Plataforma para acompanhamento de processos de nacionalidade

11011121416

Comentários

  • Processo de atribuição da minha mãe está com bolinha 5 verde, 6 branca e 7 laranja. Mensagem "Seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português." O processo foi entregue pessoalmente no ACP em 26/11 e continua lá.
  • AVISO : O SITE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS.
  • As conservatórias estão trabalhando internamente mas nada de atualizarem o site!

  • Boa tarde Pessoal!

    Meu processo que dei entrada em 23/01/2020 até ontem ainda estava na etapa 1 Recebido e hoje ao entrar já se encontra na etapa 6 Despacho.

    Como comentei acima estavam trabalhando internamente mas somente hoje pelo menos o meu processo foi atualizado, finalizando graças a Deus.
  • @alexaraujoo para qual conservatória vc enviou o seu processo ?
  • @PJSouza Conservatória de Evora!
  • Boa noite pessoal, mandei meu processo em Novembro do ano passado e recebi pelos correios que chegou a conservatória em Dezembro. Não tenho nenhum número de registro do processo, já mandei e-mail para a ACP do Porto e não me respondem. Como posso conseguir o código de acesso para acompanhar meu processo pelo site?
  • @Nicole_25,
    Ligue na Linha de Registos, de 9 as 5 horario de Lisboa. Demora 1h pra te atenderem. Você pergunta o estado do seu processo e pede a eles a chave de acesso para acompanhamento pela web. Pergunte qual a data foi numerado.

    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade
    Linha Registos: (+351) 211 950 500, disque 1 e 1 novamente e aguarde ate ser atendido (+ de 1h). Ligue cedo.
    Para Skype (tenha algum $$ de créditos), se disca como dito acima. Via Embratel, troque o "+" por "0021".

    Tenha a mão papel e lápis e papel pra anotar e um resumo de seus dados, como DtNascimento, endereço, etc.
    Sö respondem ao requerente.
  • Obrigada @galdalf vou tentar ligar para lá amanhã.
  • Gostaria de deixar um email ao qual me foi enviado o código de acesso para acompanhamento do processo de aquisição pelo casamento da minha esposa. Enviei do Brasil a documentação para o CRC em Lisboa, recebido a documentação em Lisboa em 24/10/2019. Responderam os emails (diferentes emails informados aqui no site) solicitando o código de acesso somente em 12/05/2020 através do CRCentrais-CNAI no Porto, email rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt , email que eu nunca tinha visto por aqui, informando que este email é exclusivo para disponibilizar o código de acesso. Talvez enviar a solicitação diretamente para esse email a resposta seja mais rápida.

  • @gandalf a partir do momento que a documentação chegou na CRC Lisboa em média quanto tempo para o processo ser numerado e ser gerado o número para acompanhar na web?

    Como é uma hora pra ser atendido não quero ligar antes de já ter esses números. rs

    Obrigado.

  • brunotonel

    Cada conservatória tem um tempo diferente, e cada tipo de processo também.

    Como regra geral umas 4 a 6 semanas eles lhe mandam o e-mail com a senha. Lisboa em particular costuma demorar um pouco mais, como 8 semanas. Se você enviou em 2020, eles mandam automaticamente. Se você enviou em 2019 tem que ligar na LR depois de 6 semanas e pedir.

    Qualquer dúvida sempre pergunte na LR e eles lhe dão uma estimativa, informam o estado do processo, lhe fornecem a senha de acesso, etc.

  • editado June 2020

    @gandalf apenas para prestação de contas e poder contribuir aqui com o Forum...

    • Enviei a documentação para a CRC Lisboa via DHL.
    • Os Documentos chegaram lá ontem (08/06/2020) de acordo com o rastreio
    • Hoje (09/06/2020) já recebi via e-mail a chave de acesso para acompanhamento do processo.

    Apenas 1 dia, achei MUITO rápido.

    Obrigado pela sua resposta.

  • ggomesggomes Member
    editado June 2020

    Mandei pra Tondela a documentação da minha filha, chegou lá dia 3 porém ainda nao recebi a chave.

    Tondela prioriza menores mas alguém sabe o tempo que Tondela costuma retornoar com a chave?

  • Amigos compartilho com vocês a minha alegria na atualização do site: Meu processo foi atualizado para bolinha 7 marrom, com a mensagem: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. Deu entrada em 17/06/2019 Graças a Deus Chegando ao objetivo.

  • @ggomes

    Dei entrada no processo da minha filha em Tondela dia 06/05/20 e no dia 20/05/20 me enviaram a chave e já estava na faze 6 do processo.

    Agora já está na fase 7 aguardando que seja criado um registro de cidadão Português, eles podem não ter enviado a chave pra ti mas já deve estar em andamento.

  • Bom dia,

    Vi aqui que a conservatória de Tondela é bem eficiente. No caso de requerer naturalização por via judeus sefarditas, Tondela também realiza o procedimento de nacionalidade. Podemos enviar direto pra lá, ou é enviado para CRC Lisboa e depois é redistribuido? Se puder enviar direto para Todela qual o endereço completo dessa conservatória?

    Atenciosamente

    Cláudio Pacheco

  • @claudiopb Processos para judeus sefarfitas somente é feito na CRC de Lisboa.

  • Minha irmã Mais velha está com processo em andamento. Caiu em exigência. Eu e minha Irmã mais nova já conseguimos a cidadania. Mas agora o processo dela não caminha???? 4805-3427-1760 a chave de acesso. Proc 53427/17. Com pais e avós falecidos é um sonho de nós 3 fechar esse ciclo!!

