como uma filha nasceu Portugal em 1916, estou acreditando que esse casamento esteja registrado já no sistema atual. Não encontrei nada no Arquivo Distrital.
Contando com sua ajuda para continuar caminhando nesse processo.
Boa tarde, @Leticialele. Tudo bem? Eu, minha irmã e minha prima queremos pedir a cidadania portuguesa, gostaria de saber se é preciso que todas façam a transcrição do casamento dos nossos avós ou somente uma e será validado para todas. Obrigada.
@Lulu , basta fazer a transcrição uma única vez! Depois, cada uma coloca uma cópia da certidão de casamento que será gerada após a transcrição em seu processo.
boa tarde a todos o foristas ! como eu consigo verificar se uma transcrição de casamento foi feita em Portugal. cheguei a ver que se pedir a certidão de nascimento do português pelo civil on line aparece mas no meu caso a certidão é de 1902.
agradeço desde já atenção !
@raquelmedeiros1961 ...
Então o primeiro casamento foi extinto pelo óbito do cônjuge Português...E ela se casou em segundas núpcias com um Português...Dessa vez aqui no Brasil...
A questão do 1º casamento está esclarecida...
Se esse 2º casamento foi transcrito em Portugal...Creio que...Pelo ano do ato...Seja possível conseguir uma via no civilonline,pt...
O que vocês acham @Leticialele ... @gandalf ...?
"Então o primeiro casamento foi extinto pelo óbbito do cônjuge Português" - Tem algum procedimento a fazer quanto a isso? Tentar conseguir a certidão de óbito do falecido? A certidão desse casamento lá de Portugal?
Penso que esse primeiro casamento eu devo conseguir no Civilonline, pela data de nascimento da filha (1916).
Já o casamento aqui no Brasil, tenho os dados para pedir a certidão. Cogitei de já estar averbado pelo fato de essa certidão mencionar que o casamento se realizou com separação de bens pelo fato de haver filhos do primeiro casamento sem ter feito o inventário. E parece que ela esteve em Portugal para resolver esse inventário.
Agradeço qualquer colaboração para seguir nas minhas buscas.
@raquelmedeiros1961 , se ela era viúva quando se casou, não cabe aos descendentes do segundo casamento a averbação do óbito do marido português.
Transcreva o casamento, normalmente.
Obrigada @Leticialele
Obrigada @Leticialele !
@raquelmedeiros1961...
Como mencionei acima...Pela data do 2° casamento...Se ele foi ou não transcrito em Portugal...(Me parece essa a dúvida que resta)...Não deve ser difícil de consultar...
Creio já ter visto algum comentário sobre a possibilidade de consultar a informação através de um dos e-mails conhecidos aqui no Fórum...
Caso não haja essa possibilidade...Acredito que a maneira de ***consultar seria solicitando uma certidão pelo civilonline.pt...
Boa tarde,@Leticialele posso mandar o pedido de transcrição do casamento de meus avós juntamente com o pedido da minha cidadania?
A certidão de batismo da minha avó portuguesa tem que ser original( ela nasceu antes de 1911)?
Obrigada @Nilton Hessel ! Acho que vou pedir a certidão no civilonline.pt. Acho que mesmo que não esteja, devem cobrar os 10 euros, mas creio que vale à pena para tirar essa dúvida. Caso esteja averbado, já posso partir para tirar as certidões de nascimento brasileiras, da filha e do neto, e o resto dos documentos necessários para a cidadania.
@Lulu , primeiro tem que fazer o processo de transcrição de casamento de seus avós. Só depois de concluído o processo, mande o seu processo , juntando a certidão de casamento portuguesa que será gerada ao término do processo.
A certidão de batismo de sua avó tem que ser a original certificada pelo Arquivo Distrital.
Olha um comentário que eu encontrei @raquelmedeiros1961 ...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19545/como-saber-se-transcricao-de-casamento-ja-foi-feita
"...Pra ter certeza, peça para buscarem pelo assento de casamento. Forneça os dados que possui, como o localizador da certidão de batismo. Vai lhe custar €10, mas se não existir, eles devolvem o dinheiro. Demora mas devolvem..."
Sensacional, @Nilton Hessel ! Ótima notícia! De fato as certidões são anteriores a 1911 mas... vamos ver então! Obrigada!
Olá pessoal
meus pais se casaram alguns anos após que eu nasci.. minha mãe é portuguesa e vive desde pequena no Brasil
me falaram que para transcrição de casamento de país após nascimento é diferente
alguém sabe me informar se é verdade
@Gabrielaamorim1302 , não tem nada de diferente!! A transcrição de casamento é a mesma.
