Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1…6869707274

Comentários

• Uma colega caiu em exigencia e tinha o prazo are 06/08 , mas a carta só chegou lá 07/09

Como ela pode avisar a conservadora sobre o processo de filho menos que já fez o envio da exigencia?

• @amadasilva Não acredito que avisá-los previamente faria alguma diferença nesse caso.

A questão principal é saber quando ela enviou a resposta à exigência. Com base no processo que acompanho, é concedido o prazo de 30 dias úteis para cumprimento da exigência. Considerando como referência a data em que a exigência foi lançada no processo (06/08/2026), esse prazo terminaria em 16/09/2026.

Acredito que a Conservatória considere a data de postagem/envio da documentação, e não necessariamente a data em que o documento físico chega até eles. Portanto, se a resposta foi enviada antes do término do prazo, a princípio o requisito teria sido cumprido dentro do prazo.

Além disso, há uma outra informação no próprio despacho da Conservadora (com base no meu):

"O processo considerar-se-á deserto se, por negligência da Parte, permanecer sem impulso processual durante mais de seis meses podendo vir a ser arquivado por deserção..."

Esse trecho se refere à hipótese de o processo permanecer sem qualquer movimentação por responsabilidade do requerente durante mais de seis meses. Eu entendo que, não significa que a resposta enviada dentro do prazo deixaria de ser considerada apenas porque chegou posteriormente, especialmente se houver comprovação da data de postagem.

Minha avaliação é que, se ela já encaminhou a documentação antes do prazo final e considerando que a resposta não levará mais de seis meses para ser recebida e juntada ao processo, não vejo, neste momento, motivo para acreditar que haverá problema.

Inclusive, tenho observado que, quando as respostas chegam às Conservatórias, o tempo para anexação ao processo tem sido relativamente rápido. No meu caso, por exemplo, a resposta da exigência foi entregue na última quinta-feira à tarde e, na segunda-feira pela manhã (ontem), já constava anexada ao processo. Considerando todos os prazos morosos da CRC, achei a inserção rápida, e outras pessoas também relataram situações semelhantes.

Claro que seria interessante ouvir a opinião de quem já passou por uma situação parecida ou tem mais experiência...

• @gabrielapolippo Os meus documentos também foram enviados em março de 2022; no meu caso, porém, foram analisados ​​em 2 de setembro e o processo aguarda decisão. Já lá vão tantos anos... esperemos que não demorem a analisar.

• Boa tarde,

O meu processo de 29 abril de 2024 Art 6.1 Conservatória de LIsboa, foi ontem 16.09.2026 visto e caiu em exigência, 1 dos documentos penso que não vou conseguir nos 30 dias.

Que é a certidão de nascimento de inteiro teor e com apostila de Haia. Nem sei como vou tratar desse documento ainda do brasil, alguém já passou por isso?

A que entreguei na altura no balção em 2024 para abrir o processo aceitaram agora pedem isso...

• editado September 17

@GustavoSouza

Que é a certidão de nascimento de inteiro teor e com apostila de Haia. Nem sei como vou tratar desse documento ainda do brasil, alguém já passou por isso?

Olha, é perfeitamente possível e eu mesmo fiz, mas vai depender um pouco do cartório. No meu caso moro fora fo Brasil e pedi meus documentos ao cartório por email. O cartório vai te encaminhar um termo de requirimento que você vai ter que assinar via gov.br e devolver para eles e precisa combinar de eles te enviarem por Correio ou DHL para onde você morar. No meu caso consegui tanto em cartórios em SP capital, Recife e interior de MG. No pior caso, se o cartório não fizer o envio por correio sempre dá para pedir para um familiar ou um amigo retirar pessoalmente e despachar por correio para vc ou ainda a opção (a mais cara de todas) pedir para um courier retirar para vc do cartório e despachar para seu endereço.

Se for só a sua própria certidão, vc consegue a emissão em uns 5 dias mais ou menos e aí tem o prazo para enviar para vc que vai depender da forma de envio que escolher/combinar.

A que entreguei na altura no balção em 2024 para abrir o processo aceitaram agora pedem isso...

As pessoas têm essa ilusão de que ao entregar no balcão o funcionário vai conferir se está tudo certo e se aceitar receber é pq está tudo bem. É um engano, o funcionário vai dar uma olhada por alto sem conferir muita coisa, pedir o pagamento da taxa e os documentos só vão ser analisados de verdade muito tempo depois. Entregar no balcão além de não ter benefício algum, ainda tem o risco de o funcionário criar caso e não querer receber, por que acha que falta alguma coisa naquele conjunto de documentos que ele nem sequer analisou direito. A entrega por correio é a opção mais eficiente: vc não precisa perder tempo em fila, leva exatamente o mesmo tempo que um processo entregue no balcão ou online (pelo adv) e mesmo que falte algum documento eles não recusam, mandam uma exigência pedindo para complementar o que faltou.

