Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

15556575961

Comentários

• Boa noite pessoal ! Alguém pode me explicar como vejo nessa tabela o andamento ?

estou com três processos no crc.

1 filho maior

1 filho menor

e o meu de cônjuge .

tudo enviado pelo correio . Em fevereiro de 2026. Só recebi senha do filho menor . Os demais nem senha recebi , pelo que vi tá demorando a enviar a senha tb . Agradeço !

• No caso seria essa tabela do andamento que vcs colocaram aqui ..

• @ecoutinho

Os oficiais “preparam a jogada” e o conservador apenas “marca o gol”? Ultimamente, parece mais que os oficiais de registo ficam a trocar a bola entre si, enquanto os conservadores chutam para trás.

• Boa noite, pessoal!

Preciso de orientação.

Agora, em maio/2026, posso enviar os documentos (filho de português. formulário 1c - maiores) para ACP de Porto ou apenas para Lisboa?

Li nos comentário que em Lisboa demora mais e em Porto é mais célere.

Achei a informação do site do IRN contraditória, pois em alguns locais eles indicam que o envio pelo Correio deve ser para Lisboa, e, em outros, diz que pode ser para qualquer local que tenha balcão de cidadania.

Muito obrigado!

• @LeoSantos Obrigado por partilhar.

A sua situação realmente parece muito próxima da minha.

Posso perguntar uma coisa objetiva: no seu caso, além do portal indicar despacho/decisão, recebeu alguma comunicação formal do IRN (certidão, resposta administrativa, reapreciação ou outro documento) confirmando expressamente que não existem pendências instrutórias e que o processo apenas aguarda ato decisório final?

Pergunto para perceber se estamos perante um padrão mais generalizado nessa fase decisória.

• @Tregina

Posso perguntar uma coisa objetiva: no seu caso, além do portal indicar despacho/decisão, recebeu alguma comunicação formal do IRN (certidão, resposta administrativa, reapreciação ou outro documento) confirmando expressamente que não existem pendências instrutórias e que o processo apenas aguarda ato decisório final?

Não recebi nada disso. Quando saiu a exigência, passou a constar no site e apareceu uma quinta bolinha no meu processo (aguarda resposta).

Quando receberam a minha resposta, essa bolinha desapareceu e voltou para a terceira bolinha (para decisão) e abaixo do texto da exigência, consta que receberam a minha resposta:

• editado May 15

@Tregina

Alguém aqui já passou ou acompanhou caso semelhante — processo quase a completar 5 anos, sendo cerca de 12 meses apenas à espera do ato decisório final?

Infelizmente é normal... Esse é um caso da família que teve uma exigência que na prática atrasou a conclusão em uns 8 meses (somado o tempo para atendermos à exigência e o tempo que depois de atendida a exigência o processo foi reexaminado e aprovado)... Ficou um tempo estacionado em "para decisão" e andou sozinho. não ficou 12 meses, mas entendo que a mecânica seja a mesma...

• editado May 15

@Vortex

Os oficiais “preparam a jogada” e o conservador apenas “marca o gol”? Ultimamente, parece mais que os oficiais de registo ficam a trocar a bola entre si, enquanto os conservadores chutam para trás.

Sua barra está muito alta. Precisa levar em conta que estamos lidando com um time da 3a divisão, jogando num campo de futebol irregular, improvisado nos fundos de uma fábrica desativada, em uma várzea qualquer e o centro avante está mancando pq machucou o pé trabalhando com mudança durante a semana e uma geladeira caiu em cima do pé 😂

• @Elcio_Carvalho

As duas recebem pedidos por correio. A diferença entre elas é semelhante à diferença entre uma conta de investimentos e uma conta poupança: se quiser ver o seu dinheiro movimentar-se, coloca-o na conta de investimentos; se quiser vê-lo parado, coloca-o na poupança.

• @Elcio_Carvalho nao mande para a CRC Lisboa,é muito mais demorado.

• @Elcio_Carvalho

Achei a informação do site do IRN contraditória, pois em alguns locais eles indicam que o envio pelo Correio deve ser para Lisboa, e, em outros, diz que pode ser para qualquer local que tenha balcão de cidadania.

