Escrevo apenas para relatar uma situação que pode ajudar alguém. Em 08/06/2018 enviei para o Porto o processo do meu pai. Receberam em 25/06/2018. No dia 23/07/2018 recebi uma carta solicitando o ajuste no documento de identidade (o nome do meu avô estava incompleto) e o atestado de Prova de Vida do meu pai, pois ele tem 99 anos. Deram o prazo de 20+30 dias, 50 dias corridos, para o envio dos documentos. Alterei a certidão de casamento do meu pai e então tirei uma nova identidade com o nome completo do pai dele. Fiz a prova de vida e enviei, mesmo fora do prazo de 50 dias, os documentos solicitados. Depois disso tentei entrar em contato por e-mail e nunca recebi respostas. Com a mudança para o novo sistema, acabei conseguindo a senha de acesso pelo endereço rcentrais.admin@irn.mj.pt, no dia 13/09/2019. Porém, nunca consegui acessar o sistema, pois a mensagem era a seguinte: "A senha 000x-34xx-1846 não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.Verifique que digitou a sua senha corretamente". A última saída foi ligar diretamente para o telefone de consulta para chamadas internacionais. Comprei créditos para ligação a Portugal via Skype. Liguei bem cedo, quando abriram o arquivo Central, e esperei por cerca de 45 minutos. Para minha surpresa,a atendente disse que o processo havia sido finalizado e que meu pai deveria se dirigir a um consulado mais próximo (São Paulo) para solicitar o Cartão de Cidadão. Consegui marcar para dia 13 de dezembro, finalmente.
Gostaria de saber se meu processo de atribuição de nacionalidade já tem número de protocolo ou como consigo a senha de acesso ao processo? Carlos Cesar Pinto
@ccesarpinto, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt Informe o número do Processo, nome completo, data de nascimento e Conservatória para onde mandou seu processo. às vezes eles demoram a responder!
Boa tarde @vlad pen o meu processo encontra-se no Porto, está na última fase desde setembro, você sabe me dizer quanto tempo mais ou menos essa fase demora? Obrigado
@Vitor... Hoje...Não é possível ter qualquer previsão sobre prazos...Acompanhar as publicações do Fórum é atualmente a única maneira de ter alguma ideia sobre essa questão...
Ouvi dizer agora que só vão demorar para emitirem o Assento pois teve muitas fraudes de Nacionalidade e pediram para pararem de emitirem Assento, pode ser que seja papo mas estou ansioso pois o prazo lá para finalizar é de 4 meses, Tondela também está bem rápido.
Minha documentação de pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento chegou em Portugal no dia 06/11. Com quanto tempo posso obter o número do meu processo para acompanhamento? Como obter o número... é só ligar e dar meus dados?
@Marcelo Magalhães, ligue para a Linha de Registos depois de, no mínimo, 1 mês! Telefone da Linha Registos: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1 Coloque 30 reais de crédito no Skype, dá e sobra!. Mas prepare-se para aguardar, no mínimo, 1h na linha!! No horário de Brasília, atualmente, você deve ligar das 6 da manhã às 2 da tarde!!
Dezenas de pessoas @Joana...Uma rápida olhada pelo Fórum mostra isso...
@Sandro...Normalmente o rcentrais.admin@irn.mj.pt responde informando número do processo e chave numérica para acompanhamento pelo site do MJ Português...
Se você enviou a solicitação informando todos os dados do requerente que possibilitem a identificação do processo em questão e não obteve resposta...Muito provavelmente é por que o processo ainda não foi numerado e/ou ainda não foi disponibilizada a chave numérica... Isso é importante pois número de processo e chave numérica são duas informações distintas e na maioria das vezes não são criadas simultaneamente... Muitas pessoas obtém número de processo na Linha Registos e são informados que "Ainda não está disponível a senha"... Aguarde mais uns vinte dias...E...Tente novamente...
@Joana Senger Olá me assustei também hoje . Informação que não há processo relacionado a minha senha ufa kkk estava na bolinha 4-Convolação. Provavelmente o site está com problemas
Caros amigos, consegui a pouco falar com a linha de registro e meu processo já foi numerado, contudo ainda não tem senha de acesso. Quanto tempo preciso esperar para ligar novamente e pedir a senha?
