Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

16061636566

Comentários

• Depois de 3 anos e 6 meses o meu processo 6.1 foi finalmente concluído! obrigada a todos do fórum que auxiliaram nas informações.

Tenho a indicação de que foi concluído no dia 22/06/2026 e tenho o despacho com o pedido do assento transcrito da aquisição da nacionalidade em anexo, mas o email que eu usei para dar entrada estava cheio e não estava mais recebendo emails. já comprei espaço e já estou recebendo novamente, mas fiquei na dúvida se enviaram o assento por lá, porque ainda não tive acesso. sabem mais ou menos quanto tempo demora entre a data de conclusão e o envio do assento para poder fazer o cartão de cidadão? e se tem alguma forma de agilizar, se possível?

Obrigada

• @LauraXimenes

Por algum motivo muito misterioso, muita gente não recebe o assento.

Você pode escrever para a conservatória cobrando que enviem, mande junto um print da tela indicando que o processo aparece como finalizado já há uma semana. Cobre, cobre, cobre...

Quando cansar de cobrar, ou se tiver pressa, gaste 10 euros e peça o documento pela plataforma Civil Online. Aqui no forum tem um tutorial de como pedir.

• @eduardo_augusto acabei de ver o tutorial e já fiz o pedido pelo civil on-line, vamos ver se resulta!

Obrigada!

• Bom dia a todos. O meu caso está com a CRC Lisboa, número 64XXX de 2021. O site do sistema não disponibiliza muitas informações, mas em fevereiro deste ano fui informado por email que estava "em análise".

Na semana passada, voltei a escrever porque o estado no site não foi alterado, e responderam que "aguarda respostas a consultas efetuadas a entidades externas à Conservatória dos Registos Centrais,".

Isto dá-me a impressão de que estão a dar prioridade ao processamento de casos sem atualizar o estado no sistema de consulta do site, o que também é bom porque lhes permite concentrar-se na gestão.

A minha questão é: alguém sabe aproximadamente quanto tempo demoram estas análises por entidades externas e que passos seguem no processo de análise?

Muito obrigado.

• parabéns @LauraXimenes !!! não esquece de atualizar na planilha.

• Boa tarde,

Vi alguns comentando sobre a demora em receber a senha do processo. Meu pedido foi entregue no dia 18/06 (pelos correios) na ACP. Hoje, dia 30/06, recebi a minha senha. Ao todo, 12 dias corridos/8 dias úteis. Daqui um ano retorno com novidades sobre o processo.

• @LeoFe o seu era de menor ? Eu mandei dois processos em fevereiro desse ano , meus dois filhos. Crc Lisboa … o de menor recebi em uma semana a senha , o de maior até hj nada ….

mais alguém que tb não recebeu ??

• @Daniabreu82

O problema do seu caso é pra onde você mandou. Lisboa demora vários meses mesmo para mandar a senha. Só são rápidos com menores.

• editado July 1

Boa tarde a todos. Tenho um processo por atribuição de neto com ascendente falecido (Artigo 1, nº 1, alínea D) desde abril de 2022 tramitando na IRN. Porém não saiu ainda da fase 1 de 4. Já se passaram 4 anos e 3 meses, isso é normal? Vejo aqui diversos prints mostrando o tempo da fase 1 a fase 2 em torno de 2 anos e depois da fase 2 a fase 3 também em torno de 2 anos, e no meu caso não sai da fase 1. Ele está travado? Ouvi dizer sobre enviar um e-mail diretamente a IRN como uma "Reclamação Graciosa", que pode vir a destravar meu processo, isso procede? Gostaria de pedir a ajuda de alguém que possa comentar meu caso. Desde já, obrigado.

• @paulovirtual01

Sim, é normal, seu processo está intocado na fila esperando a vez. Geralmente muda para "em análise" próximo do final, ficando alguns meses nessa etapa. Também é comum mudar todas de uma vez, indo de submetido a concluído no mesmo dia.

Não é comum um processo andar com 2 anos e ficar mais 2 anos em análise, o que aconteceu é que no final de setembro de 2024 eles mudaram o sistema de acompanhamento e vários processos ficaram com essa data errada e muitos ainda acreditam nela, mas foi apenas um bug.

