Etapas do processo

135

Comentários

  • @LIDIA1873 , vc não precisa escrever uma carta que seu marido morou somente no Brasil. No formulário no quadro 1 , item 8 ele preenche :BRASIL. Se na certidão portuguesa ja consta a averbação do casamento, não precisa enviar a cópia da transcrição do mesmo. O restante dos documentos estão corretos.
  • @vlad pen - muito obrigada !!!
  • Bom dia,

    Pelo que parece meu processo caiu em exigência, tenho a senha de acesso para consulta on-line, quando consulto aparece na etapa 4 (laranja) e a seguinte mensagem:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."

    Estou tentando o contato na linha de registro há mais de uma semana, para tentar levantar mais informações e me adiantar caso necessite de novos documentos, porém não obtive êxito ainda. Sabem me informar quanto tempo demora para o comunicado chegar de Portugal, caso seja exigência mesmo. E quanto tempo terei para providenciar o solicitado?

    Obrigado!
  • @Flavio Lemes, vou te indicar o link da postagem na qual respondi a mesma dúvida ontem
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/203135/#Comment_203135
  • @Daniel Henriques, consegui o contato com a LR. Me relataram que precisam da certidão de óbito e casamento do natural português, assim como prova de vida do requerente (Minha avó). O que me estranha é que pelo ACP, normalmente não pedem a transcrição do casamento dos pais. Meu bisavô nasceu em Portugal, porém casou-se e faleceu no Brasil.
    Será que vai ser necessário transcrever o casamento e óbito dele? Ou apenas o envios das certidões?

    Obrigado
  • editado July 2019
    @Flavio...A exigência no seu caso parece ser a de Certidão de Casamento **OU** Óbito para comprovar a fixação do nome de seu Bisavô...
    Este documento "Extra" é solicitado quando o documento de Nascimento do Português é muito antigo e nele só consta o Nome Próprio...(Primeiro Nome)...
    Se o requerente do processo tem acima de 70 Anos é exigido Prova de Vida...
    **ACP só aceita PV feita em Consulado...
  • @Nilton entendi. o que me estranha é que o Formulário 1C, foi assinado por autenticidade em cartório. Infelizmente minha avó mora no interior de MT e não tem condições físicas de ir ao consulado, devido a distância.
    Já soube de algum caso que aceitaram um documento de cartório no lugar da prova de vida feita pelo consulado? Caso contrário serei obrigado a desistir do processo.
  • @Flavio Lemes, formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade em cartório e prova de vida são documentos diferentes. Outras conservatórias até aceitam feita em cartório mas ACP só aceita prova de vida feita no consulado, eles solicitam nova prova de vida feita no consulado mesmo se enviar a feita em cartório.
  • @Flavio...Se estivesse em Portugal...Recomendaria que você fosse pessoalmente ao ACP tentar "Negociar" com eles a possibilidade de aceitarem a Prova de Vida do Cartório...Obviamente apresentando as justificativas para tal...Eu já passei por situação semelhante e por estar em Portugal consegui resolver diretamente com eles...Mas...Fazer isso a distancia com todas as dificuldades de contato que já conhecemos...Fica muito mais complicado...
    @Daniel...Será que nessa situação...(Processo já em exigência)...Ainda seria possível o @flavio cancelar esse processo pelo ACP e enviar novo processo para Tondela...?
  • @Nilton Hessel, desistir do processo acredito que possa fazer a qualquer momento, só que estamos falando de pelo menos um ano de atraso aqui.
    Teria que fazer uma solicitação, com firma reconhecida por autenticidade, informando da desistência e solicitando o arquivamento do processo. Depois do processo arquivado juntar toda a documentação novamente, pagar as taxas e dar entrada por Tondela, por exemplo, o que atualmente demandaria mais uns 8 a 10 meses, pelo menos, para finalização do processo.
    Vai dele ver as possibilidades que existem. Não sei se em MG é como em SP, que tem as presenças consulares nas cidades do interior, ele teria que ver com o consulado se existe alguma alternativa do que fazer nesse caso.
  • Tem razão @Daniel Henriques...É realmente uma situação difícil de solucionar...Talvez pessoalmente houvesse chance de argumentar com o pessoal do ACP...Mas...A distancia e com essa dificuldade de contato fica tudo mais difícil...
    Referente ao cancelamento do processo...Quis dizer o seguinte...:
    Pelo fato de que os documentos já foram analisados pelo ACP e foram constatadas duas pendências com a documentação...Será que mesmo cancelando esse processo atual...Não haveria restrição para que o mesmo requerente enviasse o mesmo tipo de processo para Portugal...Mesmo tendo sido extinto o primeiro processo e sendo o segundo processo enviado para uma Conservatória diferente...?
  • @Nilton Hessel, restrição a entrar com o mesmo tipo de processo novamente não tem.
    A restrição que existe é de ter apenas um processo aberto. Por exemplo, se com esse processo do ACP aberto tentar enviar outro processo para outra conservatória, no momento que forem dar entrada no sistema, irão achar esse processo ativo e toda documentação será devolvida pelo motivo de já ter um processo em tramitação. Esse é o motivo pelo qual falei que teria que solicitar e esperar o processo corrente ser arquivado para, somente então, dar entrada novamente.
  • Entendi @Daniel Henriques...
    Imaginei que as informações de exigências e cancelamento deste processo no ACP viesse a inviabilizar de alguma forma a instrução de novo processo do mesmo tipo para o mesmo requerente...
    Ainda bem que não é assim...!!!
  • @daniel henriques - Estou preparando a documentaçao do meu marido para pedir a aquisiçao de nacionalidade pelo casamento.
    Duvida: O RG dele é de 2003, posso enviar copia do passaporte que é de 2018? Deve ser copia autenticada e apostilada? E é somente da pagina com os dados e a foto dele?
  • @LIDIA1973 sim, se o passaporte tiver a filiação.
  • @vlad pen - Muito obrigada !!!
  • Boa tarde,
    Enviei hoje pelo EMS o processo do meu marido (aquisição pelo casamento) pra Lisboa. Vocês tem algum registro de quanto tempo em média está demorando para concluir esse tipo de processo?
  • editado August 2019
    @LIDIA...Por volta de 15 meses...