Boa noite! Recebi a resposta do civilonline de que o registro do casamento dos avós não foi localizado. Já entrei em contato com o cartório onde o casamento foi celebrado e pedi a certidão inteiro teor, para juntar às certidões recebidas de Portugal e enviar tudo para o consulado do Rio, onde moro.
Obrigada @Nilton Hessel e @Leticialele pelas dicas. Perguntei sobre o valor pago e me informaram que o processo é demorado mas que entrarão em contato para solicitar os dados para devolução do valor pago quando for liberado para o setor de contabilidade (menciona "caso tenha conta bancária em Portugal". Vamos ver, pois paguei com o cartão de crédito internacional).
@raquelmedeiros1961 ...
Só como referência...
Em uma situação semelhante eu preferi indicar uma conta de uma amiga em Portugal para receber o depósito...Pois não compensava pedir que o reembolso viesse para minha conta no Brasil...Tinha uma taxa a ser paga... : (
Mas não consigo lembrar se era do civilonline.pt ...Creio que tenho o comprovante salvo por aqui...Se encontrar eu confirmo o destino do pagamento negado...
No caso citado combinei com minha amiga e ela ficou de me pagar um Lanche na Casa Guedes + um Imperial quando eu for ao Porto e assim ficamos quites...
: )
Boa sorte com a Transcrição...!!!
Obrigada, @Nilton Hessel ! Tenho uma prima em Portugal e talvez possa fazer o mesmo!
Boa tarde pessoal. Gostaria de compartilhar minha experiência. Como não estou no Brasil, decidi arriscar e mandar a solicitação de transcrição sem assinatura reconhecida ou autenticada para Santos (dei um migué e mandei com assinatura eletrônica). Eles receberam por correio no dia 28/01/2022 e finalizaram o processo hoje, 18/02/2022.
Não recomendo que seja feito, mas se alguém não tiver outra alternativa, pode ser uma tentativa...
Pessoal, boa noite!
O assento da minha avó saiu em agosto e chegou por correio pra gente. Alguém saberia me informar se esse papel já é válido para enviar cópia do registro de assentamento para a transcrição do casamento dela?
Obrigada!
@beatrizagpp , sim, cópia simples. Está informatizado.
@gangandalf Obrigada pela dica do consulado do Rio de Janeiro. Eu não tinha pensado nisso e tenho endereço lá tb!
Vc sabe qnt tempo demora uma transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro? É possível acompanhar o processo?
Tenho uma bebê de 30 dias. Vc acha que a transcrição é impeditivo para que eu envie o processo de nacionalidade dela para Porto? O pai dela é o declarante da certidão de nascimento.
Sobre o prazo das certidões, de acordo com o site do consulado de Belo Horizonte, sao aceitas certidões brasileiras com validade de até 1 ano, mas no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde são feitos os agendamentos para transcrição, a orientação é de validade de 180 dias.
@carolina_pcastro , a transcrição no Consulado do Rio é super rápida. Leva menos de 15 dias.
As certidões brasileiras são válidas por 1 ano entre a emissão e a entrada do processo.
Registre sua bebê no Consulado, como portuguesa! Até 2 anos, não precisa de processo. Mas seu casamento tem que estar transcrito, pois o pai foi o declarante.
No Consulado do Rio: "REGISTRO DE LACTENTES (MENOS DE DOIS ANOS DE IDADE)
Tendo em vista facilitar o atendimento e registro de recém-nascidos, o Consulado-Geral decidiu criar um novo endereço eletrónico exclusivo de apoio ao agendamento de bébés com menos de dois anos de idade, para os utentes com dificuldade em agendar pela plataforma eletrónica de agendamento.
Os pedidos de apoio deverão indicar o nome completo do lactente e dos pais, e o contacto mais direto dos mesmos, sendo acompanhados da certidão de nascimento brasileira do bébé.
A partir do próximo dia 2 de maio de 2019, os utentes terão assim ao seu dispor a seguinte caixa de correio eletrónico: registronascimento.cgrio@mne.pt"
@Leticialele
Preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avós, finalmente estou conseguindo os documentos e tenho um conhecido no Rio q pode enviar e receber os documentos.
Minha dúvida é :
pelo que eu entendi o requerimento precisa ser assinado presencialmente em cartório, posso assinar , reconhecer firma e apostilar no cartório em Minas ?? Alguém já fez assim?
Grata
Karla