Inicio da jornada e uma certidao na mao.

Olá,

Comecei hoje após receber de minha prima a certidão original de casamento de meus bisavos, por sinal único documento que tenho pois simplesmente evaporou os outros. Tendo em vista que minha vó filha dos portugueses ainda é viva, o ideal seria ela tirar primeiro por aquisição.

No entanto estou com uma dúvido. Os meus bisavos nasceram nos anos de 1905 e 1906, na certidão de casamento consta os nomes dos pais, residência, freguesia, concelho, profissão etc...

No site do portaldocidadao da um erro na data de nascimento visto que ambos ja ultrapassam 100 anos, no entanto decidi colocar a data errada e no campo adicional a data correta de ambos. Caso não achem essas certidões como devo proceder ?

Meu bisavo e natural da freguesia de Cesar, conselho de Oliveira de Azemeis e minha bisavo e natural da freguesia de Ilhavo e acredito q o conselho deva ser Ilhavo tambem.

Caso nao de certo pelo portal do cidadao quais arquivos distritais possos encontrar essas certidoes??

Muito Obrigado!!!

Victor.

«1

Comentários

  • Vitor,
             sua avó teria a nacionalidade por 'atribuição', ok. 
     
             Os seus bisavós nasceram no Distrito de Aveiro. Então, se for o caso, o Arquivo Distrital é do mesmo nome. 
     
  • Oi Guilherme,

    Obrigado pelas informacoes! Essa transcrição de casamento é necessário mesmo tendo eles casado em portugal ?

    Att,

    Victor
  • Olá,

    Outra coisa, eles faleceram aqui no Brasil tenho que fazer transcricao de obito tambem ?

    Obrigado.
  • Victor,
               vc vai fazer a nacionalidade da sua avó pelo ACPorto? Encontrou a certidão de batismo de sua bisavó? Aparece o casamento averbado (anotado) nesse assento?
  • imageGuilherme Moreira dos Santos:
    Victor,
               vc vai fazer a nacionalidade da sua avó pelo ACPorto? Encontrou a certidão de batismo de sua bisavó? Aparece o casamento averbado (anotado) nesse assento?



    No link q vc me enviou tentei achar o nome da minha bisavó no ano de nascimento dela
    1906-01-01 – 1906-12-31

    Só q estou com dificuldades na busca pelo nome glória pinto reis., toda vez q tento realizar a busca tando pelo simple search como pelo advanced search da zero de resultados. Acredito eu q tenho q tentar visualizar as páginas uma por uma só q as palavras são bem dificeis de enxergar.

    Vou continuar tentando e posto o resultado.


  • Estava querendo fazer pelo consulado do rio de janeiro, mas lendo os tópicos acredito q é bem mais rápido direto por portugal via correios. Sim pretendo fazer pelo ACPorto
  • Procure o nome da sua bisavó somente com o nome e sobrenome da mae dela. Nao sei se essa site permite, mas pode tentar procurar com o nome dos pais tal e como aparecem na certidao que voce tem.
  • Victor,
               não tem pesquisa, tem de passar pag. por pag. Não precisa ler tudo, do lado esquerdo tem uma margem com o nº do assento e o nome do batizado (tem 1 ou 2 por página). Olhei aqui todo o ano de 1906 e não encontrei nenhuma Glória. Tem certeza do ano/data? 
     
               Se casaram em Portugal não vai precisar transcrever (pagar), mas precisa do apontamento do nascimento dos 2 e do casamento (vc disse que tem a original, mas basta uma cópia e se já estiver anotado nos assentos de nascimento nem precisa). 
     
              Para o processo da sua avó podias providenciar a certidão de nascimento de inteiro teor.
  • Olá Guilherme,

    Achei no ano de 1905 no mes de setembro.. No canto esquerdo só tem escrito o nome dela, o numero assento e o local. Como devo proceder para realizar o apontamento ?
  • Victor,
               o que quis dizer com apontar foi: dar os meios para que eles encontrem os assentos tanto de nascimento como de casamento. Na página do arquivo distrital tem um ícone com 'seta para baixo' onde vc faz o download da imagem.
     
