POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Um abraço e boa sorte a todos
Por onde você deu entrada?
Correios?
Pessoalmente?
Consulado? Qual?
Caiu em exigência?
Você fez sozinha?
Quando você deu entrada?
Alguns poucos processos conseguem esse tempo de 5 a 6 meses enquanto outros levam quase 1 ano.
Dei entrada sozinha e enviei pelos Correios para a CRC de Lisboa. Não tive nenhuma exigência e meu processo foi numerado em 19 de novembro de 2015 e finalizado em 19 de abril de 2016 (já com o número do assento conhecido) . A certidão chegou em casa dia 5 de maio
Sei que cada caso é um caso. Conheço pessoas aqui do fórum que tiveram o mesmo 'sucesso' que eu, e outras que demoraram cerca de um ano. Mas as leis foram estabelecidas para serem cumpridas. O que resta a todos é ter paciência e aguardar.
Por que você postou a mesma pergunta em vários tópicos diferentes?
o que a @Theresa quer dizer é que quando se posta em vários tópicos, atrapalha a organização do fórum.
E, nós achamos que foi respondido em algum lugar. Perdemos o controle.
Por favor, da próxima vez, poste suas dúvidas num só lugar, para nos ajudar a lhe ajudar. ok?
Se não tiver sua resposta, escreva para alguém inbox e aguarde.
Obrigado pelas informações. Creio que os prazos serão cumpridos conforme o Decreto-Lei, até pq no momento em que dei entrada no consulado no rio, a atendente me informou demorar cerca de 200 dias em média. Isto pois sempre depende do envio do documento após entrada no consulado para Lisboa.
Como ja tem numeros, creio que não terei maiores problemas com meu processo.
Obrigado..
Boa sorte brother.
Use o skype é muito barato!
Paciência que temos que ter mano...
Boa sorte a todos...
Semana passada enviei um e-mail (visto que as ligações estão caindo em secretária eletrônica) para a CRC de Lisboa para saber sobre o andamento do meu processo aberto através do Consulado no Rio de Janeiro em outubro de 2015.
Me responderam com a seguinte mensagem: " Com referência ao processo nº. XXXX/16, tenho a honra de informar V. Exa de que processo encontra-se despachado favoravelmente, encontrando-se a aguardar a feitura do registro".
Por favor! Poderiam me ajudar:
1. Quanto tempo, isso significa até a finalização do assento definitivo de meu nascimento dentro da Conservatória?
2. Como ficarei sabendo sobre essa finalização (sem ter que ficar tentando, em vão, telefonar ou enviando e-mails semanalmente)?
2. Qual é a próxima etapa deste tipo de processo?
3. Quando poderei voltar ao Consulado para requerer o Cartão Cidadão?
4. Poderei requerer o Cartão Cidadão mesmo antes da Certidão chegar a minha residência? De que forma?
Grato ficarei aos amigos que puderem me ajudar!
Grande abraço a todos. Luiz