Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

155565860611465

Comentários

  • @Mei
    Eu estava pensando em mandar pela DHL em função do seguro que eu posso contratar com eles e pelo tempo de entrega menor. No caso, seguiriam 2 envelopes distintos, dentro da mesma postagem. Um envelope com a atribuição do meu pai e um outro envelope com a atribuição do meu colega de trabalho. Um sem qualquer dependência do outro.

    @Andre Henriques, muito obrigado!
  • @Leo, seria conveniente vc perguntar se aceitam dois processos de uma vez só.
  • @Leo Mendes, eu perguntaria antes e se aceitarem ao enviar mencione quem autorizou.
    Boa sorte.
  • Boa noite amigos, acabei de receber a atribuição do meu pai! Quero agora iniciar o meu processo, porém esbarro no problema da transcrição de casamento. Meu pai me registrou e meus pais não eram casados na época (na minha certidão consta que eram desquitados). Eles se casaram 30 anos depois! Tenho que transcrever o casamento dele? Queria arriscar e mandar sem a transcrição porque será muito confuso...terei que fazer o divórcio etc para depois poder transcrever o casamento dos meus pais. Será que arrisco no Porto ou VNG? Obrigada!
  • Pessoal, estou com uma duvida referente ao processo de atribuição que vou fazer para meu tio.
    É necessário duas certidões do requerente ? Uma em inteiro teor e outra reprográfica ou somente uma certidão reprográfica ?
  • @Mei obrigada!
  • rpittarpitta Member
    editado May 2017
    @Vlad obrigado!
  • Boa tarde, o ACP aceita CNH certificada e apostila no lugar de RG? O RG do meu tio está muito antigo. Obrigada
  • @Teresa, Tondela eu sei q aceita e me parece VNGaia tb, ACP não tenho certeza.
  • Obrigada!
  • Sobre a cópia do RG, é necessário que conste nele o nº. do CPF?
    No caso, o RG possui 9 anos e neste modelo ainda não possuía tal informação. É possível enviá-lo mesmo assim junto com uma cópia do CPF (cartão azul)?


  • @Fernando Cruz, Não tenho certeza,mas se ACP aceitar CNH. seria uma solução.
  • @Fernando Cruz,

    até bem pouco tempo, não aceitavam. Somente RG e passaporte.
    CPF não é necessário.
  • Obrigado, @Vlad, mas infelizmente a CNH já está vencida e em se tratando de idosa, fica impossibilitada a renovação.

    @Marcia, desculpe mas não entendi direito. Você acha que este RG não servirá (por ter 9 anos e não conter a informação do CPF) ou já que o CPF não é necessário, posso sim enviar uma cópia unicamente do RG autenticada?
  • @Fernando
    Acho que a Márcia quis dizer que pode mandar a cópia do RG que você já tem, uma vez que o número do CPF não é necessário.
  • Olá.

    @Fernando Cruz, complementando, não aceitam cópia da CNH e, uma vez que o CPF não é necessário, pode enviar a cópia autenticada e apostilada do RG.
  • @Janice Picchi, não entendi direito essa questão do chamamento. Cardoso Pedra não é uma combinação dos sobrenomes dos pais ou avós dela?
  • Obrigado, pessoal!

    Farei conforme orientaram.

  • Enviei hoje a documentação para atribuição do meu pai.
    Agora é torcer pra que tudo corra bem.

    Só o fato de conseguir reunir os documentos para enviar já é uma vitória.
    Agradeço aos amigos(as) do fórum que não medem esforços para tirar dúvidas e orientar novatos como eu. É muito bom ver pessoas que não convivemos ou conhecemos dividindo seus conhecimentos com o único objetivo de ajudar.
    Aos moderadores e administradores e demais participantes meus respeitos e minha admiração. Grande abraço!!!
  • Pessoal boa tarde! Tive a informação hoje por e-mail que na Conservatória Arquivo Central do Porto, estão analisando os processos de Atribuição do inicio de Maio. Isso é ótimo!
  • Boa tarde amigos,

    Pesquisei bastante nas discussões mas não achei a resposta...
    A ACP Porto exige algum documento adicional ,ou apenas os documentos padrão (já listados em tópicos especificos) ?

    No meu caso, a minha mãe é quem tem cidadania portuguesa (por atribuição) meu pai é brasileiro mas tem o casamento transcrito para portugal. Preciso encaminhar algum documento a mais, pelo processo ser pela minha mãe e não pelo meu pai?

    O fato dela ter a cidadania por atribuição, e não ser nascida em Portugal, interfere no prazo para o processo? se sim, existe alguma conservatória que seja mais rápida para meu caso específico?

