Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

16465666870

Comentários

• @bruno_bantuga Lisboa ainda nao atualizou a tabela. Infelizmente todo mes é assim, sai meados do mes. As vezes na 1 quinzena as vezes na 2. A planilha de hoje ainda é a de junho…

• @Giulia1609 , maravilha! Obrigado!

• Bom dia amigos, aqui a tabela do ACP de JULHO:

• Alguém poderia me dizer quantas décadas mais vou precisar esperar depois que chega nessa fase?

Já liguei para eles durante 3 dias seguidos, fiquei 1h20 em espera todas as vezes e, no final, desligam a chamada. Já enviei email e não obtive resposta.

• @Olívia99

Que tipo de processo (filho, neto, cônjuge, residência, sefardita etc) e para onde foi enviado?

Com isso, vai se poder comparar com as tabelas de andamento que Porto e Lisboa disponibilizam. Por exemplo, a do Porto (referente ao final de julho/2026) está na mensagem logo antes da sua.

Na prática, o que interessa é ver quando o seu processo foi enviado (set/2023); é com essa informação que se compara com as tabelas acima.

Não adianta ligar só para saber o status; vão passar a mesma informação que vê no site; é perda de tempo...

• @Olívia99 seu processo é de filho maior ou neto? está no CRC? Pergunto por que meu irmão esta no crc e é processo 1C - maior. O dele é 03/09/2023. O meu que era de 07/05/2025 no ACP já saiu e o dele nada ainda 🙃

• @gabihz Obrigado pela tabela. Será que é possível publicar a versão completa? Muito obrigado

• @CarlosASP Olá! Esqueci de mencionar na pergunta mas é o artigo 6.1( Tempo de Residência) e o processo está na ACP(Porto)

• @gabihz Olá, é por tempo de residência(artigo 6.1 ) e está na ACP

• @BrunoPegorelli No meu caso eu contratei uma firma de advogados que cuidam desse tipo de processo e eles foram la presencialmente em lisboa e deram entrada. Eu creio que o processo é de inscrição quando se vai presencialmente na bancada e da entrada no processo e transcrição você faz a distância. Aqui no forum tem mais conteudo sobrea as diferenças, da uma olhada pois eu não lembro muito mais,

• Após a atualização de abril do CRC, não recebi nenhuma atualização em maio. Finalmente, recebi a atualização de junho em julho, e o processo do Art. 1.º, n.º 1, alínea c) (via inscrição) avançou de 1.º de novembro de 2023 para 1.º de janeiro de 2024.

Os processos de dezembro de 2023 de alguém aqui já foram concluídos, ou isso foi apenas um erro de atualização/relatório?

• Bom dia. Saiu a tabela de JULHO de LISBOA. Neto 1d maior continua estagnado

• @Giulia1609 essa tabela é tudo muito estranho, está atrasada, CRC de Lisboa mostra claramente pouco caso com Art. 1.º, n.º 1, alínea C e principalmente com Art. 1.º, n.º 1, alínea D.

• Entra mês, sai mês, e o ACP não sai de outubro de 23 nos processos 6.1. É desanimador.

• @Anabar sim, infelizmente essa é a realidade ja a um tempo. Pouco caso com 1c e 1d maior. Minha esperanca é que com novos conservadores, a situacao melhore. 1d sao varios requerentes idosos, com idade muita avançada. Varios relatos no forum dos requerentes falecendo no meio do processo. Absurdo do absurdo mas enfim.

• @GabrielCordeiro

Alguma novidade no seu processo?

• Boa tarde todos,

Em agosto até esta data (14/08) 5 casos amparados pelo Art 3.1 já foram finalizados. 4 deles iniciados em 2021 e 1 em 2023. Estámso em marcha.

• editado August 15

@velosos na mesma por aqui. Coraçao apertado aqui.

Estava olhando a evolucao dos processos:

Em Julho desse ano, para o artigo 6.1, a ACP julgou 305 processos, destes 67% foram para a fase 2, 17% para a fase 3 e 16% finalizados.

Ja nesse mes de agosto, temos hoje dia 15, 245 processos onde 32% estao na fase 2, 54% na fase 3 e 14% finalizados.

Vou tentar fazer uma planilha dinamica e compartilhar para ajudar a todos.

Temos uma movimentacao muito maior do que os meses passados desse ano e, muito superior ao do ano passado.

Nos resta aguardar e esperar pelo imenso trabalho que os conservadores tem pela frente.

@Olívia99 acho que essa resposta te ajuda tambem.

• Finalmente chegamos em Março de 2022... Mais uns 10 anos e chegaremos a Janeiro de 2023!!!

• @aamarques Olá, por que as solicitações do artigo 3.1 não estão progredindo? A previsão é sempre novembro de 2021.

• Ajudei o meu pai a solicitar a cidadania britânica, uma vez que é filho de um cidadão britânico nato. Em menos de seis semanas, recebeu a notificação de que o seu pedido tinha sido aprovado.

O que estamos a viver, enquanto filhos de cidadãos portugueses, é uma vergonha.

• @aamarques mas já faz tempo que está em março de 22…..

• @GabrielCordeiro Onde conseguiste estes números sobre os processos da ACP?

• Boa tarde @JoaoFarias, no app do citzcheck.

Estou sem tempo de 'snifar' o app e saber de onde ele tira esses dados. Espero que no proximo fim de semana consiga um tempo para isso.

• editado August 18

Não tenho nenhum vínculo com o app então posso estar errado, mas para usar o citzcheck você precisa adicionar o código de consulta do seu processo e informar qual o tipo do processo. O app então consulta periodicamente no site o status do processo de todo mundo que informou seu código, consolida os resultados e expõe essas estatísticas.

Não vou entrar no mérito se deve usar ou não, se é seguro ou não etc., pois cada um vai ter a sua opinião. No entanto, se você não consegue formar uma opinião pessoal sobre o assunto, sugiro não usar esse app, nem qualquer outro similar.

• Como é que o progresso voltou para novembro de 2023 na atualização de julho, quando na atualização de junho estava em janeiro de 2024 no CRC?

Atualização de junho

Atualização de julho

• @JonBar

Existe toda sorte de problema com essas tabelas que são alvo de especulação no fórum. É possível que sejam editadas manualmente, que não sejam automáticas e sim copiadas e coladas nas respostas aos e-mails um por um, por aí vai. Penso que alguém tenha colado a tabela errada na resposta, apenas.

• Olá a todos!

Sobre a tabela de julho de 2026 para Lisboa, notei que há uma nova categoria para o Art. 1º, nº 1 (c) chamada "via cons intermediária", que imagino estar relacionada à via consular, mas não aparecia nas tabelas anteriores. Até então, havia apenas "via consular", que segue existindo e está muito mais avançada. Alguém saberia me dizer a diferença entre as duas?

Obrigado!

• @carlasimone

Depois de analisar mais atentamente, reparei que, na atualização de julho, introduziram esta nova categoria, cuja atualização corresponde à “Art. 1.º, n.º 1, alínea c) (via inscrição)” de junho. Portanto, podemos assumir que, em junho, enviaram esta atualização como atualização da “Art. 1.º, n.º 1, alínea c) (via inscrição)”.

Atualização de junho

Atualização de julho

• Fala pessoal, uma duvida. Nome do conservador responsável só aparece depois que o processo começa a analise? O meu por enquanto tem esses dados somente, ainda nao tem nome do conservador.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.