• @William89

"não acho justo que nós estejamos na mesma fila do pessoal que está confortável no Brasil e só quer o passaporte vermelhinho para turistar, não é justo,enfim....

É só um desabafo não vai mudar nada mesmo"

Entendo seu desabafo. Eu mesma, só quero o passaporte pra turistar e visitar familiares expatriados, nunca pensei em morar em Portugal. (o que não muda meus direitos)

Por outro lado, talvez os atrasos se devam em parte porque Portugal quer dificultar justamente os imigrantes e não os turistas.

(por favor, não se ofenda com meu desabafo, como não me ofendi com o seu)

• @Solange4 , ja que estamos desabafando, ja tenho 6 morando e trabalhando em PT, e 4 anos de processo, ainda na primeira etapa,

achava que só teria que encarar Autorizações de residencia nos primeiros anos, e depois teria um CC para chamar de meu, se tivesse pedido por tempo de permanencia como o @GustavoSouza , talvez ja tivesse meu documento, enquanto meu processo de neto de 07/2022 continua no mesmissimo estágio.

escolhas foram feitas, arrependimentos recebidos e enfim nada muda.

• @ecoutinho Sim.

Já encontrei o cartório e falei com eles, porém para assinar a declaração precisa ter nível prata, como estou aqui faz 20 anos não tenho nada disso, nem tenho contactos no Brasil, tou a ver como conseguir isso.

Eles dizem que pode ser outra pessoa com nível prata a assinar vamos ver se consigo contactar alguém.

• editado September 18

@GustavoSouza

Caso vc tenha a CNH brasileira, vc consegue ativar o nível prata do gov.br com reconhecimento facial.

Caso você não consiga fazer pelo gov.br (afinal se está fora do Brasil há tanto tempo, pode ser que nem tenha mais CNH), uma opção é comprar um certificado digital eCPF. Na verdade essa é a forma que uso para assinar documentos no Brasil quando preciso. Tem várias empresas que vendem o eCPF (ValidID, Certisign etc) e não é um preço proibitivo (uns R$150 para validade de 1 ano). Para emitir o certificado vc agenda uma video conferência onde eles checam seu rosto e vc apresenta seu passaporte BR ou outro documento de identidade.

Na sequencia eles emitem o certificado, vc instala no seu computador e a partir daí consegue assinar documentos digitalmente com validade legal no Brasil, como o requerimento que o cartório precisa.

• Olá! Meu processo de 01 de abril de 2022, recebeu atualização!

Agora é aguardar a decisão! @gabrielapolippo quando tiver decisão do seu pode avisar aqui no grupo? Acredito que será um indicativo da proximidade das nossas também.

• Boa tarde, @Yagodeor! Seu processo é de filho maior de português, certo?

• @Solange4 magina não vou me ofender, vcs também levam dinheiro para Portugal, também ajudam, mas o motivo do meu comentário foi a lógica de Portugal, se eles precisam de imigrantes e precisam de pessoas para pagar a previdência social, porque não os próprios portugueses ? Aqueles que só estão retornando ao seu país por um erro de seus antepassados, era só criar uma fila prioritária a pessoa concordava em ficar 10 anos em Portugal em troca de uma urgência no processo, já iria resolver muitos processos, no entanto, a maioria do que se vê é uma demora e piorando cada vez mais, já tenho amigos que se mandaram pra fora e preferem esperar sua cidadania sair como imigrantes, até eu se tivesse o valor teria ido, porque aqui está ruim e piorando.

• @bryo sinceramente eu te digo, poderia ser pior, vc poderia estar no Brasil ainda ....

• Alguem com processo de netos maiores, 1d?

• @wribeiro84

Eu, parado desde outubro de 2022 😔

• @Yagodeor Claro, aviso assim que tiver uma atualização!!

• Olá a todos!

O meu processo de nacionalidade portuguesa recebeu, no dia 18/02/2026, uma notificação de proposta de indeferimento, devido à falta de indicação dos países onde tive residência anterior.

Dentro do prazo, apresentei a minha pronúncia, juntamente com a documentação e os respetivos argumentos. A resposta ficou registada no sistema no dia 31/03/2026.

Entretanto, notei recentemente que o registo da pronúncia/resposta deixou de aparecer no portal, embora o processo continue na fase de decisão.

Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante, em que, após a submissão da pronúncia, o registo da resposta desapareceu temporariamente do portal.

Quanto tempo demorou, no vosso caso, até o processo avançar para a decisão final do conservador?

