Plataforma para acompanhamento de processos de nacionalidade

1679111216

Comentários

  • Dei entrada no meu processo direto por Portugal. Surinam advogado amigo da minha família portuguesa.
    Queria saber se posso ligar na conservatória, daqui do Brasil, e tentar pegar a senha para acesso ao site ou teria problema por ter sido ele que deu entrada?
    Dei entrada em janeiro de 2018 e ainda está em análise.
    Tenho o número dos protocolos.
  • @Victor peça ao seu advogado.
  • Boa Noite...
    Recebemos hoje email de rcentrais.admin@irn.mj.pt informando senha de acesso para acompanhamento de processo de familiar pelo site...
    O email de solicitação de senha foi enviado em 29/07...
  • Boa noite. Apesar de estar ciente do gigantesco volume de processos existentes nas Conservatórias Portuguesas ainda estou meio perplexo com o fato de vários processos, assim como o meu, estarem com o seu andamento aparentemente "congelado" no site 'http://nacionalidade.justica.gov.pt". O meu foi recebido em Lisboa há quase 5 meses e ainda não saiu do primeiro estágio. Os mais experientes acham que ainda está dentro da normalidade?
  • felipefelipe Member
    editado August 2019
    os processos tao demorando mesmo, principalmente por causa das greves e la eh periodo de ferias agora
  • Boa Noite...Um comentário sobre acompanhamento de processos pelo site...

    Antes de qualquer outra coisa...O site é novo...Consta na página de acesso que o site está na "versão Beta"...Ou seja...Ainda está em fase de adaptação...Podendo sofrer modificações...
    Para quem já está por aqui a mais tempo...Sabe que nem a Linha Registos...(Que já é bem velhinha...!!!)...Costuma dispor de informações atualizadas...
    Como postei logo aí acima...Acabei de receber meu primeiro email com senha de acesso a esse novo site...O processo em quentão foi recepcionado no ACP no início de Junho...Solicitamos a senha no final de Julho...E só hoje recebemos o email com a senha...
    No site consta apenas como recebido...
    Mesmo assim...Estou muito contente com essa novidade...E tenho certeza de que aqueles que como eu tiveram que passar horas escutando musiquinha da LR para conseguir ter alguma informação sobre processos de familiares também estão...
    Na minha opinião...Só pelo fato de receber notificação de exigência pelo site ao invés de "Ficar Boiando" sem saber oque está acontecendo com o processo já vale muito...
    Oque falta para muitos aqui é compreensão sobre o quadro geral do que está acontecendo com os serviços dos Registos em Portugal...A situação por lá chegou ao limite...Centenas de envelopes chegando às Conservatórias todos os dias...E o quadro de pessoal é o mesmo de Dez anos atrás...O mesmo número de funcionários da época em que eles recebiam menos de um décimo dos processos que recebem hoje...

    Já escrevi isso antes e volto a escrever...
    Se as pessoas se preocupassem em pesquisar ANTES de enviar o envelope com os documentos na intenção de não cometer erros ao invés de ficar questionando a confiabilidade de um serviço que ainda está em fase de implantação...Não tenho dúvidas de que o número de processos caindo em exigência chegaria próximo de ZERO...
  • editado August 2019
    (...)
    Ideal seria se quem recebesse a incumbência de analisar determinado processo comunicasse ao requerente pelo email informado no formulário 1 C a senha de acesso ao site...
    Ora...Se existe um campo no formulário 1 C para preencher com email...Não seria esse o procedimento correto...?
    Isso acabaria de vez com essa complicação toda de ficar mandando email para Deus e o Mundo para tentar conseguir informação...
    # 1 Processo Recebido...
    # 2 Envelope aberto + Verificação inicial da documentação enviada...
    # 3 Confirmação de Pagamento...
    # 4 Numeração do processo...
    # 5 Comunicação ao Requerente...(Via email informado no 1 C)...Do Número do Processo + Senha de acesso para acompanhamento pelo site do IRN...

    Sonhar não custa...Não é mesmo...!!!

    Na verdade eu acredito que futuramente as coisas serão feitas dessa forma...Falta investir um pouco mais para que as condições de trabalho melhorem por lá...
    Afinal...Pouco tempo atrás não existia civilonline.pt para solicitar certidões Portuguesas...