    Você pode fazer uma Avaliação/Estimativa com base nas postagens de quem já está com processos em Lisboa há algum tempo...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/203106/#Comment_203106
  • Hoje após mais de uma hora de conversa com o pessoal do consulado de Portugal em SP. Conseguimos uma alternativa, um dos filhos da minha avó irá ao consulado com uma foto da minha avó segurando um jornal do dia e munido dos documentos da avó.
    A minha dúvida agora é a seguinte:
    A carta que recebi é datada em 17/07 e me da um prazo de 20 dias, acrescidos de mais 30, para envio da documentação. Porém conseguir agendar o consulado apenas para o dia 02/09. Alguem sabe me dizer como posso postergar o prazo? Já li aqui no fórum que o processo é arquivado só após 6 meses, mas não sei muito bem como proceder.

    Muito Obrigado!
  • @Flavio...Boa notícia essa que você trouxe...Que bom que encontraram uma alternativa...!!!

    Além do que...Seu caso abre um precedente para que pessoas com a mesma dificuldade possam pleitear junto aos Consulados a oportunidade de fazer de maneira semelhante...

    Quanto ao prazo...Penso que não precisa se preocupar...Faça o procedimento junto ao Consulado e despache para Portugal o mais rápido possível...De preferência use DHL...(Chega em três dias úteis)...

    Já li várias vezes aqui no Fórum...(Inclusive postado por Moderadores)...Que os processos em exigência só são indeferidos depois de Seis meses sem manifestação do requerente...(A contar da data da notificação)...

