Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1164016411642164316441646»

Comentários

• editado 10:09PM

@LeoFe e @SergioM muito obrigado pelas informações, vou ajudar ele a enviar para a ACP.

Mais umas dúvidas, o endereço para enviar para o Porto é Rua Visconde de Setubal, 328 ou Rua do Cunha, 404 ?

Vi que o meu em 2021 enviei para Rua Visconde de Setubal, mas vi pessoa indicando nesse outro endereço, não sei se teve alteração de la pra ca.

A assinatura do escrevente na certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro precisa estar com o sinal publico ou reconhecida? Ele me mandou foto da certidão e vi que não esta com o reconhecimento ou sinal público, apenas apostilada em haia.

Recomendam usar o RG ou passaporte como documento de identificação para envio?

Essas últimas alterações recentes na lei da nacionalidade alteraram algo para quem da entrada no processo como filho (1c)?

Muito obrigado!

• Boa noite, alguém pode me ajudar a decifrar, estou nervosa, enviei a certidão de Nascimento de meu avô Português e hoje recebi isso da conservatória de Porto:

Assunto: Pedido de nacionalidade portuguesa respeitante a VERA SOLETTI CANADÁ - NOTIFICAÇÃO

Nos termos do disposto na do nº 4 do artigo 32º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A /2006, de 14 de dezembro e no âmbito do processo supra indicado, notifico V. Exª, na qualidade de procurador, dos fundamentos que conduzem ao indeferimento liminar do requerimento apresentado, ao abrigo do disposto nos artº 1º  nº 1 alínea c)  da Lei nº 37/81 de 03 de outubro (LN), na sua redação atual e do disposto na alínea b), do nº3, do artigo nº 32º e artº 37º nº1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo D.L. nº 237-A/2006 de 14 de dezembro, na sua redação mais recente, a fim de no prazo de 30 dias, se pronuncie, por escrito, sobre as questões suscitadas:

1 – Não foi acompanhado do(s) seguinte(s) documento(s) necessário(s) para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido:

1.1   A certidão de nascimento do progenitor português, destinada a comprovar, conjuntamente com outros documentos, a verificação dos requisitos previstos na alínea c) do nº 1 do artigo 1º e 14º da LN, ou seja, “ser filho de pai ou mãe portuguesa”. Sendo emitida pelo Arquivo distrital, deverá ser autenticada com selo branco e assinada de modo autógrafo, pelo funcionário responsável.

Informa-se V. Exa. que o não cumprimento do solicitado no ponto 1.1 no prazo referido, acarretará o indeferimento liminar do requerimento, não havendo lugar à devolução de da quantia paga.

Arquivo Central do Porto, 30-06-2026,

Posso enviar por e-mail ?

• @Admin @

Boa noite, alguém pode me ajudar a decifrar, estou nervosa, enviei a certidão de Nascimento de meu avô Português e hoje recebi isso da conservatória de Porto:

Assunto: Pedido de nacionalidade portuguesa respeitante a VERA SOLETTI CANADÁ - NOTIFICAÇÃO

Nos termos do disposto na do nº 4 do artigo 32º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A /2006, de 14 de dezembro e no âmbito do processo supra indicado, notifico V. Exª, na qualidade de procurador, dos fundamentos que conduzem ao indeferimento liminar do requerimento apresentado, ao abrigo do disposto nos artº 1º  nº 1 alínea c)  da Lei nº 37/81 de 03 de outubro (LN), na sua redação atual e do disposto na alínea b), do nº3, do artigo nº 32º e artº 37º nº1 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo D.L. nº 237-A/2006 de 14 de dezembro, na sua redação mais recente, a fim de no prazo de 30 dias, se pronuncie, por escrito, sobre as questões suscitadas:

1 – Não foi acompanhado do(s) seguinte(s) documento(s) necessário(s) para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido:

1.1   A certidão de nascimento do progenitor português, destinada a comprovar, conjuntamente com outros documentos, a verificação dos requisitos previstos na alínea c) do nº 1 do artigo 1º e 14º da LN, ou seja, “ser filho de pai ou mãe portuguesa”. Sendo emitida pelo Arquivo distrital, deverá ser autenticada com selo branco e assinada de modo autógrafo, pelo funcionário responsável.

Informa-se V. Exa. que o não cumprimento do solicitado no ponto 1.1 no prazo referido, acarretará o indeferimento liminar do requerimento, não havendo lugar à devolução de da quantia paga.

Arquivo Central do Porto, 30-06-2026,

*Posso enviar esta certidão por e-mail?

• @UrsulaCCCanada

Não. Peça uma nova via física da certidão do português no CRAV e peça para que o Arquivo distrital envie para a conservatória onde repousa o seu processo com menção à sua anexação ao processo. Se a certidão não for de batismo e sim de nascimento (emitida pelo CivilOnline), tire uma nova via pelo CivilOnline, imprima a exigência, ponha tudo num envelope e mande para a conservatória onde está o seu pedido.

• editado 11:30PM

@UrsulaCCCanada

Acabei de ver o arquivo que anexou. Isso não é uma certidão.

Acesse o CivilOnline e, com as informações constantes nessa descrição, solicite a certidão (está informatizada na conservatória de Porto Moniz). Imprima a certidão que vai receber do CivilOnline, ponha num envelope junto com a exigência impressa (onde apareça o n.º do processo também) e mande para a conservatória do seu processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.