Nacionalidade portuguesa pelo casamento

17677798182319

Comentários

  • Finalmente a tão esperada mensagem.... Bolinha "7" verde para mim! E foram praticamente 6 ou 7 meses aguardando o assento.

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/06/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."
  • @gustavo_okazaki, estou na sua fase, aguardando registro, desde 07/05. Meu processo é o 50xxx/18, de maio/18.

    Também gostaria de saber o que fazer, mesmo ainda dentro do 2o mês. Estou indo a Portugal no mês que vêm a trabalho, e seria um sonho voltar com o registro resolvido e os documentos emitidos...
  • Pessoal, estou tendo problemas ao tentar validar a certidão de antecedentes criminais no site da PF. Consegui emitir tranquilo, mas da erro ao tentar validar. Alguém passou por isso?
  • @gustavo_okazaki parabéns, foi sofrido mais saiu finalmente. Abraços.
  • Bom dia a todos

    Parabéns @Gustavo_Okasaki!!!!

    Fico muito feliz com o seu resultado final. Acompanhei a sua expectativa aqui e também ajudou muito. Depois informe quanto tempo levará até chegar em sua residência.
  • felipefelipe Member
    @gustavo_okazaki parabéns
  • @gustavo_okazaki , rapaz que bom! Civil Online e partir para o abraço! Parabéns! Vc soube da mensagem no mesmo momento que eu estava digitando a mensagem anterior para ti....
    Aos demais amigos ansiosos, soube por outro site que a atualização do site da nacionalidade.justica.gov.pt é um pouco demorada...mas agora com a resposta do Gustavo, espero que os processos andem mais rápidos!
  • @Gustavo parabéns agora 100% concluído, boa sorte!
  • Parabéns @Gustavo!!!!!!!!!!!!!!!
  • Obrigado, pessoal...não mudo uma única palavra do que tenho dito: necessita ter muita paciência e ter em mente que o volume de processos é enorme e cada vez maior.

    As expectativas iniciais de 1 ano de duração não são mais válidas.

    Não consigo nem ao menos dizer com precisão quanto tempo levará para o assento vir de Portugal para o Brasil, pois acabei de me mudar.

    Segue um resumo:

    27-11-2017 - Início do processo na CRC em Lisboa
    12-07-2018 - Emissão da Carta informando a numeração - Início de diligências
    17-12-2018 - Processo enviado para despacho
    * Entre 18-12-2018 e 31-12-2018 - Despacho favorável (atendentes recusaram dar informação)
    18-06-2019 - Emissão do Assento

    Duração de exatos 568 dias - ou quase 19 meses.

    Boa sorte e paciência aos que ainda aguardam!
  • Boa tarde pessoal,

    Agora tentei ver se o status do processo da minha esposa também tinha avançado e para minha surpresa depois de demorar um pouco de carregar a página aparece a mensagem:


    "A senha XXXX-2041-XXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

    Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso."


    Será que é só o site carregado?
    Que situação!!!!!


  • felipefelipe Member
    @klebergarcya Deu a mesma coisa aqui, deve ter algum bug, sugiro tentar de novo em algumas horas ou amanhã.
  • @gustavo_okazaki,

    Muitos parabéns!!!
  • O da minha esposa pulou da 4 para a 6.
  • @gustavo Meu super Parabéns pra vc! Pela conquista e principalmente pela paciência!!! Imagino o quão difícil foi todos esses meses aguardando o NR do assento... Eu vou procurar me guiar por vc... Meu processo já está lá há 10 meses e ainda na bolinha 3! (Chega a ser angustiante). Não sabemos o critério q usam para analisar ou se uns vão mais rápidos q outros, até pq há processos com menos tempo q o meu lá já na fase 4 ou 6. A palavra de ordem é: paciência! Seguimos aqui confiantes ;)
  • @LucianaOCS,

    Tenho dito... não há exatamente uma lógica e respeito cronológico e só nos resta esperar pacientemente.

