Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

15960616264

Comentários

• @sarasoares20

Não faço ideia

• @Tregina

A sua tabrla é da CRC. A que o @kagso postou é da ACP.

• @kagso a CRC Lisboa poderia se inspirar na ACP e tentar alcançar eles nos processos de neto maior. Incrivel, ACP andando bem nessa categoria, que contém bastante grupo de idosos de 85-90 anos, e Lisboa enquanto isso deixando mofar essa categoria

• @Lelinho

A quem possa interessar, hoje 02/07/2026 tive resposta do CRC Lisboa a dizer que os processos 1C-Maiores que foram entregues na segunda quinzena de setembro de 2024 nos consulados de todo o mundo estão a ser integrados no sistema central.

olá, se me permite uma observação, eles estão integrando os processos que os consulados enviaram em Setembro de 2024 ; porém a maior parte desses processos deram entrada nos consulados em 2022 ou 2023 .

principalmente os consulados no brasil que chegam a demorar quase 2 anos para enviar um processo para integração na CRC .

• @Tregina Então porque é que não existe o artigo 6.8 na sua tabela?

• editado July 4

@Tregina caso estaja falando da tabela que postei, ela está correta sim. A tabela que postei é da ACP e não da CRC Lisboa. A sua tabela é da CRC Lisboa

• @Giulia1609 seria tão bom né? Se eles pelo menos priorizarem os processos de pessoas com idade de 75 anos ou mais já vai ser um grande avanço. Até porque para muitos essa é a linha final da cidadania. Somente o neto(a) dos portugueses está vivo(a) e ele(a) é o último vínculo para conseguir manter o direito a cidadania.

• @renatocrespo

Obrigado.

É importante indicar a que conservatoria a tabela se refere quando postar, já que CRC e ACP (para mencionar as principais) trabalham com prazos bem diferentes.

• Alguém sabe explicar quando um processo 1C maior ou menos é feito via inscrição ou transcrição?

• aamarquesaamarques Member

@renatocrespo Essa tabela é da ACP do Porto, pois não ?

• @Simão_11 Bom dia, teve alguma novidade?

• @Luciapedrp bom dia nada e tu ?

• Boa tarde Malta :)

Estava a analisar os processos pelo aplicativo citzencheck, e notei algo interessante. Em abril desse ano, os processos eram ou concluídos ou ficavam no passo 3.

A partir de Maio, começaram a surgir, além dos mencionado anteriormente, processos no segundo passo.

Esse segundo passo foi aumentando exponencialmente nos meses posteriores, junho e julho, sendo superiores aos outros dois passos.

Alguem sabe o que aconteceu para esse aumento de casos? Foi alguma mudança interna no IRN? Ou esse segundo passo é referente a “Consulta aos meios externos” que eles mencionam?

• Por que há pessoas que estão ainda estão recebendo a tabela de abril da CRC, enquanto outras estão recebendo a de maio?

• @nuvembranca525

A minha hipótese é que haja algum filtro de horário nas mensagens automáticas mal-ajustado que, em certos horários, responde com a de abril; noutros, com a de maio.

• @nuvembranca525

Minha hipótese é diferente da @carlasimone .

Acho que os emails não são automáticos, mas que alguma pessoa copia e cola, respondendo individualmente a cada email.

Isso explicaria a variação no tempo de resposta (algumas pessoas recebem a tabela no hora, outras demoram, algumas nao recebem nasa), além das tabelas diferentes...

O que o @ecoutinho pensa?

• @Simão_11 por acaso sim, todos os meses eu mando mail e eles reencaminham o mesmo mail padrão. mas hoje para alem do que dizem sempre eles disseram: " Nesta data, estão a ser analisados/decididos pelo Conservador, os processos requeridos ao abrigo do artigo 6º nº 1 da Lei 37/81 de 3 de outubro, recebidos na 1 ª quinzena de fevereiro de 2023, pelo que será analisado/decidido com a brevidade possível."

eu ia avançar com um processo, mas assim sendo vou aguardar mais dois meses e poupar o meu dinheiro, que pela primeira vez dissera quais os processos estão a analisar depois de solicitar mais documentação .. o meu é de 2-2023

• @eduardo_augusto

Se for mesmo uma pessoa que responde, é o fim da picada. Mas tento ser otimista.

• @GabrielCordeiro É muito interessante o que acontece na ACP nos meses de junho e julho. Parece que agora há muita movimentação de processos sendo abertos em preparação para a sua análise. Minha teoria é que estão se preparando para a entrada de novos conservadores no fim do ano. Mas somente digo isso porque gosto de pensar positivamente.

• @eduardo_augusto @carlasimone @nuvembranca525

Acho que os emails não são automáticos, mas que alguma pessoa copia e cola, respondendo individualmente a cada email.

Isso explicaria a variação no tempo de resposta (algumas pessoas recebem a tabela no hora, outras demoram, algumas nao recebem nasa), além das tabelas diferentes...

Acho que é mais ou menos por aí mesmo. Minha desconfiança é que esse email para onde o pessoal escreve pedindo status é na verdade uma lista de distribuição e cada funcionário da conservatória configura manualmente uma resposta automática no seu email e atualiza o modelo da resposta mais ou menos uma vez por mês. Com isso em alguns momentos, como quando sai uma tabela nova, alguns já atualizaram o modelo enquanto outros ainda ficam com a versão anterior por alguns dias.

• @dududuedu

Acredito que pelas palavras do notário de Lisboa não seja bem assim.

"O seu processo,  tendo entrado em sistema em 23-05-2025, aguarda que sejam analisados, os processos, entrados desse dia.

De momento encontram-se a ser verificados os processos, respeitantes a indivíduos MAIORES  colocados em sistema por TODOS os consulados, 2ª quinzena de setembro de 2024."

Assim sendo ele diz que em 02/07 estão a analisar os processos colocados em sistema por todos os consulados na segunda quinzena de Set/24, enquanto o meu foi colocado em 23/05/25.

• editado July 7

@hurtju vao entrar novos conservadores? quando e quantos kkk? espero que concentrem em lisboa pois está dificil a situação la.

• @Giulia1609 Para o ano de 2026, a expectativa do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) em Portugal é a integração formal de mais de 100 novos conservadores que se encontram atualmente em diferentes fases do seu processo de formação. Este grupo divide-se principalmente em duas fases de integração:

• 78 conservadores na fase final: Trata-se dos candidatos que iniciaram a sua formação prática de sete meses em novembro do ano passado nas várias conservatórias do país. Espera-se que concluam o seu processo em outubro de 2026 e, após a aprovação na avaliação final, sejam nomeados a título definitivo. Eles serão colocados maioritariamente em Lisboa e no Porto.
    • 31 novos estagiários: Este grupo assinou contrato no final de novembro de 2025 e iniciou o seu percurso formativo de 12 meses a 2 de dezembro de 2025. A sua formação é composta por cinco meses de componente teórica e sete meses de componente prática, pelo que a sua habilitação definitiva para o exercício de funções ocorrerá no final de 2026 ou início de 2027.

• Como estão sendo analisados os processos de neto no Porto? São analisados todos, em uma sequência numérica, que entraram a partir de setembro de 2023? É o que parece: Lisboa analisará todos desde janeiro de 22 até agosto de 2023, em algum momento ideal no futuro

• @Marta Vianna essa é a tabela de acompanhamento da CRC Lisboa?

Se for, percebi que teoricamente meu processo já deveria ter sido concluído. Nesse caso, alguém tem noção se há algum tipo de delay entre o despacho do processo e a atualização no site de acompanhamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.