Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116381639164016411643

Comentários

• Bom dia

@ecoutinho

Pode- se considerar 2 meses razoável para receber a senha dos processos 1C enviados ao Porto ?

Minha pergunta se faz pq meu processo de neta foi com advogado e não tive essa preocupação, já o de meu marido e filha com a assessoria do Forum ( com a sua contribuição gold )

Obrigada !

• Pessoal, bom dia

Estou um pouco preocupada.

o processo tem demorado tanto assim mesmo ?

tem algo que eu possa fazer ?

desde já agradeço

• @Pammonteiro

Se o processo é 1c de maior de idade, pode contae 14 a 16 meses para a conclusào na ACP.

Nada a fazer, apenas aguardar.

• @mfernandabarbosa

Sim, se tiver entregue no ACP e em até dois meses não tiver notícias é razoável fazer contato com a linha registos para pedir o número.

Na realidade o mais comum é o ACP enviar a senha em até 3 semanas, mas é bom dar uma margem para algum atraso.

• @Pammonteiro difícil dizer se está normal sem saber o tipo de processo, mas para a maioria dos tipos está dentro do esperado. Arrisco dizer que apenas processo de neto menor de 16 anos teria concluído nesse prazo. Qual o tipo de processo?

• PammonteiroPammonteiro Member
    editado June 7

Desculpa, eu acabei não informando, mas o meu processo é de filho maior de idade 1C.

Me preocupei porque meu pai fez esse processo ano passado e foi bem mais rápido.

• @Pammonteiro, é como o colega disse acima, processos 1C, se estiverem no Arquivo Central do Porto, tem levado em torno de 14 a 15 meses e esse prazo vem aumentando. Estão saindo atualmente os processos do final de março de 25, como o seu é de novembro, esse prazo deve ser um pouco maior.

• Bom dia a todos!

Alguém sabe me dizer qual quinzena dos processos Filho Maior 1C a ACP está analisando? ,

No facebook tem gente falando de 2023, mas eu já cheguei a ver uma tabela de fevereiro de 2024, no início deste ano.

Obrigado,

Elder

• Alguém sabe informar onde buscar a lista que consta o ano dos processos que estão sendo analisados, de acordo com o mês que desejamos? Tenho particularmente interesse sobre o Art 6º do Arquivo Central do Porto. Agradeço desde já.

• @JMacedo Bom dia, tudo bem? Me desculpe a ignorância, mas , o que seria Via Inscrição e Via Transcrição ? Digo isto porque os documentos do meu filho de 11 meses foi recebido dia 22-09-2025 em Porto, obrigado desde já!

• @Sergio Miranda

Dica: as dúvidas mais comuns estão respondidas nos guias. Basta clicar nesse botão que aparece em vermelho no print abaixo. Fica no topo da página do fórum. Observe que o 4o item da lista é o que vc busca. Coloquei o link abaixo.

Processo via TRANSCRIÇÃO ou INSCRIÇÃO: Como diferenciá-los?

• Boa tarde pessoal,

Estou acompanhando um processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para netos (1D), atualmente transitando no Arquivo Central do Porto. Em 06 de fevereiro deste ano (2026), após anos de espera, houve o primeiro marco de avanço, porém o processo estagnou novamente.

Alguém tem alguma ideia da expectativa de tempo, da fase atual até a conclusão do processo? Abaixo o status de acompanhamento.

• @fael_gomide

Meu palpite é que, se a documentação estiver correta, essa pessoa vai trocar o peru da ceia de Natal deste ano pelo bacalhau 😉

• Pessoal, boa tarde.

Iniciei a organização da minha documentação para entrar com pedido de cidadania pelo artigo 1C, mas fiquei com uma dúvida na hora de solicitar minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica:

Por eu ser casado, é necessário averbar o casamento na certidão de nascimento mesmo que meu nome seja o mesmo na certidão e no meu RG/Passaporte?

• @FernandoFeraka é o certo, mas não é essencial para o processo.

• @Sergio76

muito obrigado pela resposta

• Prezados, boa noite/bom dia! Minha avó está com o processo 1C submetido desde 31/10/2025 na ACP e sem mais atualizações desde então. Ela tem 83 anos... Seria o caso dela enviar um pedido de prioridade na análise do processo visto a idade avançada dela? Qual a opinião dos meus caros colegas?

Grato!

Lucas Amaro

• @lucasamaro22

Seria o caso dela enviar um pedido de prioridade na análise do processo visto a idade avançada dela?

Sim.

• Bom dia ,

Enviei o processo de minha filha ( filho maior ) para Porto. Poderiam me dizer de que email eles enviam a senha ?

O meu de neta fiz por um advogado e recebi dele a senha.

Agradeço a vcs a informação !

• @mfernandabarbosa

noreply@irn.justica.gov.pt

Vale a pena cadastrar nos contatos do seu webmail, na maioria dos sistemas isso evita que o email vá para a caixa de spam.

• @ecoutinho

Obrigada ! Achei que viesse com endereço da ACP , foi bom perguntar..

A da CRC no caso de processo de casamento ( igual ao seu..) também vem deste mesmo endereço ?

Obrigada mais uma vez !

• @mfernandabarbosa

O sistema é centralizado, todas conservatórias digitalizam os documentos e criam o processo no mesmo sistema. O remetente do email sempre é esse.

• @ecoutinho

Bom dia a todos! Informações para o forum sobre os meus pedidos de cidadania por Apensação.

Hoje recebi e-mail todos os processos por apensacao foram finalizados e certidões emitidas.

Submetidos dia 15/06/26 e concluídos dia seguinte 16/06/26 hoje.

• @RoseMoraes caramba, é filho menor o seu processo?

• @Giulia1609

Olá ! Não todos maiores! Lembrando que os processos dos filhos chegaram juntos com o da mãe no mesmo envelope e seguiram juntos obedecendo o mesmo prazo! Assim que o da mãe foi concluído com emissão do seu registo Português ,anexaram o registo do progenitor aos processos dos filhos e os mesmos já foram concluídos também.

• editado June 16

@RoseMoraes Pelo que eu entendi então, depois do requerente mais perto do portugues foi concluido, que no caso foi a mãe, os dos filhos demoraram apenas 1 dia pra concluir depois do dela? Bem rapido! Não há muitas noticias sobre processos apensados aqui no forum, ainda bem que voce compartilhou sua experiência, pois o meu processo é apensado também.

• @Giulia1609

Mas vai depender muito do conservador que analisar o pedido! No mesmo lote de processos que enviei no mesmo dia e todos da mesma família! Teve um processo ( Pai e filha maior também) Esse o processo do pai finalizou e o da filha permanece no Submetido ainda até hoje. E não recebemos nenhum e-mail ou notificação de negativas. Mas também nada de positivo.

• @RoseMoraes Parabéns! Você enviou alguma carta pedindo apensação? Se sim, poderia compartilhar? Obrigado!

• @RoseMoraes excelente! Parabens ai pela conquista!!

• @RoseMoraes como você fez o pedido? Do meu pai ta pra finalizar dentro de 30 dias pensei em ja enviar o meu pedindo pra apensar ao dele

dele 1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.