[FIXO] Imigração...

24567

Comentários

• Sandra

Eu tambem acho, apoio sua opiniao, mas la na "Comunidade Ja tenho Cidadania Portuguesa" todos ja tiraram suas cidadanias. Conseguiram seu intento e bateram em retirada. So poucos amigos participam. Vc, Cibele, Lara, Wess, Rodney, Silvia, e mais alguem alguem que nao me lembro de cabeca. Pelo pouco que conheco do "Ser Humano", vai continuar assim. Aqui a participacao a maior porque o interesse e maior. Como disse a poeta Luso-Brazo-Holandesa Lara. E a "Comunidade dos Desesperados", Huahauahua...eu tb. Apenas para relaxar
  • huhahahaha, Maestro. Poeta de mesa de buteco.... rsrsrssss

tô tentando localizar aqui meus comentários sobre a Holanda...
  • uia, e que foto bonita, vei.
  • HOLANDA

Aqui na Holanda é assim: dependendo da sua profissão/experiência profissional vc consegue bons empregos falando só inglês. Falar mais línguas sempre ajuda, claro. Outras línguas sempre bem cotadas aqui são o francês e o alemão.

Qualidade de vida aqui eu considero ótima, bom sistema de transporte interno, e da Holanda é fácil de ir pra qq canto da Europa. Vida cultural super boa, custo de vida bastante razoável, as cidades mesmo as menores são bem organizadas e bem conectadas com as cidades maiores.

Mas a melhor cidade pra qq expat é Amsterdam, é a única cidade em que vc encontra lojas e supermercados abertos até mais tarde todos os dias. Em outras cidades, é comum a maioria dos supermercados ainda fecharem aos domingos, por exemplo! Amsterdam é uma cidade grande, mas não é tão grande como Paris ou Londres, então em poucos minutos vc cruza a cidade com transporte público ou com as mais do que populares bicicletas. Haia tb é uma boa opção, pricipalmente pra quem tem família, a cidade é grande, mas menos agitada do que Amsterdam e tb tem muitos estrangeiros, pois a cidade abriga muitas organizações internacionais.

O povo holandês de modo geral é gente boa e adora falar inglês (ao contrário dos franceses, belgas e alemães, por exemplo). Pra começar a trabalhar basta o passaporte europeu e o p BSN (o "CPF" aqui da Holanda), o ideal é arrumar um lugar pra morar e se registrar na prefeitura (fuja de lugares em que não dá pra se registrar, é fria). Aqui tb é obrigatório pagar seguro-saúde (fica em torno de 70-100 euros por mês, dependendo da cobertura).

Uma outra coisa legal da Holanda é que temos 4 estações do ano bem definidas, sendo a primavera a mais bonita de todas. O inverno não é tão frio como na França e Alemanha, e aqui chove e venta mais. O verão às vezes é meia-boca, mas esse ano até que tem feito bastante sol.

Se alguém quiser trocar mais idéias sobre a tulipolândia aqui, estou às ordens, já moro aqui há 3 anos.
  • Wes, vi que vc perguntou sobre mercado de trabalho. Olha, a coisa aqui ainda está razoável, mesmo com a crise. Se vc quiser ter uma idéia da oferta de empregos, dá uma pesquisada nesses sites:
    http://www.monsterboard.comhttp://www.xpatjobs.com
    Pra eu te dar uma idéia mais concreta, a minha empresa demitiu 10 funcionários nos últimos meses e 9 conseguiram outro emprego logo em seguida, em diversas áreas.
    qual a sua área?
  • Lara..

Vou dar uma olhada nesses sites....
    então...estou me formando em Administração...
    mas trabalho com Propaganda...
    como são essas áreas aí?...

gostei muito do que vc escreveu sobre a Holanda..hahaha
    fiquei até com vontade!!
  • Wes

administração é uma boa área sim, é a minha área aqui (apesar de eu ser formada em comunicação). meus dois empregos aqui só precisei do inglês fluente.

venha dar um rolê por aqui. se vier, me avise, rsssrs.
  • mas da pra conseguir emprego assim na área logo de cara?
    achei que tinha que começar como garçon..na faxina...alguma coisa assim..
    eu tô planejando de ir embora do Brasil no ano que vem em Abril...
  • Lara

Nunca Fui convidado para tocar na Holanda. O maximo foi que fui contratado uma vez por um Holandes pra tocar em seu restaurante. Mas era em Natal-RN. Huahauahau
  • Lara 2

Minha Mulher mandou tirar a foto. Ela tem medo de me acharem extremamente Sensual. Huahauahauahauahauh....
  • Maestro

hehehehehehe, muito engracado essa da foto hehehehehe, valeu pelas dicas!!

