Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1535455565759»

Comentários

• Boa noite pessoal ! Alguém pode me explicar como vejo nessa tabela o andamento ?

estou com três processos no crc.

1 filho maior

1 filho menor

e o meu de cônjuge .

tudo enviado pelo correio . Em fevereiro de 2026. Só recebi senha do filho menor . Os demais nem senha recebi , pelo que vi tá demorando a enviar a senha tb . Agradeço !

• No caso seria essa tabela do andamento que vcs colocaram aqui ..

• @ecoutinho

Os oficiais “preparam a jogada” e o conservador apenas “marca o gol”? Ultimamente, parece mais que os oficiais de registo ficam a trocar a bola entre si, enquanto os conservadores chutam para trás.

• Boa noite, pessoal!

Preciso de orientação.

Agora, em maio/2026, posso enviar os documentos (filho de português. formulário 1c - maiores) para ACP de Porto ou apenas para Lisboa?

Li nos comentário que em Lisboa demora mais e em Porto é mais célere.

Achei a informação do site do IRN contraditória, pois em alguns locais eles indicam que o envio pelo Correio deve ser para Lisboa, e, em outros, diz que pode ser para qualquer local que tenha balcão de cidadania.

Muito obrigado!

• @LeoSantos Obrigado por partilhar.

A sua situação realmente parece muito próxima da minha.

Posso perguntar uma coisa objetiva: no seu caso, além do portal indicar despacho/decisão, recebeu alguma comunicação formal do IRN (certidão, resposta administrativa, reapreciação ou outro documento) confirmando expressamente que não existem pendências instrutórias e que o processo apenas aguarda ato decisório final?

Pergunto para perceber se estamos perante um padrão mais generalizado nessa fase decisória.

• @Tregina

Posso perguntar uma coisa objetiva: no seu caso, além do portal indicar despacho/decisão, recebeu alguma comunicação formal do IRN (certidão, resposta administrativa, reapreciação ou outro documento) confirmando expressamente que não existem pendências instrutórias e que o processo apenas aguarda ato decisório final?

Não recebi nada disso. Quando saiu a exigência, passou a constar no site e apareceu uma quinta bolinha no meu processo (aguarda resposta).

Quando receberam a minha resposta, essa bolinha desapareceu e voltou para a terceira bolinha (para decisão) e abaixo do texto da exigência, consta que receberam a minha resposta:

• editado May 15

@Tregina

Alguém aqui já passou ou acompanhou caso semelhante — processo quase a completar 5 anos, sendo cerca de 12 meses apenas à espera do ato decisório final?

Infelizmente é normal... Esse é um caso da família que teve uma exigência que na prática atrasou a conclusão em uns 8 meses (somado o tempo para atendermos à exigência e o tempo que depois de atendida a exigência o processo foi reexaminado e aprovado)... Ficou um tempo estacionado em "para decisão" e andou sozinho. não ficou 12 meses, mas entendo que a mecânica seja a mesma...

• editado May 15

@Vortex

Os oficiais “preparam a jogada” e o conservador apenas “marca o gol”? Ultimamente, parece mais que os oficiais de registo ficam a trocar a bola entre si, enquanto os conservadores chutam para trás.

Sua barra está muito alta. Precisa levar em conta que estamos lidando com um time da 3a divisão, jogando num campo de futebol irregular, improvisado nos fundos de uma fábrica desativada, em uma várzea qualquer e o centro avante está mancando pq machucou o pé trabalhando com mudança durante a semana e uma geladeira caiu em cima do pé 😂

• @Elcio_Carvalho

As duas recebem pedidos por correio. A diferença entre elas é semelhante à diferença entre uma conta de investimentos e uma conta poupança: se quiser ver o seu dinheiro movimentar-se, coloca-o na conta de investimentos; se quiser vê-lo parado, coloca-o na poupança.

• @Elcio_Carvalho nao mande para a CRC Lisboa,é muito mais demorado.

• @Elcio_Carvalho

Achei a informação do site do IRN contraditória, pois em alguns locais eles indicam que o envio pelo Correio deve ser para Lisboa, e, em outros, diz que pode ser para qualquer local que tenha balcão de cidadania.

O site do IRN é desatualizado e impreciso. Mande para o ACP, é a melhor opção para processos de filhos de português. Se enviar para Lisboa vai ficar com o processo parado esperando por 3 ou 4 anos. No ACP atualmente está levando mais ou menos uns 14 meses para filhos maiores de idade e uns 8 meses para filhos menores.

• Segundo um advogado, quando os documentos de exigência adicional chegam à CRC, normalmente são necessários vários meses até que sejam efetivamente analisados. Durante esse período, como a CRC não consegue abrir a correspondência em tempo hábil, o processo pode até ser liminarmente indeferido e arquivado sob a alegação de que a resposta não foi apresentada dentro do prazo estipulado, passando então a constar como “Concluído”.

• @Mishellinlee

Este advogado provavelmente nunca lidou com um processo na CRC.

Quando é feita uma exigência, o processo fica a cargo do oficial de registo e não é remetido ao conservador para eventual indeferimento.

Quando a CRC recebe a resposta à exigência (data que a correspondencia é recebida ou documento uploaded), o processo fica em espera até que a resposta do requerente seja analisada.

Arquivar ou indeferir um processo em que os prazos de resposta à exigência foram cumpridos constitui uma irregularidade grave, e não creio que qualquer oficial de registo queira arriscar o seu emprego ao violar normas internas.

• Muito obrigado, @Vortex, @guedesmarcia e @ecoutinho!

Vocês me fizeram economizar anos de espera.

Abraços.

• @Elcio_Carvalho

Boa sorte com o seu pedido. Enviaremos em breve a fatura da consultoria.

• Nova lei, novas regras, novos tempos. Com a entrada em vigor da nova lei, teremos também novos atrasos? Possivelmente, sim.

A nova legislação exige novas consultas e adaptação por parte dos oficiais de registo e conservadores. Mais uma vez, é bastante provável que haja uma diminuição no número de processos analisados durante os proximos meses.

• @texaslady @ecoutinho Bom dia! Recebi uma atualização ontem e não sei o que fazer daqui para frente. Alguém pode me orientar? Há algo que possa ser feito? Tenho um advogado que está analisando o caso, mas qual a sua opinião?

• editado 2:02PM

@unknownghost

Com a informação que vc colocou acima não dá para saber qual o problema. Te recomendo duas coisas:

1 - Desative a tradução automática do seu browser para que possamos ver o conteúdo original em português de Portugal. A tradução automática muitas vezes faz perder nuances do texto original que são importantes.

2 - Coloque a íntegra do projeto de indeferimento (obviamente borre informações pessoais) pois o que vc colocou é apenas a introdução informando que vc tem um prazo para responder e a conclusão recomendando o indeferimento do pedido, mas a parte que interessa, que é a argumentação do conservador de por que ele entende que o pedido deve ser negado não está aí.

Por último, se você tem um advogado cuidando do caso, certamente ele é a pessoa mais recomendada para discutir as alternativas e os próximos passos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.