depois de muito sugar de vocês informações, vou ao trabalho. Vou pautar neste comentário tudo que irei fazer. Peço que pelo menos 3 pessoas me confirme se estou correto no que irei fazer;
Vou em busca da transcrição de casamento e óbito do meu bisavô português. Irei fazer direto em Portugal porque achei a melhor maneira.
Primeiro passo, conseguir 2ª via das seguintes documentações;
- CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR ( DA MINHA BISAVÓ BRASILEIRA ), com firma reconhecida do tabeliao ( Legalizada no Itamaraty e depois no Consulado ).
- CERTIDAO DE CASAMENTO DO MEU BISAVÔ. ( Legalizada apenas no Consulado )
- CERTIDAO DE NASCIMENTO DO MEU BISAVÔ PORTUGUES
- CERTIDAO DE ÓBITO DO MEU BISAVÔ. ( Legalizada apenas no Consulado )
Obs: todas as certidões são segunda via e a não podem ter sido emitidas há mais de um ano quando for dar entrada no processo.
Ter esses documentos em mãos será tarefa fácil, tenha tudo bem encaminhado.
Tendo em mãos os documentos, irei legalizar a Certidão de Nascimento da minha Bisavó no Itamaraty, vou ver se consigo alguém em Brasília, parece bem mais rápido.
Feito isso, irei legalizar o restante dos documentos no Consulado.
Tendo tudo em mãos e legalizado, irei enviar para meus parentes que vivem em Penacova. De lá eles irão marcar um horário na Conservatoria da cidade para dar entrada na papelada. Nesse momento eles terão a procuração em mãos.
Bom, escrevendo pareceu simples, tomara que não tenha esquecido nada, e que de fato corra tudo certo.
Como disse no início do comentário, vou aguardar pelo menos umas 3 pessoas me confirmarem se o processo que irei adotar está correto.
Nesse tempo em que irei esperar a transcrição, vou tentar contribuir aqui na comunidade. Vamos ver se consigo retribuir 1% do que fizeram por mim.
assim de bater os olhos me pareceu tudo certo, so nao se esquece de que a procuracao tem que ser assinada/autenticada (firma reconhecida por autenticidade) em cartorio e depois legalizada tb no consulado! Entao faca tudo junto com as demais legalziacoes. Dai vc pode mandar para os seus parentes em Portugal. Ja tem um modelo de procuracao circulando por aqui rss
So mais uma coisa: essa transcricao nao deve demorar muito, vc ja pode preparar tb a documentacao para as primeiras atribuicoes, assim vc pode economizar com com cartorio, correio, etc. Ja tente listar tb os documentos que vc vai precisar pros proximos passos!
Como a Lara falou, voce esqueceu de colocar a procuracao ( sua avo tera que reconhecer firma por autenticidade em cartorio e legalizar no consulado ). Essa procuracao eh da sua avo para o seu parente, la de PENACOVA, que vai levar na Conservatoria.
irei agora procurar saber como funciona a questão da legalização no consulado.
Vi alguma coisa que diz respeito a jurisdição de cada consulado, agora eu não sei se essa jurisdição diz respeito ao local onde foi emitido a certidão, ou ao local onde mora o requerente atualmente.
É que no meu caso algumas certidões foram emitidas no estado de Sp e outra no Paraná.
isso mesmo, o formulario 1C nao vai precisar agora.
Quanto ao tempo do processo, vai depender tbem de voce, se quer rapidinho vai ter que engatar um atras do outro, sem perder tempo, acho que em pouco mais de um ano vc consegue, tem 3 atribuicoes de nacionalidade ( avo, mae e sua ) e mais tres transcricoes de casamento ( bisavo, avo, mae ).
Da sua mae voce tera que fazer a transcricao de casamento e divorcio e o que for, deixar tudo certinho antes da sua atribuicao. Eu sei que o Paulo fez isso, peco a ele que depois te oriente.
Soh uma duvida, agora pra transcricao dos seus bisavos nao tera problema, mas quantas vezes aparece o nome que vc disse estar errado nas certidoes, Isabel Goncalo e Isabel Goncalves ? Nao eh a mesma pessoa , eh ?
estou com as certidões em mãos; tenho algumas dúvidas/problemas;
Tudo isso diz respeito ao meu bisavô (português) e ao nome do seu pai (tataravô); escondi o primeiro nome por questão de segurança, nem sei se precisa, mas achei melhor.
