Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1282931333469

Comentários

  • Não custa tentar, na quinta recebi a resposta de um e-mail que enviei no meio do mês. Exatamente como PRN narrou mais acima.
    Como tinha pressa solicitei no Cvil on line e hoje minhas primas enviaram o pedido de atribuição de nacionalidade delas.
  • @Adrianaian, obrigado pela resposta.
    Essa certidão que vc solicitou pelo Civil Online aparece o estado civil do requerente? Ex. Solteiro, casado, etc
  • Pessoal, queria tirar algumas dúvidas. Vou pedir transcrição do casamento dos meus avós. Ela, portuguesa por atribuição e declarante, é viúva. Meu avô era brasileiro.
    1. Devo colocar "viuva" e "falecido" nos campos de estado civil, ou posso ter problemas na trascrição por um dos conjuges ser falecido?
    2. Em algum lugar devo preencher o nome de solteira dela? Ou sempre o de casada? Obs: o processo de atribuição fiz com o nome de casada, pois tinha um adendo na certidão de nascimento informando a mudança.
    3. Nacionalidade à data do casamento: coloco "portuguesa" para minha avó, mesmo ela tendo recebido a atribuição recentemente?
  • Bom dia! Estou iniciando o processo de transcrição de casamento dos meus bisavós, sendo que a minha bisavó era portuguesa. Gostaria de tirar as seguintes dúvidas:
    1. A minha vó (filha da portuguesa) que vai assinar o requerimento, Preciso da certidão de inteiro teor de nascimento dela?
    2. Preciso da certidão de inteiro teor do meu bisavô e o casamento de inteiro teor deles, certo?
    3. Essas certidões precisam ser traduzidas?
    4. Eu tenho os dados, mas não tenho a certidão de nascimento da minha bisavó, só isso é suficiente?
    Muito Obrigada! Sem esse fórum não conseguiria fazer sozinha!
  • Boa noite a todos.

    Já possuo dupla cidadania e tenho cartão cidadão. Casei em Agosto/2018 e agora irei realizar a transcrição de casamento. Porém possuo algumas dúvidas, e se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente:
    1. Já estou com as certidões de casamento e nascimento do cônjuge brasileiro, ambas de inteiro teor, e estão com o reconhecimento de firma da assinatura do tabelião, também em ambas. Vi algumas postagens afirmando que alguns cartórios não realizam o apostilamento de Haia se já houver o reconhecimento de firma da assinatura do tabelião, e em outras postagens, afirmam que o reconhecimento se faz necessário. Alguém que já fez o apostilamento de Haia com os documentos já com reconhecimento poderia me informar se houve algum problema ou não?
    2. No requerimento, como eu sou requerente, somente eu preciso assinar ou precisa da assinatura de ambos os cônjuges, pois no formulário vem escrito "assinaturas"?
    3. O documento autenticado para comprovar a assinatura pode ser o meu cartão cidadão português, ou tem que ser o documento de identidade brasileiro?
    4. Para o Vale Postal é necessário (importante) fazer um valor um pouco acima dos 120 euros ou não? E o vale postal e o envio dos documentos devem ser realizados no mesmo dia?
    Desde já agradeço todo apoio deste fórum que é de extrema importância nos processos de documentação e cidadania.

    Julio Vieira.
  • editado September 2018
    @juliovieira

    1-o apostilamento pode ser feito nas certidões mesmo q nao tenham ou tenham reconhecimento de firma.

    2-Pode assinar somente o requerente.

    3-pode ser o documento português

    4-o vale postal pode ser exatamente 120 € euros , mas atente na hora da conversao se a taxa está correta.Os correios costumam errar na hora de fazer. Verique no dia pelo site dos correios a cotação correta( não use euro exportação)

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

    Procure enviar os documentos no mesmo dia ou próximo da emissão do vale postal.
  • juliovieirajuliovieira Member
    editado September 2018
    @Vlad Pen

    Muito obrigado, ajudou muito!
  • editado September 2018
    Pessoal bom dia, estou com uma dúvida apesar de ter já feito,Desculpe ...estou ajudando na transcrição de casamento de meu amigo Ismael, (formulário 2) no campo Se um dos Nubentes for estrangeiro, Residencia a data da celebração...só coloco o endereço da A Nubente brasileira? (ele é atribuído então é português não entra como estrangeiro) correto ? deixo em branco O Nubente? desde já agradeço
  • @VANIAVIEIRA..vc coloca o endereço na época do casamento..(Cidade, Estado e País) .Quando falam "estrangeiros" se referem a nós brasileiros. Vc coloca o endereço dos dois nubentes.
  • 2º Modelo – Apropriado para que um dos cônjuges seja o requerente:
    https://docs.google.com/file/d/0B7DhTjrRNIZFWElJM0JEWnVVNHM/edit?filetype=msword

    Pessoal, no campo declarante só preciso colocar o nome de um dos cônjuges?
    E a assinatura é necessária somente desse declarante ou do dois?

    Obrigado
  • @claytontarelho

    No campo declarante,somente o nome de quem está pedindo a transcrição
    Assina somente o declarante
  • olá pessoal! gostaria de agradecer toda a ajuda! Os documentos da transcrição que enviei chegaram em PD dia 06/08 e no dia 23/08 foi feita a transcrição! muito obrigada!

