Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia

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Comentários

  • Pessoal, desculpem se esta observação for repetida. Estou há um tempo sem acompanhar os tópicos.

    Dei entrada (atribuição presencialmente) em Fev/2018 em Braga e pela demora ao longo dos meses, achei que a Linha de Registos estivesse desatualizada. Decidi então pedir uma certidão em 07/08/2018 no Civil Online na esperança de que o processo já estivesse concluído. Já nesse dia recebi um aviso que o pedido de certidão não podia ser atendido.

    Acabei não pedindo o reembolso, e no dia 04/09/2018 recebi um e-mail do IRN com o código de acesso. Pelo visto eles não reembolsaram o pedido, mas o concluíram quando o processo foi finalizado.

    Achei estranho. Parece que o pedido ficou pendente e emitiram o assento quando foram avisados que meu processo ficou pronto.
  • Obrigada pelo passo a passo. Me ajudou muito e consegui tirar a certidão de nascimento da minha avó.
  • Olá @Mila,

    A resposta integral recebida em 07/08/2018 após o pedido ser pago foi:

    "Boa tarde,

    Não é possível dar cumprimento ao solicitado no seu pedido de certidão online nº 72XXX de 07/08/2018, em virtude de não ter sido localizado o respectivo assento de nascimento.

    Assim o pedido irá ser recusado, por despacho lavrado pela Srª Conservadora.

    Att, M. A."

    No caso não enviei nenhum pedido de estorno (mas em outras ocasiões pedi o estorno e recebi). Em 4 de Setembro recebi finalmente o código de acesso para o assento.

    De qualquer forma eu particularmente não recomendo fazer isto. Acho que a melhor coisa é esperar a LR dar a notícia. Acompanho o fórum há mais de um ano e na maioria esmagadora dos casos, os processos sempre ficam prontos e a LR é atualizada, mesmo quando parece que a demora não vai ter fim.

    Qualquer outra dúvida, só perguntar!
  • @Mila, a transcrição por Ponta Delgada é bem rápida e tranquila. Você pediu o assento de casamento ou de nascimento nesse caso?

    Não sei sobre o tipo da certidão, mas na carta que a conservatória mandou, consta o mesmo assento do civil online e um papel com a seguinte inscrição, entre outras coisas: "Substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para outros fins.".
  • @Mila, nesse caso não sei se funcionaria do mesmo jeito como foi comigo. Já fiz isso mas com o assento de nascimento. Quando há alteração do nome de solteiro, assim que o casamento é transcrito, no civil online aparece a alteração e indiretamente ficamos sabendo que ficou pronto.
  • @Mila, sim, entendo sua situação, mas honestamente não me sinto confortável de te recomendar fazer isso ou aquilo. Não me sentiria feliz de te recomendar algo e no fim te induzir a algo prejudicial.

