Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

145791013

Comentários

  • @Wander Rocha

    Suas perguntas estão fora do tópico, e você não respondeu minhas perguntas. Quando o processo foi recebido no ACP? Data do Despacho?

  • Bom dia! Processo de cidadania do meu pai finalizando e vendo a questão da transcrição para solicitar pede o endereço em que o português (no caso meu pai) nasceu. Ponho o endereço que vem no registro de cidadania ou o endereço de onde ele nasceu no Brasil? Grato. Uma outra dúvida, é necessário enviar a fotocópia do meu RG (requerente) para o consulado? No site não pede

  • @Zinho , coloca apenas a cidade em que ele nasceu.

    Mande uma cópia autenticada e apostilada do seu RG para comprovar a legitimidade para pedir a transcrição de casamento.

  • ZinhoZinho Member
    editado December 2021


  • Senhores, na certidão de casamento dos meus pais não há a hora em que se casaram somente a data. Tem algum problema deixar em branco?

  • @Zinho

    Pode deixar em branco.

  • Há outra conservatoria que faça transcrição de casamento, sem ser ponta Delgada? Pelo que estou observando, la está um caos com 7 funcionarios a menos,,,,, aguardo orientação.

  • @Rita_Guedes1954 , em que Estado você mora?

    Se for no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio;

    Em SP ou MS, no Consulado de Santos.

  • Olá,

    Quanto tempo está levando a transcrição de casamento em Ponta Delgada? tem alguma outra conservatória que esteja mais rápida?

    E quanto aos consulados, estão levando quando tempo? Eu moro em Salvador, poderia fazer no do RJ, pois vi q lá a certidão do cônjuge não precisa ser de inteiro teor, pode ser a simples? (já seria uma economia de 300 e pouco)

    Grata.

  • Na realidade, também preciso saber se o atendimento nos consulados são presenciais ou podemos enviar pelos correios também,

  • @BrunaPin , se você tem alguém de confiança (parente ou amigo) que more no Rio, pode mandar a transcrição, pelos Correios, para o Consulado do Rio, usando o endereço da pessoa.

  • Obrigada Letícia, não conheço ninguém no RJ.

    • Tem algum arquivo no drive p acompanhar o tempo que tá levando a transcrição de casamento em Ponta Delgada ou outras conservatórias em Portugal?
    • E a média de tempo nos consulados Brasileiros?

    Sabem onde consigo essas informações pra decidir por onde solicitar? O que você acha que está sendo mais rápido hoje em dia?

  • @BrunaPin , nos Consulados do Rio e de Santos, menos de 30 dias. No de BH e DF (presença consular na Embaixada) , na hora, mas o problema é agendar.

    Em Ponta Delgada, uns 4 meses.

  • @Leticialele

    Se fosse de BH, o agendamento do prox trimestre abriu hoje e ainda tem vagas.

    Agendados: 19.214 | Vagos: 1816

    https://www.consuladoportugalbh.org.br/index.asp

  • Boa tarde!

    Estou aguardando o despacho do processo de filho do meu marido, mas já estou separando a documentação para assim que sair dar entrada no processo do meu filho, a transcrição do casamento e o meu processo como esposa. Minha dúvida é que no site do consulado de SP, um dos documentos para transcrição diz o seguinte:

    Se o outro cônjuge não for português, deve enviar a Certidão de Nascimento simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido;

    Dúvidas: Não precisa apostilar esse documento? E eu poderia pedir no cartório alguma certidão de nascimento que já servisse para a transcrição e o pedido da nacionalidade como esposa?

    Agradeço desde já.

  • @Mreis , precisa apostilar, sim.

    Mas, para seu processo de aquisição pelo casamento (art, 3), vai usar a certidão de casamento portuguesa que será emitida após a transcrição.

    Não mande para São Paulo, mande para Santos.

  • Boa tarde pessoal!

    Obrigada @Leticialele ! Ok moro em Santos, enviarei por aqui mesmo.

  • @gandalf estou com dúvidas e no site do consulado não me tirou essas dúvidas. O processo da minha mãe foi por atribuição neto, ela já tem o registro português e agora preciso transcrever o casamento dela para poder dar entrada na minha cidadania, certo? Na transcrição é obrigatório fazer com cartão cidadão e passaporte?

  • @Nataly , pode fazer apenas a transcrição, sem pedir o CC e o passaporte.

  • @Nataly

    Você precisa apenas de uma cópia xerox simples do assento de sua mãe, para dar prosseguimento nos processos. Ela não precisa fazer o CC e PEP agora. Pode fazer depois se quiser usá-lo para viajar.

    Para a transcrição do casamento precisa apenas de um xerox do assento, e demais documentos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270776/#Comment_270776

    Para Santos, clique aqui ou no primeiro link de: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/

    1) certidão de casamento em inteiro teor (digitada), apostilada; 2) certidão do nubente brasileiro simples ou inteiro teor (digitada); 3) requerimento preenchido online no link acima, devidamente impresso, assinado presencialmente no cartório e reconhecido por autenticidade; 4) xerox do boleto bancário de R$811 já pago, impresso logo após o requerimento; 5) envelope preenchido com seu endereço como destinatário, para a devolução dos documentos

    Não pedem o RG porque ele vai ser conferido é no cartório, ao assinar o requerimento.