    Então...Creio que a tendência é de as coisas melhorarem...Devagar chegaremos lá...
    Só acho que quando isso acontecer não vou ter mais nenhum familiar para fazer processo...
    Rsssss....
  • Provável que seja isso mesmo, @felipe. Esse já é apenas o primeiro processo de aquisição que mando para Portugal. Os outros 3 foram de atribuição, sendo que dois deles eu fiz lá em Lisboa no mesmo dia. Mas, mesmo sabedor que os processos de aquisição são mais lentos, só pelo fato de eu já ter número de acesso ao novo sistema demonstra que o processo foi, pelo menos registrado e que deveria estar na fase 2.
  • Desculpe @rperes...
    Quando você escreve...:
    "...sendo que dois deles eu fiz lá em Lisboa no mesmo dia..." Oque quer dizer...?
  • @Nilton Hessel, cidadania (atribuição) dos meus dois filhos. Sendo que o de 4 anos (em 2017) já recebeu inclusive o número do cartão de cidadão.
  • @rperes...
    É que lendo sua postagem...Tive a impressão de que dando entrada pessoalmente em Lisboa teve os processos concluídos no mesmo dia...?
    Confesso que achei impossível...Por essa razão perguntei...
    Você teve os processos finalizados ou apenas numerados no mesmo dia...? Foi isso que não compreendi...
  • Foi exatamente isso, @Nilton Hessel, eu agendei o atendimento por e-mail ainda do Brasil e no dia marcado, já em Portugal, meus dois filhos já saíram do IRN com os assentos de nascimento prontos (impressos e originais).
  • Jacira SenaJacira Sena Member
    editado August 2019
    Ola pessoal. Meu marido adquiriu nacionalidade atraves do casamento agora ele pode atribuir a sua filha menor ?
  • @Jacira se for menor sim, maior não.
  • @rperes...
    Agora entendi...!!!
    Confesso que não acreditava que isso fosse possível...Principalmente em Lisboa... : )
  • @rperes - O meu foi recebido a 8 meses e ainda não saiu do primeiro estágio ... kkkkk

  • @Carlos Bicudo, nossa!!!
  • @Carlos Bicudo, você está acompanhando o seu processo por outro canal?
  • @rperes - Ainda não pois os processos em Lisboa estão muito moroso ... Tem uma amiga que esperado mais de ano ....
  • @rperes, se te alegra (kkkkk) recebi uma informação que estão atendendo dos processos de Abril de 2018 (arghhhhh) ...
  • @Carlos Bicudo O seu processo é de filho ou neto de portugueses?. Entrei com pedido em jan 2018 , como neta e ainda está no ítem 4 do site. verificação de documentos
  • Que loucura, @Carlos Bicudo! Então a previsão de um ano a um ano meio para processos de aquisição que se tinha no inicio desse ano foi pro saco há muito tempo.
  • Hj 05/09, após espera de uma hora consegui contato por telefone para saber como anda o meu processo, fui informado que ainda se encontra em analise, ao mesmo tempo pedi a senha para acompanhamento on-line a qual eu recebi, e por lá vi que esta na fase 2 (Registro)
    Notei q tem uma divergência na forma que acompanhamos pela planilha e a usada pelo site, visto que pela planilha a analise vem antes do registro, enquanto que no site a informação é que analise é a fase 5

    Pelo site a sequencia é essa:
    Um pedido de nacionalidade segue os seguintes passos:
    1. Recepção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo
  • Também estava achando estranho o congelamento do estado do meu processo no site de acompanhamento (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), pois o meu ainda se encontra no passo 1. Entretanto, hoje eu vi nesse artigo:
    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

    O seguinte trecho:
    "No entanto, há casos em que NÃO é possível consultar online o estado do pedido:
    - atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)"
  • Enviei o e-mail em 28/08 pedindo a senha para consultar o processo do meu pai e da minha tia e recebi hoje (11/09) a senha para acesso!

    Os processos foram recebidos em Ovar em 13/06 e a posição no site é a número “6” e tem a seguinte mensagem :

    Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho.


    Espero que o site esteja atualizado
  • pessoal, minha situação é a seguinte:
    RECEBIDO - DIA 10/05 - No PORTO
    LIGAÇÃO LINHA DE REGISTRO - DIA 12/06
    MUDANÇA P/ ESTADO 02 - DIA 29/08
    MUDANÇA DIRETO P/ ESTADO 04 - DIA 12/09
    Porém no estado 04 tem a seguinte mensagem logo abaixo:
    Com uma mensagem logo abaixo:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."
    *** Minha Pergunta: essa mensagem é uma mensagem padrão até mudar o Status.....
    Ou realmente está faltando documento???
    Alguém já passou por essa fase?
    E p/ me informar sobre o doc que está faltando seria somente pela linha de registros ?

    Mto Obrigado!
  • @Halisson caiu em exigência. Ligue para o LR para pegar mais detalhes e agir o mais rápido possível.
  • Pessoal, boa tarde. Enviei um e-mail para 'rcentrais.admin@irn.mj.pt' em 26/07/2019 e até hoje não recebi o número do processo de atribuição e senha para consulta. A conservatória de PORTO recebeu o processo em 27/05/2019.
    Será que é melhor eu tentar a Linha de Registros? Quanto devo comprar de créditos no Skype para esta ligação? Obrigada.
  • @Beatriz Sartori, qual é o tipo de processo? Atribuição de pai para filho?
  • @denis_mend, obrigado!
Esta discussão está fechada.