POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Recebi um e-mail da CRC Lisboa, com a seguinte informação:
"Com referência ao processo nº. xxxxx/15, tenho a honra de informar V. Exa de que processo encontra-se despachado favoravelmente, encontrando-se a aguardar a feitura do registro.
Posso me considerar "Portuguesa"?
O Registro é encaminhado via correio de Lisboa para mim aqui no Brasil?
Obrigada!
parabéns, pois seu processo foi despachado favoravelmente.
Porém, ainda não tem registro, ou seja, não tem ainda o assento no sistema.
Como se trata da CRC Lisboa, esta fase do processo pode demorar mais um pouquinho (acho que em média, está demorando uns 15 dias para criarem o registro).
E, depois que for criado seu registo, ainda leva de 15 a 20 dias (se mora no Brasil, e dependendo do local), para chegar em sua casa, a certidão portuguesa.
Você poderia nos informar se o seu processo é atribuição ou aquisição e qual data você deu entrada? Peço isso para eu ter ideia sobre o tempo dos processos.
Agradeço desde Já
Abraços!
Obrigada!
http://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade-portuguesa-por-naturalizacao/
Veja o texto:
"Atenção: a naturalização (caso de quem solicita nacionalidade pelo avô) dá direito ao requerente transmitir a nacionalidade somente aos filhos nascidos após a data de deferimento. Ou seja, os filhos maiores de idade não têm direito à nacionalidade; e os filhos menores nascidos antes da aquisição deverão, assim como o requerente, solicitar a naturalização, mas por outro tipo de processo."
Processo de ATRIBUIÇÃO
Enviado por correios e recepcionado na CRC Lisboa em Agosto/15
Finalizado em outubro/2016
1 ano e 2 meses.
Boa sorte a todos! abraços!!
dei entrada diretamente por lisboa em 18 de fevereiro e no dia 7 de outubro foi finalizado o processo, ou seja oito meses de espera.
Enviado para Lisboa pelos correios em abr/2016 (6 meses)
Recebi numero do processo em maio/2016 (5 meses)
Quando entro em contato por e-mail dizem que o processo é recente e não enviam a a fase. Isso é normal?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5578/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-concluida-em-tempo-recorde#latest
Vou esperar mais uns dois meses e vou ligar de novo. Aguarde um pouco mais e ligue. Boa sorte!
Recebi essa resposta referente ao processo de atribuição da minha mãe nº 241xx/16 enviado em Maio/16. Isso quer dizer que ainda estão analisando os processos enviados em Outubro/15??
Baseado na experiência de vocês, não devo esperar nenhuma conclusão antes de Maio/17?
Grato
Exma Senhora
Informa-se V. Exa. que se mantém atualizada a informação prestada no nosso e-mail datado de 15 de Julho de 2016, remetido ao seu mandatário, exceto quanto ao mês de análise que é o de inicio de Outubro de 2015.
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial do Registo Civil,
(Susana Biscaia)