    Hoje estou na dúvida se encaminho meu processo para Ovar ou para ACP Porto....

    Inclusive, tenho alguém que pode ir pessoalmente em ambas as cidades, caso agilize o processo (faria por procuração)

    Desculpem-me pelas várias perguntas, tenho uma oportunidade de emprego em Portugal, e preciso ter minha cidadania e meu passaporte portugueses o quanto antes.... Eu me programei, e entrei com o processo de minha mãe no consulado há exatamente 1 ano, mas com as mudanças ocorridas, o processo dela atrasou demais e só saiu agora, por esse motivo, tentarei fazer meu processo direto por vale postal, mas confesso que surgiram várias dúvidas, meu objetivo é ter o documento o quanto antes, e o que mais tenho feito é ter lido as discussões no fórum....rsrs

    Obrigado desde já
  • @Mei, Obrigado =)
  • editado June 2017
    @Mei Outra particularidade do meu caso... Tenho união estável não registrada (apenas com declaração reconhecida em cartório) de 4 anos... posso enviar este documento junto, solicitando a transcrição de casamento em Portugal?

    No C1, meu estado civil, devo colocar como solteiro?


    OBS: (tenho um bebê de 3 meses também...mas ele eu só faço a solicitação depois de ter meu processo concluído, certo?)

  • @Thiago, a primeiro vc tem que esperar o seu processo de Nacionalidade ficar pronto.No caso de união estável, é um caso mais complicado para vc regularizar a situação da sua esposa .Eu não sei os procedimentos..,mas alguém aqui vai te explicar.
  • @Vlad @Mei - Obrigado!

    Minha preocupação não é nem a minha esposa ter a cidadania.. o ponto é que ela, como minha esposa, mesmo que brasileira, poderia residir comigo..... porém, com a união estável não sei como preencher o C1... se eu colocar solteiro, ela vai ter que necessariamente fazer o processo dela depois que eu tiver o meu ...vocês acham que vale a pena eu abrir um tópico sobre essas dúvidas mais particulares? eu acabei perguntando por aqui por ser o topico da ACP Porto
  • @Thiago Rosinhole, a união estável precisa ser reconhecida e homologada na justiça portuguesa com advogado português (ou com representação em Portugal), e este processo é caro.
    Uma sugestão é converter esta união estável em casamento no Brasil, e transcrever o casamento normalmente em Portugal, quando seu processo de atribuição ficar pronto. Uma vez casado e residindo em Portugal, sua esposa poderá solicitar o reagrupamento familiar.
  • @Thiago, o casamento facilitaria as coisas em Portugal , mas mesmo para pedir reagrupamento familiar estando casado ,Portugal exige no mínimo 3 anos de casado ,mas ainda assim seria bem melhor q manter só a união estavel.Fora isso ela pode permanecer legalmente como turista num prazo máximo de 6 meses.
  • @caiodib @Vlad @Mei = Obrigado pelas informações....ajudaram muito....

    Então, apenas para confirmar, agora vou fazer somente o meu pedido e preencher o C1 como solteiro. (quando estiver lá e pedir reagrupamento eu coloco casado)

    Para o procedimento de agora eu vou enviar:

    1 certidão de nascimento - inteiro teor (minha)
    1 cópia reprográfica da certidão de nascimento (minha)
    1 certidão de nascimento - simples (do meu pai, Brasileiro, casado com minha mãe portuguesa e com casamento já transcrito em portugal)

    ps: no processo de minha mãe, fiz pelo consulado e não enviei cópia reprográfica da certidão de nascimento....eu fiz o apostilamento.... tem a mesma validade??

    Obrigado mais uma vez =)
  • Olá,
    Uma dúvida, estou dando entrada no processo do meu avô por atribuição, já que meu bisavô era portugues nascido em 1911.

    1- Neste caso para fazer pela ACP de Porto é necessário o assento de nascimento do meu bisavô original ou pode ser uma cópia simples?

    2- a transcrição de casamento tambem pode ser por cópia simples?

    Peço desculpas caso já tenham respondido mas não encontrei nada sobre
  • @Thiago Rosinhole, não precisa enviar nada do seu pai, apenas colocar o número do assento de sua mãe portuguesa.

    Não sei precisar quanto tempo o ACP aceita uma certidão após apostilar.

    @leticiafernandespr, só sei responder a 2:
    2 – O ACP não faz transcrições de casamento. Faça a atribuição de seu avô, e quando estiver pronta, faça a transcrição pela 4ª CRC do Porto, ou por Ponta Delgada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.