Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17347357377397401550

Comentários

• tatalstatals Member
    Obrigada, @Vlad.
  • @ANDREROLFSEn ja lhe respondi no outro tópico.
  • Pessoal, as férias lá vão até quando? Aguardando ansiosamente o processo mudar do status 5 para 7...
  • @Camille final de Agosto.
  • Boa noite. Para qual email vocês pedem o nr do processo 1C e o código pra acompanhar no site?
  • @MAUROMB, de uma olhada por qual e-mail o pessoal tem conseguido resposta em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade#latest

Me parece que está bem demorado conseguir resposta agora no período de férias...
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado July 2019
    Pessoal,

Na planilha o coluna com o nome das pessoas sumiu e percebi que alguém incluiu umas novas colunas na planilha, essas colunas representam o status do novo site de consulta...
    Mas sem o nome fica impossível identificar os processos...

Alguém sabe alguma coisa?
  • Bom dia a todos e agradeço a ajuda!
    Vocês poderiam me informar, já fiz o documento que foi relatado na carta que recebi como falta, e estou enviando assim que o doc ficar pronto.
    Após eles receberem sabem me informar se vai demorar muito para concluir meu proc todos que enviaram no mesmo mês que eu já está concluído ou em fase de conclusão..

Desde já agradeço
  • Boa tarde pessoal,

depois de quanto tempo após o recebimento dos documentos em ACP vocês recomendam ligar pra LR pra pegar o nº do processo/senha do site?
  • @Leticia de 20 a 30 dias
  • @guigarrido Por gentileza, o que são necessário para levar no agendamento para o CC?
  • @Vlad Pen imaginei! obrigada :)
  • Pessoal, boa noite

Alguém sabe como é feita a prova de vida no consulado de Portugal no RJ?

No site só constam informações sobre prova de vida de cidadãos portugueses, neste caso, não é necessário agendamento. Os que estão em processo de atribuição se encaixariam neste item?

Quero fazer o da minha avó de 92 anos, ela está debilitada de saúde e não queria a expor a sacrifícios de ficar esperando em uma fila. Alguém sabe se ela teria prioridade?

Desde já agradeço quem puder me ajudar.
  • @Marcelo Machado, boa noite!
    Ano passado tive que levar minha mãe para fazer a prova de vida no Consulado do Rio, foi tranquilo, não precisou agendar (mas não sei se ainda é assim). Chegamos e fomos logo atendidas. E não pagamos nada.
    abs, boa sorte
  • Gente, a planilha está toda bagunçada e sumiram as informações do nome do requerente... Tem alguém fazendo alguma alteração ou é um erro e ela precisa ser restaurada?
  • Planilha restaurada conforme 27 de julho, 16:12
    Alguém tentou fazer uma modificação na forma da planilha, e criou um grande estrago.
    Se quiser testar uma ideia, tire uma copia da planilha e teste sua na sua própria copia.
  • @JPPedrosa
    Ainda sobre a planilha...
    O status obtido online ainda esta em Beta-teste.
    Nos não devemos mudar a planilha que ja esta consolidada (e com muita customização e análises) nesse momento.
    Ainda não entendemos todas as nuances de cor das bolinhas (laranja, verde) e mensagens logo abaixo delas.
    Nem todos acompanham o status online, e confiam mais na LR.
    Minha familia tem processos em Despacho (conforme a LR) em que online aparece como Análise e tem apenas uma nota em texto dizendo concluído. O que vale? A nota em texto ou a bolinha de status colorida? A consulta online ainda está sendo ajustada, e a atualização é feita com algum atraso. É ótima, mas ainda não esta pronta.

A função principal da planilha é prover uma estimativa de tempo de Conclusão dos processos, e não de registrar todos os eventos de cada processo. Muita gente deixa dados incompletos e 20% nunca volta para atualiza-los.
    A gente trabalha com o mínimo necessário:
    - a data de Numeração (marca inicio do processamento, coleta da taxa, e permite estimar a conclusão),
    - um longo período em Análise,
    - a aprovação do Conservador (Despacho) ou Exigência,
    - a data de Conclusão (quando efetivamente se recebe o assento).

