Inicio da jornada e uma certidao na mao.

2»

Comentários

  • Victor,
               ele não fez e não pagou nada. Só teve que encontrar o casamento dos bisas. No caso, vc já encontrou. 
     
               Outra coisa, quando o processo é para avós, aconselho que mande o pedido com a maior rapidez possível. Se houver alguma providencia a tomar, eles solicitam que seja acertado e assim que seja providenciado o processo continua.
  • Entendi,

    A Isabel disse que as certidões vão ser postadas amanha 03/07, não sei quanto tempo leva para ser entregue de Portugal ate o Brasil e qual a forma de envio (custou 2 euros para cada certidão), se a receita liberar rápido por ser documento acho que em uma semana já devo estar com as certidões de nascimento dos Portugueses. Mas ate la já vou estar com tudo pronto, formulário 1C com assinatura reconhecida presencialmente em cartório, certidão de nascimento com a assinatura reconhecida do oficial da 7 rcpn e legalizada no Itamaraty e consulado Português, fotocopia da certidão de casamento realizada em Portugal e copia autenticada da carteira de identidade da minha avo.

    Assim que tiver novidade ou aparecer algum problema eu posto aqui.

    Obrigado!
  • Bom, vc já pagou pelas certidões. Pergunta se ela pode digitalizar e te mandar por email.
  • Fiz a solicitação das digitalizações das certidões por e-mail, amanha já devo ter uma resposta se e possível ou não o envio da digitalização por e-mail. Assim que a Isabel me responder posto os resultados.
  • Atualizando:
    O Arquivo Distrital de Aveiro não faz envio de certidão escaneada por e-mail, conforme e-mail de resposta abaixo:

    Bom dia

    As certidões já foram enviadas por correio.

    Não mandamos certidões por mail.

    Se precisar de alguns dados,  nós podemos dar (tais como o nome dos pais, dos avós etc.)

    No correio não nos dão n.º de registo, pois o envio não foi por registo.


    Agora não tem jeito e aguardar pelo menos uns 15 dias pra ver se chega essas certidões que foram enviadas no dia 3 de julho e para piorar a situação não foi enviada porta carta registrada, ou seja não tenho como acompanhar pelo site dos correios. Outra opção seria preencher o quadro 2 do formulário 1C, no entanto só tem espaço para 1 progenitor, no meu caso ambos os pais da minha avo são portugueses.

    Será que e melhor aguardar sabe se lá quando vai chegar as certidões ou enviar as informações de local e data de nascimento de um dos progenitores?

    Victor


  • Atualizando:

    Ontem fui ao cartório buscar a certidão de inteiro teor de minha avó e ao receber a certidão de imediato constatei erro no nome das avós dela na certidão de nascimento. Nome original (Portugal) da avó paterna Teresa Rosa de Jesus consta na certidão (Brasil) e no assento Theresa Ermila de Jesus e na parte materna consta na original (Portugal) Lucinda Rosa e na certidão (Brasil) consta Ermelinda Rosa.

    O sr, Edson que cuida da parte das retificações me mostrou o livro com o assento de minha avó e realmente estava escrito dessa forma no livro e me informou que deveria abrir um processo pelo próprio cartório solicitando a retificação dos nomes, esse processo vai ser encaminhado ao Ministério Publico e cabe ao promotor dizer que pode ou não fazer o averbamento no cartório. O trâmite dura cerca de 30 dias.

    Como ainda não chegou a certidão de nascimento de ambos meus bisavós fiz cópia autenticada da certidão de casamento, juntei com o e-mail que a Isabel do Arquivo Distrital de Aveiro me enviou com os dados dos assentos que constam os nomes corretos e abri o processo no 7°RCPN.

    O Sr, Edson grifou na cópia autenticada da certidão de casamento os nomes corretos e grifou os nomes errados na copia da certidão de nascimento inteiro teor. Custo da retificação R$136,00.

    Agora é "torcer" para que o promotor aceite a correção que a meu ver não têm possibilidade de cair em exigência, pois a relação de documento que apresentei demonstra claramente o erro no assento da minha avó. 

