Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17327337357377381470

Comentários

  • @MatheusCF
    Pode sim ser um erro somente no site, mas sair certo no assento.
    Em um de meus processos o sobrenome que constava na LR estava errado, mas a atendente confirmou que no assento estava correto. Sugiro conversar na LR, explicar e pedir que eles verifiquem a divergência no documento que o Conservador assinou e que gera o assento. Isso vai lhe dar mais subsidio pra saber o que escrever no e-mail, e leva so mais 1 dia.
  • Bom dia meus amigos , eu aqui novamente precisando de vocês, não estou conseguindo ligar para a LR, para confirmar realmente quais as pendências, como mandei toda a documentação certa , e vocês me alertaram quanto a certidão de meu avô ser antes de 1911, me ajudem , tiro a certidão de casamento e já mando ? Ou aguardo o ofício? Estou com medo do ofício demorar, outra dúvida, a certidão que tenho que tirar é a repografica ou de inteiro teor? Me ajudem por favor, abraços
  • @VladPen e @gandalf, obrigado!
  • @normameirelles
    O Daniel lhe respondeu na pag 740: "melhor enviar a de casamento... envia uma certidão original, inteiro teor apostilada"

    Quando entra em exigência é TENSO, mas não se afobe. Ligue novamente na LR ate conseguir alguém que lhe explique exatamente o que esta sendo solicitado. Cumpra toda a exigência de uma vez. Se a exigência não for satisfeita, fica difícil saber. Confirme que o documento mencionado acima é uma das opções listadas e é a única exigência. Voce nao mencionou se o reconhecimento foi presencial (por autenticidade), ou se foi feita no consulado. No meu caso eles solicitaram explicitamente que um documento fosse refeito no consulado.
    Apenas tenha a certeza de que quando enviar os documentos esta tudo completo, conforme solicitado.
  • @normameirelles
    Tambem como disse o Daniel, LEIA toda a documentacao que o cartorio le mandar e verifique que todos os dados estão corretos e batem com os dados enviados em outros documentos.
    Tire copia dos documentos que esta enviando. Minha preferencia e' mandar por DHL. Custa um pouco mais, mas o serviço e' rapido e garantido (menor risco de greves ou extravios).
  • pmv1pmv1 Member
    Bom dia!

    Processo de atribuição do meu pai em vias de conclusão.
    - Proc n 313xx/19
    - recebido em 11/04/19 por HEMOGENES
    - despacho favorável em 23/07/19
  • Bom dia Gandalf , eu fiz através de procuração, modelo dado por eles mesmo e o formulário foi por autenticidade, muito obrigado
  • pmv1pmv1 Member
    Obs: não estava conseguindo ligar para a LR de jeito nenhum e o e-mail com a chave de acesso também não me responderam depois de mais de um mês... então tentei a sorte no civil online. Apesar da certidão não estar pronta, fui informada pela funcionária que já tinha havido o despacho favorável. Agora só aguardar a certidão.
  • @pesoal
    Quem está querendo agendar CC no consulado em SP, hoje,por volta das 8:30 hrs, apareceram datas disponíveis em 6,7,9 e 13/08.
  • Mais Gandalf sabe me dizer se demora muito o ofício chegar? Pois estou tentando a semana inteira a LR e não estou conseguindo, sabe me dizer qual o prazo que eles Dão para cumprir a exigência? E se conta a partir do momento que recebo ou de quando eles enviam? Desculpa tanta pergunta mais fiquei aflita com essa exigência, e sim vou enviar por HDL
  • @normameirelles, prazo legal de 20 dias úteis que podem ser dilatados por mais 30 dias úteis. O prazo é contado a partir do terceiro dia útil da data do ofício, mas normalmente só indeferem e arquivam o processo passados 6 meses sem manifestação do requerente.
    O prazo pra chegar é uma incógnita pois depende dos Correios...
    Recomendo continuar tentando ligar na LR para ver se é somente essa certidão que está sendo solicitada mesmo.
  • @normameirelles
    Eu nunca recebi a carta.
    Quando o meu processo caiu em exigência, eu fiquei sabendo dois dias depois pela LR. Agendei no consulado no dia seguinte pra refazer a autenticação e enviei no mesmo dia por DHL. Entre cair em exigencia eles receberem o documento levou uma semana. Meu processo levou 30 dias a mais. Na epoca estava fechando em 60 dias, e o meu saiu em 90.
    Foi dificil entender o que a pessoa pedia, por causa do sotaque diferente, mas com calma e paciência fui perguntando de formas diferentes, ate eu entender com segurança. O consul depois confirmou que eles queriam só confirmar o documento original pelo consulado.
  • Gandalf e Daniel muito obrigado pela ajuda e paciencia
  • editado July 2019
    @Pessoal, a ACP está demorando para criar a numeração do registro, creio por conta das férias, o meu processo foi para registro em 04/07. Até agora nada, alguém nessa situação, será que ate o fim do mês, seja registrado?
  • @Felipe...
    Eu me lembro do ACP responder um email de um forista mais ou menos nessa época do ano passado confirmando que havia sim atraso no andamento dos processos...Pois devido à redução do número de funcionários por conta das férias de verão...Eles não movimentaram nenhum processo de Nacionalidade por um período de um mês...
    Creio que a tendência seja isso se repetir em 2019...Talvez este ano o atraso seja até maior devido ao aumento do número de processos sendo tratados nas Conservatórias Portuguesas de um modo geral...
  • Por gentileza, alguém sabe quanto tempo demora para o pessoal começar a analisar o processo depois de enviado/numerado? Explico, estou tentando sincronizar um processo de transcrição, já iniciado (conto que vai dar certo), com o um processo de atribuição que pretendo mandar (já que ficamos um tempo de molho antes dos docs serem analisados)....