O site do IRN é desatualizado e impreciso. Mande para o ACP, é a melhor opção para processos de filhos de português. Se enviar para Lisboa vai ficar com o processo parado esperando por 3 ou 4 anos. No ACP atualmente está levando mais ou menos uns 14 meses para filhos maiores de idade e uns 8 meses para filhos menores.

• Segundo um advogado, quando os documentos de exigência adicional chegam à CRC, normalmente são necessários vários meses até que sejam efetivamente analisados. Durante esse período, como a CRC não consegue abrir a correspondência em tempo hábil, o processo pode até ser liminarmente indeferido e arquivado sob a alegação de que a resposta não foi apresentada dentro do prazo estipulado, passando então a constar como “Concluído”.

• @Mishellinlee

Este advogado provavelmente nunca lidou com um processo na CRC.

Quando é feita uma exigência, o processo fica a cargo do oficial de registo e não é remetido ao conservador para eventual indeferimento.

Quando a CRC recebe a resposta à exigência (data que a correspondencia é recebida ou documento uploaded), o processo fica em espera até que a resposta do requerente seja analisada.

Arquivar ou indeferir um processo em que os prazos de resposta à exigência foram cumpridos constitui uma irregularidade grave, e não creio que qualquer oficial de registo queira arriscar o seu emprego ao violar normas internas.

• Muito obrigado, @Vortex, @guedesmarcia e @ecoutinho!

Vocês me fizeram economizar anos de espera.

Abraços.

• @Elcio_Carvalho

Boa sorte com o seu pedido. Enviaremos em breve a fatura da consultoria.

• Boa noite pessoal, tudo bem? Preciso de uma ajuda, meus primos estão com o processo de atribuição no CRC LISBOA desde 23/05/2023 e ainda está na fase 01 parece que não saiu do lugar.

Alguém sabe dizer qual ano está sendo avaliado neste mês? Não encontrei a planilha de acompanhamento no grupo. Poderiam ajudar?

obrigada

• @Larissa Iafelix

Boa tarde.

Se estiver se referindo aos processos 1 C - Filhos maiores, a análise em abril estava na 2ª quinzena de fevereiro de 2022, já os de Neto maiores 1D a análise está na 1ª quinzena de fevereiro de 2022.

• @Vortex, 😂😂😂. Vou começar a juntar o dinheiro para o pagamento.

Muito obrigado!

Abraço!

• Oi pessoa, boa tarde!

Caso eu tenha em mãos o assento português, consigo embarcar pra Portugal somente com este documento e tirar meu CC e passaporte lá no aeroporto ou direto em um posto de Lisboa?

Estou com meu voo comprado com parada em Marrocos, mas acho que o tempo de estar com o assento em mãos + os 30 dias de solicitação de urgência, não sei se chega a tempo, então dei uma pesquisada nessa possibilidade de entrar em Portugal somente com o assento.

Vocês que estão mais habituados com isso, sabem se realmente é possível? Ter essa parada em Marrocos pode dificultar com a imigração de lá? Ou somente com esse assento em mãos, meu passaporte brasileiro e um documento de agendamento em Lisboa já "serviria"?

Muito obrigada!

• editado May 22

@bicuropos A não ser que a regra tenha mudado recentemente, você pode entrar com seu passaporte brasileiro válido e com o assento de nascimento português, pela fila destinada aos cidadãos europeus. Em meados do ano passado fiz os documentos do meu filho. No aeroporto, creio que você somente consiga retirar os documentos. Para fazer, eu fui ao IRN do Parque das Nações... Se pagar a taxa para emissão com urgência, sai rapidamente. Lembrando que você tem que primeiro fazer o cartão de cidadão e, depois que estiver pronto, fazer o passaporte.

• @EduMC

Onde encontro essa regra? Em que diploma legal, ou despacho do IRN?

Gostaria de perceber se é uma regra só para brasileiros, ou se para todos.