               Na certidão que vc encontrou o nome dos pais da bisavó bate com o nome dos avós da certidão de nascimento de sua avó? Se estiver correto vc já tem os meios para dar entrada no pedido de nacionalidade de sua avó.
     
  • Entendi!

    Sim bate perfeitamente, mas não achei do meu bisavô possa dar entrada só com o da minha bisavó  ou tenho q pedir a via da certidão de dele ? No caso não encontrei, pois como vc disse não têm digitalização no ano de 1905 na freguesia de Cesar.

    Obrigado.
    ABraços!
  • Victor,
               vc não pediu a certidão do seu bisavô no Portal? Já tirou a certidão de nascimento da sua avó em inteiro teor? 
     
               Vc precisa destes documentos: 
     
           A certidão de nascimento de sua avó de inteiro teor, legalizada pelo Consulado (para o RJ legalizar antes no Itamaraty);
           Cópia autenticada do RG da sua avó;
           O Impresso-modelo 1C preenchido e assinado, devendo a assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
            Vale postal no valor de 175,00 EUR. 
  • Olá Guilherme,

    Consegui achar as duas certidões e já fiz o pedido. Já estou providenciando a certidão de inteiro teor da minha avó. Aonde posso encontrar este formulário 1C ?

    Muito obrigado pela a ajuda.

    Victor
  • Guilherme,

    Não consegui pelo portal, foi pelo arquivo distrital de Aveiro as duas certidões. Agora é esperar o vale postal chegar no Arquivo Distrital que eles vão me enviar as certidões.

    Quem fez a pesquisa das certidões do Arquivo Distrital de Aveiro foi a Isabel e a mesma providenciou os dados para envio do vale postal.
  • Obrigado pelo formulário.

    Assim que tiver mais informações posto aqui, vou providenciar os próximos passos.

    Victor
  • Atualizando:

    Minha avó filha dos portugueses nasceu em santa teresa rio de janeiro, no entanto ao casar com meu avô ficou sem a cópia de sua certidão de nascimento e para piorar a situação a identidade dela é militar foi e foi emitida pelo ministério da aeronáutica em 1969 ou seja nesta identidade não consta os dados do cartório tais como livro, folha, termo, circunscrição e zona. 

    Agora tenho q procurar em cada cartório do rio de janeiro para achar sua certidão de nascimento.


  • Vitor, 
             neste site tem a movimentação dos cartórios de RPCN do Rio de Janeiro-RJ ao longo dos anos: 
     
     
            O registro dos nascidos em Santa Teresa pode estar em uns 4 cartórios. 
     
            Talvez não seja difícil encontrar o assento de sua avó neste outro link abaixo. Dias atrás encontrei para uma pessoa um registro de 1929. Tem um índice, o que facilita a pesquisa.

  • Guilherme,

    Obrigado vou pesquisar e posto os resultados.
  • Victor, 

    Meu caso é parecido com o seu. Li que seus bisavós se casaram em portugal. Os meus também. Já localizei a certidao de casamento deles. Será preciso transcrever esse casamento tendo ele sido realizado em Portugal?  E o óbito, você vai transcrever de um só ou de ambos?

    Eduardo
  • Eduardo,

    Também estou com essa dúvida sobre a transcrição de óbito e em relação a de casamento (casamento em Portugal) segundo o Guilherme não é necessário.


  • Atualizando.

    Com a ajuda do link disponibilizado pelo Guilherme fiz a consulta em todos os cartórios que abrangem a area de santa teresa no rio de janeiro.

    Achei no 7 RCPN no bairro da Estacio.

    Agora o próximo passo é levar a certidão da minha av[o ao itamaraty e depois ao consulado, certo ?

    Victor.
  • Victor,
               vc já está com a certidão em mãos? Reconheceu a firma? Tem um balcão ao lado, dentro do próprio 7 RCPN. 
     
               Fez o cadastro no consulado-RJ? Emite e paga o boleto (+- 52 reais). 
     
               Vai ao Itamaraty e consulado.
  • Guilherme,

    To indo pegar a certidao dia 9 (5 dias uteis a de inteiro teor para ficar pronta) da minha avo. Quando voce diz reconhecer firma e referente ao formulario 1C ou a certidao de nascimento dela ou os dois documentos?

