Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1…437438440442443

Comentários

• Acima o link com a matéria do site do IRN de Sábado (05/09) sobre a nova estrutura organizacional do órgão em Portugal! Ótimo Domingo a todos !

• Que a fila de Decisão ande, né pessoal? Meu processo é da 2a Quinz/Dez/2021 e me pergunto se ainda sairá esse ano. Enfim, é muito cansativo! Mas, vamos em frente!

• 107 novos conservadores trabalhando desde o dia 1 de setembro mais os que já estavam na ativa que retornaram das férias judiciais também no dia 1 de setembro e tivemos uma parada nessa primeira semana. Algo que não faz sentido. Decepcionante.

• Que bom que descobri este fórum. Parabéns a quem teve a ideia de criá-lo e a todos que aqui se manifestam.

A documentação da minha esposa está na Conservatória de Lisboa desde 13-11-2023. Pelas postagens, os dois anos iniciais, que depois foi alterado para até 42 meses, deverá chegar aos 60 meses.

Minha pergunta é: O fato de estar em Lisboa faz com que tenha prazo diferente se estivesse na cidade do Porto?

Pergunto pois, o processo do meu filho, que entrou com a documentação depois da minha esposa, foi bem próximo dos 12 meses prometidos e "caiu" na conservatória da cidade do Porto.

• @FlavioMLuccas

Processo de nacionalidade por casamento só tramita em Lisboa.

• @FlavioMLuccas acredito que apenas a Conservatória de Lisboa faça os processos de casamento. Certamente, teremos algum colega aqui que saberá mais nos detalhes.

O prazo para casamento (3.1) está próximo a 60 meses mesmo... os últimos processos aprovados aqui do grupo, foram fechados em aproximadamente 1750 dias. O meu, é de 26/11/2021... aparentemente, bem próximo!

O do seu filho, deve ser bem mais rápido que isso.

Boa sorte a vocês,

Jorge

• editado September 8

@Marta Vianna e caros amigos, minha ansiedade está tão grande pois estou dependendo soemente da minha ser finalizada para me mudar para Portugal, dei entrada em 08/11/21, esta noite sonhei com a finalização e recebimento do meu assento, ao amigo @FlavioMLuccas os processos de aquisição por casmaento somente são analisados em Lisboa.

abraços e paciencia a todos, como o meu esta prestes a sair, quando acontecer venho aqui deixalos informado, assim podemos ajudar quem esta proximo da minha data de entrada.

• Bom dia pessoal!

Uma dúvida boba...até quanto tempo após a data de emissão da certidão de nascimento apostilada posso enviar o processo pra aquisição de nacionalidade pelo casamento?

• Muitíssimo grato, @Ricosne e @SergioM pela resposta!

• Mais um dia se foi e nada.

• Só nos resta aceitar. Decepcionante.

• @LUCIANOCAMOES, também esperando ansiosamente. O meu é de 08/11/21. Vamos receber praticamente juntos. Torcendo por todos!

• @Marta Vianna parece que depois da contratação de pessoal o ritmo de conclusão de processos diminuiu, Sera que esses novos estão em treinamento??? hahahahaha.... Bom dia.

• O IRN não faz somente processos de nacionalidade. Faz também todos os outros registros conforme publicação acima. Há muito processo atrasado, mas a boa noticia é que, entre outros, estão conseguindo atualizar algumas pendências antigas de outras áreas. Certamente os de nacionalidade entrarão também neste processo com novos Conservadores e em breve 485 novos Oficiais de Registro

• Boa tarde.

O processo para aquisição pelo casamento segue o mesmo? Tudo online seguindo o link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

Tem mais alguma informação relevante? Eu já li muitas mensagens aqui nesse tópico, mas como ele é extenso, nao consegui ler todas rs.

Obrigada!

• No andar da carruagem nosso processo vai atingir a marca inacreditável de 5 anos (60 meses). Completar meia década à espera de uma assinatura para um direito familiar tão claro é uma falha grave do Estado português.

• editado September 9

mais um dia que se foi... agora aguardando a 1766 dias

• @geoberth , até o fim desse ano o prazo para conclusão dos processos de nacionalidade para cônjuge chegará aos 5 anos.

Chuto que até o meio do ano que vem o prazo chegue a 5 anos e 6 meses, quando atingirá seu ápice. A partir de então oscilará um ou dois meses para baixo ou para cima, nunca menos do que 5 anos ou mais do que 6 anos.

A coisa se manterá nesse patamar até que alguma lei extingua ou restrinja severamente a nacionalidade para cônjuges ou companheiros.

Para mim essa é a intenção final do Estado Português a respeito do tema.

Não é preocupação deles assegurar o direito aos cônjuges ou companheiros, visto que podem lá residir e trabalhar com outras opções que não necessitam de concessão da nacionalidade.

