Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1272830323369

Comentários

  • @Nilton Hessel, Sim apareceu o nome de casada. Então pode mandar uma folha impressa dessa pagina para mostrar isso junto com a certidão com o de solteira??

    @esbarros demorou bastante para chegar la, enviei por EMS e demorou por volta de 20 dias... Chegou la dia 07/08
  • Bom dia pessoal,
    Ao preencher o requerimento de transcrição de casamento, tem uma lacuna pedindo a hora, sendo assim, fui ler na certidão de casamento de inteiro teor, não tinha a hora, pois era o que faltava para terminar o preenchimento da mesma. O que faço com relação a isso? Manda sem a hora do casamento?

    Desde já agradeço!!
  • @PauloDutra deixa esse campo em branco.
  • Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. A certidão do meu cônjuge brasileiro é de inteiro teor com cópia reprográfica. Serve para dar entrada na transcrição em Ponta Delgada?
    A certidão de casamento precisa ser de inteiro teor apenas né, não precisa cópia reprográfica. Correto?

    Obrigado
  • editado August 2018
    @brudezembro...

    Eu já enviei Processo de Atribuição de Nacionalidade Portuguesa para Portugal nessas mesmas condições em mais de uma ocasião...

    Enviei uma Cópia Simples do Assento de Nascimento que já havia obtido pelo civilonline.pt...(Sem o casamento averbado)...

    Apenas anexei uma folha A4 onde informava que a Transcrição de Casamento do "Português em Questão"...Já tinha sido concluída...Juntamente com a indicação da Conservatória e a data de conclusão da Transcrição...

    Deu certo...
  • @Vlad Pen, agradeço as informações.

    Agora dúvidas no preenchimento do requerimento:

    1) dados sobre o nubente e a nubente devem ser retirados da certidão de casamento inteiro teor, mas o estado civil, é o atual, ou o estado civil à época do casamento?

    2) na certidão da casamento inteiro teor tem o meu nome de solteira e o de casada (houve alteração). Hoje meu nome é o de solteira (com o divórcio voltei a usar o nome de solteira). Qual nome devo preencher para "A Nubente"?

    Att
    Mônica
  • @Vlad Pen obrigado!
  • @Vlad Pen
    obrigado!
  • @monicabranco

    1-Dados sobre os nubentes vc coloca referente à data do casamento.

    2-Solteira
  • @Vlad Pen,

    1 - Posso somente eu (a nubente) ser a requerente? Ou deve constar o nome dos dois no início, como requerentes?

    2 - Campo "Se um dos nubentes for estrangeiros", é para preencher? Ambos os cônjuges têm nacionalidade brasileira. Em caso positivo, é para colocar endereço completo, ou apenas cidade, estado, país?

    Grata mais uma vez.
    Mônica
  • @MonicaBranco

    1- Somente vc pode preencher e assinar o requerimento..não precisa ser ambos os nubentes.

    2-quando é perguntado " se um dos nubentes for estrangeiro" estão se referindo a pessoas nascidas fora de Portugal ou seja ..brasileiros.Vc coloca cidade, estado e país.
  • Bom dia.

    Estou tentando auxiliar uma amiga a fazer sua transcrição de casamento por conta própria, a questão e que moramos em Londres e ela nao teve boas notícias ao comparecer no consulado Português aqui.
    1-) O casamento dela aconteceu no Brasil a cerca de 13 anos atrás por procuração, ou seja nenhum dos dois estava presente na cerimônia, por isso a funcionária do consulado daqui disse que Portugal não reconhece esse tipo de casamento, onde os dois nao estao presentes, alguem sabe algo a respeito disso?
    2-) Ela já está munida dos respectivos documentos para realização da transcrição, ela pode fazer isso por Tondela?
    3-) Quanto ao fato de preencher e assinar o requerimento (a assinatura reconhecida por autenticidade) pode ser feita pelo consulado Brasileiro? uma vez que eles aqui também realizam alguns serviços cartoriais?
    4-) Como podemos fazer com o vale postal?

    Ela já tem a cidadania Portuguesa e a finalidade da transcrição e para cidadania do esposo e para registro correto dos filhos menores.

