@alpcrj, certidão de nascimento do requerente obrigatoriamente no modelo reprográfico e apostilada. Com essa em mãos veja se a xerox está legível, caso hajam partes ilegíveis ou de difícil leitura solicite a certidão inteiro teor digitada e mande junto, essa não precisa ser apostilada.
Boa tarde gente, já estou com os documentos prontos e vou mandar para ACP, sou eu e mais três irmãos, vocês acham que teria problema mandar todos juntos ou melhor mandar separado? Em relação ao correio
Boa tarde gente, estou ajudando um amigo e preciso tirar umas duvidas: o portugues é avô dele ( falecido), o pai dele tambem é falecido, para ele dar entrada na nacionalidade dele quais documentos ele precisa? Do avô ate ele .... obrigada
@Lais Lacerda, pode mandar junto! Coloque cada conjunto de documentos em um envelope e junte todos os envelopes em um só, para economizar na postagem! Lembre que os documentos não podem ser compartilhados!
@maira lima nesse caso é processo de Neto! Entre tantos outros documentos é necessário comprovar vínculos efetivos com Portugal, um processo bem diferente, acho que vc vai encontrar mais detalhes em um tópico específico pra esse caso!
Eu achei q pelo pai dele ja ser falecido, conseguiria " pular" a geracao sem ter que comprovar os vínculos de neto... pensei q seria como filho, comprovando o falecimento do pai.... mas obrigada a todos.
Boa noite, não esqueçam de atualizar a planilha.... Por mais que agora tenha a consulta ao processo online, pelo site, por meio da planilha conseguimos controlar nossa ansiedade
Prezados, Gostaria de agradecer ao fórum por toda ajuda. Eu já realizei a atribuição e transcrição de casamento da minha mãe e, essa semana, chegou o meu assento de nascimento. Depois que envie o meu processo (18/ 02/2019), fiquei esse tempo todo sem informação, não recebi e-mail da conservatória e não consegui entrar em contato, nem para pegar a chave de acesso. Apenas tinha acesso as informações postadas aqui no fórum. Bom, essa semana chegou na minha casa, em SP, o meu assento. Deu tudo certo! Agora, vou para próxima etapa, a transcrição do meu casamento. Não sei colocar essas informações na planilha. processo 20XXX/2019 Dayanne Martins Luz Enviado: EMS dia 18/02/2019 Recebido: não tenho essa informação. Numerado: não tenho essa informação Pagamento: vale postal Conclusão 25/06/2019
@FlaviaPassos Quando chega na Fase 7 , processo terminado, como o site, ainda tem uma certa defasagem na informação, se vc solicitar no civil-online, já deve ter sua certidão. Considerando que o seu processo foi favorável , ou seja, foi aceito e criado o registro de cidadão português. Se vc não recebeu nenhuma comunicação, acredito que sua certidão já esteja pronta. Peça no civil on-line. Se ainda não tiver o numero de assento, assim que tiver, eles enviam.
@pessoal Agora a pouco, mais precisamente as 23:35hrs ( dia 22/07 ), resolvi preencher o formulário e agendar a emissão do Cartão Cidadão e o Passaporte. Terminei e ficou gravado, aguardando agendar .... Fui até o agendamento e , para minha surpresa, tinha agendamento para os dias 29 ;30 e 31 deste mês, em São Paulo.....Será que foi o horário ? Antes nem dava opção....
@JCCS qualquer questão relativa aos consulados de Portugal no Brasil devem ser questionadas a eles, nós do Fórum não temos como ter este tipo de informação. Sei que o atendimento deles está péssimo, mas ligue ou mande um email para obter a resposta deste teu questionamento.
Pessoal, meu processo foi recebido no ACP dia 08/07, mas ainda não me responderam sobre chave e numero do processo para que eu possa acompanhar. Mas queria uma dica: estou pensando em ir no final de Outubro para Porto para aguardar a conclusão lá e já dar entrada no CC e no Passaporte pessoalmente, porque além do tempo que economizo, também acabo economizando dinheiro, já que de lá, vou pra Londres para morar.
Boa tarde amigos. Tenho a nacionalidade por atribuição de meu pai português. Vou a Portugal fazer a atribuição de meu filho maior e de um minha filha menor. Qual o melhor caminho: Fazer os dois por ACP Porto ou Tondela, ou o Maior por Porto e a menor por Tondela.
As vezes, a planilha bagunça e é preciso restaurá-la. O que pode acarretar na perda de atualizações mais recentes. Portanto, alguns processos podem sumir. Se puder, adicione novamente seus dados atualizados na planilha! Obrigada! ;D
Boa tarde pessoal, estou prestes a mandar os documentos para ACP para a obtenção de cidadania de minha mãe. Minha dúvida é sobre como mandar a certidão de nascimento do pai dela (português). Emiti uma certidão dele pelo portal do cidadão (civilonline.mj.pt) mas não tem a opção de imprimir a certidão em si. Essa opção só aparece na página anterior que possui o código de acesso à certidão.