Gostaria muito mesmo que meu chute não se concretizasse.

• @geoberth, não acho que as suas previsões estão erradas quanto ao tempo para a concessão da cidadania para cônjuges e companheiros de português. A não ser que haja uma aceleração com a entrada dos novos conservadores, mas grandes efeitos para diminuição dos prazos ainda vão demorar. Antes da mudança da lei era muito difícil a obtenção pelos cônjuges por essa via. Estou vendo que está tendo um movimento restritivo na Europa em relação à concessão de cidadanias. Quem já entrou, pelo menos, tem segurança jurídica em face de eventuais mudanças. Quem já tiver direito que entre logo. Não se deve deixar exercício de direito para depois. Vide o que aconteceu com a cidadania italiana. Boa sorte para todos nós e muita paciência.

• Embora concorde com o ponto de vista de vocês, deixo a seguinte pergunta, que até hoje não me faz sentido:

• Porque os processos de união de facto/estável andam MUITO mais rápido do que os processos de casamento?

Se fosse para acabarem com a permissão de cidadania por casamento, união de facto também deveria estar em 5 anos de espera... faz sentido o raciocínio?

Mantenhamos a calma... vai chegar nossa vez!

• @palhajf

Processos de união de facto são em quantidade menor também porque exigem homologação da união de facto no Tribunal da Relação. Cada tipologia tem a sua fila; como consequência, demoram menos.

• E voltaremos a ter novidades PRÓXIMO ANO...

• editado September 10

mais um dia que se foi... agora aguardando a 1767 dias... pelo menos sinalizaram na planilha uma conclusão de um processo hoje !

• @geoberth eu já me conformei que o meu pedido de nacionalidade pelo casamento saia somente em 2031, dei entrada em julho de 2024 e continua na Bolinha 1. Marido e filho portugueses originários e o erro foi meu em esperar tanto tempo para solicitar a nacionalidade, mas pela demora que tive para renovar minha residência permanente eu dei entrada no pedido para não passar stress novamente em 2034, agora só me resta esperar por mais 8 anos, não acredito que saia antes, quero estar errada.

• Bom dia @Luciana56 . Acredito que a estratégia escolhida foi zerar as exigências geradas até esse mês, só depois é que devem avançar com as novas analises e finalizações dos processos. Pois devem estar com um acúmulo considerável de processos parados por pendências. Quanto mais eles analisam maior fica essa fila.

• Penso que muito do trabalho que ocasiona o atraso são processos mau organizados, com documentos faltantes ou errados. Pensa que cada vez que eles param para analisar um pedido, eles passam por um check list para verificar a regularidade. E toda vez que eles precisam geram uma notificação de exigência, o tempo que eles perdem com isso talvez seja até maior do que a análise do pedido.

• @geoberth @Destefano realmente faz sentido as colocações de vocês, como exemplo tem um processo na planilha que foi finalizado dia 09/09, que foi pendenciado em em 04/26, como este podem ter varios na mesma situação, que quando sanadas as pendencias são passados a frente dos pedidos que não tiveram pendencias e estão soemente aguardando decisão, que é o meu caso.

• @LUCIANOCAMOES eu já havia falado sobre isso há um tempo atrás e muita gente falou que não e tal... Mas a pessoa que recebe o cumprimento de pendência, acaba analisando logo o processo e acaba tocando adiante. Ou seja, além de atrasar o serviço, ele pula a fila. Daqui a pouco vai valer a pena gastar um envio a mais para ter o seu processo antecipado.

• Meus caros também estou na mesma situação igual á vossa, mas temos de ver o seguinte o estado português está em incumprimento com a lei e com os seus órgãos responsáveis pela cidadania solicitada por lei, os conservadores que dizem que entraram ou vão entrar é igual ao IA que disseram que ia acelerar os processos, o que faz falta aqui é um ajuntamento de queixa crime ao incumprimento da lei em vigor, porque o mais pequeno é que sofre quando as autoridades interpelam e não aceitam as formalidades impostas de proteção ao estrangeiro que tem processos em andamento e tem depois abandonar o país pelo o incumprimento da lei do país que estão a viver e isso é que é surreal, que nunca vi tal falta de compromisso a lei que só serve para €€€€€.

• @Moises_Fonseca se isso foi no Brasil, talvez funcionasse sim, uma quantidade razoável de queixas que gerasse uma resposta da administração pública. Conhecendo a cultura portuguesa, garanto-lhe que isso é inócuo. A premissa básica do português é fazer as coisas no seu tempo. E a expressão regente para isso é: "não há o que fazer". Não adiante. Queixas vão na verdade atrasar ainda mais o andamento, porque pessoas serão colocadas para responder aos questionamentos de cada uma das queixas que forem feitas. Atrapalha a si próprio e aos outros também. A única forma que vejo que tem alguma solução é a demanda judicial, mas custa dinheiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.