Lara

Os sites são muito bons, já olhei e encontrei vagas na minha área. Valeu por mais essa!!!

Wess

Também só vou no segundo semestre do ano que vem, ainda tenho um período de "miluim" (servico militar de reserva) aqui em Israel, quem sabe a gente se cruza por lá!!
  • Alex

Que pena que não via foto,rsss, agora não posso comentar.
  • Wes, nãooooo.... não precisa começar com faxina não, com seu passaporte portuga vc não vai precisar pegar trampos pesados. É muito importante já chegar com um bom currículo em inglês, com experiência profissional na sua área.

É bem provável que seu primeiro emprego vc consiga através de uma agência de emprego, em geral vai ser um emprego temporário, substituindo alguém por exemplo, pode ser até por apenas algumas semanas, isso é muito comum aqui. Quanto mais flexível vc for, melhor. Mas vc precisa de qq coisa no começo pra ajudar no seu currículo. Daí nesse meio tempo vc continua procurando empregos melhores. As vezes tb vc começa com uma agência e depois do período de experiência a empresa pode te oferecer um contrato direto com eles, o que é muito melhor do que trabalhar através de agência.
  • Maestro, tem muito brasileiro aqui que toca em restaurantes e barzinhos, de samba a bossa-nova. holandês parece que adora música brasileira, hehe. só não saberia dizer se dá uma grana boa rs
  • legal, Lior!
  • Lara...

No caso como funciona o sistema de validação do meu diploma?
    E como eu posso provar por exemplo a experiência na área? por carteira de trabalho brasileira?

Valeu pelas dicas...

Lior..

Então... ano que vem é ano de mudança pra muita portuguesada aqui...hahaha
    a gente se encontra por la sim...hehe...ah e como funciona esse serviço militar em Israel? é igual tiro de guerra do Brasil?

Abraçoo!
  • ih Wes, até hj eu não precisei mostrar meu diploma em empresa nenhuma aqui rssss. O mais importante é o seu currículo, é ali que vc vai demonstrar sua formação e sua experiência. Se eles quiserem, podem pedir referências (mas eu tb não precisei de nenhuma referência, hehe). Algumas empresas e agências podem fazer alguns testes com vc tb. Mas é possível tb validar o seu diploma, mas isso é mais comum de ser feito quando a profissão é regulamentada ou se vc precisa entrar na faculdade aqui pra trabalhar na sua área. Não é o caso da área de adminsitração.
  • ah entendi...
    assim parece que fica mais facil...

vixe Lara....acho que vou ter que mudar meu destino viu,...hahaha
    Com o salário que eles pagam aí da pra se manter tranquilo em termos de R$, aluguel..vida social..conseguir juntar uma graninha?? comprar roupa? comida?

Eu vi que na comunidade "Brasileiros na Holanda"tem várias pessoas pessimistas em relação a Holanda...dizendo que não tem trabalho...que só com o inglês não vira....e tal...mas eu confio muito mais nas suas informações...então, Obrigado!!
  • Wes, essa comunidade é terrível, rsss. Pra vc ter uma idéia, eu fui expulsa de lá por "divergênica de idéias", apesar de ter feito parte dela desde bem antes de me mudar pra Holanda. Ali o povo gosta de falar de receitas brasileiras, onde encontrar leite condensado na Holanda pra fazer pudim, dvd's piratas com novelas brasileiras, escova progressiva... hhaahah.