    De qualquer forma seria muito bom você manter o post atualizado com o que acontecer no seu caso, pois outras pessoas no futuro podem encontrar a mesma situação.
  • @Mila, responda esse e-mail que você recebeu, informe que transcrição está próxima de ser finalizada, e pergunte se é possível aguardar a conclusão para você receber a certidão solicitada.
  • Pessoal, solicitei a certidão de nascimento pelo civilonline e reparei que o mês veio errado. Ao invés de agosto (26/08/1930), veio setembro (26/09/1930). Alguém tem ideia do que fazer? Acredito que tenha sido informatizado de forma incorreta.
  • @RafaelMartins1489, tente enviar um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e relate o problema.
  • @MarceloDF fiz contato com a Conservatória de origem, a que minha vó foi registrada, eles acertaram mas ao extrair o arquivo .word, a alteração não vem, permanecendo a data errada. Enviei outro e-mail. Espero que consigam resolver.
  • @RafaelMartins1489, o documento foi gerado antes da correção. Você pode então enviar um e-mail para civilonline@irn.mj.pt, informar que havia um erro e que a correção foi feita, e perguntar se eles podem atualizar o documento para novo download. Note porém, que a correção provavelmente será feita através de uma averbação, na parte de baixo do documento.
  • @MarceloDF vou fazer isso. Será que é rápido? Estou com medo de isso me dar dor de cabeça...
  • @RafaelMartins1489, acredito que não demore muito... Na verdade essa ótima dica de pedir atualização do documento quando ocorreu um erro de responsabilidade deles é de nossa amiga @Lucimara, no comentário abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/166129/#Comment_166129
  • Oi @MarceloDF, eles acertaram conforme a @Lucimara informou. Obrigado pela ajuda.
  • bom dia a todos. nao consigo de jeito nenhum proceder ao pagamento com meu cartao, pois para confirmar o pagamento preciso digitar um codigo token que deveria chegar por SMS no meu celular, mas nao chega de jeito nenhum!! ja fiz diversas reclamações junto ao santander e à bandeira master, mas um empurra pro outro sempre e não resolvem. inclusive tb reclamei com a vivo, pois imagino que o problema tb possa ser deles, mas alegam q nao ha nenhum problema na minha linha... de fato costumo receber normalmente sms, mas esse token nao chega. alguem passou por isso? alguem conseguiu resolver? preciso fazer a transcrição do casamento da minha avó e só dependo desse assento portugues dela pra enviar os documentos pra PD...
  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    @rebecca naslausky verifica se o numero do celular está correto no cadastro do cartão. Você digitou no civilonline o celular no formato 55 + DDD (2 dígitos) + numero, tudo junto?
    Ainda ontem fiz o pedido da minha certidão, mas utilizei o nubank e a confirmação é no próprio app do celular.
  • editado September 2018
    gente, acabei usando o cartao emprestado de uma pessoa e consegui concluir. depois de pagar, cliquei em voltar, conforme instruções, mas apareceu msg dizendo q ocorreu um erro. o q faço? qdo terminei o pagamento, apareceu a msg de confirmação do pagamento, mas como li nas instruções q eu deveria clicar no voltar, cliquei, mas daí pra frente somente apareceu a msg de erro... to preocupada.. sera q mesmo assim me enviarão o código?
    atualização: recebi um email com a confirmação de pagamento. posso ficar despreocupada entao? nao tinha nenhum codigo de acesso junto...
  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    @rebecca se chegou o e-mail confirmando o pagamento está tudo certo, agora só aguardar. Ontem as 2 certidões que solicitei foram emitidas umas 2 horas após a confirmação do pagamento. Talvez ainda seja emitida hoje a sua.
    O código virá no terceiro e-mail, que informará que a solicitação foi finalizada.
  • @Daniel Henriques, super obrigada!! ficarei no aguardo então...
  • @Rebecca Ponta Delgada nao aceita pgto via cartão de crédito..nào sei se é referente a esse tipo de processo q vc está tentando fazer o pgto.
  • @Vlad Pen, nao, eh pro assento portugues da minha avó q preciso incluir no processo da transcricao do casamento dela. ainda nao recebi o assento original q a ACP manda pelo correio, mas como ja tenho o numero, pedi atraves do civilonline..
    ainda nao recebi o codigo... devo me preocupar? paguei mais ou menos meio dia daqui... sera q deu tempo deles processarem ou vou ter q esperar ate segunda?
  • @rebecca..aguarde mais um pouco
  • @Vlad Pen, o email nao chegou... devo me preocupar?
  • @rebecca espere até segunda feira e confirme com a administradora se o pgto foi efetuado.
  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    @rebecca naslausky a certidão é emitida por uma conservatória e, se não me engano, o horário de funcionamento e de segunda a sexta das 9h às 17h, horário de Portugal, atualmente das 5h as 13h no Brasil. Você deve receber o código na segunda pela manhã. Não se preocupe, se você recebeu o e-mail confirmando o pagamento está tudo certo, só aguardar mesmo.
  • @Daniel Henriques, obrigada!!
  • @vlad pen, eu recebi o email de confirmação do pagamento
  • obrigada a todos. recebi o codigo e ja imprimi a certidao. tudo ok!!
  • Fiz burrice..... entrei fiz o pedido, paguei.... salvei o comprovante de pagamento, dei o concluir. Mas depois sai da pagina sem pegar o meu numero de processo..... Q BURRO!


    No meu email não veio nada do site... se não vir nada até amanha acho que só mandando email mesmo né?
  • Boa noite! Não estou conseguindo efetuar o pagto com cartão de crédito no civilonline. Aparece pagto recusado.
    Meu cartão é internacional, mastercard e ja fiz o desbloqueio. Alguma dica?

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