A maioria das minhas Certidões eram do Interior de São Paulo e como fui legalizar no Consulado de Curitiba precisei de Sinal Público. Ok, até aí tudo bem, aqui em Maringá eles reconheceram (sinal público) quase tudo, menos uma Certidão, como não tinha tempo pra que o Cartório de Maringá pegasse a assinatura do Cartório onde foi emitida a certidão da minha bisa, perguntei onde no Paraná que reconhecia a assinatura do escrevente.
O rapaz do Cartório do Interior de São Paulo me disse que apenas o Cartório Volpi, em Curitiba reconhecia.
Pois bem, liguei no Volpi e a pessoa (Fatima) me atendeu super bem, falou que reconhecia sim e, me deu uma dica, por sinal muito valiosa. Ela me disse que o Consulado de Curitiba não reconhece sinal público de qualquer Cartório do Paraná.
Fiquei encucado e mandei um e liguei no Consulado perguntando, a pessoa me disse que reconhecia sim.
Adivinha? Cheguei lá e ela não reconheceu o Sinal Público aqui de Maringá.
Como tinha que ir no Volpi (que fica próximo) mesmo, aproveitei e meti Sinal Público em tudo denovo.
Aí deu certo.
Ou seja, fica aqui minha dica, apesar do Consulado de Curitiba receber via Correios documentos para legalização, eu teria um pé atrás em enviar, uma vez que ele não estão nem aí com a gente.
A minha dica seria que fossem pessoalmente e pegassem o Sinal Público no Volpi.
a que chegou pra voce foi de copia integral, na verdade tanto faz a narrativa ou essa, mas sempre falamos para pedir a narrativa justamente pelo fato de que a de copia integral eh um horror de ler mesmo, quase que ilegivel.
E eh isso mesmo, a certidao de nascimento da epoca equivale a de batismo, os registros eram feitos pela igreja.
já que você viu a minha procuração, vou fazer algumas perguntas:
- é só minha avó chegar com a procuração no cartório e pedir para fazer uma procuração pública? - fica pronto na hora? - vai alguma autenticação ou firma reconhecida? - ela tem que assinar presencialmente? - será que alguém do cartório terá que assinar também? (tenho medo do Consulado de Curitiba).
Sim, ela leva essa procuracao e normalmente eles redigem, ela assina na hora e a procuracao fica pronta tambem na hora , soh vai a assinatura dela com os carimbos normais do cartorio e depois eh soh legalizar no Consulado.
apenas esclarecendo esses carimbos normais de cartório.
Quando fui no Consulado eles negaram uma das assinaturas. Logo, eu sei a assinatura de quem pode ser. Você sabe se nesses carimbos normais que você disse tem alguma assinatura de funcionário do cartório?
Tenho muito o que agradecer! Todos aqui sempre me ajudaram!
Principalmente: Cibele e Lara!
Em especial, claro, para a Ale! Ela fez tudo pra mim lá em Portugal! Não tenho palavras para descrever o que ela fez. MUITO OBRIGADO!!!
Vejam o e-mail que recebi;
Exm Sr.
Venho por este meio informar que a transcrição de casamento de Alipio Soares xxxxxxxx e Izabel xxxxxx já se encontra transcrito sob o n.º xxx/2009 desta Conservatória.
Agora eh soh entrar com o pedido de atribuicao da sua avo, nao vai precisar dessa certidao de casamento, sempre falo, se voce tiver uma certidao de nascimento do seu bisavo portugues, tira uma copia e manda, e anota o numero da transcricao de casamento nessa copia simples, nao eh necessario, mas nao custa dar tudo de " mao beijada " para os funcionarios portugas da CRC, ja adianta um pouquinho.
Necessario apenas 3 documentos ( voce ja deve estar "careca" de saber, rsrsr ), tudo devidamente legalizado, a copia do RG da sua avo, a certidao de nascimento dela e o formulario 1C, e junto a copia simples da certidao de nascimento do seu bisa, ou entao, apenas os dados no formulario.
Fazer o pagamento nos correios e pronto, soh mandar, vai dar tudo certo !
só agora vi sua pergunta, bem, o número da averbação do óbito não é o mesmo do casamento, mas o de casamento basta.
Você já perguntou no Consulado se sua avó pode assinar no cartório e eles legalizam o formulário ? Quem sabe eles deixam ( ou não, rsrs ), já que a distância pode deixá-la enjoada . . . ( inventa alguma coisa, mulher grávida, idosos e adultos com criança de colo tem algumas vantagens nesse país, rsrsrs ). Quem sabe funciona no Consulado.
Comentários
correria a vista...não reconheci firma do óbito e nem do RG da minha vó.
não entendam mal, o óbito do meu bisavô e não da minha vó.
Firma reconhecida eh soh mesmo para as Certidoes.
do português. (bisavô) Está a caminho.
O resto já está tudo em mãos.
Dá um orgulho olhar para todas aquelas certidões.
Tem momentos que fico pensando se meu bisavô de fato era português, mais parecia cigano.
se sua avó nasceu em Portugal, peça por aqui;
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt
Você precisa de alguns dados.
Qualquer dúvida, posta aí.
estou indo pra praia. Na volta vou passar no Consulado em Curitiba.
Bom carnaval pra vocês e até dia 28/02
Abraços!
Tudo certo no Consulado em Curitiba.
Criaram umas chatices, mas eu sou mais chato que eles.
Agora é esperar chegar a Certidão via Portal do Cidadão. Terça feira completa 2 semanas, será que está no prazo?
Abraço à todos!
O meu pedido no portal do cidadão tb está demorando!
é o seguinte.