Se alguém tiver passado por uma situação parecida, agradeço muito se puder partilhar a experiência, principalmente quanto ao tempo entre a submissão da pronúncia e a decisão final.

Obrigado a todos pela ajuda!

• editado September 20

@Rafpribb

Nos tópicos de acompanhamento de processos na CRC e ACP, há vários relatos similares. O entendimento comum é que se trata de um bug na plataforma.

Se enviou o formulário do pedido atualizado com indicação dos países onde o requerente residiu a partir dos 16 anos (campo na primeira lauda), levou o requerente para assinar o requerimento em cartório e ele foi recebido pela conservatória, não tem com o que se preocupar.

Ninguém pode lhe informar nada quanto a prazos pós-cumprimento de exigência. Não há previsão. Pode levar algumas semanas ou meses para a conclusão do processo.

• Olá @nuvembranca525 é sim! Meu processo é de filho, artigo 1C, e está em trâmite no CRC de Lisboa!

• Só para atualizar vocês, ingressei com nova ação contra o IRN, logo que o juizo deferiu o processo e mandou notificar o IRN saiu da bolinha 1 para "Decisão" 3, a época fiquei com receio de comentar, mas sinceramente, que muitas pessoas entrem com processo também para movimentar, talvez de alguma forma pressione para que funcione. Estou esperando a decisão final, mas já adiantou alguns bons meses do meu processo que é de 06/2022, arrependo de não ter feito isso antes.

Ps. A primeira ação foi liminarmente indeferida, só passou da segunda vez, mas achei o advogado bem atencioso, uma pena não poder indicar ele.

• Processo de Março/2022 (Novo Sistema IRN)

Olá, pessoal. Passando para deixar um relato de movimentação para ajudar quem está acompanhando as datas de 2022.

O processo da minha mãe foi submetido em 28/03/2022. No dia 15/09/2026, ele avançou para o status "Para decisão" na nova plataforma do IRN.

Como o sistema mudou, analisei o print com o suporte de uma IA para entender exatamente a fase atual de forma técnica, e o retorno foi o seguinte:

• Fase documental concluída: O "check" azul na fase "Em análise" indica que a validação dos documentos e certidões foi finalizada.
    • Fase atual: O status "Para decisão" (ícone do lápis) significa que o processo foi encaminhado para o despacho e assinatura do conservador.
    • Próxima etapa: A última fase será "Concluído", onde é gerado o assento de nascimento português.

Fica o registro do cronograma para quem também submeteu por volta de março e abril de 2022 e quer ter uma base de como o IRN está processando esse lote.

Boa sorte a todos na condução de seus processos.

• Boa tarde @Leandro_Fer,

Poderia informar se é processo de neto ou filho?

Obrigado.

• Olá, tenho uma dúvida sobre o número do passaporte. Quando enviei o meu pedido 1C em 2025, informei o número de um passaporte que, entretanto, expirou. Tenho agora um novo número de passaporte, válido para os próximos 10 anos. Isso causará algum problema?

• editado September 21

Pessoal, boa noite! Onde está mais rápido fazer a averbação/transcrição de casamento? Fiz o da minha avó em Brasília há alguns anos (moro aqui) e era feito na hora mas simplesmente NUNCA tem data no calendário do agendamento eles, eles não tem telefone que atenda, no WhatsApp muito menos. Estou há meses tentando. Um descaso total. Alguém consegue me ajudar (nao posso demorar pra fazer pq meu processo já está correndo no porto e preciso averbar o casamento da minha mãe antes de o meu processo ser apreciado)?

• Boa tarde, @filipescorsatto

É um processo de filho, utilizando o formulário 1C.

No caso, ela nasceu no Brasil, e tanto o pai quanto a mãe são nascidos em Portugal.

Enviei diretamente para CRC Lisboa,

Abraço!

• Muito obrigado, @Yagodeor e @Leandro_Fer! O processo da minha mãe como filha de português também foi emitido na mesma época que o de vocês - mais especificamente, no dia 8 de abril de 2022. Suas atualizações me deixam muito empolgado e ansioso pela conclusão do processo dela e pelo início do meu (longe de Lisboa, pelo amor de Deus hahahaha)

• @Leandro_Fer PARABÉNS PELA CONQUISTA !!AGORA É SÓ COMEMORAR!! 👏

• @hugonpassos

Consulado do RJ faz por Correios e aceita processos do Brasil inteiro. Sai em menos de 2 semanas.

Tem as instruções no site do consulado.

• @marcelloamr pode detalhar um pouco mais o seu caso? Estou pensando em fazer o mesmo.

• tristeza, quase nao anda os processos do artigo 3.1 de casamento 5 anos atrasado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.