Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

13839404143

Comentários

• @Thiago_Lx foi direto para Concluído, recebi hoje um e-mail avisando que meus status tinha uma atualização e o link em baixo quando abri estava conforme a imagem abaixo

• Alguém concluiu recentemente o processo referente a novembro de 2023 ou dezembro de 2023 (no ACP)?

• Olá @josesilva82 , o meu processo é de outubro de 2023 e só mudou para análise na semana passada.

• Viva, @Bhoye

Qual Conservatória?

O meu também é de outubro/23 (sem movimentação) em Coimbra e o da minha esposa do mesmo mês (em análise desde 2024) em Gaia.

Obrigado.

• Olá @czamora, o meu processo está no ACP.

Quando fiz o pedido no Campus da justiça em Lisboa no dia 18 de outubro/23 e 1 mês depois levaram o processo no ACP. e só avançou em análise no dia 12 de julho 2026.

• Boa tarde a todos. Liguei hoje para o IRN e foi-me confirmado que não existem documentos em falta no meu processo submetido no dia 02/08/2023 na ACP. Informaram-me também que o processo está atualmente a aguardar respostas de entidades externas, nomeadamente da Unidade de Controlo de Fronteiras e da Polícia Judiciária. Segundo o que me foi transmitido, a resposta da AIMA já foi recebida. No portal de acompanhamento, o estado passou para "Análise" em 20/06/2026. Na mesma data aparece também a etapa "Para decisão", mas esta ainda não se encontra assinalada como concluída. Saberiam indicar quanto tempo costuma demorar a receção das respostas em falta destas entidades? E, após a receção dessas respostas, qual tem sido aproximadamente o tempo até à decisão final? :)

• Boa tarde a todos,

Wooow, estou a ver que já ha processos submetidos posteriormente ao meu e que já têm decisão... estou a pensar que o meu ficou definitivamente entalado no ACP :) ou se calhar não deu para a nacionalidade, mas o mais chato é que ninguém responde aos e mails, nem ao telefone, não tenho resposta nenhuma de ninguém. pronto esperemos o que vai dar disto.

• Olá @Felipec,

Tentas ligar este número 213817600 eu acabei de falar agora com eles mas tive que aguardar 1h na linha até que uma senhora atendeu a chamada e disse-me que o meu processo esta em análise o ACP está a aguardar a resposta da AIMA e Controlo de Fronteiras para poderem avançar.

• Olá @Bhoye

Obrigado por teres respondido, o meu processo também está no ACP, o número que me deste é de Lisboa né? neste número dão informação referente aos procesos que estão no ACP?

• Olá @Felipec,

Sim, o número é do serviço centrais de Lisboa, quando ligar diz que queres obter informações sobre o teu processo de nacionalidade depois vão te pedir o teu número do processo e o teu nome completo e vão te dizer o estado do teu processo. Eles dão resposta a todos os processos porque têm acesso e conseguem ver os estados dos processos independentes do conservatório.

• Bom dia a todos,

Dei entrada do meu processo na nacionalidade por tempo de residência na primeira quinzena de março de 2023 na covilhã, foi encaminhado para CRC e depois de 2 meses passou para ACP, quando ouvi a mudança de plataforma, passou novamente para o CRC.

Até ao momento na plataforma aparece passo 1.

Quando ligo para lã me disseram que já têm todas as respostas e só falta um conservador pegar e decidir.

E o meu cartão caduca em 30 de agosto té agora O AIMA não abriram para o meu cartão, não consigo renovar e preciso viajar em setembro...

Alguém por acaso saberia me dizer se existe alguma forma de acelerar o processo de renovação do TR na AIMA?

Ou se existe alguma forma de pedir autorização para reentrada no pais mesmo com o TR expirado?

Tanto o AIMA quanto o CRC precisam repeitar mais os prazos que eles mesmo estabecem.

• @Metusalém , sobre a AIMA, qual artigo do seu título? Não sei se isso tem impacto, mas...

O meu vence em Agosto tbm e eles abriram o processor de renovação em Junho.