    Caramba é tanto detalhe que chega a ser cansativo.
    Achar os assentos dos pais em Portugal, achar o assento da minha avó no rio, retificar assento dela, torcer para as certidões chegarem de Portugal e por ai vai rs.

    No final deve valer a tentativa.
  • Agora fiquei na dúvida lendo os posts aqui no fórum e em geral no Google.  Como saber se foi o cartório que escreveu no livro errado ? 

    Uma coisa eu tenho certeza meus bisavós eram semi analfabetos. 

    Chega ser meio ridículo um promotor dar como indeferido um processo de retificação, mesmo sendo apresentado documento original de casamento dos Portugueses com o nome correto. Tudo indica que ao indeferir tais processos de erros cabulosos de grafia, mesmo apresentando documento que constam os dados corretos o promotor/Juiz têm o único objetivo de atrapalhar a vida do Brasileiro.

    País que gosta de andar na contra-mão do bom senso, será que em todo lugar do mundo é assim ?

    No final das consta ficamos de mãos atadas e dependendo de advogados para realizar um procedimento simples que nada mais é do que apresentar os documentos onde constam os nomes corretos. Qual a dificuldade de comparar e corrigir tais erros ?

    Seria cômico se não fosse trágico. 

    Abraço,

    Victor
  • Atualizando:

    Hoje recebi as certidões de meus bisavós, que por sinal chegou muito rápido em relação aos padrões Brasileiros de entrega. Foram 9 dias corridos por Avião Prioritário custo do frete 2 euros.

    Cada certidão consta de 2 folhas A4 com auto-relevo. A primeira folha consta a descrição de onde foi extraída a mesma e Assinatura do Diretor do Arquivo Distrital de Aveiro. A segunda folha consta fotocopia do assento extraída do livro de registo de batismo.

    Isso confere como sendo certidão para cidadania portuguesa ?

  • Ola Denise,
    Obrigado!

    Vou aguardar o resultado da retificação administrativa e torcer para q eu consiga realizar o envio ate o final do mês para ACPorto.

    Att
    Victor
  • Ah Esqueci!
    Li que você teve que retificar também sua certidão de nascimento, por sua experiencia você acha que devo esperar a retificação ou devo mandar os documentos para Portugal mesmo com os erros na grafia das avos ?
    Minha avo já tem 83 anos e quanto antes esses documentos chegarem em Portugal melhor, não ?

    Abraços!
  • Atualizando:

    Hoje liguei pro cartorio e recebi a ótima noticia que o Juiz liberou a retificação dos nomes dos avós de minha avó sem precisar de advogado. Agora irei legalizar a certidao no itamaraty e posteriormente no consulado portugues. =)

    Assim, que obtiver mais noticias posto aqui!

    Victor 
  • Olá a todos,

    Surgiu uma dúvida em relação a quais documentos devo enviar para AC Porto. Devo enviar ambas as certidoes de nascimento originais ou apenas a fotocopia das mesmas e o vale postal para ACPorto vai em nome de quem ?
    Obrigado!
    Victor
  • Victor,
               manda cópia simples de ambas (o casamento está averbado?).
     
               Vale postal para o ACPorto do mesmo modo do endereço para onde vai enviar os documentos:
     
               Arquivo Central do Porto

               Rua Visconde de Setubál, 328

               4200-498  PORTO

  • Ola Guilherme,
    Obrigado. Eles casaram em portugal, vo mandar copia da certidao de casamento deles junto aos demais documentos. Devo fazer averbamento mesmo eles tendo casado em Portugal ou posso enviar assim mesmo ?

    Obrigado!
  • O que perguntei é se estava anotado na margem das páginas que vc tem cópia (casou em tal data, com fulana de tal...). 
     
    Isso mesmo mande as 3 cópias.
  • OI Guilherme,

    Verifiquei em ambas as certidoes de nascimento e nao consta nenhum averbamento, devo ter algum problema?

    Obrigado!
  • Não, desde que vc mande as 2 cert nasc e a cert casamento.

  • OK, Guilherme. Muito Obrigado como sempre!
    Abraco
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.