O processo de meu pai caiu em exigência por termos feito dessa forma, apenas imprimimos o atestado de antecedentes criminais e depois validamos no próprio site da PF. O ACP não aceitou e tivemos que ir até o cartório materializar, reconhecer assinatura da funcionária do cartório e ainda apostilar.
@Marcelo vc disse q ÁCP não aceitou.ACP não faz conversao de nacionalidade de Netos já naturalizados.Acho q ha um engano pq várias pessoas enviaram da forma q falei e foram aceitos.
@Vlad Pen não deixei claro, desculpe por gerar dúvidas, a questão central era a materialização dos antecedentes criminais, e o apostilamento dos mesmos. No que tange ao exemplo que sitei sobre o ACP, de fato era um processo de naturalização já finalizado. Porém como houve as exigências parti do mesmo princípio que deve ser a regra geral para os antecedentes criminais; Aliás enviamos para a CRC Lisboa no dia 02/10/2018, os documentos para a convolação de meu pai, seguindo os mesmo princípios relativamente ao antecedentes criminais já mencionados.
Alguém mais com processo concluido? ALguém sabe de alguem? Não estou no grupo de facebook, se for possível divulgar esse grupo ou me enviar por direct. Agradeço!
Pessoal, boa tarde. Acabo de receber o meu assento e já emitirei meu Cartão Cidadão em dezembro. É neste fórum que discutem o processo de convolação? Para passar a nacionalidade para os meus filhos de 1 e 3 anos, eu preciso fazer a convolação, certo? Por onde começo? Obrigado
Faz nove meses que dei entrada no meu pedido de conversão e até esta data nada de notícias. caso falte alguma coisa no meu processo o CRC Lisboa envia carta avisando ou eles entram em contato pelo email que eu forneci.
Pessoal, o processo da minha mae deu entrada no dia 17/07/17. Em maio emitiram os oficios as autoridades portuguesesas, o da administracao da justica levou de maio ate final de setembro para ser respondido. Agora finalmente estao com todas as diligencias. Aparentemente falta o parecer do conservador e o despacho do secretario da justica. Alguem sabe qual a media de prazo que essas duas fases tem levado?
@jhsfleming Tive o meu processo concluído ontem, e foi recepcionado pela crc lisboa um dia após o seu, 18/07/2017. o processo recebeu ok de todas as diligências dia 29/08/2018, no dia 03/09/2018 foi enviado ao Ministério da Justiça para despacho da Sra. Ministra, no dia 04/10/2018 recebeu despacho do MJ e o averbamento saiu no dia 22/10/2018 ontem. Total de 55 dias corridos e 38 dias úteis des de o retorno das diligências oficiosas.
@tecnoland Parabéns pela conquista. Poderia informar como sabe de tantos detalhes sobre o andamento do seu processo ? Faz o acompanhamento direto em Lisboa ou estas informações são obtidas por telefone mesmo ? O meu processo foi recepcionado em dez/17, já foi numerado, mas ainda encontra-se em análise.
Pessoal, eu acho que eles estao de sacanagem com o processo da minha mae. Inicialmente ela mandou os documentos e chegaram la dia 17 de Julho de 2017, em outubro equnato numeravam todos os processos e nenhum sinal de o da minha mae ser numerado fomos la em Lisboa na conservatoria ver oque estava acontecendo e acabamos por descobrir que os documentos da minha mae estavam meio que perdidos. Eles deram uma desculpa que havia sido numerado com um outro nome, enfim, em maio enviaram as diligencias e a da justica somente chegou dia 29 de setembro, ou seja, 4 meses depois. Agora ja tem um mes que eles tem tudo e ainda nao enviaram para o despacho da secretaria da justica e tambem nao respondem os emails. O processo da minha mae e o N. 4794x/17, deu entrada dia 17 de novembro de 2017. Voces teriam alguma sugestao do que pode ser feito?
Bom dia hoje dia 01/11/2018 liguei para o IRN LISBOA linha direta e só estão atendendo para cancelamento de cartao alguém sabe informar oque está acontecendo eles estão em greve ou algo parecido.
@vlad pen ja se foram 15 meses, eles nao respondme os emails, na linha de registro nao tem mais informacao pra dar. To a ponto de ir la pessoalmente verificar oque esta acontecendo mas tambem nao sei se ira valer de algo.
@jhsfleming Eu acho que você está no tópico errado, aqui são processos de Netos de Conversão de nacionalidade derivada "Naturalização" para atribuída, impossível seu processo de conversão já ter 15 meses, porque só passou-se a aceitar processos de conversão a partir de Julho de 2017.
Pessoal, meu processo 6.4 teve despacho favorável e estou aguardando registro. Não tenho filhos então não é “necessário” fazer a conversão. Eu quero fazer pelo mérito de ser portuguesa de origem e não por naturalização. Quando decidi tirar a nacionalidade portuguesa a minha mãe não quis por isso fiz direito pelo meu avô. Agora minha mãe decidiu tirar a dela por atribuição.
Minha dúvida é: terei de começar o processo de conversão ou espero até a minha mãe ser atribuída para depois somente pedir um averbamento no meu assento sem ter que passar por esse processo?
Não precisa fazer a comunicação do óbito do seu pai.O certificado de antecedentes não precisa ser apostilado. Data de validade vc conta 10 anos após a data da emissão.
Comentários
@Waldo - O questionário que recebi da CRCentrais foi através de e-mail, porém, a resposta do mesmo deverá ser pelos Correios.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest
caso falte alguma coisa no meu processo o CRC Lisboa envia carta avisando ou eles entram em contato pelo email que eu forneci.
Aparentemente falta o parecer do conservador e o despacho do secretario da justica. Alguem sabe qual a media de prazo que essas duas fases tem levado?
O meu processo foi recepcionado em dez/17, já foi numerado, mas ainda encontra-se em análise.
Minha dúvida é: terei de começar o processo de conversão ou espero até a minha mãe ser atribuída para depois somente pedir um averbamento no meu assento sem ter que passar por esse processo?
Obrigada pela atenção
Só agora depois da transcrição do casamento da minha mãe é que estamos dando entrada na conversão dela. E estou com algumas dúvidas:
Minha mãe ficou viúva recentemente, devo fazer antes a transcrição (ou comunicação ) do óbito do meu pai? Ou isso não é necessário?
O certificado criminal brasileiro precisa ser apostilado? Ou somente autenticado online, pelo próprio site da PF?
No requerimento vocês deixaram em branco a data de emissão do Cartão Cidadão? ( pq no da minha mãe não consta, consta somente a data de validade) .
Obrigado!
Não precisa fazer a comunicação do óbito do seu pai.O certificado de antecedentes não precisa ser apostilado. Data de validade vc conta 10 anos após a data da emissão.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest