Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

16263646668

Comentários

• editado July 23

@edugmz que tipo de processo, 1Cou 1 D? Em CRC de Lisboa o andamento está conforme a tabela.

• @cfelipelf

A lei mudou para netos, independente da idade. Incluíram coisas sobre conhecimentos sobre cultura e símbolos portugueses, mas a regulamentação ainda não saiu então ninguém sabe como vai ficar.

• Fala pessoal, boa tarde. Alguem sabe se Lisboa responde os emails? Ou so adianta falar com eles ligando? Se responde email, qual email, sabem me informar?

• Bom dia a todos. Meu processo de Filho Maior 1 C foi concluido positivamente no dia 24 de julho. Mas eu não consigo atualizar meus dados na planilha de acompanhamento. Aliás, nem consigo ver meu proceeso e, quando tento cadastrar outra vez, aparece a mensagem voc6e já tem um processo. Alguém sabe como resolver? Ou informar se eu estou fazendo alguma coisa errada?

Obrigado!

• @SergioM uma criança de 3 anos aplicar testes cultural e simbolos? vamos aguardar...

• Tenho esperança, ainda que pueril, de que os processos de neto começarão a andar num passo maior que o atual de 6 meses por mês analisado. Não é possível ser esse o novo padrão perpetuado tendo em vista as falas da presidebte da IRN e a expectativa de incorporação de novos funcionários.

Tô me mudando da alemanha, onde tenho permissão de 3 anos irrestrita, baseada em ser pai de cidadão alemão. Em portugal fico a mercê dele de novo, mas sem.a flexibilidade que os alemâes dâo (eles de fato só se preocupam com o.direito constitucional do filho ter um pai presente.

Não aguento mais isso, está atrasando minha vida.

• @cfelipelf

Pois é. Creio que quando sair a regulamentação vão colocar isso como presumido até uma certa idade, mas não duvido se resolverem que tem que esperar até poder fazer o teste.

• @Rcasciano ha alguma movimento?

• editado July 28

Boa tarde pessoal,

passando aqui para mostrar o acompanhamento desse mês de julho no acp artigo 6.1. 273 processsos, record absoluto!!!

meu processo de outubro de 2023, também foi contemplado para a segunda fase.

agora vamos aguardar :)))

• Boa noite a todos,

Meu processo (artigo 1 C) foi enviado para a ACP em julho do ano passado, mas não sei porque ele está registrado como Conservatória dos Registos Centrais. Só vi essa informação recentemente.

Pelo que consultei aqui, a CRC Lisboa está completamente parada no processo de filhos, já que a tabela consta o mês de analise como fevereiro de 2022. Relatos mais antigos (de 2024) já mostravam que o mês de analise era fevereiro de 2022.

O que pode ser feito no meu caso? Tem algum lugar onde possa reclamar do direcionamento indevido do pedido? Ou tenho que esperar, sei lá, 30 anos para ter a nacionalidade reconhecida?

• @GabrielCordeiro onde eu consigo este aplicativo? Ele mostra o avanço de fase de todas as tipologias em todas as conservatórias?

• @Adss

Meu processo (artigo 1 C) foi enviado para a ACP em julho do ano passado, mas não sei porque ele está registrado como Conservatória dos Registos Centrais. Só vi essa informação recentemente.

Como os processos agora são digitais, os processos não são necessariamente alocados na conservatória para onde foram enviados. A promessa era de que isso seria feito de modo a balancear a carga nas conservatórias e fazer os processos andarem mais rápido. Até o momento não vimos evidência disso.

• @viniciusmrocha e demais, me desculpe que na correria não coloquei a fonte. Utilizo o app citzencheck.

Sei das implicações de colocar o número do meu processo, mas ao menos tenho um norte além do nosso fórum que sou membro a alguns bons anos já :))

• @GabrielCordeiro obrigado. Eu nunca entendi muito essas implicações de colocar o numero do processo. Nunca entendi pq isso seria um risco. Nem mesmo a senha consigo ver como risco já que se trata só de acompanhamento.

Alguém saberia me explicar os riscos de divulgar senha e numero?

• Bom dia! Enviei o processo do meu pai, que é filho de português, no dia 24/07/2026. Foi recebido na ACP dia 29/07/2026. Quanto tempo, em média, eles costumam enviar a senha de acompanhamento?

• @viniciusmrocha

Cada um precisa avaliar quanto de risco quer tolerar.

Não sabemos como é a segurança dessas informações.

Mas hoje, com a plataforma de acompanhamento do IRN, quem tem o número do processo e a senha, consegue ver por exemplo o conteúdo de eventuais exigências.

Imagine um cenário (pouco realista, confesso), em que alguém mal intencionado comece a responder cartas de exigencia dizendo que não vai atender a exigência. No mínimo, a pessoa vai conseguir causar uma bela confusão.

Não sei porque alguém faria isso, mas é uma possibilidade.

• @viniciusmrocha

Como bem disse o @eduardo_augusto , cada um sabe o quanto tolera de risco. No meu caso eu não uso esse app de jeito nenhum.

O principal risco está no acesso ao conteúdo de exigências. Lá geralmente é onde aparecem informações relevantes, como nome de familiares, números de documentos.

Além disso, o app tem visibilidade a algumas informações (por exemplo, em que data vc se tornou português, poderia a partir daí fazer publicidade direcionada para te oferecer serviços ou mesmo "vender" o cadastro para um despachante te oferecer serviços para te ajudar a tirar o cartão de cidadão e passaporte. O céu é o limite, basta ver o que apps como Facebook/Instagram/Google conseguem saber sobre você mesmo que vc seja cuidadoso com o que publica.

• A velocidade que Portugal tá demorando pra analisar os pedidos dos descendentes de judeus agora é 1 ano para cada mês de pedido.

Na CRC de Lisboa estão analisando junho de 2021.

Assim, no ritmo em que está, daqui a 6 anos terminam 2021 .

Mais 8 anos para terminarem agosto de 2022.

6 anos + 8 anos = 14 anos de espera.

Assim, para descendente de judeu português que deu entrada no pedido em agosto de 2022, a resposta vai sair daqui a 14 anos, isto é, em 2040.

Mas não podem reclamar.

Os portugueses não admitem reclamações.

• @Zentom

nao só reclamar , como nada … meu pai é neto , entramos com uma ação judicial , na lei o IRN teria 90 dias para analisar … e o juiz ainda queria um motivo relevante para deferir o pedido de análise … nem a lei basta, parece até piada, mas onde os palhaços somos nós kk infelizmente

• Fala pessoal, so pra avisar que minha senha de processo neto maior 1d na CRC Lisboa chegou depois de 8 meses e 20 dias.

• Finalmente recebi minha senha !! Meus documentos foram pelo correio pro crc de Lisboa , pedido para cônjuge , chegou lá em fevereiro de 2026, e até ontem não tinha recebido nada ….pelo que parece documentos estão oi 🙌🏻🙌🏻 agora e aguardar alguns mutos anos kkkkk mas eu tava nervosa por não ter recebido a senha … ufa !!!

• @Daniabreu82 Interessante, como o seu processo foi entregue antes da entrada em vigor da nova lei, os novos requisitos foram marcados com o visto de recebido. Só para confirmar, nesse email que recebeu com a senha aparece a data de Fevereiro 2026 como entrada do processo?

• Pessoal, processo da minha filha menor 1C recebido no Porto em 14.10.25 foi concluído ontem! Agradeço imensamente a todos vocês pelo apoio aqui no forum! Vou atualizar a planilha.

• editado August 3

Pessoal, boa noite .

Processo da minha mãe do mês 02/2022 (neto - Lisboa) ainda em submetido e nem sinal de vida ou movimentação.

Alguém poderia me informar se está normal isso?

Desde já agradeço!

um abs a todos

• @Bru_line

Sim, normal. Os processos ficam parados anos sem movimentação alguma.Mas não deve faltar muito para sua vez.

Pode ver na tabela abaixo que Lisboa está começando a ver os processos de netos(1D) maiores de idade que chegaram lá na primeira quinzena de fev/2022. Isso que dizer que alguns, mas não todos, dos que chegaram nessa época começaram a ser analisados. Os processos caem na mão de oficiais e conservadores diferentes, cada um com seu ritmo de trabalho, sair de férias etc:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/979/R1QBDLWEFM4M.jpeg

Essa tabela mostra a situação no fim de junho/2026. A tabela do fim de julho/2026 deve sair em breve. Alguém sempre posta no fórum.

• @CarlosASP

Obrigado pelo retorno, Carlos.

Estamos indo para quatro anos e seis meses sem nenhuma movimentação. O que nos resta é continuar aguardando e torcer para que sai ainda esse ano.

• editado August 4

Amigos, minha cidadania foi concluida em 15 meses

Segui as planilhas aqui e as entregues pelos colegas e o prazo esta batendo.

Minha conservatória é ACP um resumo: Recebido na ACP Porto dia 21/04/2025 Constava no sistema como Submetido em 07-05-2025, as atualizações de Em Análise, Para Decisão e Concluído correram todas no mesmo dia 04-08-2026. Recebi um e-mail com informação de atualização no processo, e menos de 1 minuto depois um e-mail confirmando a atribuição já com certidão de nascimento em anexo.

Meu irmão, segue a 3 anos aguardando no CRC.

Ambos os processos são de filhos 1C Maior.

Obrigada por toda a ajuda sempre, e por tudo que sempre postam.

Agora vou ajudar minha irmã a enviar seu processo, e aguardar para saber como ficará a lei de fato, para mandar o das minhas sobrinhas também.

• Bom dia, pessoal!

Processo de filho 1C maior do meu irmão foi finalizado hoje (N211XX_2025). Enviado para ACP via Correios em 08/04/25 e entregue em 30/04/25. Chave de acesso recebida em 13/05/25. Notificação sobre a conclusão do processo e registo recebidos por email no dia 05/08/2026.

Agora aguardo a finalização do meu processo, enviado junto com o dele, no mesmo envelope.

• @pt_pt desculpa a demora …

entao , eu consultei novamente aqui pra ver as datas certas , eu enviei em fevereiro porém foi recebido lá em março , no dia 9/3 .

vou colocar aqui as imagens :

Entregue lá no dia 9/3, porém eu não havia recebido nada ainda … aí recebi agora em julho a senha …e no e-mail está a data de 9/3 mesmo … só achei estranho que colocaram que eu não paguei nada kkkk , porém paguei os 250 euros e enviei o comprovante … mas enfim …

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.