    Agora sigo o processo para pedir a atribuição da minha avó, e depois transcrever o casamento dela para pedir a atribuição do meu pai.
    Duvida: ponta delgada só faz transcrição de casamento, certo? Para onde indicam enviar o pedido de atribuição? Há como enviar a atribuição de minha vó e a transcrição de casamento dela juntos? Obrigadão pessoal! s2
  • @Gabriela...

    Ponta Delgada não faz Atribuições...

    Apesar de não termos certeza de que os prazos para conclusão de processos voltarão a ser os mesmos de antes das férias de verão...
    Podemos dizer que a melhor opção seria enviar a Atribuição de sua Avó para o ACP...Depois enviar a Transcrição de Casamento dela para PD...

    Tondela aceita Transcrição + Atribuição juntos para menores de idade...(Tem bom prazo porque dão prioridade para processos de menores de idade)...
    Já para o caso dos processos de sua Avó não creio que Tondela seja a melhor opção...Se aceitarem Atribuição + Transcrição...Com certeza...A conclusão vai demorar mais do que se fizer por ACP (Atribuição) + PD (Transcrição)...
  • @MarizaGuerra Boa tarde, me tire uma dúvida, consegui fazer a dupla cidadania da minha mãe, ela sendo filha de português, comprei a certidão dela pelo civil online e encaminhei o processo para minha, algumas pessoas falaram q eu teria q transcrever o casamento da minha mãe, acontece q minha mãe nunca caso, nem mesmo com o meu pai, ou seja, eu dei entrada como filha de portuguesa? está correto? pode ter algum problema?

    Desde já agradeço sua ajuda!
  • @Figueiredo

    Em que ano vc nasceu e com quantos anos de vida foi registrada?
    Quem foi o declarante do seu nascimento?
  • @MarizaGuerra Eu nasci em 1978, fui registrada assim q nasci, o declarante na minha certidão foi meu pai, mas minha mãe não casou com ele e nunca casou
  • @Figueiredo que mês q vc nasceu em 1978?
  • @todos
    Passando para informar que a certidão de minha mãe chegou ontem, dia 26/09/2018.
    Relembrando os demais dados:
    processo concluído em 30/08/2018;
    requerimento de transcrição enviado em 01/08/2018, juntamente com o Vale Postal, emitido no mesmo dia, chegando a Conservatória em 14/08/2018, via EMS.
    Abraço e boa sorte a todos!
  • @vlad pen nasci dia 10/09/1978
  • editado September 2018
    @Figueiredo filhos de mãe portuguesa não casada nascidos após 01/04/1978 registrados até 1 ano de idade, pela lei ,a maternidade ja está estabelecida, mas houve casos em que a conservatória pediu documentos adicionais para estabelecer essa maternidade.
  • Obrigada @Vlad Pen
    Eu mandei para ACP Porto, to com o coração na mão, esperando q dê tudo certo!
    Me tire uma outra dúvida, o da minha mãe quando liguei, a moça na linha de registro me informou q já havia sido concluído e me passou o numero da certidão dela, ai comprei no civil online, mas disseram q demora em torno de 70 dias pra chegar, tava como concluído no dia 30/05/2018, sabe me dizer se eles demoram pra despachar?
    Pois até hoje não chegou
  • @Figueiredo no civilonline a certidão é imediata. O q as conservatórias enviam demora de 20 a 40 dias.
  • @Figueiredo, a atribuição da minha mãe foi concluída em 28/05 e até hoje ela não recebeu a certidão que ACP deveria ter enviado pelos correios. Desconfio que foi extraviada. É uma pena porque tenho certeza que ela ficaria muito feliz em receber essa carta. Ainda bem que existe o Civil Online, pois obtive a certidão por lá, mas o valor sentimental da carta seria muito maior...
  • Boa noite. No segundo modelo está "assinaturaS". É para ambos nubentes assinarem e reconhecerem firma ou apenas o requerente???
  • @Vitor Abreu Mollo

    Somente o requerente
  • pois é, @MarceloDF, foi por isso q estava ansiosa, pois o consulado do RJ, jogou um balde de água fria à 3 anos atrás quando estivemos lá, dizendo q ela não ia conseguir, colocou um monte de impemcilho, eu tinha até desistido de fazer, quando foi esse ano, conheci esse fórum, q nossa me deu uma luz e me ajudou passo à passo, com isso consegui e tava doida pra essa carta chegar, pois só com o número da certidão q peguei na linha de registro, essa chorou à beça, com essa carta então, a emoção seria gigante, mas eu tive q comprar pelo civilonline.
    Quanto a minha, liguei hoje para linha de registro e informarão q está em análise, não sei se isso é normal e é uma boa noticia, tomará q dê tudo certo!
    Agradeço a ajuda e informação
  • Gente, vou fazer meu processo de transcrição por Tondela. O
    meu marido, que é português (por atribuição) que vai ser o requerente. Vi que o segundo modelo de requerimento é o mais apropriado. Nos casamos antes dele se tornar português.
    Minhas dúvidas:
    1- na hora de responder a nacionalidade do 1º nubente (meu marido) devo responder portuguesa, mesmo ele tendo se tornado português depois do nosso casamento no Brasil?
    2- nesse segundo modelo de requerimento não tem nenhum lugar pra escrever o meu nome de casada. Não vai dar problema isso?
  • @Thais Af

    1- Sim,em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento"coloque portuguesa
    2- O seu nome de casada vc preenche logo no inicio " ..... ... e .......casados.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.