A maioria das minhas Certidões eram do Interior de São Paulo e como fui legalizar no Consulado de Curitiba precisei de Sinal Público. Ok, até aí tudo bem, aqui em Maringá eles reconheceram (sinal público) quase tudo, menos uma Certidão, como não tinha tempo pra que o Cartório de Maringá pegasse a assinatura do Cartório onde foi emitida a certidão da minha bisa, perguntei onde no Paraná que reconhecia a assinatura do escrevente.
O rapaz do Cartório do Interior de São Paulo me disse que apenas o Cartório Volpi, em Curitiba reconhecia.
Pois bem, liguei no Volpi e a pessoa (Fatima) me atendeu super bem, falou que reconhecia sim e, me deu uma dica, por sinal muito valiosa. Ela me disse que o Consulado de Curitiba não reconhece sinal público de qualquer Cartório do Paraná.
Fiquei encucado e mandei um e liguei no Consulado perguntando, a pessoa me disse que reconhecia sim.
Adivinha? Cheguei lá e ela não reconheceu o Sinal Público aqui de Maringá.
Como tinha que ir no Volpi (que fica próximo) mesmo, aproveitei e meti Sinal Público em tudo denovo.
Aí deu certo.
Ou seja, fica aqui minha dica, apesar do Consulado de Curitiba receber via Correios documentos para legalização, eu teria um pé atrás em enviar, uma vez que ele não estão nem aí com a gente.
A minha dica seria que fossem pessoalmente e pegassem o Sinal Público no Volpi.
Abraço!
Espero ter sido calro.
Pedi a certidão do meu pai pelo portal dia 08/02, enviaram dia 17 e recebi em casa dia 28 (teve o carnaval no meio). Demorou entaõ 20 dias!
Obrigado, então estou no prazo.
Consta pra mim:
Número de registo dos CTT: 03/03/2009
O que significa isso?
CTT eh o nome dos correios em Portugal, significa que foi enviada no dia 03/03, nao aparece status: Certidao Enviada ?
aparece Certidão Enviada.
Obrigado Cibele.
Estou com dúvidas:
Pedi pelo Portal uma Certidão Narrativa e me mandaram uma cópia escrita a mão quase que ilegível. Eu pedi errado ou eles erraram?
A certidão é só aquilo mesmo? 1 folha escrita a mão, dizendo que ele foi registrado em uma paróquia?
Acho que me esqueci que foi feita em 1906 a certidão, pq esperava mais dela
a que chegou pra voce foi de copia integral, na verdade tanto faz a narrativa ou essa, mas sempre falamos para pedir a narrativa justamente pelo fato de que a de copia integral eh um horror de ler mesmo, quase que ilegivel.
E eh isso mesmo, a certidao de nascimento da epoca equivale a de batismo, os registros eram feitos pela igreja.
vale a pena eu pedir para que eles me mandem outra? Porque eu tenho o comprovante que eu pedi CÓPIA NARRATIVA.
já que você viu a minha procuração, vou fazer algumas perguntas:
- é só minha avó chegar com a procuração no cartório e pedir para fazer uma procuração pública?
- fica pronto na hora?
- vai alguma autenticação ou firma reconhecida?
- ela tem que assinar presencialmente?
- será que alguém do cartório terá que assinar também? (tenho medo do Consulado de Curitiba).
apenas esclarecendo esses carimbos normais de cartório.
Quando fui no Consulado eles negaram uma das assinaturas. Logo, eu sei a assinatura de quem pode ser. Você sabe se nesses carimbos normais que você disse tem alguma assinatura de funcionário do cartório?
Tenho muito o que agradecer!
Todos aqui sempre me ajudaram!
Principalmente: Cibele e Lara!
Em especial, claro, para a Ale! Ela fez tudo pra mim lá em Portugal!
Não tenho palavras para descrever o que ela fez.
MUITO OBRIGADO!!!
Vejam o e-mail que recebi;
Exm Sr.
Venho por este meio informar que a transcrição de casamento de Alipio Soares xxxxxxxx e Izabel xxxxxx já se encontra transcrito sob o n.º xxx/2009 desta Conservatória.
Com os melhores cumprimentos
Patricia Oliveira
parabens ! Esta tudo caminhando bem.
Agora eh soh entrar com o pedido de atribuicao da sua avo, nao vai precisar dessa certidao de casamento, sempre falo, se voce tiver uma certidao de nascimento do seu bisavo portugues, tira uma copia e manda, e anota o numero da transcricao de casamento nessa copia simples, nao eh necessario, mas nao custa dar tudo de " mao beijada " para os funcionarios portugas da CRC, ja adianta um pouquinho.
Necessario apenas 3 documentos ( voce ja deve estar "careca" de saber, rsrsr ), tudo devidamente legalizado, a copia do RG da sua avo, a certidao de nascimento dela e o formulario 1C, e junto a copia simples da certidao de nascimento do seu bisa, ou entao, apenas os dados no formulario.
Fazer o pagamento nos correios e pronto, soh mandar, vai dar tudo certo !
como sempre, obrigado.
Eu tenho uma cópia simples da certidão do português. Mando ela com o número da averbação do casamento? A averbação do óbito é o mesmo número?
Agora só falta ver esse negócio de assinar presencialmente no Consulado. O pessoal em Curitiba está embaçando.
só agora vi sua pergunta, bem, o número da averbação do óbito não é o mesmo do casamento, mas o de casamento basta.
Você já perguntou no Consulado se sua avó pode assinar no cartório e eles legalizam o formulário ? Quem sabe eles deixam ( ou não, rsrs ), já que a distância pode deixá-la enjoada . . . ( inventa alguma coisa, mulher grávida, idosos e adultos com criança de colo tem algumas vantagens nesse país, rsrsrs ). Quem sabe funciona no Consulado.