  • ggomesggomes Member

    obrigado @Alexaraujoo

  • @Vlad Pen também através da ACP do Porto, correto?

  • @claudiopb não sei te informar se ACP faz processos de judeus sefarditas.Acredito que não.

  • Vou compartilhar aqui uma reflexão...E se possível gostaria de saber a opinião de vocês...

    Tenho notado que...*Salvo engano*...Os Registos de Nascimento Português tem sido criado apenas depois do processo ter completado...(No Mínimo...)...Um ano da data de início...Inclusive já me perguntei algumas vezes se essa não seria mais uma daquelas "Novas Diretrizes" que surgem dentro do IRN no que tange o tratamento dos processos de Nacionalidade Portuguesa...E que a gente só fica sabendo depois de sentir as consequências das referidas alterações na própria pele...

    Não seria a primeira...Nem a Segunda vez... ????

  • Nilton Hessel

    Acho que ainda tem alguns lugares finalizando em cerca de 10 mas pode ser que seja isso sim. Só com o tempo pra saber.

    O volume de trabalho está grande, ainda hoje vi uma reportagem falando disso (link do outline pois no site do JN corta o final da matéria)



  • editado June 2020

    Nilton Hessel, não exatamente isso. Quando começou a demorar e não completava pra ninguém, eu tive um pressentimento (baseado no seu post) do que chamei na época de "novo normal" que ficaria próximo aos tempos praticados em outras Conservatórias, que era 1 ano.

    Se você olhar na planilha da ACP, a "coluna V" tem a duração dos processos concluídos recentemente. 95% deles fica abaixo de 262 dias, e poucos chegam a 360 dias corridos. Dos que estão aprovados, aguardando assento (coluna "U"), 95% deles têm menos de 375 dias corridos, o que significa que tem uma retenção enorme.

    Tem essa discrepância enorme entre os que foram concluídos e os que ainda estão aguardando. U e V são contados desde a numeração do processo, e somente aqueles que não têm pedido de urgência, não caíram em exigência, nem foram redistribuídos a outras conservatórias. Em resumo, processamento normal pela ACP.

    Outro dado interessante é que a aprovação (Despacho) tem sido consistentemente em menos de 90 dias corridos.

    Então, como eu disse antes, o novo normal deve ser: Aprovação em 3 meses, e conclusão em menos de 1 ano.

    Preserva-se o direito que obriga os processos a respeitarem os 90 dias úteis, e não sobrecarrega o sistema com as gerações seguintes, como você disse anteriormente. Aparentemente 1 ano seria um novo normal aceitável. Mas outras Conservatórias também subiram. Então parece ser uma questão de sobrecarga também, como eles dizem. E a redistribuição de processos na maioria das vezes não ajudou muito.

    Eu tinha lido esse artigo que você postou. E também li um em que uma alternativa de PT para o envelhecimento da população associado ao êxodo da população jovem (e fértil), seria facilitar a imigração para jovens, principalmente casais. Não guardei o link, talvez da BBC ou FT, mas tem vários sobre o assunto.

  • Pois é @Daniel Henriques ...Eu tinha lido essa informação hoje...Acho que foi em um post do "Zuca" no Instagram...É realmente impressionante a quantidade de requerimentos apresentados ...!!!

    Com certeza essa enormidade de trabalho compromete o tempo de conclusão de processos...Mas digo a você...Ao @gandalf ...E a quem mais quiser ler essa mensagem...:

    "...Tem qualquer coisa de muito esquisito no reino de Portugal..."

    Se a fase de análise de toda a documentação apresentada para a instrução de um processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa tem levado 90 dias...Com a respectiva APROVAÇÃO do processo...Porque cargas d'água a simples criação do Registo de Nascimento Português acaba levando mais 200 Dias...???

    Obrigado por compartilhar vossa opinião...

    Segue a banda... : )

  • editado June 2020

    @Daniel Henriques, @Nilton Hessel,

    Os números do artigo estão um ligeiramente inflados (são 11k/mês aquisição+atribuição, não 15k), mas se vê pelo portal da transparência que o ritmo se mantém firme. Considerando a demora óbvia na emissão do assento, tenho que presumir que eles contam a nacionalidade como concedida a partir do Despacho de aprovação.

    "https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Cadernos-Tematicos/Nacionalidade"

  • Senhores, uma dúvida, meu processo deutério recebido em março de 2020, será que já recebeu numeração e já posso pedir a senha de acesso para acompanhar, meu processo é de atribuição para neto.

  • Nilton Hessel, sim, acho que vi isso no insta tambpem, deve ter sido o Zuca mesmo.

    Concordo contigo, não faz muito sentido o registo demorar tanto tempo.

    gandalf, obrigado por compartilhar os dados oficiais. Olhando o gráfico leva a crer mesmo que é considerado a partir do despacho pois desde setembro, se não me engano, os registos tiveram aquela parada e o gráfico não reflete isso. Aí fica o interessante, eles consideram como tendo a nacionalidade mas a pessoa não pode fazer nada (documentos pessoais, atualização de estado civil, passar a nacionalidade para os descendentes, etc...) enquanto não sai o registo.

  • Marcelo_Livreiro, talvez já esteja numerado, tente ligar na LR pra ver. Processos de netos são demorados e Lisboa tem um volume muito grande de trabalho, se não estiver numerado ainda deve ser em breve.

    A maioria dos processos de 2020 estava sendo comunicado por e-mail o acesso ao site de acompanhamento, verifique também se não tem nada na caixa de spam.

Esta discussão está fechada.