    Sim ja fiz o cadastro com os meus dados no consulado portugues do rio de janeiro. Outra duvida e a seguinte minha avo tem q ir junto ao itamaraty e ao consulado portugues ou posso fazer esse procedimento por ela ?

    E qual seria a opcao correta:

    Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Entrega no mesmo dia-Com Agendamento
    Legalizacao de Documentos - Fotocopia Simples (sem estar autenticada em cartório brasileiro)-Entrega no mesmo dia-Com 
    Reconhecimento de assinatura do Notário entregue direto no Consulado (Valor de 52,46 reais)
    Obrigado!
    Victor
  • Ola, Guilherme agora fiquei com uma duvida cruel. No site cidadaniaportuguesa.com diz que a certidao tem que ter firma do oficial que a assina reconhecida, no meu entendimento seria a assinatura reconhecida do responsavel que emitiu essa 2via da certidao de nascimento da minha avo no proprio 7 rcpn, certo ? 

    E em relacao ao formulario 1C, a assinatura da minha avo reconhecida no consulado portugues aqui do rio de janeiro, certo ? Mas nesse caso tambem e necessario o reconhecimento da assinatura em cartorio brasileiro ? Sabe me dizer se posso reconhecer essa assinatura sem a presenca da minha avo visto que ela ja tem 82 anos e ir para o centro do rio de janeiro e u m tanto que complicado para ela.

    Desculpa pela falta de acentos, o notebook q eu uso o teclado e americano e complicado de configurar para pt-br.

    Victor
  • Ola Guilherme,

    Os pais de minha avo, portugueses, ja faleceram a algum tempo aqui no rio de janeiro, sera que devo transcrever o obito deles, pois ja realizei o pedido das certidoes de nascimento deles e simplesmente esqueci desse detalhe.
  • Victor,
                1.1 - reconhecer a firma da certidão (não entregam com a firma reconhecida, precisa ir no balcão ao lado dentro da mesma loja). 
                1.2 - Não precisa da sua avó. 
                1.3 - Legalizacao de Documentos - Reconhecimento de Assinatura-Entrega no mesmo dia-Com Agendamento 
    ********
                2.1 - Isso mesmo. 
                2.2 - Não, o reconhecimento é por autenticidade (presencial). Ou vai ao cartório e reconhece por autenticidade e paga por volta de 6 reais, ou vai ao Consulado, e no caso do 1C não paga pelo reconhecimento. 
    ********
                3.1 - Para fins de nacionalidade não precisa transcrever os óbitos, mas se fizer no consulado vai ser preciso.

  • Ola Guilherme,

    Muito Obrigado pelos esclarecimentos. Enviei email similar para Sra, Isabel e a mesma me respondeu.

    Bom dia

    Os assentos não têm nenhum averbamento, nem casamento, nem óbito.

    Agora com esta certidão e junto do Consulado tratará de pedir os averbamentos

     

    Com os melhores cumprimentos,

     

    Isabel 


    llMesmo tendo sido, o casamento realizado em Portugal, atrapalha de alguma forma a falta de averbamento do casamento no assento para fins de nacionalidade e se eu anexar fotocopia da certid'ao de casamento ajuda no processo, pois la consta livro,ano,folha etc... ?

  • Victor,
     
               a Isabel é de onde? Do Arquivo Distrital? Da Conservatória? 
     
               Conheço a experiência de um outro bisneto membro desta Comunidade que precisou encontrar o registro do casamento em Portugal para conseguir a nacionalidade da avó. Encontrou e não pagou por essa transcrição. 
     
               Quanto a mandar cópia dessa certidão, foi o que sugeri lá no início. Mandaria a cópia dos nascimentos e do casamento.  
               
  • Guilherme,

    Ela e do Arquivo Distrital de Aveiro, eu pensei que essas informações iriam aparecer  na segunda via da certidão de nascimento e como não tem nenhum averbamento nos assentos fiquei com medo de ter que pedir novamente outras vias apos a conclusão dos averbamentos de casamento e óbito. Mas você lembra se ele fez a transcrição do casamento pelo consulado ou foi direto por Portugal ?


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.