Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1244245247249250454

Comentários

  • @Anthon tmb enviei da minha filha menor na quarta-feira. Deve chegar lá pra terça ou quarta. Vai informando sobre o seu processo, estou receoso de eles já terem saído de férias.
  • @Andre Henriques

    Muito obrigado Henrique.
    A documentação já chegou sim!

    Existe alguma forma de saber se o processo já foi numerado, sem ter que ligar em Tondela? Algum lugar que eu consigo consultar.

    Obrigado.
  • @Rodrigooliveiraa pelo linha registro somente, não existe um site ou um sistema que tenha esse tipo de atualização.
  • @AndreHenriques

    Ok! Na segunda-feira entro em contato. Três semanas tem sido tempo suficiente para enumeração?
    Obrigado mais uma vez !

    Abs.
  • @Rodrigooliveiraa o meu ja tem 1 mes que espera para ser numerado ainda, mas ao menos sei q o processo esta na conservatoria, entao vou esperar mais e volto a procurar noticia depois pq algumas ainda estão de ferias.
  • @Mei Mas eu li por aqui mesmo que tem conservatória que aceita abrir o processo via email, mesmo que por atribuição.
  • @Paulo Pagan as informaçoes q temos é q só Lisboa está apta e autorizada a fazer processos de nacionalidades para netos pela nova lei.
  • @Vlad Pen Mas por Lisboa esta demorando horrores não esta ?
  • Processo do meu irmão chegou a Tondela em 01/06/2017 e foi numerado em 19/06/2017 (processo nº 26XXX/17). Em contato com a Linha de Registos no dia 31/07/2017 (me identifiquei como sendo ele por já estar em Portugal e o custo da ligação ser muito mais em conta, afinal são mais de 30 minutos de espera até alguém atender) fui informado que o processo está ainda em fase inicial. A atendente disse que Tondela trabalha muito rápido e que a demora se passa por causa do período de férias em Portugal.
  • Boa tarde pessoal. Ontem recebi a carta com a conclusão do processo da minha mãe.
    Processo numerado em 09/03/17 e concluído em 14/07.
    Meu avô nasceu antes de 1911, e não precisei enviar certidão de casamento dele.
    Obrigado a todos do fórum, sem ajuda de vcs não conseguiria. Agora vou transcrever o casamento da minha mãe, e depois requerer minha nacionalidade.
    Saudações.
  • @Paulo, exatamente, mas no momento não existe outra opçao.
  • Boa noite!

    Por favor me tirem uma dúvida...vou enviar os doctos para transcrição de casamento de minha mãe para PD. Quando vier a certidão dela enviarei meus doctos para a minha aquisição.

    Terei que enviar:
    O formulário,
    Minha certidão de nascimento apostilada,
    O numero do assento de minha mãe e a certidão de casamento de meus pais transcrita em PD,
    E a certidão de nascimento de meu pai original inteiro teor apostilada? Pode ser uma cópia desse apostilamento ou
    terei que pedir outra e apostilar pois a mesma já foi com o processo de transcrição de casamento?

    Obrigada
  • @crismoriya,
    seu processo será atribuição (filha de portuguesa).

    Sendo assim, precisará apenas de:
    - modelo 1C preenchido e sua assinatura reconhecida por autenticidade em cartório (com indicação do número do assento de sua mãe)
    - sua certidão de nascimento do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do seu RG
    - se você for casada, e tiver mudado o nome no casamento, envie também a cópia autenticada da certidão do seu casamento.
    - vale postal de 175 euros
    * não precisa da certidão de casamento de seus pais (o assento está no sistema, e a indicação de casamento averbado, também estará)
  • Muito obrigada Marcia!
    Vai ser mais fácil então daqui pra frente!
    Boa noite
  • Pessoal com a experiencia de vocês. Sera que seria mais rápido primeiro meu pai pegar a naturalização para depois eu pegar ? Ou tento pular o meu pai pois o tempo seria o mesmo ? Oq vocês acham ? (lembrando que meu avo e meu pai estão vivos e tenho até que razoavelmente fácil todos os documentos)
  • Werber VieiraWerber Vieira Member
    editado August 2017
    Olá @Marcia e @crismoriya! Nas certidões brasileira de nascimento de minhas filhas já consta a transcrição de casamento delas, realizadas automaticamente pelo cartório sem custas, com a alteração do nome de solteira para casada. @crismoriya, Caso a sua certidão de nascimento constar a transcrição de casamento e consequente alteração do nome, é dispensável o envio de cópia da certidão de casamento. Sds.
  • @Mei Mas a questão em jogo é o tempo, sera que 2 aquisições (meu avo para o meu e do meu pai para eu) seria mais rápida que uma atribuição direta do meu avo ?
  • @Paulo,