@MarceloMagalhaes quando o seu processo foi numerado ? Eles pedem pra ligar depois de 2 meses depois da numeração, mas eu mandei email para rcentrais.admin@irn.mj.pt informando nome completo, filiação, nascimento, numeração do processo e coloquei uma foto do RG e me responderam depois de alguns dias com a senha do site.
@aliosh, se foi numerado em outubro, provavelmente está na bolinha 1 "foi recebido" . Foi para registo significa que eles escanearam todos os documentos que você mandou, que ficarão aguardando a análise por um Conservador.
Em última análise...As bolinhas coloridas do site do MJ Português podem ser consideradas como "Secundárias"...**(Pelo menos por enquanto...Pois a criação desse serviço é recente e é bem provável que o sistema sofra ajustes/melhoramentos em um futuro próximo)...
Vale mesmo é ler as informações disponibilizadas em um curto texto logo abaixo das bolinhas...
Já é de conhecimento comum aqui no Fórum que a cada mês os prazos estão se dilatando...Não só para Numeração/Entrega da Senha...Mas para **TODAS** as fases de um processo de Nacionalidade Portuguesa...
Absolutamente normal por exemplo um processo com 4 meses de recebido não ter sido numerado ainda...
Repito...: Importante se preocupar em MONTAR CORRETAMENTE SEU PROCESSO... Depois de obtida a confirmação de que os documentos foram recebidos na Conservatória escolhida... Espere três meses e envie email para rcentrais.admin@irn.mj.pt... """"NAO PRECISA LIGAR NA LINHA REGISTOS ANTES""""... Basta preencher o email de solicitação com os dados que possibilitem a localização do processo... •NOME •DATA DE NASCIMENTO •FILIAÇÃO •DATA DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS •CONSERVATÓRIA
Se esse primeiro email for "Ignorado" ...Aguarde 30 dias e reenvie... Não responderam a esse segundo email...(Com 4 meses de documento dentro da Conservatória)... Aí sim...Ligue na LR para ver se seu processo foi "abduzido"... Pois caso contrário...Mais dia menos dia você terá notícias dele...
Quando o processo cai em exigência, teoricamente, deveria ter a info lançada no site para que sejam tomadas as devidas providências, certo?
Quais conselhos vocês dariam para alguém deixando o Brasil para trabalhar em outro para que consiga resolver qualquer questão de exigência que possa surgir?
Estou me mudando para a China por três anos, a trabalho, e fico receoso de ir despreparado para alguma eventual necessidade que possa surgir no meu processo.
O melhor seria o que? Dar uma procuração a alguém de confiança no Brasil para resolver quaisquer problemas que exigiriam a minha presença aqui, caso surja alguma pendência no processo?
Em caso do processo cair em exigência...O site mostra apenas que seu processo não está completo...E a informação de que uma notificação de exigência foi enviada para o seu endereço...(Endereço que consta no formulário de Requerimento)...Data do envio da notificação ...Prazo para cumprimento da exigência...Etc...
A informação do site não especifica qual é a exigência...
Informações complementares só na própria notificação enviada pelos Correios ou insistindo com o atendente da Linha Registos...
Acompanhe seu processo pelo site do MJ Português... Se surgir a informação de exigência deverá ter alguém no endereço informado para receber a correspondência com a notificação de exigência...Pois... Mesmo conseguindo obter informações na LR...Nunca saberá se a informação passada pelo atendente estava completa...
Certo mesmo é ler atentamente a notificação enviada pelos Correios para não deixar passar nada...
Ontem surgiu uma informação nova em outra discussão sobre essas consultas... Veja...:
Comentários
Carlos Cesar Pinto
Informe o número do Processo, nome completo, data de nascimento e Conservatória para onde mandou seu processo.
às vezes eles demoram a responder!
Hoje...Não é possível ter qualquer previsão sobre prazos...Acompanhar as publicações do Fórum é atualmente a única maneira de ter alguma ideia sobre essa questão...
Veja essa postagem...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210213/#Comment_210213
Demorou 6 meses contando as greves e as férias deles eu digo que foi rápido o processo!
Ouvi dizer agora que só vão demorar para emitirem o Assento pois teve muitas fraudes de Nacionalidade e pediram para pararem de emitirem Assento, pode ser que seja papo mas estou ansioso pois o prazo lá para finalizar é de 4 meses, Tondela também está bem rápido.
Uma hipótese...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210291/#Comment_210291
Minha documentação de pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento chegou em Portugal no dia 06/11. Com quanto tempo posso obter o número do meu processo para acompanhamento? Como obter o número... é só ligar e dar meus dados?