• Olá.

Descobri este fórum há poucos dias e gostava de registrar o agradecimento pelas informações partilhadas aqui. A dificuldade na comunicação com o IRN é notória tanto quanto a lentidão dos processos.

Peço ajuda para entender melhor a situação atual doa processos em análise e conclusão: as planilhas são regionais ou nacionais? O meu processo (artigo 6 n. 1) foi regjstado no Arquivo Central do Porto e desde 5 de dezembro de 2023 está no estado Submetido. Alguma estimativa sobre quantos meses mais pelo resultado? Existe alguma atualização sobre o governo aumentar o número de funcionários e diminuir a longa fila de espera?

Obrigado.

• Bom dia . Alguém sabe como conseguir a tabela que indica o período de análise para os diversos processos? ë precso escrever para a ACP ou tem algum site ou coisa similar? Obrigado.

• @SergioM Sergio, obrigado pelo retorno. É que a gente vê tanta informação, que as vezes ficamos sem saber o que realmente procede ou não... Procuro ser paciente, mas lá se vão mais de 4 anos de espera... E como eu disse, sem nenhuma movimentação, então parece que ficou esquecido na IRN... Novamente, obrigado pela atenção... Abs.

• @Elder

Essa tabela só vem na resposta automática de email quando se envia um email para eles, no caso da ACP é arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• Olá pessoal,

A quem possa interessar, hoje 02/07/2026 tive resposta do CRC Lisboa a dizer que os processos 1C-Maiores que foram entregues na segunda quinzena de setembro de 2024 nos consulados de todo o mundo estão a ser integrados no sistema central.

Abraços

• @Lelinho

1C-Maiores […] setembro de 2024 […] a ser integrados

Misericórdia.

• editado July 3

Pessoal, a quem possa interessar segue a última tabela com status dos processos de nacionalidade da ACP de junho. Foi postada em um grupo do Facebook do qual eu faço parte.

• @kagso

Um mês atrás, vimos que o artigo de netos pulou de 2021 para maio/2023 no ACP; agora, setembro/2023. Que continue assim!

• ACP: Outubro de 2023 no 6.1... Quantos meses já parados nessa quinzena?

• @Lelinho eles pretendem fazer isso com os outros artigos?

Neste caso vão ficar todos os processos desta alínea em um único sistema e vão ser analisados por ordem de entrada, certo?

• @edugmz Muito Obrigado.

• @carlasimone que Deus te ouça viu! Estou com o processo da minha avó tramitando, uma senhorinha de 88 anos!

• @kagso

Já mandou uma carta pedindo prioridade?

• Que ande o 3.1 (Casamento) nesse ritmo de analisar 15 meses em 1 mês. Porque atualmente estão analisando 1 mês a cada 15 meses.

• @kagso

Confira o tópico de Urgência – 75+ no fórum, caso ainda não tenha solicitado urgência no processo da sua avó.

• aamarquesaamarques Member

Só mesmo na ACP.. a CRC de Lisboa está empacada.

Processo de filho, transcrição em 2021 não andou até hoje.

• @eduardo_augusto e @carlasimone

Pedimos a mandatária responsável pelo processo para solicitar. Infelizmente só descobri o fórum depois de tet contratado a assessoria. Quando entrei para olhar no site do IRN, não vi nada de urgência lá. Mas tive a grata surpresa de encontrar o processo "Para decisão" (mesmo tendo sido iniciado em 2025), então acredito que já esteja tramitando em urgência.

• Boa tarde a todos!

Estou precisando ligar na ACP, porém sei que ligação convencional custa uma fortuna. E aqui no fórum indicaram um aplicativo depois que o Skype foi desativado, alguém se recorda qual seria?

Não estou achando ...

• @Pedro_02R

Viber ou Talk360.

• Bom dia a todos,

Acredito que a tabela postada ali em cima não esteja correta não. Segue a tabela enviada pelo CRC de Lisboa no dia 29/06/26 do mês de Maio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.