Certidão Nascimento: xxxxx Soares Linhares / Filho de xxxxx Soares Linhares Certidão Casamento: xxxxx Soares Linhares / Filho de xxxxx Suares Linhares Certidão Óbito: xxxxx Suares Linhares / Filho de xxxxx Suares Linhares
Veja aí se você entendeu, repare que em algumas certidões consta Soares enquanto em outras consta Suares.
eu escrevi que nao tera problema, mas vou deixar pra mais alguem aqui dizer algo. Voce tbem pode fazer essa retificacao no cartorio, muita gente aqui fez, mas nao sei qto tempo pode demorar.
por isso que eu disse, o ideal eh que nas certidoes de nascimento brasileiras ja estejam averbados tudo, casamento, divorcio e obito ( cada um qdo vem a caso ). Fica tudo mais facil e claro.
Mas eu vejo tambem que voce esta tendo problemas com os nomes, principalmente na certidao de obito, dou um passo atras e sugiro que faca como a Sandra, nao transcreva o obito ! Simplifica tudo.
Se vc vai averbar o casamento vc pode aproveitar e averbar o óbito tbm já que não terá custo adicional. Mas se vc não precisa averbar o casamento, não se preocupe e mande bala.
Repito, o meu pai tinha o casamento averbado na certidão brasileira e nem por isso pediram a certidão de casamento dele.
Avisam sim, se colocar todos os documento necessários e se aquele esquema que citamos que se a linha portuguesa foi o delarante do nascimento ex: Avô declarante do pai e depois o pai o declarante do filho não precisará averbar nada.
Comentários
depois de muito sugar de vocês informações, vou ao trabalho. Vou pautar neste comentário tudo que irei fazer. Peço que pelo menos 3 pessoas me confirme se estou correto no que irei fazer;
Vou relembrar meu caso; sou bisneto de português;
Meu bisavô português > minha avó > minha mãe > eu!
Vou em busca da transcrição de casamento e óbito do meu bisavô português. Irei fazer direto em Portugal porque achei a melhor maneira.
Primeiro passo, conseguir 2ª via das seguintes documentações;
- CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR ( DA MINHA BISAVÓ BRASILEIRA ), com firma reconhecida do tabeliao ( Legalizada no Itamaraty e depois no Consulado ).
- CERTIDAO DE CASAMENTO DO MEU BISAVÔ. ( Legalizada apenas no Consulado )
- CERTIDAO DE NASCIMENTO DO MEU BISAVÔ PORTUGUES
- CERTIDAO DE ÓBITO DO MEU BISAVÔ. ( Legalizada apenas no Consulado )
Obs: todas as certidões são segunda via e a não podem ter sido emitidas há mais de um ano quando for dar entrada no processo.
Ter esses documentos em mãos será tarefa fácil, tenha tudo bem encaminhado.
Tendo em mãos os documentos, irei legalizar a Certidão de Nascimento da minha Bisavó no Itamaraty, vou ver se consigo alguém em Brasília, parece bem mais rápido.
Feito isso, irei legalizar o restante dos documentos no Consulado.
Tendo tudo em mãos e legalizado, irei enviar para meus parentes que vivem em Penacova. De lá eles irão marcar um horário na Conservatoria da cidade para dar entrada na papelada. Nesse momento eles terão a procuração em mãos.
Bom, escrevendo pareceu simples, tomara que não tenha esquecido nada, e que de fato corra tudo certo.
Como disse no início do comentário, vou aguardar pelo menos umas 3 pessoas me confirmarem se o processo que irei adotar está correto.
Nesse tempo em que irei esperar a transcrição, vou tentar contribuir aqui na comunidade. Vamos ver se consigo retribuir 1% do que fizeram por mim.
Mas uma vez, obrigado a todos!
Abraços!
assim de bater os olhos me pareceu tudo certo, so nao se esquece de que a procuracao tem que ser assinada/autenticada (firma reconhecida por autenticidade) em cartorio e depois legalizada tb no consulado! Entao faca tudo junto com as demais legalziacoes. Dai vc pode mandar para os seus parentes em Portugal. Ja tem um modelo de procuracao circulando por aqui rss
So mais uma coisa: essa transcricao nao deve demorar muito, vc ja pode preparar tb a documentacao para as primeiras atribuicoes, assim vc pode economizar com com cartorio, correio, etc. Ja tente listar tb os documentos que vc vai precisar pros proximos passos!
estamos assinando embaixo !
Como a Lara falou, voce esqueceu de colocar a procuracao ( sua avo tera que reconhecer firma por autenticidade em cartorio e legalizar no consulado ). Essa procuracao eh da sua avo para o seu parente, la de PENACOVA, que vai levar na Conservatoria.
Boa sorte !
irei agora procurar saber como funciona a questão da legalização no consulado.
Vi alguma coisa que diz respeito a jurisdição de cada consulado, agora eu não sei se essa jurisdição diz respeito ao local onde foi emitido a certidão, ou ao local onde mora o requerente atualmente.