Eles abriam o processo 1 mês antes do vencimento, mas pelo visto, mudaram para 2. Dei entrada no primeiro dia.

E a propósito, minha renovacao foi online, só me pediram cópia simples do passaporte e o cartão novo chegou no inicio de Julho.

• Bom dia a todos,

Meu processo de cidadania por tempo de residência na ACP, foi finalmente finalizado no dia 24/07. Tinha iniciado o processo em 12-06-2023 e depois de longos 3 anos chegou ao fim.

Muito obrigado pela ajuda de todos durante esse processo e desejo que os vossos sejam concluídos o quanto antes! 🙏

• @Publicus

Na altura quando renovei, estava a terminar minha formação superior e renovei no estinto SEF.

Só que no meu ultimo cartão já não veio como estudante, apenas apareceu como observação na pagina frontal: Autorização de residência Temporária. Por isso não sei dizer ao certo qual foi artigo que eles assumiram.

Estou a tentar criar conta desde que abriu para o mês de Agosto, isto em Junho e até agora não consigo criar conta.

Aparece o erro, cartão não identificado ou não selecionado para esta fase.

• Parabens @ebanin Que o mesmo aconteça conosco! :)

• @Bhoye Alguma mudança no seu processo?

• @ebanin boa!! finalmente. 3 anos é muito tempo, parabéns 🙏

• @ebanin, muito parabéns pela conquista 🥂

• @josesilva82, ainda não, desde que o processo passou em analise continua ali parado e o seu?

• Meu processo não mudou em nada. Ele passou para a bolinha 3 (transferência do sistema antigo) em 23/09/2024 e permanece lá até hoje. meu submetido data é: 06/12/2023. @Bhoye

• @josesilva82 , é um absurdo a forma como os processo demoram a serem concluidos.

• Boa tarde.

Meu processo de nacionalidade foi deferida hoje (concervatório dos registos Centrais, depois de 3.4 anos

• editado July 28

Resposta do CRC Coimbra (de hoje - 28/07/2026) - 6.1:

"Informo que os processos são analisados de acordo com a ordem cronológica de entrada na Conservatória, estando neste momento a ser analisados processos entrados na 1.ª quinzena de agosto de 2023."

Para comparação, a resposta que eu recebi em 17/04/2026: "(...) estando neste momento a ser analisados processos entrados na 1.ª quinzena julho de 2023".

• Em 100 dias, avançaram 1 mês

Como o meu processo é de 10/2023 (primeira quinzena), com o andar atual da carruagem, só terei o processo analisado daqui a ~200 dias.

• CRC Coimbra (6.1) - Respostas

• 28/07/2026 - 1a quinzena de agosto/2023
    • 17/04/2026 - 1a quinzena de julho/2023
    • 21/08/2025 - ?? quinzena de junho/2023 (...)
    • 19/01/2025 - ?? quinzena de junho/2023 (...)

• @Metusalém muitos parabéns pela conquista merece muito agora é celebrar!

• Bom dia pessoal,

Entrada do processo meu e de minha esposa (Outubro e Novembro de 2023).

Liguei ontem e a info que tenho é que estão a aguardar entidades externas (propriamente o AIMA).

Em Portugal desde 2018 sempre com AR ambos.

Agora é esperar, como sempre nada a se fazer.

• Boa tarde, meus amigos!

O processo da minha esposa foi concluído hoje (entrada em 13/10/2023 no CRC de Vila Nova de Gaia e sem exigências). Processo número 10X.XXX/23.

O meu segue ainda sem nenhuma atualização, mas é no CRC de Coimbra. Entrada em 10/10/2023. Espero que logo também se defina.

Tenho uma dúvida e peço a vossa ajuda, por favor: vamos dar entrada agora nos processos dos nosso filhos de 17 anos (e 8 meses) e 11 anos. Acho que é o artigo 6.3 se não estou em erro, certo? Há alguma lista aqui ou algum tópico que pode ajudar? Faz tempo que não vejo e já me esqueci como fazia.

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.