Eu tiro um print e imprimo a certidão? Mando a página anterior com o código de acesso e eles acessam por lá? Ou há alguma outra forma?
Boa tarde, eu estou precisando de uma ajuda. Eu estou ajudando a minha tia no processo dela, porém fiquei com um duvida. A mãe dela que era portuguesa, se casou no brasil e não informou o casamento e ela já faleceu. Então, antes de fazer o processo de atribuição da minha tia, eu posso só informar o Casamento da mãe dela, ou tenho que informar o casamento e o óbito?
Comentários
o portugues é avô dele ( falecido), o pai dele tambem é falecido, para ele dar entrada na nacionalidade dele quais documentos ele precisa? Do avô ate ele .... obrigada
Entre tantos outros documentos é necessário comprovar vínculos efetivos com Portugal, um processo bem diferente, acho que vc vai encontrar mais detalhes em um tópico específico pra esse caso!
Você está no Tópico errado...
O seu amigo terá que comprovar laços de efetiva ligação com Portugal...
Vocês encontrarão tudo a respeito no Tópico do link abaixo...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
Quando o pedido de nacionalidade chega no status 7, temos que pedir no civil on line? Demora muito tempo pra chegar no Brasil?
Obrigada!
Gostaria de agradecer ao fórum por toda ajuda. Eu já realizei a atribuição e transcrição de casamento da minha mãe e, essa semana, chegou o meu assento de nascimento. Depois que envie o meu processo (18/ 02/2019), fiquei esse tempo todo sem informação, não recebi e-mail da conservatória e não consegui entrar em contato, nem para pegar a chave de acesso. Apenas tinha acesso as informações postadas aqui no fórum. Bom, essa semana chegou na minha casa, em SP, o meu assento. Deu tudo certo! Agora, vou para próxima etapa, a transcrição do meu casamento.
Não sei colocar essas informações na planilha.
processo 20XXX/2019
Dayanne Martins Luz
Enviado: EMS dia 18/02/2019
Recebido: não tenho essa informação.
Numerado: não tenho essa informação
Pagamento: vale postal
Conclusão 25/06/2019
Quando chega na Fase 7 , processo terminado, como o site, ainda tem uma certa defasagem na informação, se vc solicitar no civil-online, já deve ter sua certidão. Considerando que o seu processo foi favorável , ou seja, foi aceito e criado o registro de cidadão português. Se vc não recebeu nenhuma comunicação, acredito que sua certidão já esteja pronta.
Peça no civil on-line. Se ainda não tiver o numero de assento, assim que tiver, eles enviam.
Agora a pouco, mais precisamente as 23:35hrs ( dia 22/07 ), resolvi preencher o formulário e agendar a emissão do Cartão Cidadão e o Passaporte. Terminei e ficou gravado, aguardando agendar .... Fui até o agendamento e , para minha surpresa, tinha agendamento para os dias 29 ;30 e 31 deste mês, em São Paulo.....Será que foi o horário ?
Antes nem dava opção....
E na sequência, as datas sumiram em um segundo .....
OK, mas consegui agendar e também acabei encontrando uma discussão sobre esse tópico aqui no Forum.
grato
Alguém fez dessa forma? O que acham?
Obrigada!
Obrigada
Link da planilha para processos de atribuição de pai-filho do ACP:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?fbclid=IwAR22oEGlbcb72UY4Drfe-U0rppmsQxNDuJbyN12I9bFMpw_oVf97Ykj0nRc#gid=1079080972
Gente, lembrem de atualizar a planilha! É super importante para acompanharmos o tempo de duração de cada fase e de conclusão dos processos...
Existe mais de uma planilha?
Estou querendo adicionar os dados, mas não encontro os que já estavam registrados.
Tenho a nacionalidade por atribuição de meu pai português. Vou a Portugal fazer a atribuição de meu filho maior e de um minha filha menor. Qual o melhor caminho: Fazer os dois por ACP Porto ou Tondela, ou o Maior por Porto e a menor por Tondela.
As vezes, a planilha bagunça e é preciso restaurá-la. O que pode acarretar na perda de atualizações mais recentes. Portanto, alguns processos podem sumir.
Se puder, adicione novamente seus dados atualizados na planilha! Obrigada! ;D
Eu tiro um print e imprimo a certidão? Mando a página anterior com o código de acesso e eles acessam por lá? Ou há alguma outra forma?
Desde já agradeço pela ajuda!