    Deve receber o assento de casamento pelo correio em 4 semanas

  • @Leticialele e @gandalf muiti obrigada pela ajuda

  • Bom dia! Pessoal estou com dúvidas para Transcrever o meu Casamento, será que alguém poderia me ajudar? Estava lendo no site do Consulado de SP que eu posso enviar os documentos via correio e já solicitar o meu Cartão Cidadão e depois o Passaporte, https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-e-pedido-de-primeiro-cartao-do-cidadao/. Esse seria o melhor caminho e o mais rápido, ao invés de mandar para PT? Obrigada!

  • @Mayara Cruz

    Faça separadamente. Faça primeiro somente a transcrição, mandando para Santos (demora 1 mês). Depois cuida do CC e PEP.

    Se mandar para Sao Paulo, só a transcrição leva 8 meses. E depois cai na fila normal de CC e PEP.

    Já vi relatos de gente fazendo CC e PEP por Santos, mas não tenho certeza da informação. Verifique.

  • Oi @gandalf, legal!

    Então eu tenho que enviar esses documentos para o Consulado de Santos:


    -Certidão de casamento em INTEIRO TEOR, original (não enviar cópia), digitada e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilada;

    -Cópia da escritura do pacto antenupcial (se existir e devidamente apostilada);

    -Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano;

    -Envelope simples, tamanho mínimo A4 para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário ;

    -Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e com a assinatura reconhecida em cartório; https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/service?f=transcricao-casamento

    -Comprovante de pagamento: Casamento : R$ 830,63

    -Endereço: Escritório Consular de Portugal em Santos

    “Transcrições”

    Av. Ana Costa, 25 – 5º Andar

    CEP:11060-001 – Santos – SP


    Seria isso mesmo? Obrigada!

  • @Mayara Cruz

    Pare ser o que consta no site deles. Para o pagamento vem o boleto após preencher o requerimento online. https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

  • Olá, vcs saberiam indicar alguma conservatória de Portugal que faça a transcrição de casamento de forma rápida?

    Quando minha nacionalidade saiu, eu rapidamente providenciei os caríssimos documentos para transcrever meu casamento. Acontece que quando foi aberta a agenda no site do consulado de Belo Horizonte houve uma mudança no procedimento. Agora o agendamento é feito pelo site do Ministério dos Negócios Estrangeiros e nunca tem vaga disponível!!! Tenho consultado diariamente!!! Para piorar a situação o site do Ministério diminuiu a validade dos documentos para 6 meses e o site do consulado ainda permite 1 ano da data de emissão.

    Para não perder a validade dos documentos que já emiti no Brasil, alguém indica uma conservatória que seja rápida?

  • editado January 2022

    @carolina_pcastro

    O melhor pra você nesse momento seria conseguir no Rio alguém de confiança que permita a você usar o endereço para receber os documentos de volta.

    Não sei informar quem faz transcrições pelo correio em PT. Sempre fiz por Ponta Delgada, que agora está levando 4-5 meses. Alguém terá que desbravar um caminho novo, e isso não foi relatado aqui ainda.

    Eu não tinha observado que o consulado de BH tinha baixado o prazo de validade da certidão para 180 dias. Foi bom vc ter avisado.

    Mas isso me parece muito estranho. Documentos portugueses normalmente não vencem. É.a primeira vez que vejo isso. Se tiver oportunidade, quando for lá fazer algum outro documento, pergunte a razão disso. Sem similar no BR e em PT.

    "No caso de registro de nascimento lavrado há mais de cem anos, é obrigatória a apresentação do original da certidão de nascimento portuguesa do(s) nubente(s) emitida(s) há menos de 180 dias. A certidão deverá ser obtida por meio dos Arquivos Distritais."

  • Bom dia!

    Preciso de orientação: minha cunhada enviou os documentos para transcrição do casamento para Ponta Delgada, os quais chegaram lá em outubro/2021. Até hoje não entraram em contato para fazer o pagamento da taxa.

    Como devemos proceder? Tem algum telefone ou outro meio de contato que eles respondam para saber se está tudo correto, ou é demorado assim mesmo?

    Desde já, agradeço!

  • @suelendd , Ponta Delgada está demorando muito para processar as transcrições. Alegam falta de pessoal. Pelos relatos aqui do Fórum, estão mandando o link de pagamento de processos enviados em setembro. Logo chegará a vez de sua cunhada.

  • editado January 2022

    @Wander Rocha

    Está acompanhando como eu lhe disse? Perdeu de novo a data da marcação para os próximos dois meses? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270892/#Comment_270892

    O seu processo já deveria ter tido o Despacho, e o assento sairá 24-30 dias depois dele. Se organize e faça os agendamentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.