Outras informações acessórias são muito úteis, como forma de pagamento, número de processo, forma de envio, etc.
    Informações adicionais são acrescentadas livremente em Observações.

Se voce ler no TAB de instruções, voce vai ver tabelas mapeando para os casos relevantes tanto da consulta online como pela LR.
    Mudanças radicais feitas diretamente na planilha podem ter consequências desastrosas.
    Se alguém for testar uma ideia nova, tire uma copia e teste nela, ou crie um TAB e teste em separado.
  • Pessoal, Bom dia!
    O processo do meu filho foi enviado dia 19/06 via DHL.
    Recebido dia 25/06 por Ceu Duarte
    Número: 52XXX/2019 dia 01/07.

Obs.: Enviei email para três emails diferentes para obter a chave de acesso: rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt, rcentrais.admin@irn.mj.pt.

O que me respondeu foi o da Contabilidade.
  • @Marcelo Machado, levei minha avó no começo do ano no consulado do Rio. Não precisa agendar e foi relativamente rápido. A dica é chegar depois das 10h pq é o horário que o consul chega e só ele pode assinar.
  • JPPedrosaJPPedrosa Member
    editado July 2019
    Bom dia, @gandalf!

Entendi suas colocações e também acho que devemos esperar um pouco, mas acho que no futuro algumas alterações poderiam ser implementadas para que o padrão seja as informações constantes no site, evitando assim que os usuários tentem ligar na LR para buscar informações que não sejam tão relevantes.

Acho que a LR deveria ser usada como última alternativa, pois demanda tempo do servidor que poderia estar fazendo outra coisa, sem contar o gasto de tempo e recursos da ligação pelo usuário (excluindo-se, evidentemente, os casos excepcionais e mais urgentes que realmente devem ser necessariamente resolvidos pelo telefone).

Na minha opinião, até mesmo a informação da data de numeração do processo não tem muita importância, principalmente pela mesma só ser obtida através da LR ou pessoalmente. Acho que a informação da data de recebimento já poderia ser usado como base para o cálculo do tempo utilizado.

No mais, reforço também minha opinião de que as alterações devem ser feitas por quem entende bem de planilha ou até mesmo só por quem a implementou, pois ela é cheia de vínculos e fórmulas.

Só gostaria de deixar claro que minha intenção ao sugerir as alterações foi realmente de contribuir com o fórum, que tanto tem me ajudado.

Grande abraço
  • @Dricamota seu processo chegou dia 25 de Junho e ja foi numerado dia 01 de Julho??? Em 7 dias???
    O meu chegou também dia 25 e até hoje não tive nenhuma resposta nos e-mails que solicitei a chave!!!
    Ja enviei para todos esses que vc enviou.
  • Pessoal,

Depois de quantos dias vocês pedem a certidão via civil online, depois do processo ser deferido?
    O meu processo foi deferido agora em 26/07/2019.

Obrigado!
  • Boa tarde pessoal!
    Acabei de receber as chaves dos processos dos meus filhos.

Favor incluir na planilha:

Todos enviados a ACP dia 13/06/19 via Sedex
    Recebidos na ACP por GRACINDA SOARES dia 25/06/19
    Não sei direito que dia foi numerado, mas pela numeração 52XXX acredito que foi + ou - 01/07/19
    Todos menores de 18 anos - Gratuito:

Filho 1 - GMaia - 520XX/2019
    Filho 2 - VMaia - 523XX/2019
    Filha 3 - LMaia - 523XX/2019

Obrigado!
    Boa sorte a todos!
  • @PedroBressan
    Pela lógica dos últimos meses seriam mais 3 semanas (115 dias a contar da numeração).
    Acontece que todo ano em Agosto na volta das ferias o pessoal libera Conclusões como se não houvesse amanhã.
    Entre essa semana e a próxima deve ter uma enxurrada delas.