sem querer generalizar muito, a verdade é grande parte das pessoas não entrou adequadamente no mercado de trabalho holandês, a maioria dos brasileiros legalizados aqui são brasileiras que vieram morar com os namorados/maridos holandeses. grande parte chega só falando português ou com inglês bem básico, muitas sem faculdade ou sem experiência profissional em área nenhuma. Daí eu vou te dizer, é difícil viu? Não é impossível, mas precisa ralar bem mais, aprender inglês, holandês, fazer cursos, etc e contar com a ajuda do parceiro.
  • é...imagino que seja bem isso mesmo que vc ta falando..se a pessoa não tem a qualificação minima né..que seria a experiência e pelo menos o inglês, fica bem, mas bem mais dificil de fluir...bom...eu vou começar a estudar mais sobre a Holanda...pesquisar bastante,...e quem sabe eu não mudo de ideia,...porque como eu te disse...eu quero conseguir juntar uma graninha,....mas tb não quero ver minha juventude passando, quero curtir..tb!! hehehe e ja ouvi falar que a Holanda é muito bom pra isso!! hahaha =)
  • sobre custo de vida, cara, dá sim pra pagar todas as contas e ainda viajar, e economizar uma boa graninha. Se vc vier sozinho o segredo é arrumar uma pessoa pra dividir um apê ou então pegar um quarto em uma casa com outras pessoas. No começo vc pode passar um pouco mais de aperto, mas se vc tiver força de vontade consegue ir bem longe aqui.

Comida aqui não é muito cara, tem feiras e supermercados mais baratos em que dá pra comprar bastante coisa básica com pouca grana. Aqui ninguém almoça, é só lanche. Eu já me acostumei, mas tem brasileiro que reclama o tempo todo, é uma questão tb de se integrar aos hábitos daqui e manter um foco em outros objetivos. Aliás, em termos de comida de modo geral a Holanda é bem fraca, não existe tanta variedade como na Bélgica, na França, na Alemanha. Em compensação, na Bélgica e na Alemanha quase não tem emprego. Então fio, no worries, vc não viria pra cá pra comer mesmo, hehe. Pra fazer um pé-de-meia dá legal.

Wes, a Holanda pode não ser a oitava maravilha, mas bem melhor que Luxemburgo ela é!!! Nisso vc pode confiar 100% rsss
  • !!!

Olá Lara, Tudo bem? Sou um dos membros da comunidade aqui e conheci um pouco a Holanda! Está pra sair a atribuiçao da minha avó e logo pedirei a minha e pretendo voltar para Europa!!
    Sou licenciado em Educaçao Física aqui no Brasil! (Professor)
    Vc sabe me informar a respeito da minha profissao aí na Holanda, Se é possivél convalidar meu título aí e se posso trabalhar na minha área??? E se alguem souber de outro país da uniao ou até mesmo a própria Holanda, pode por aqui porfavor!! Pois, me interessa muito e acho que interessa a muita gente aqui, esse tema. Da possibilidade do cidadao, poder convalidar seu título e poder atuar em sua área aí na Europa! Será mais uma grande informacao que a comunidade postará aqui! No aguardo de mais essa informaçao de grande importância.
    Um abraço á todos da comunidade e sorte á todos nas suas caminhadas pela Zoropa...
  • Sandra, Lara e Wess

Sandra: Era uma foto final de novela da decada de 70, um beijao na boca da Maestrina, hauahauahauahu...
    Lara: A Cena Brasileira na europa e o item que mais de decepionei. Os piores musicos brasileiros, tirando alguma execao, vieram para ca. Sao jovens inexperientes na sua maioria e trabalham sem papeis por qualquer preco nos escassos espacos brasileiros. A "lei de Gerson" e a mais usada. Vc e obrigado a tocar "Baixaria" dos mais variados mal gostos.
    E extressante e paga mal. Por isso, sem querer ser pretencioso, meu alvo tanto na Alemanha, UK, Suica e a Cena Europeia. Eles sao disciplinados e sao os Donos da Cena. Ja gravei um CD ate com a melhor Banda de Jazz na Alemanha, Color Notes. Eles amaram e de tempos em tempo vou la para uma curta turne. O Baterista "Cipo" e brasileiro tb. (execao).
    Wess: Trabalhador Europeu com diploma ,trabalhar com faxina so em Londres. KKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Rodrigo, eu acredito que na sua área vc só consegue trabalhar na Holanda se for fluente em holandês... mas deve ser possível reconhecer seu diploma, se vc tiver interesse, vc pode se informar aqui:
    reconhecimento de diplomas:
    http://www.nuffic.nl/international-students/preparation-stay/preparing-your-stay/certificate%20evaluationhttp://www.ib-groep.nl/International_visitors/Diploma_assessment/Coming_to_the_Netherlands/s40_diploma_evaluation.asphttp://www.idw.nl/pages/work.html
    lista de profissões regulamentadas:
    http://www.nuffic.nl/international-organizations/services/professional-recognition/gereglementeerde-beroepen/copy_of_a-b-c-d
  • !!!

