Dupla Cidadania Portuguesa

1356

Comentários

  • Milan,

    voce tera que transcrever o casamento dos seus bisavos de qualquer jeito, uma vez que seu bisavo nao foi o declarante.

    Voce tem duas opcoes:

    1. Arruma os nomes nas certidoes, e transcreve tudo em Portugal o obito e o casamento.

    2. Nao arruma nada, nem averba nada e soh faca a transcricao de casamento, esquece o obito.


    E por ultimo, vc perguntou se demora averbar, cada caso eh um caso, eu averbei tudo e nao tive nenhum problema, nao sei o tempo exato, mas foi no maximo uma semana, teve gente aqui que tentou averbar e o cartorio complicou a vida, pra saber, soh perguntando no cartorio onde esta a certidao de nascimento da sua bisavo.
  • Cibele,

    irei averbar o óbito da minha bisavó na certidão de nascimento dela apenas por segurança.

    E irei transcrever o óbito apenas do meu bisavô.

    Obrigado.
  • Cibele,

    a certidão nascimento de nascimento do nacional português, no meu caso, precisa ser interiro teor?
  • Milan,

    as certidoes portuguesas sao narrativas ou de copia integral ( equivalente a de inteiro teor brasileira ). Para o processo de atribuicao tanto faz, mas se for pedir atraves do Portal do Cidadao, peca a narrativa que eh muito mais legivel que a de copia integral ( muito dificil de ler ! ).
  • Cibele,

    vou pedir pra pegar a Certidão lá em Penacova direto. (vou pedir a narrativa, deve ser uns 20 euros, certo?)

    Decedi que quando chegar na minha vó vou pedir naturalização, senão terei cabelos brancos ao 22 anos.

    Mais uma vez, obrigado.
  • Milan,

    a naturalizacao eh uma boa opcao pra quem nao tem filhos, o processo eh unico, um pouco mais demorado e com mais documentos a apresentar, mas nada complicado.

    Qualquer caminho que voce escolher: Boa sorte !
  • vamos por partes....

    O sujeito disse que foi ao Consulado de Portugal em madri e lá pediram 20 euros só pra xerocar o passaporte dele kkkkkkk.

    mas acontece que essa não é uma xerox simples, é uma xerox autenticada com selo branco que é necessária para acompanhar o processo. (tá na lista de documentos, vc precisa enviar uma cópia autenticada do documento de identidade, não pode ser uma cópia simples). Eu fiz uma cópia do meu passaporte no consulado de Rotterdam e tb foi cobrado 20 euros, (caro), porém, procedimento normal.

    estive na embaixada com o requerimento para naturalização, fui com o bolso preparado R$100. Simplesmente não fui cobrado(grátis) pela assinatura presencial. E no mesmo não precisava de ter levado ao cartório como fiz para assinatura presencial.

    se vc vai assinar presencialmente no consulado, não precisa assinar em cartório! assinar em cartório é só pra quem não vai ou nem pode ir ao consulado (caso do consulado de São Paulo) onde as legalizações são feitas pelo correio.

    Agora pergunto, legalizo no consulado(e itamaraty) só as duas certidões de nascimento para naturalização,? O restante e total fica bem razoalmente legalizar no itamaraty a um valor gratuito!!!

    há controvérsias, algumas pessoas dizem pra colocar selo branco em TODOS os documentos pra naturalização, alguns dizem que no histórico escolar por exemplo, não precisa. Eu não arriscaria, mas fica a critério de cada um. De qq forma, com certeza SOMENTE as certidões de nascimento precisam passar pelo Itamaraty, todo o resto não precisa ser legalizado no Itamaraty. A pessoa apenas precisa decidir se quer colocar selo branco do consulado em tudo, ou somente nas certidões de nascimento (já autenticadas no Itamaraty). É isso, espero que esteja claro... rsss
  • A todos,

    alguém aqui já me indicou engatilhar a transcrição dos meus bisavôs com a atribuição da minha vó.

    Sendo assim, o que preciso para atribuição da minha avó? Assim já vou dando andamento.

    obrigado.
  • Milan,

    Corrigi o que foi postado acima.