    grato

    :)
  • Difícil dizer @RafaFCunha...Antes de entrarmos no período de férias em Portugal uma Transcrição em Ponta Delgada era finalizada em 30...40 dias...
    Atualmente eu não esperaria nenhuma notícia antes de Três meses...
    Nunca se sabe se está tudo certo com os documentos enviados...VP...Etc...Portanto o recomendado seria só iniciar o levantamento dos documentos para a Atribuição depois da finalização da Transcrição do Casamento...
    Mas se você pretende "Arriscar" não tem problema pois as Certidões para a Atribuição terão validade de (No mínimo 6 meses)...
    Acho improvável que mesmo com todos os atrasos Essa Transcrição não seja finalizada dentro de 3 meses mais...
  • @Nilton Hessel....digo sobre os tempos do processo de atribuição no ACP....

    A transcrição eu já dei entrada e fiz pelo consulado de Portugal em SP, lá são 3 meses....
  • Ah...Entendi...
    Veja @RafaFCunha...A média dos processos de Atribuição que estão sendo finalizados pelo ACP **HOJE** é de 4 meses...Porém é esperado que os processos iniciados a partir de Junho tenham os prazos alargados em no mínimo 1 mês por conta das férias de verão em Portugal...
    Eu despachei um processo na semana passada para o ACP e já avisei minha prima para que não espere nenhuma novidade antes de Dezembro...
  • Olá....Boa Noite!

    Surgiu uma dúvida, não sei se aqui é o local indicado, estou em fase 5 no processo de Atribuição de Nacionalidade, aguardando o registro e finalização, porém estou me preparando para solicitar o Cartão Cidadão junto ao Consulado Português no RJ e surgiu uma dúvida....sou casado e informei isto no Formulário 1C e na Cópia Reprografica de minha Certidão de Nascimento que foi enviada para ACP consta o comunicado de meu casamento (acredito que seja a averbação junto ao cartório no Brasil)......a dúvida que surgiu..... será necessário transcrever meu casamento junto ao Consulado Português ou a Conservatória em Portugal afim de atualização de meu estado civil, mesmo havendo indicado no formulário 1C meu estado civil, para obtenção do Cartão Cidadão e posteriormente o passaporte Português!???

    Alguém pode me orientar ?!?!