    As vezes parece que o processo que chegou primeiro fica numa pilha embaixo dos que chegaram depois...

    Esqueçam a velha expectativa de 1 ano para conclusão...o prazo certamente está cada vez maior.
  • Parabéns @gustavo_okazaki. Acho que vou tentar ir pessoalmente no IRN (já moro aqui em Lisboa) e talvez consiga pedir para priorizar esse registro dela por já ser residente. Essa situação para nós é um inferno, já que o visto de turismo dela já expirou e só temos o agendamento dela no SEF para tirar um cartão de residência (mas a idéia é que a nacionalidade saia antes para não precisarmos ir no SEF). O problema é que nesse meio tempo não podemos sair do país, então não podemos viajar ainda...
  • Recebi hoje um email me informando o motivo do meu processo ter indeferimento parcial, não indiquei a residência em outros países, mas já estou corrigindo para reenviar para Lisboa, alguém sabe informar se tem que anexar algum documento em especial na carta ou fazer algo para sustentar a informação, tipo, comprovantes ou cópia de antecedentes, algo desse naipe? Desde já agradeço.
  • @jrmanaus, vc tinha razão foi falta de preencher o campo 8, mas já estou corrigindo e será se preciso anexar algo?
  • @mso2000,

    É exatamente isso que evitei e esse foi o grande empecilho para não termos ido antes para Portugal: não queria correr o risco de ficar ilegal ou até mesmo "preso" no país - sem poder viajar.

    Há formas de requerer urgência no processo, mas desconfio que só dão atenção quando feitos por advogados com bom trânsito nos corredores do IRN.

    Dizem que mediante comprovada urgência o caso é apreciado ao Conservador imediatamente. Você pode alegar o risco de extradição ou ilegalidade na permanência - prejuízos irreparáveis. Sinceramente, buscaria o apoio de um advogado.
  • Só para constar processo de meu esposo iniciado em julho foi aprovado e aguarda gerar assento
  • O da minha esposa de maio/2018 saiu despacho favorável, e também aguarda o assento.
  • Estou fazendo o meu processo próprio, e este fez despacho favorável um ano depois que eu encaminhei, em maio/18.
    O que se percebe é a falta de linearidade entre os processos. Ao menos na planilha de acompanhamento organizada aqui, há processos que, no período de até 400 dias, já finalizaram. Em contrapartida, a do @gustavo_okazaki , quase chegou a 570 dias!
  • @Leonardo Melo,

    Ocorre que muitos dos "concluídos" inserem a data do despacho (e não do assento) na planilha...

    Mas é fato: não há linearidade e claramente há um desrespeito à ordem cronológica.
  • O processo do meu esposo e se não me engano da esposa de um colega aqui, chegou no mesmo dia porém o meu tem uma numeração bem superior, hj consegui a senha e lá está desatualizado, consta que aguarda resposta do despacho, porém em abril por email recebi já a resposta que o despacho era favorável, processo do mês de abril.
  • @gustavo_okazaki, pois é. Usaram mal a ferramenta, também acho isso.
    @Alinebmaresch, esse é o maior receio de outros blogs: a demora da atualização dos dados desse site de consulta. Ele provavelmente reflete um status defasado da realidade...o que pode apenas tardear respostas e sujeitar as pessoas a ainda manterem os e-mails e ligações ao LR.
  • felipefelipe Member
    calma pessoal, lançou faz nem 2 semanas, leva um tempo até o sistema ficar bom... tem q se ter paciencia
  • Galera, consultei o meu processo hj e estava com a seguinte mensagem:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de indeferimento liminar em 17/06/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Ele está na fase 3, consta que está faltando documentos e que foi indeferido liminarmente.

    Alguém já passou por essa situação ou sabe de alguém que teve o mesmo problema?

    Pois não sei qual o documento poderia estar faltando.

    Abraço a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.