Live long and prosper,
Marcelo Magalhães
Telefone da Linha Registos: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1
Coloque 30 reais de crédito no Skype, dá e sobra!. Mas prepare-se para aguardar, no mínimo, 1h na linha!!
No horário de Brasília, atualmente, você deve ligar das 6 da manhã às 2 da tarde!!
Live long and prosper,
Marcelo Magalhães
@Sandro...Normalmente o rcentrais.admin@irn.mj.pt responde informando número do processo e chave numérica para acompanhamento pelo site do MJ Português...
Se você enviou a solicitação informando todos os dados do requerente que possibilitem a identificação do processo em questão e não obteve resposta...Muito provavelmente é por que o processo ainda não foi numerado e/ou ainda não foi disponibilizada a chave numérica...
Isso é importante pois número de processo e chave numérica são duas informações distintas e na maioria das vezes não são criadas simultaneamente...
Muitas pessoas obtém número de processo na Linha Registos e são informados que "Ainda não está disponível a senha"...
Aguarde mais uns vinte dias...E...Tente novamente...
Live long and prosper,
Marcelo Magalhães
Gostaria de tirar uma dúvida para entender a lógica do site e acompanhamento.
1- Apenas os processos já numerados possuem possibilidade de acompanhamento pelo site, correto?
2 - O ato da numeração do processo não seria a bolinha 2, a saber, “registo”?
3 - A informação que o(a) atendente da linha de registros usa para consulta quando ligamos é a mesma do site?
O meu processo foi recebido no dia 14/10 e numerado no dia 18/10 (info recebida pela linha de registros).
Não deveria estar na bolinha 2 então? Desde que foi recebida não avançou mais no site =/
Vale mesmo é ler as informações disponibilizadas em um curto texto logo abaixo das bolinhas...
Já é de conhecimento comum aqui no Fórum que a cada mês os prazos estão se dilatando...Não só para Numeração/Entrega da Senha...Mas para **TODAS** as fases de um processo de Nacionalidade Portuguesa...
Absolutamente normal por exemplo um processo com 4 meses de recebido não ter sido numerado ainda...
Repito...:
Importante se preocupar em MONTAR CORRETAMENTE SEU PROCESSO...
Depois de obtida a confirmação de que os documentos foram recebidos na Conservatória escolhida...
Espere três meses e envie email para rcentrais.admin@irn.mj.pt...
""""NAO PRECISA LIGAR NA LINHA REGISTOS ANTES""""...
Basta preencher o email de solicitação com os dados que possibilitem a localização do processo...
•NOME
•DATA DE NASCIMENTO
•FILIAÇÃO
•DATA DE RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS
•CONSERVATÓRIA
Se esse primeiro email for "Ignorado" ...Aguarde 30 dias e reenvie...
Não responderam a esse segundo email...(Com 4 meses de documento dentro da Conservatória)...
Aí sim...Ligue na LR para ver se seu processo foi "abduzido"...
Pois caso contrário...Mais dia menos dia você terá notícias dele...
Simples Assim...
Quando o processo cai em exigência, teoricamente, deveria ter a info lançada no site para que sejam tomadas as devidas providências, certo?
Quais conselhos vocês dariam para alguém deixando o Brasil para trabalhar em outro para que consiga resolver qualquer questão de exigência que possa surgir?
Estou me mudando para a China por três anos, a trabalho, e fico receoso de ir despreparado para alguma eventual necessidade que possa surgir no meu processo.
O melhor seria o que? Dar uma procuração a alguém de confiança no Brasil para resolver quaisquer problemas que exigiriam a minha presença aqui, caso surja alguma pendência no processo?
A informação do site não especifica qual é a exigência...
Informações complementares só na própria notificação enviada pelos Correios ou insistindo com o atendente da Linha Registos...
Acompanhe seu processo pelo site do MJ Português...
Se surgir a informação de exigência deverá ter alguém no endereço informado para receber a correspondência com a notificação de exigência...Pois...
Mesmo conseguindo obter informações na LR...Nunca saberá se a informação passada pelo atendente estava completa...
Certo mesmo é ler atentamente a notificação enviada pelos Correios para não deixar passar nada...
Ontem surgiu uma informação nova em outra discussão sobre essas consultas...
Veja...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212010/#Comment_212010