    Sigo aguardando!! Vamos que vamos! Obrigado a todos pela paciência e colaboração. Grande abraço!!
  • @MSRodrigues, sim, você precisará transcrever seu casamento para atualizar seu estado civil em Portugal.
  • @MSRodrigues
    Eu tenho um problema semelhante ao seu...
    Fui casado, divorciei e casei novamente com outra pessoa.
    Perguntei, via e-mal ao consulado em SP e responderam que o fato da transcrição do meu casamento ser feita ou não, não impede de eu tirar o Cartão Cidadão e Passaporte Europeu. A única coisa que me disseram, é que quando eu atualizar o estado civíl em Portugal, terei que solicitar um novo cartão cidadão..
    Mas, como temos visto aqui no Forum, que cada orgão Portugues , muitas vezes dá uma informação diferente de outro, vamos ver no que dá.
    Agendei meu CC em SP, para dia 25/09 . Resolvi colocar no formulário, estado civíl casado, pois no Formulário 1C, eu havia colocado casado também.
    abs
  • @FellipeSilvaSantos
    Eu estou na mesma condição que vc....
    Meu processo foi aprovado em 12/07 e aguardo o numero do assento.
    Liguei na LR e disseram que estava tudo OK, aprovado e sem exigências, mas, que eu teria que aguardar o numero do assento. Esperei uns dias e pedi pelo Civíl online e responderam:
    "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº 112508 de 15-07-2019, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº28971/2019 que se encontra despachado favoravelmente desde 12/07/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão."
    Informaram ainda, que não perderei esse pagamento, ou seja, não terei que pagar novamente.
    Acredito que saia este mês....Porém, enquanto não sair a sua, a minha nem dá para sonhar...
    abs
  • Boa noite,
    O processo de atribuição do meu irmão Marcos Justo dos Santos está concluído.
    Despachado do Brasil em 01/03/2019
    Recebido no ACP em 12/03/2019
    Concluído em 11/07/2019 (4 meses)
    Assento de Nascimento recebido na residência dele em S.Paulo, em 24/07/2019.
    Foi surpresa ter recebido o assento via correio. Nos dois últimos processos da família os assentos nunca chegaram.
  • Amigos eu novamente por aqui, consegui lugar hoje para LR e finalmente peguei uma senhora super atenciosa que me informou as pendências, vou passar para vocês para me ajudarem, me pediram certidão de nascimento do português, certidão de casamento do português e me disse que tem divergência no nome dos avós, realmente a certidão de casamento do meu avô o nome do pai dele está faltando um nome, me ajudem se é isso que terei de fazer: eu tenho que retificar a certidão de casamento do meu avô e depois tirar uma nova certidão e enviar, seria isso? Gandalf e Daniel olha eu aqui de novo, obrigado
  • @FelipeSilvaSantos e @JCCS, tambem tive meu processo aprovado em 03/07 e continuo esperando o registro ser feito. Ontem consegui falar na LR e a informacao foi a mesma: o periodo de ferias diminuiu (senao eh que parou) a emissao dos registros.
  • @Eomine obrigada pela resposta!
    Com relação à tempo, é o que mais estou apertada, pois como estou indo morar na Inglaterra, preciso chegar lá o quanto antes por conta do Brexit, então por isso estou cogitando muito ir praí, pois sei que pra eu solicitar meu CC e passaporte vai demorar muito esperando aqui.. Custo benefício também acaba ajudando, pois as passagens de ida e volta + hospedagem por 10 dias + dinheiro pra levar seria mais ou menos o que eu ia gastar solicitando tudo por aqui.

    Sobre entrar como turista.. O único doc que eu preciso é o Passaporte brasileiro? Este eu tenho. Além disso, comprovante da hospedagem, passagens e dinheiro? Precisa ter cartão de crédito? Sabe me informar? Desde ja, brigada!
  • @normameirelles, a certidão do português que você enviou foi cópia certificada solicitada em Portugal?
    Se estão falando de divergência no nome dos avós deve ser na certidão de nascimento do requerente do processo. Verifique se os nomes estão corretos.
    Você poderia postar a lista de quais foram os documentos que você enviou para instruir o processo, pra facilitar descobrirmos exatamente aonde está o problema.
  • Oi pessoal

    Minha mãe pediu a certidao dela por cópia reprografica e o cartório deu uma digitada... vi aqui no fórum que não pode ser digitada, precisa ser manuscrita, e algumas pessoas têm problemas com os cartórios por conta disso. Alguém pode me dizer como posso proceder?

    E existe alguma outra conservatória que faça processo de atribuição e aceite somente a certidão de inteiro teor?
  • @renatarabello, reprográfica não quer dizer manuscrita, quer dizer que é uma xerox do livro de registro. Verifique se a certidão que tem em mãos não é uma xerox de um livro e que este já não era mais manuscrito. Minha certidão de nascimento, por exemplo, não é manuscrita no livro do cartório.
    Se não me engano apenas Ovar estava aceitando certidão digitada, só que por lá ou você faz o processo por advogado (eles dão preferência) ou aguarda um ano para ter o registro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.