    Não existe mais aquisição por neto e sim atribuição para netos
    Pra isso vc teria que provar ligações efetivas:

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

    O tempo que vai levar pra concluir atribuição por neto vai ser muito mais demorada do que vc fazer 2 atribuições
    Então o ideal e fazer primeiro a do seu pai e depois a sua
    Seu direito é garantido

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2017
    Complementando a @Maria Nélida,

    Os processos de Atribuição de Netos vão para os Regisros Centrais em Lisboa, famoso pela demora absurda nas conclusões de processos e pela exigência de perfeição nos documentos. Má idéia.
  • Pessoal, estou com uma dúvida. Alguém me ajuda?

    Ao final do processo de cidadania, a conservatória envia algum DOC de volta para nosso endereço ou apenas recebemos via e-mail a numeração? Meu processo está na fase final e não sei como proceder agora.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2017
    @pedrohamaral

    Irá receber pelos Correios o seu Assento de Nascimento certificado.

    Depois de concluído o seu processo, vem a fase da Transcrição de Casamento se quiser (e for casado), e a Atribuição dos filhos (se os tiver).

    Também de posse da numeração do assento, se quiser, poderá solictar no consulado o seu Cartão de Cidadão e passaporte.

    Tudo depende do objetivo da nacionalidade (viajar ou morar em Portugal, Estados Unidos, etc.; passar para os filhos e esposa, etc.).
  • editado August 2017
    @Maria Entendi, então vou começar a dar inicio na documentação do meu pai, pra não demorar muito. Tenho planos de mudar do Brasil até no máximo maio do ano que vem. Creio que toda a documentação necessária eu consiga tirar aqui no brasil mesmo certo ? Só para eu poder dar inicio corretamente.. ainda é essa a documentação para atribuição pra filho ? http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-portuguesa-maiores/
  • @Paulo, se for fazer pelo Consulado vai demorar mais
    Faça direto enviando toda documentação para Portugal
  • @Theresa Lima

    Obrigado Theresa pela ajuda :D Nesse meio tempo, consegui falar com a LR e me disseram que não enviam documentos. Achei estranho. Vou esperar até amanhã e ligo novamente para esclarecer isso com eles. A atendente parecia meio impaciente.
  • @pedrohamaral,

    a atendente está certa.
    Não enviam de volta os documentos que mandamos para o processo de nacionalidade.
    A conservatória, como disse a @Theresa Lima, envia pelos correios, apenas a certidão portuguesa.
  • @Marcia,

    Obrigado Marcia! :D
    É que eu tinha entendido na ligação que eles não enviavam a certidão. Mas obrigado por esclarecerem minha dúvida. Agora vou aguardar a chegada da certidão :D
  • Boa tarde a todos. Pensando nos próximos passos, surgem as dúvidas. Se alguém puder ajudar...

    Minha aquisição de neto pelo 6.4 da LN antiga foi concedida por AC Porto e meu assento de nascimento é de CRCentrais Lisboa. Pedi a transcrição de meu casamento à CRC Ponta Delgada, que deve sair em breve. Depois irei pedir o meu CC no Consulado RJ. Então, com o CC nas mãos, irei pedir a minha atribuição pela nova LN (convolação), com o 1-D, pelos correios, para a CRCentrais Lisboa.
    O objetivo é que meus filhos maiores recebam a atribuição (mod. 1C, filho nascido no estrangeiro, de pai português), e minha esposa brasileira obtenha a aquisição (mod. 3, estrangeira casada há mais de três anos com nacional português).

    Dúvidas:
    1- Os filhos podem requerer a atribuição deles em outra Conservatória que não a de Lisboa (p. ex., Tondela ou AC Porto que têm fama de mais céleres)? Idem quanto à aquisição da esposa?