É que no meu caso algumas certidões foram emitidas no estado de Sp e outra no Paraná.
Obrigado Lara e Cibele!
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?
assim espero.
ca entre nos, q bandeira eh essa da Palestina ?? hehehehe
eu vi a foto dos seus passaportes...
...deixe esse assunto pra lá...UAHauhUahuaHua
você acha que eu começo 2010 sendo português???
minha mãe se casou, teve dois filhos (um deles sou eu)...separou, casou novamente e não teve mais filhos.
Fez tudo isso por escrito, e teve troca de sobrenomes nesse processo...terei burocracias a mais por isso?
Se alguém ver que faltou alguma coisa no meu processo pode avisar.
Aquele negócio de formulário C1 ainda não se faz necessário, certo?
isso mesmo, o formulario 1C nao vai precisar agora.
Quanto ao tempo do processo, vai depender tbem de voce, se quer rapidinho vai ter que engatar um atras do outro, sem perder tempo, acho que em pouco mais de um ano vc consegue, tem 3 atribuicoes de nacionalidade ( avo, mae e sua ) e mais tres transcricoes de casamento ( bisavo, avo, mae ).
Da sua mae voce tera que fazer a transcricao de casamento e divorcio e o que for, deixar tudo certinho antes da sua atribuicao. Eu sei que o Paulo fez isso, peco a ele que depois te oriente.
Soh uma duvida, agora pra transcricao dos seus bisavos nao tera problema, mas quantas vezes aparece o nome que vc disse estar errado nas certidoes, Isabel Goncalo e Isabel Goncalves ? Nao eh a mesma pessoa , eh ?
estou com as certidões em mãos; tenho algumas dúvidas/problemas;
Tudo isso diz respeito ao meu bisavô (português) e ao nome do seu pai (tataravô); escondi o primeiro nome por questão de segurança, nem sei se precisa, mas achei melhor.
Certidão Nascimento: xxxxx Soares Linhares / Filho de xxxxx Soares Linhares
Certidão Casamento: xxxxx Soares Linhares / Filho de xxxxx Suares Linhares
Certidão Óbito: xxxxx Suares Linhares / Filho de xxxxx Suares Linhares
Veja aí se você entendeu, repare que em algumas certidões consta Soares enquanto em outras consta Suares.
O correto é Soares.
E agora?
eu escrevi que nao tera problema, mas vou deixar pra mais alguem aqui dizer algo. Voce tbem pode fazer essa retificacao no cartorio, muita gente aqui fez, mas nao sei qto tempo pode demorar.
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?
ajuda no minha dúvida com o sobrenome?
continuo aguardando resposta de mais alguém para questão anterior e acrescento mais uma;
Na certidão de óbito do meu bisavô consta estado civil víuvo, isso não seria causa para que solicitem a certidão de óbito da minha bisavó?
por isso que eu disse, o ideal eh que nas certidoes de nascimento brasileiras ja estejam averbados tudo, casamento, divorcio e obito ( cada um qdo vem a caso ). Fica tudo mais facil e claro.
Mas eu vejo tambem que voce esta tendo problemas com os nomes, principalmente na certidao de obito, dou um passo atras e sugiro que faca como a Sandra, nao transcreva o obito ! Simplifica tudo.
e agora?
Vou procurar me informar do processo para averbar o óbito da minha bisavó na sua certidão de nascimento, uma vez que o casamento já está averbado.
Quantas dúvidas...
estava esperando sua ajuda...
como assim? você quer dizer que aredita que não terá problema?
Queria saber se para averbar óbito na certidão nascimento é muito demorado/complexo?
Você sabe?
Obrigado.
desculpe a insistência, mas você me recomenda algo?
Pela sua última resposta você acredita que não terei problemas?
Obrigado.
Se vc vai averbar o casamento vc pode aproveitar e averbar o óbito tbm já que não terá custo adicional.
Mas se vc não precisa averbar o casamento, não se preocupe e mande bala.
Repito, o meu pai tinha o casamento averbado na certidão brasileira e nem por isso pediram a certidão de casamento dele.
acho que você seguir seu conselho...se for muito demorado para averbar óbito, vou mandar bala!
Caso de algo errado, a Conservatoria em Portugal avisa o motivo?
posso não ter entendido ao certo o que quis dizer.
minha linha segue Bisavô > Avó > Mãe > Eu
Meu bisavô não foi declarante da minha vó.
Mas acabei não enendendo pq o problema agora é;
Na transcrição do casamento, não iria transcrever o óbito da minha bisavó, mas como no óbito do bisavô consta viúvo, fiquei com medo.
Desculpe se fiz confusão com o que você disse.
Obrigado.