    Para a atribuição de sua avó vc vai precisar de:

    1- Certidao de nascimento do seu bisavo portugues ou apenas os dados dessa certidao.
    2- Certidão de nascimento de inteiro teor de sua avó reconhecida firma ( Legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado )
    3- Copias autenticadas do RG ( Legalizar no consulado )
    4-Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do Cartorio ( Legalizar no Consulado ).

    1- Vou ter que pedir duas vezes a certidão do português?

    Nao, qdo chegar tire uma copia e guarde, pra atribuicao da sua avo basta anotar no formulario 1C os dados da certidao como ano e numero do assento e a conservatoria que esta arquivada.

    4- Como assim assinar na presença do funcionário do consulado? (vou ter que deslocar minha vózinha? ;)

    Sim, sua vozinha tera que ir no cartorio assinar, se ela estiver impossibilitada, da uma ligada no cartorio que muitos podem estar mandando um funcionario em casa para recolher as assinaturas, eh um servico meio "salgado", mas eh uma boa alternativa.
  • Corrigindo os "s"

    Apenas 1 copia do RG autenticada e legalizada.
  • Cibele,

    minha vózinha ainda está possibilitada sim ;)
    é que achei que ela teria que ir até o consulado e Curitiba. Mas já que não, tudo bem.

    Se me permite vou apagar o meu comentário para não passar informação errada.

    Cibele, com a sua experiência, acha que dará tempo se eu mandar para legalizar de uma vez só todos os documentos da transcrição e da atribuição?

    Obrigado.
  • Ah,

    o formulário modelo 1C precisa estar autenticado e reconhecido firma no cartório?

    e vou precisar de procuração novamente para atribuição?
  • Milan,

    voce eh mesmo engracado ! hahah soh a bandeira nao eh engracada ! hahahah

    Bem, falando serio agora, o formulario 1C precisa ter assinatura presencial, ou seja, sua avo tera que ir ao cartorio pra isso, nao basta ela assinar em casa e reconhecer firma, e depois precisa legalizar no Consulado.

    Pode legalizar tudo que dara tempo, qdo eu fiz em Portugal eu tambem transcrevi o casamento dos meus bisavos e ja dei entrada na atribuicao da minha avo, hoje eu nao sei como isso funciona, acho que depende de cada Conservatoria.

    Uma sugestao, ja que vc vai mandar mesmo essa documentacao para alguem em PENACOVA transcrever, ja manda tbem uma procuracao pra darem entada na atribuicao da sua avo, mas antes de fazer essa procuracao, precisa confirmar se a Conservatoria aceita os dois processos juntos e ai tera que fazer uma modificacao no conteudo da Procuracao, em ultima hipotese, fazer duas procuracoes com conteudo distinto. Eh que vai ficar mais caro !
  • Vixi,

    agora fiquei na dúvida em Cibele.

    To achando que vou por partes. Como que eu vou descobrir se aceitam dois processos? Ligando?

    Mesmo que fizer a transcrição e esperar o resultado, dá tempo né? (pq já estarei com os documentos da minha vó em mãos)

    Não posso mandar tudo por correio direto pra Lisboa, né?

    Vou dar um jeito nessa bandeira logo, logo. ;)
  • Milan,

    respira fundo !

    Pra CRC nao vai dar pra mandar os dois processos juntos, mesmo porque a transcricao tem que ser feita pessoalmente.

    Outra sugestao segura:

    Faca duas procuracoes, uma referente a transcricao e outra referente ao pedido de nacionalidade, manda todos os documentos da transcricao e nacionalidade para PENACOVA, e ai, assim que sair a transcricao o Procurador da sua avo volta la e entrega a documentacao da atribuicao.

    Outra coisa a ser feita, ligar antes nas Conservatorias de PENACOVA e ver qual delas nao precisa marcar horario para a transcricao e tambem perguntar o prazo, tem Conservatorias que dizem nao ter prazo, tem outras que sim, dao um prazo pra concluir, tem outras que nao precisam marcar horariio, tem outras que sim, precisam marcar horario.