    2- Os documentos para os filhos, além do 1C, seriam:
    # Original certidão nascimento do filho, inteiro teor, com selo público e apostilada
    # Cópia simples assento nascimento do pai português (eu) emitido em Lisboa
    # Original Antecedentes Criminais do filho emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha (simples, sem nada em Cartório)
    # Cópia autenticada passaporte brasileiro do filho, com selo público e apostilada
    # Cópia autenticada RG do filho, com selo público e apostilada
    # Cópia simples assento casamento dos pais emitido em Ponta Delgada
    # Pagamento 175€ pelo site do IRN

    3- Os documentos para a esposa, além do Mod. 3, seriam:
    # Original certidão nascimento da esposa, inteiro teor, com selo público e apostilada
    # Cópia simples assento nascimento do cônjuge português (eu) emitido em Lisboa
    # Cópia simples assento casamento emitido em Ponta Delgada
    # Original Antecedentes Criminais da esposa emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha (simples, sem nada em Cartório)
    # Cópia autenticada passaporte brasileiro da esposa, com selo público e apostilada
    # Cópia autenticada RG da esposa, com selo público e apostilada
    # Pagamento 250€ pelo site do IRN
    # A ligação efectiva da esposa brasileira - nascida e residente no Brasil desde sempre - à Comunidade Portuguesa será presumida ou terá que ser provada com documentos?

    4- Nos dois casos, o documento de identificação do interessado (no Quadro 1) mais apropriado seria o passaporte ou RG? Usando um não precisa por cópia do outro?
  • @Paulo Pagan Jr, quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai?
    Se foi seu avô ,ele casou no Brasil ou Portugal?
    Sabe se já foi transcrito(comunicado) o casamento do seu avô em Portugal?

    Caso precise transcrever o casamento:

    Cópia simples do assento(certidão)de nascimento do seu avô
    Certidão de casamento do seu avô com firma reconhecida do notário e apostilada
    Certidão de nascimento do nubente estrangeiro com firma reconhecida do notário e apostilada
    Formulário de transcrição de casamento com firma reconhecida por AUTENTICIDADE do requerente
    Xerox autenticada do RG do requerente
    Vale Postal de 120 euros.


    Para atribuição do seu pai;



    Cópia simples do assento(certidão)de nascimento do seu avô
    Certidão de nascimento do seu pai por cópia reprografica(xerox do livro) com firma reconhecida do notário e apostilada
    Xerox autenticada e apostilada do RG do seu pai
    Formulário 1C preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
    Vale Postal de 175 euros.
  • @MAUROMB,

    "meu assento de nascimento é de CRCentrais Lisboa"
    Todo assento, proveniente de processo de nacionalidade é de CRCentrais.

    1- Os filhos podem requerer a atribuição deles em outra Conservatória que não a de Lisboa? Sim, podem.
    Idem quanto à aquisição da esposa?Não, só em Lisboa

    2- Os documentos para os filhos, além do 1C, seriam:
    - Certidão nascimento do filho, do tipo reprográfica, com selo público e apostilada
    - Cópia simples assento nascimento do pai português ou indicação do assento no 1C
    - Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte
    - vale postal de 175€ feito nos correios


    3- Os documentos para a esposa, além do Mod. 3, seriam:
    # Original certidão nascimento da esposa, inteiro teor, com selo público e apostilada
    # Cópia simples assento nascimento do cônjuge português (eu) emitido em Lisboa
    # Cópia simples assento casamento emitido em Ponta Delgada
    # Original Antecedentes Criminais da esposa emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha (simples, sem nada em Cartório)
    # Cópia autenticada passaporte ou RG da esposa, com selo público e apostilada
    # Pagamento 250€ pelo site do IRN ou vale postal
    # A ligação efectiva da esposa brasileira - nascida e residente no Brasil desde sempre - à Comunidade Portuguesa será presumida ou terá que ser provada com documentos? sim, já comprovada se casada há mais de 5 anos com você

    4- Nos dois casos, o documento de identificação do interessado (no Quadro 1) mais apropriado seria o passaporte ou RG?tanto faz Usando um não precisa por cópia do outro?isso
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.