• @bruno_bantuga Desconheço se há alguma regra ou normativa escrita acerca do assunto. Porém, quando estive em Portugal, somente eu tinha os documentos portugueses. Minha esposa e filho (este último, somente com o assento português) ingressaram comigo na fila de cidadão e, naquela ocasião, fomos informados que poderíamos entrar mesmo sem os documentos, somente com o assento de nascimento português.

Não sei hoje qual é o procedimento que estão adotando na imigração de entrada. Inclusive em função das recentes mudanças no sistema.

• @EduMC

Agradeço pelo feedback. Vou pesquisar um pouco e, se encontrar algo, partilho. 🙏🏾

• Boa noite

Queria tirar uma dúvida com os mais experientes.

De todos os meus processos o único que fiz sozinho foi a transcrição de casamento do meu bisavô português.

Depois disso nunca mais tive paciência pra fazer por conta e sempre fiz com uma assessoria que sempre me atendeu muito bem. Acontece que tanto o da minha vó, quanto da minha mãe e tia sempre foram feitos em Lisboa e sempre num prazo de 10 meses aproximadamente.

Agora chegou a minha vez e eu fiquei um pouco mais ansioso rsrs. E pesquisando aqui vejo que os prazos de Lisboa são muito mais longos que os que tive na minhaexperiência, alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido com os processos anteriores da minha família que saiu mais rápido? Tem algum detalhe no assento deles que posso verificar pra entender melhor?

Uma coisa que reparei é que as transcrições de casamento foram feitas em conservatórias menores, sendo a última feita em Ovar.

• @MILANLEMOS

De que prazos está falando? Para transcrição de casamento?

Se for isso, o lugar onde é consistentemente rápido (e continua a ser) para fazer é no consulado do Rio de Janeiro. Já houveram muitos exemplos aqui no fórum, a maioria esmagadora feita em menos de um mês.

Não há mistérios. É só seguir o que eles pedem no site, enviar para lá. Estando tudo certo, eles enviam um pedido de pagamento e rapidamente fazem a transcrição. Atendem todo o Brasil:

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

• editado May 27

@MILANLEMOS pelo que entendi, os processos da sua avó e mãe foram de filhos, certo? Provavelmente já tem alguns anos isso. Há uns 4 ou 5 anos, o Porto fazia processos de filhos em torno de 6 meses e Lisboa alguns meses a mais (provavelmente esses 10 meses que você falou), mas o número de processos aumentou consideravelmente e com isso os prazos também aumentaram. Atualmente processos de filhos tem levado entre 14 e 15 meses no Porto e mais de 4 anos em Lisboa.

Se quiser fazer com assessoria, não escolha uma que faça envio online com procuração. Processos online são distribuídos eletronicamente e a maioria acaba indo pra Lisboa. Escolha uma que te dê tudo pronto e você assine o formulário e envie direto pro Porto, onde a maioria fica lá mesmo e conclui bem mais rápido.

Lembrando que processos de filhos são muito simples, basta seguir o guia do fórum que não tem erro e vai economizar uma boa grana dessa assessoria.

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

• @SergioM

Muito obrigado pelos esclarecimentos, é isso mesmo. O único ponto é que já enviei meu processo, como sempre fiz com eles acabei só seguindo o fluxo e agora pesquisando melhor me deparo com essa informação.

Eles me garantem que sai entre 8 e 12 meses, o jeito é aguardar. O grande problema é que se demorar os 4 anos meu filho se torna maior de idade.

• Boa tarde Malta :)

Alguém que possa compartilhar a planilha atualizada da ACP.

Muito obrigado.

• editado May 27

@MILANLEMOS já sabe em qual conservatória caiu? Sabendo, já dá pra ter uma ideia. Mas em menos de 1 ano não sai.

Se tiver ido pra Lisboa, vale a pena considerar mandar dos seu filho como neto menor. Processos de netos com menos de 16 anos tem saído em 2-3 meses.

• É pessoal,

Processo da minha mãe (neto - 08/02/2022), vai fazer 4 anos e 4 meses em Lisboa e ainda se encontra como Submetido.

Alguém mais nessa situação?

Abs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.