Se seu processo tiver sido numerado em marco/abril, provavelmente sai nessa leva.
    Se for Maio a previsão seria 23/Ago mas pode antecipar até uma semana pela volta das ferias.
    Os processos são concluídos por ordem de Despacho (com pequenas variações pilha por pilha).
  • @JPPedrosa
    No processo atual, as pessoas ligam para a LR pra receber o código de acesso DEPOIS da Numeração.
    Exceto em algumas excessões em que alguns recebem por e-mail.
    Se voce tiver a data de Numeração e o Processo, voce ja tem todos os dados pra planilha.
    Dai em diante é marcar Análise e esperar...
    Quando voce coloca a data de Numeração a data de Previsão lhe da uma estimativa que pode variar uma semana a mais ou a menos, e a medida que o tempo se aproxima, essa previsão vai ficando cada vez mais realista.
    Claro, pode ter greve, ou outros fatores externos que afetam.

A data de numeração é essencial. Ela pode demorar 2 dias ou 3 semanas. No momento tem muita gente aguardando a numeração por conta da redução de pessoal nas férias. Ja receberam la, mas ainda não entrou em processamento por semanas. Pode ser que ao abrir o envelope, o valor da taxa é insuficiente, o processo é devolvido e nem entra em análise.

A consulta online é para aqueles que ja passaram pela Análise e estão próximos a Conclusão.
    É quando bate a ansiedade. Pense nisso.

Se voce quer que saia uma semana antes (talvez 2 ou 3), mande por DHL e pague o preço.
    Por exemplo, o amigo acima provavelmente caiu pro mês seguinte. Ele vai esperar 3 semanas a mais do que se tivesse mandado por DHL. Por 3 dias ele deu azar e numerou "na leva do mês seguinte". Se cair dentro do mês não doi tanto.
    A decisão sobre a urgência acontece lá no início do processo.
    Depois que mandou, é só acompanhar e esperar os prazos.
    Numera em 1 semana, e é Analise por 2 a 3 meses, e conclusão em 2 ou 3 semanas aproximadamente.
  • @gandalf eles costumam voltar de férias quando? Obrigada
  • Isabela BessaIsabela Bessa Member
    editado July 2019
    Boa tarde gente! Meu processo foi concluído!
    Se alguem puder atualizar na planilha:
    Isabela Tanuri Bessa
    Envio dos documentos: 13/02/2019
    Data de conclusao (averbamento): 18/06/2019
    Numero do assento: 35XXX/19
    Numero do processo: 432XX/19 e 181XX/19 (tem os dois escritos no documento)

Só tenho uma dúvida, se alguem puder me ajudar...
    Eu enviei os documentos do processo do meu irmão junto com os meus (em um envelope à parte, como recomendado aqui no fórum). Entretanto, ainda não chegou o assento dele. Eu mandei e-mail pedindo a chave de acesso para acompanhar pelo site, mas não me responderam (quando eu mandei pedindo a chave do meu processo, eles me responderam em 3 dias). Alguém sabe me dizer se isso é normal? Aconteceu com mais alguém?
  • @Isabela aguarde mais um pouco que vc receberá a chave de acesso.
  • @Leonardo AB Maia, Que bom que você teve retorno para as chaves de acesso. Demorou bastante para eles me responderem também. Recebi a resposta hoje pela manhã. E eu também deduzi a data de numeração pelo número do processo de acordo com a numeração do pessoal da planilha. Mas também não sei ao certo se foi esta data.
  • @LuisiEB
    Em geral Junho e Julho, eles fazem uma escala de ferias.
    Devem voltar até o final dessa semana, e ai devem começar as conclusões.

O Despacho é dado por uma pessoa (o Conservador). O Registro (assento) é por "decisão soberana", que é a decisão irrevogável de uma junta (reunião de conservadores) para aprovação, e em geral sai em blocos, vários no mesmo dia.
    Quando a junta se reúne e com quantas pessoas, eles é que decidem entre eles.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.