    E a outra alternativa eh esperar sair a transcricao do casamento e ai vc envia os documentos da sua avo para a CRC via correio, nao vai precisar de procuracao alguma.
  • Cibele,

    respirei fundo :)

    isso foi mais esclarecedor, é que queria mandar legalizar tudo de uma vez.

    mas deixa pra lá, vou por partes mesmo.

    estava pensando em pagar um despachante em brasília, to com medo de demorar muito(correio), o que me diz?
  • Milan,

    eu se fosse voce mandava legalizar tudo, tudo eu digo, o que for preciso para a transcricao do casamento e para atribuicao da sua avo, vai ser rapido, assim que sair a transcricao ja engata o pedido da sua avo para a CRC.

    Nao sei se pagar despachante eh uma boa ideia, minha irma mora em Brasilia hahah, ela eh enfermeira e nao despachante, hahah, mas voce pode perguntar a ela se da pra ajudar, ela estava no Itamaraty na sexta-feira legalizando a certidao dela.
  • Cibele,

    e como faço pra falar com sua irmã?

    nem que eu pague algo pra ela, fico meio sem jeito de pedir esse tipo de favor.

    Obrigado.
  • Milan,

    eu soh quero deixar bem claro que eu nao vendo servicos aqui, quem vende eh a outra comunidade, eu soh falo mesmo pra ajudar, ateh para o Vetell me ofereci de bom grado a fazer a transcricao dele em Portugal, qdo eu estiver por la. Assim como, aqui em Londres, quem precisar de algo pode contar comigo no que eu puder ajudar.

    Eu sou assim mesmo, vou avisa-la e te passo o e-mail dela.
  • Cibele,

    desculpe, não foi essa minha intenção.

    espero que tenha entendido.

    :)

    Obrigado.
  • Cibele

    Tranquilo... sabemos que vc não quer ganhar dinheiro e sim ajudar, esse tipo de ajuda é extremamente válida.
  • Ah obrigado pela colaboração Cibele.
  • Imagina ! Me perguntam qual a letra que vem depois do A eu ja respondo o alfabeto inteiro . . . um dia eu mudo ! rsrsr
  • Dúvida,

    por algum motivo, quando eu for pedir a certidão de nascimento da minha vó (inteiro teor) para atribuição, seria interessante vir com o casamento averbado?
  • Milan

    nao, nao faz a menor diferenca. Sua avo vai 'nascer' portuguesa solteira (mesmo que na certidao brasileira conste o casamento), rsss. Ela so sera considerada casada quando o casamento for transcrito em Portugal e averbado na certidao portuguesa (e nao brasileira) dela. Esse eh um processo separado, que deve ser feito somente apos a atribuicao (e caso seja necessario*).

    * Se foi seu avo que declarou o nascimento de sua mae, entao vc tera que transcrever o casamento de seus avos antes da atribuicao de sua mae. Foi seu avo o declarante?
  • Cibele,

    no formulário 1C fala que tem que pagar 175 euros.

    lá tem 2 opções, ou por vale postal ou por cheque.

    A questão é: tem como legalizar no consulado sem ter o número do Vale Postal? (não queria desembolsar esse $ já)

    Outra coisa, me recomenda pagar por vale ou por cheque?
  • Milan,

    voce nao vai desembolsar esse valor agora, soh deve pagar os 175 euros quando for enviar a documentacao para Lisboa. O pagamento voce deve fazer no correio, atraves de vale postal chamado Dinheiro Certo, fez o pagamento, anota o numero no formulario, fecha o envelope e manda por Sedex Mundi para a CRC, prazo de entrega de 3 dias uteis.
  • Cibele,

    eu acho que entendi.

    Então eu posso ir legalizar no consulado mesmo sem ter pago ainda? Pq acho que vou no consulado daqui duas semanas.

    Fiquei na dúvida, pq no formulário consta o nº do Vale Postal, como no dia que eu for legalizar não terei o nº ainda, achei que eles pudessem criar chatices.
  • Milan,

    nao tem problema nao ! Pode legalizar que dara tudo certo, o pagamento soh eh feito qdo for enviar a Lisboa, nao da pra ser de outra maneira.

    :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.