    Desde já agradeço pela atenção e ajuda de todos.
  • Bom dia, tenho algumas perguntas:
    (estou utilizando o formulário #2)
    1 - na parte "O/A Nubente", Estado civil - preencho com Solteiro ou casado?
    2 - Nome da nubente - Coloco o nome de solteiro
    3 - Declarante(s): O Nubente, ....., A Nubente, ....., - coloco os nomes novamente dos nubentes?
    4 - Posso pagar os 120.00 € por cartão de crédito?
  • @Carlos Bicudo

    1- solteiros (eram noivos)
    2- solteira
    3- somente do nubente que irá assinar o requerimento
    3- Ainda não aceitam pagamento por cartão para transcrição de casamento
  • Saudações.
    Minha dúvida é se, no caso do requerente nao ser mais casado, devo declará-lo como casado ou divorciado na seção de estado civil.
  • @iagovaccari vc coloca o estado civil atual
  • Ok. Obrigado.
  • Darei entrada na transcrição de casamento de meus pais, tenho uma duvida referente aos documentos do requerente.
    4. Cópia autenticada do RG, passaporte com filiação ou CNH do requerente.
    Esta cópia tem que ser inteiro teor apostilada, ou pelo entendi seria uma autenticação comum feitas pelos cartórios aqui no brasil?
  • @Vander

    Xerox autenticada feita em cartório aqui no Brasil
  • Boa tarde!
    Estou fazendo a transcrição do casamento de meus avós, ambos portugueses. Pedi a certidão de inteiro teor, digitalizada e apostilada. Tenho a certidão de nascimento de ambos em Portugal.
    Meus avós e minha mãe já são falecidos de forma que eu vou requerer a transcrição como neta. Tenho que enviar a minha certidão de nascimento e a de minha mãe, para comprovar a filiação?
    Em caso positivo, essas certidões também têm que ser digitalizadas e apostiladas?
    Que outros documentos devo encaminhara para a transcrição?
    Desde já, agradeço a atenção.
  • Vlad Pen, agradeço muito.
  • Desculpem a nova pergunta, mas como estou iniciando o processo, estou bastante insegura. Pelos links indicados por @Vlad Pen, quando a transcrição é requerida por neto, é necessário a certidão de nascimento deste para comprovar a filiação.
    Um link menciona certidão de inteiro teor (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest) e o outro certidão simples (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1) .
    Vocês saberiam me dizer qual é a informação correta?
    E é necessário o apostilamento?
    Mais uma vez, agradeço.
  • editado August 2018
    @MartaDonato quando vc vai fazer a transcrição de um parente (avô ou avó) vc precisa enviar SUA certidão de nascimento de inteiro teor autenticada para comprovar que vc é neta.Nas certidões dos nubentes(nascimento e casamento) aí a certidão tem que ser de inteiro teor apostiladas.
  • Vlad e Mariza,

    Quando o pedido de transcrição for enviado para outras conservatórias ou até mesmo PD.

    1 - Na certidão de casamento consta como "comunhão de bens". Mas não temos nenhum outro termo para comprovar isso. Oque devo marcar nessa opção?
    2- A residência habitual do requerente precisa ser o endereço completo? ou somente cidade, estado e pais?
    3 - Se realizado a transcrição eles enviam algum documento fisicamente ou só por e-mail?
  • @alainbrasil12

    1- pode colocar comunhão de bens
    2- pode ser somente cidade, estado e país
    3-quando for concluída a transcrição é enviado para seu endereço o assento de casamento
  • PRNPRN Member
    @todos
    Informo que recebi um e-mail hoje de Ponta Delgada (Sra. Inalvina Martins) informando que o processo de minha mãe foi concluído com sucesso, na data de hoje, 30/08/2018, informando-se que uma certidão de casamento será enviada para sua morada.
    Seu requerimento de transcrição foi enviado em 01/08/2018, juntamente com o Vale Postal, emitido no mesmo dia, no valor de 120,03 euros, e chegou na Conservatória em 14/08/2018, via EMS, tendo sido recebido pela Sra. Susete Lima.

    Ponta Delgada se superando, mesmo em período de férias, e com uma demanda cada vez maior. Acredito que os processos dos colegas serão igualmente concluídos em breve.

    Obs.: como visto em mensagens anteriores também estava aflito com a questão do Vale Postal, e por isso enviei dois e-mails para Ponta Delgada, sem obter resposta. Pelo visto preferiram me responder com o processo já concluído.
  • andrafasenandrafasen Member
    editado August 2018
    Boa noite. É possível ver pelo Civil Online a mudança do estado civil depois que a transcrição é feita? Pergunto porque muitas pessoas usam esse recurso para ver se o nome (da mulher) foi alterado. Porém, no meu caso, o português é meu pai e, consequentemente, o nome dele não foi alterado pelo casamento.
  • @Andrafase, boa noite.
    Você fez a transcrição do casamento do seu pai e quer acompanhar? Envia um e-mail para a Conservatória que esta com o seu processo, se estiver concluído eles te darão o número( normalmente eles respondem) . Você poderá entrar no Civil online e pedir uma certidão, se não for necessário urgência é só aguardar a certidão chegar pelo correio.
  • @Adrianaian, boa noite.
    Ainda não enviei, mas pelo que as pessoas comentam, Ponta Delgada não costuma responder os e-mail's. Por isso, gostaria de saber se a certidão emitida pelo Civil Online consta o estado civil do requerente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.