Obrigado Lara!
    Alguem mais sabe, se Títulados podem trabalhar aí na Europa? E em quais Países isso é possivél? Um abraço
  • Rodrigo, mas isso depende muito de país pra país e de profissão pra profissão. Veja qual país vc gostaria de ir e quais são as exigências locais.

Em muitos casos vc tem que acabar voltando pra universidade se quiser continuar na mesma carreira e aprender a língua local. Inglês só é língua oficial no Reino Unido e na Irlanda, então tb depende de quais línguas vc fala.
  • Entendo Lara, Ainda nao falo Inglês e muito menos Holandês!!
    Só queria saber como funcinava aí... Mas, Já que nao falo ainda,Nao dá pra pesquisar nessas línguas do site que vc me passou( Holandês e Inglês) além de Português, só Espanhol e um pouco de Francês!!!
    Sendo que no Francês eu ainda nao sou fluente!
    É que soube justamente isso, que aí quase nunca é possivél aproveitar o diploma daqui. E como muita gente aqui da comunidade está por aí pela Europa, gostaria de saber algo a respeito desse assunto... Sei que depende pra onde eu vou e que língua eu já falo.
    Mas, será que depois dessa luta toda pra conseguir essa nascionalidade, teremos só que nos sujeitar a subempregos, mesmo já sendo cidadao??
    Pelo que entendi, devido a maioria dos Países aí da uniao europeia terem uma política de equivalência na grade curricular do Brasil, fica quase impossivél homologar nosso Diploma aí e trabalhar na área! Assim, tendo que voltar do zero a cursar uma universidade aí. Contudo,seria uma atraso danado!!
    Tomara que tenha algum País que possamos trabalhar em nossa área já com nosso Título daqui! Poxa, Será que Portugal até hoje nao aderiu a Diplomas Brasileiros com leis favoravéis a gente. Que colonizacao foi essa em... tomara que alguem poste algo aqui a respeito disso favoravelmente a nós! Um abraço
  • Rodrigo, vc não precisará se sujeitar a subempregos. Mas daí a conseguir trabalhar exatamente na sua área são outros 500. Eu não trabalho na minha área de formação, mas sou super feliz e nunca precisei fazer faxina. Mas se vc quer ser aceito em outro país, precisa ser humilde e realista, o seu passaporte português já vai te ajudar enormemente, mas o resto depende de vc.

Tem uma porção de coisas que vc poderá fazer e ganhar dinheiro. Depende de cada um. Mas eu te digo uma coisa, a maioria absoluta dos brasileiros que eu conheço trabalha em empregos que não tem a ver com a faculdade que fizeram, mas eles não são infelizes por causa disso, já que a vida que levam fora do Brasil traz muitas vantagens pra maioria. Uma minoria conseguiu seguir a mesma carreira, mas teve que passar por algum tipo de adaptação, não dá pra esperar ser aceito de cara.

Uma conhecida minha é médica psiquiatra e já tinha vários anos de carreira no Brasil e quando se mudou pra Holanda teve que voltar pra universidade, ela precisou fazer 3 anos de curso de medicina aqui. Fora isso ela ficou fluente em holandês e esse ano ela já está clinicando em um hospital aqui.
  • !!

Wellington, Muito obrigado pelas informaçoes!!

Lara, Muito obrigado pelas informaçoes tbm!!! Só que nao se trata de humildade e infelicidade!!!
    Eu sou um garoto super humilde!! Acho que vc interpretou mal as minhas colocações,
    em relação a dificuldade que nós cidadãos enfrentamos aí, mesmo saíndo daqui com um Diploma! Para mim na verdade um canudo não é nada demais. Mas, se tratando de ir morar fora de meu País,pensei que pudesse pesar um pouco e nos tirar dos empregos menos qualificados, foi apenas por isso que coloquei a questão de ser Títulado. Sei que temos que chegar devagar e ir aos poucos gaugando nosso espaço...
    Até porque, sei o que é viver aí na Europa e trabalhar nos empregos menos qualificados! E quando ralei dessa forma aí, não me sentir infeliz. Mas, enxerguei que poderia trabalhar em melhores empregos caso já tivesse com minha cidadânia na mão e até mesmo na minha área!!!
    Definitivamente nao se trata de ser infeliz ou de falta de humildade!
    Muito pelo contrário, Continuo buscando melhores informações a repeito do tema abordado! Muito obrigado por postar aqui suas experiências. Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.