    Mesmo assim...Envie o quanto antes...
  • @Nilton Obrigado pelas informações. Sim, acredito que abrirá um precedente para muitas pessoas que possam vir a passar pela mesma situação. Assim que eu passar no consulado, eu volto aqui com novas noticias, se deu certo ou não.

    Abraço.
  • Consegui falar hoje na Conservatória de Lisboa para informar-me do andamento do processo. Pelo site creio que a atualização é lenta. Responderam que está em análise.
    Isso quer dizer que estou no item 5 das etapas que aparecem no site? Para mim, a sinalização laranja está no item 3. (Aguarda Consultas). Se alguém souber e puder me ajudar agradeço muitíssimo.
  • @Joana Senger...

    É mais ou menos assim...

    Assim que o envelope é recebido nas Conservatórias...(Chegam muitas dezenas de envelopes diariamente)...Cada um desses envelopes "entra na fila"...
    Quando chegar sua vez...O envelope será aberto e será feita uma rápida verificação do que consta em seu interior...Se a documentação exigida para a instrução do processo em causa estiver toda presente...O processo ganha um número...E volta para a fila...Desse ponto em diante seu processo estará "EM ANÁLISE" até que...Bem mais adiante...O Sr. Conservador Assine a aprovação...(Ou Não)...De sua Atribuição/Aquisição...

    Eles não ficam todo esse tempo "Analisando os documentos" de um processo...A partir da numeração...O processo fica em "Stand by" ...Quando novamente chegar a sua vez...Será feita uma análise minuciosa de cada documento que você enviou...Será verificada a autenticidade de cada um dos documentos...A autenticidade das Apostilas é feita por um sistema OnLine de verificação junto ao órgão emissor Brasileiro...Serão feitas também as famosas "Diligências"...(Consultas aos diversos órgãos externos...Entre eles o SEF)...

    Apenas nessa REAL fase de análise é que pode surgir alguma questão que leve o processo a cair em exigência...(Além...É claro do momento em que seu envelope foi aberto..."Lá no começo da jornada"...)...
    Portanto...Se surgir qualquer problema nessa fase...O requerente será notificado...

    Somente ao final de tudo isso é que a resposta dada será diferente de..."Está em Análise"...

    Por tudo isso mencionado...A meu ver...A melhor maneira de acompanhar o andamento dos processos é...:

    # 1 Rastrear o envelope e se certificar de que foi recebido na Conservatória escolhida para tratar o processo...
    # 2 Verificar as postagens aqui do Fórum para se inteirar dos prazos praticados para o mesmo tipo de processo e para a mesma Conservatória no que se refere á numeração dos processos...
    # 3 Obter Número e senha do processo para acompanhamento pelo site...
    # 4 Consultar de vez em quando para ver se consta alguma notificação de exigência...
    # 5 Esperar...Esperar...Esperar...................
    # 6 Fazer festa quando o Assento de Nascimento sair...!!!

  • @Nilton Hessel
    Muitíssimo obrigada . Estou entre os números 4 e 5, ansiosíssima para chegar ao número 6.

  • O meu processo é 59xxx/2018 e ainda está na etapa 3 de acordo com site da justiça. Já possuo o número do processo desde outubro/18.
  • Bom dia
    Meu processo ainda está na etapa 6...com a seguinte mensagem ( O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.) e o atendente no Porto me disse que esse status está assim desde Dezembro 2018...alguém sabe me dizer quanto tempo eles demoram para criar o registro?

    Obrigado
  • @JoaoGledison soube que leva uns 6 meses desde o despacho favorável.
  • @Lívia Ferreira Em qual conservatória está seu processo? E ele é de filha ou de neta de português? A numeração do meu é parecida com o seu, então acho q já posso ficar atenta pra ver se tb vai mudar de status em algum momento. Obrigada
  • @roseguimaraes Obrigado, vamos aguardar.
  • Boa tarde,
    O meu processo é de convolação e na etapa em que está aparece a seguinte mensagem no site de consulta.
    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."
    Não entendi para que essas consultas. Alguém sabe explicar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.